Democracia em Rede: O Impacto das Redes Sociais nas Eleições - Uma Análise do Cenário Jurídico - Biblioteca IDP - Juruá
Emma Roberta Palú BuenoTambém
disponível
em eBookFolheie
páginasLeia na
Biblioteca
Virtual
* Desconto não cumulativo com outras promoções, incluindo P.A.P. e Cliente Fiel
Ficha técnica
Autor(es): Emma Roberta Palú Bueno
ISBN v. impressa: 978652630887-5
ISBN v. digital: 978652631350-3
Acabamento: Brochura
Formato: 15,0x21,0 cm
Peso: 305grs.
Número de páginas: 246
Publicado em: 29/05/2024
Área(s): Direito - Coleções; Direito - Eleitoral; Direito - Digital
Versão Digital (eBook)
Para leitura em aplicativo exclusivo da Juruá Editora - Juruá eBooks - para Smartphones e Tablets rodando iOS e Android. Não compatível KINDLE, LEV, KOBO e outros e-Readers.
Disponível para as plataformas:
- Android 5 ou posterior
- iOS 8 ou posterior
Em computadores a leitura é apenas online e sem recursos de favoritos e anotações;
Não permite download do livro em formato PDF;
Não permite a impressão e cópia do conteúdo.
Compra apenas via site da Juruá Editora.
Sinopse
Prefácio de Marilda de Paula Silveira
Este livro explora as consequências e reflexos que a autorregulação das plataformas de redes sociais pode desencadear no processo eleitoral, bem como se é possível resguardar a paridade de armas e a lisura do pleito com a atual transferência da arena política para as redes sociais. Com uma abordagem meticulosa, este trabalho compara a legislação eleitoral brasileira com a evolução dos meios de comunicação, desde os tradicionais até os digitais, para investigar se o quadro legal existente pode efetivamente gerenciar as novas mídias durante as eleições. A partir de uma revisão bibliográfica profunda, análise legislativa e de direito comparado e estudo de casos jurídicos, revela-se uma preocupante conclusão: a legislação eleitoral desenvolvida para o cenário pré-redes sociais não é suficiente para identificar abusos por meio da programação algorítmica das plataformas que, mais do que meras intermediárias, possuem autonomia não apenas para estipular o que pode ser postado, mas o alcance que cada postagem possui. Este estudo é essencial para legisladores, acadêmicos e qualquer pessoa interessada em compreender e reformar a interação entre tecnologia e democracia.
Autor(es)
EMMA ROBERTA PALÚ BUENO
Advogada. Mestra em Direito Constitucional pelo Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP). Pós-graduada em Direito Eleitoral (Universidade Positivo), Direito Empresarial (PUC/PR) e Processo Civil (ABDConst). Tesoureira do Instituto Paranaense de Direito Eleitoral (IPRADE), membra da ABRADEP, Presidente da Comissão das Mulheres Advogadas e Membra da Comissão de Direito Eleitoral da OAB Paraná. Pesquisadora do LiderA – Observatório Eleitoral do IDP e Diretora Jurídica do Instituto Política Por.De.Para Mulheres.
Sumário
LISTA DE QUADROS, p. 15
LISTA DE GRÁFICOS, p. 17
1 INTRODUÇÃO, p. 19
2 O HISTÓRICO REGULAMENTAR DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO ANTES DO SURGIMENTO DAS REDES SOCIAIS, p. 29
2.1 A IMPRENSA ESCRITA E A REGULAMENTAÇÃO NO PROCESSO ELEITORAL, p. 29
2.2 A EVOLUÇÃO E OS LIMITES DA PROPAGANDA ELEITORAL NO RÁDIO E NA TELEVISÃO, p. 37
2.3 O USO INDEVIDO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL E O ABUSO POR PARTE DELES, p. 52
3 O PODER DA AUTORREGULAÇÃO DAS PLATAFORMAS DE MÍDIA SOCIAL. O INSTAGRAM E SEUS TERMOS, p. 63
3.1 OS IMPACTOS DA AUTORREGULAÇÃO, MODERAÇÃO DAS PLATAFORMAS E O CONTROLE EXERCIDO AOS USUÁRIOS DO INSTAGRAM, p. 80
3.2 A CRIAÇÃO DO COMITÊ DE SUPERVISÃO - OVERSIGHT BOARD, O ALCANCE DE SEU CONTROLE, O PROCESSO DE ANÁLISE DO COMITÊ DE SUPERVISÃO E A SELEÇÃO DAS APELAÇÕES PELO COMITÊ DE SUPERVISÃO, p. 94
3.3 ANÁLISE E CONSEQUÊNCIAS DAS DECISÕES E RECOMENDAÇÕES, p. 104
4 A LEGISLAÇÃO BRASILEIRA E OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO DIGITAL, p. 127
4.1 A EVOLUÇÃO DAS CAMPANHAS ELEITORAIS PARA UM CENÁRIO VIRTUAL, p. 127
4.2 O AVANÇO DA LEGISLAÇÃO ELEITORAL E APLICÁVEL ÀS ELEIÇÕES PARA ACOMPANHAR O AVANÇO SOCIAL, p. 134
4.3 A IMPORTÂNCIA DE SE REGULAR O REGULADOR FRENTE AO IMPACTO DA TECNOLOGIA ALGORÍTMICA, p. 156
4.3.1 A Experiência Internacional, p. 164
4.4 ANÁLISE JURISPRUDENCIAL, p. 188
5 CONCLUSÃO, p. 217
REFERÊNCIAS, p. 223
Índice alfabético
A
- Abuso do uso dos meios de comunicação. Uso indevido dos meios de comunicação social e o abuso por parte deles, p. 52
- Análise e consequências das decisões e recomendações, p. 104
- Apelações. Comitê de Supervisão. Criação do Comitê de Supervisão. Oversight board, o alcance de seu controle, o processo de análise do Comitê de Supervisão e a seleção das apelações pelo Comitê de Supervisão, p. 94
- Autorregulação. Impactos da autorregulação, moderação das plataformas e o controle exercido aos usuários do instagram, p. 80
- Avanço da legislação eleitoral e aplicável às eleições para acompanhar o avanço social, p. 134
C
- Campanha eleitoral. Evolução das campanhas eleitorais para um cenário virtual, p. 127
- Cenário virtual. Evolução das campanhas eleitorais para um cenário virtual, p. 127
- Comunicação digital. Legislação brasileira e os meios de comunicação digital, p. 127
- Comunicação social. Uso indevido dos meios de comunicação social e o abuso por parte deles, p. 52
- Comunicação. Histórico regulamentar dos meios de comunicação antes do surgimento das redes sociais, p. 29
- Conclusão, p. 217
- Criação do Comitê de Supervisão. Oversight board, o alcance de seu controle, o processo de análise do Comitê de Supervisão e a seleção das apelações pelo Comitê de Supervisão, p. 94
D
- Decisão. Análise e consequências das decisões e recomendações, p. 104
E
- Eleições. Avanço da legislação eleitoral e aplicável às eleições para acompanhar o avanço social, p. 134
- Evolução das campanhas eleitorais para um cenário virtual, p. 127
- Evolução e os limites da propaganda eleitoral no rádio e na televisão, p. 37
G
- Gráfico. Lista de gráficos, p. 17
H
- Histórico regulamentar dos meios de comunicação antes do surgimento das redes sociais, p. 29
I
- Impactos da autorregulação, moderação das plataformas e o controle exercido aos usuários do instagram, p. 80
- Importância de se regular o regulador frente ao impacto da tecnologia algorítmica, p. 156
- Imprensa escrita e a regulamentação no processo eleitoral, p. 29
- Instagram. Impactos da autorregulação, moderação das plataformas e o controle exercido aos usuários do instagram, p. 80
- Instagram. Poder da autorregulação das plataformas de mídia social. O instagram e seus termos, p. 63
- Introdução, p. 19
L
- Legislação brasileira e os meios de comunicação digital, p. 127
- Legislação brasileira e os meios de comunicação digital. Análise jurisprudencial, p. 188
- Legislação eleitoral. Avanço da legislação eleitoral e aplicável às eleições para acompanhar o avanço social, p. 134
- Lista de gráficos, p. 17
- Lista de quadros, p. 15
M
- Mídia social. Poder da autorregulação das plataformas de mídia social. O instagram e seus termos, p. 63
- Moderação das plataformas. Impactos da autorregulação, moderação das plataformas e o controle exercido aos usuários do instagram, p. 80
O
- Oversight board. Criação do Comitê de Supervisão. Oversight board, o alcance de seu controle, o processo de análise do Comitê de Supervisão e a seleção das apelações pelo Comitê de Supervisão, p. 94
P
- Plataforma digital. Impactos da autorregulação, moderação das plataformas e o controle exercido aos usuários do instagram, p. 80
- Plataforma. Poder da autorregulação das plataformas de mídia social. O instagram e seus termos, p. 63
- Poder da autorregulação das plataformas de mídia social. O instagram e seus termos, p. 63
- Processo eleitoral. Imprensa escrita e a regulamentação no processo eleitoral, p. 29
- Propaganda eleitoral. Evolução e os limites da propaganda eleitoral no rádio e na televisão, p. 37
Q
- Quadro. Lista de quadros, p. 15
R
- Rádio. Evolução e os limites da propaganda eleitoral no rádio e na televisão, p. 37
- Recomendação. Análise e consequências das decisões e recomendações, p. 104
- Redes sociais. Histórico regulamentar dos meios de comunicação antes do surgimento das redes sociais, p. 29
- Referências, p. 223
- Regulador. Importância de se regular o regulador frente ao impacto da tecnologia algorítmica, p. 156
S
- Supervisão. Criação do Comitê de Supervisão. Oversight board, o alcance de seu controle, o processo de análise do Comitê de Supervisão e a seleção das apelações pelo Comitê de Supervisão, p. 94
T
- Tecnologia algorítmica. Importância de se regular o regulador frente ao impacto da tecnologia algorítmica, p. 156
- Tecnologia algorítmica. Importância de se regular o regulador frente ao impacto da tecnologia algorítmica. Experiência internacional, p. 164
- Televisão. Evolução e os limites da propaganda eleitoral no rádio e na televisão, p. 37
U
- Uso indevido dos meios de comunicação social e o abuso por parte deles, p. 52
Recomendações
Poder Judiciário e Sentença Arbitral - Biblioteca de Direito Internacional - Vol. 2
Clávio de Melo Valença FilhoISBN: 853620174-6Páginas: 266Publicado em: 03/05/2002Versão impressa
de R$ 119,90* porR$ 95,92em 3x de R$ 31,97Adicionar aocarrinho
Minirreforma Eleitoral - Leis 13.487/2017 e 13.488/2017
3ª Edição - Revista e AtualizadaAntônio Veloso Peleja JúniorISBN: 978655605221-2Páginas: 224Publicado em: 22/10/2020Versão impressa
de R$ 109,90* porR$ 98,91em 3x de R$ 32,97Adicionar aocarrinho
Versão digital
de R$ 77,70* porR$ 69,93em 2x de R$ 34,97Adicionar eBookao carrinho
Direito & Redes Sociais na Internet
2ª Edição - Revista e AtualizadaRicardo de Macedo Menna BarretoISBN: 978853624889-9Páginas: 212Publicado em: 04/11/2014Versão impressa
de R$ 109,90* porR$ 98,91em 3x de R$ 32,97Adicionar aocarrinho
Versão digital
de R$ 77,70* porR$ 69,93em 2x de R$ 34,97Adicionar eBookao carrinho
Privacidad en la Sociedad Digital
Hugo Daysel, Alessandra PortelaISBN: 978652631162-2Páginas: 248Publicado em: 28/10/2024Versão impressa
de R$ 129,90* porR$ 116,91em 4x de R$ 29,23Adicionar aocarrinho
Versão digital
de R$ 89,90* porR$ 80,91em 3x de R$ 26,97Adicionar eBookao carrinho