História e Música - Usando Música como Fonte Histórica - Coleção História FM

Icles Rodrigues

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Ficha técnica

Autor(es): Icles Rodrigues

ISBN v. impressa: 978652630713-7

ISBN v. digital: 978652630655-0

Acabamento: Brochura

Formato: 15,0x21,0 cm

Peso: 283grs.

Número de páginas: 188

Publicado em: 23/10/2023

Área(s): Literatura e Cultura - Política, História e Filosofia

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Sinopse

A música, assim com tantas outras produções artísticas e produtos da indústria cultural, é uma fonte histórica. Carregando desejos, medos, alegrias, tristezas e esperanças das mais diversas gerações, canções dizem muito sobre como indivíduos se sentem, como grupos se encaixam no mundo e até mesmo como nações preferem ser vistas, seja diante de um passado visto como glorioso, seja diante de passados traumáticos. Mas como a música pode ser usada como fonte histórica por historiadores e historiadoras? Este é o tema de História e Música: usando música como fonte histórica, de Icles Rodrigues, a primeira obra da Coleção História FM. Dialogando com obras do Brasil e do exterior, o livro parte do universo do Heavy Metal para entender como esta fonte nos comunica sentimentos, dialoga com histórias e memórias coletivas e o que ela pode nos ensinar sobre sentimentos de violência contra o outro, militarismo, nacionalismo e mesmo traumas nacionais.

Autor(es)

ICLES RODRIGUES

Historiador e doutor em História pela Universidade Federal de Santa Catarina, com pesquisas na área de História e Música, Segunda Guerra Mundial e Memória. Atua na área de História Pública desde 2009 com o blog Leitura ObrigaHISTÓRIA, e a partir de 2015 em um canal de mesmo nome no YouTube. É criador, apresentador e roteirista do podcast História FM, um dos podcasts de História mais ouvidos do Brasil, no ar desde 2019.

Sumário

INTRODUÇÃO, p. 11

Capítulo 1 ANALISANDO MÚSICA, p. 17

Análise musical contextual, p. 17

Música pesada como objeto de estudo, p. 26

Música e violência, p. 32

Capítulo 2 MÚSICA E MILITARISMO: ICED EARTH E O ÁLBUM THE GLORIOUS BURDEN, p. 47

Iced Earth, p. 48

O álbum The Glorious Burden, p. 50

Patriotismo e paixão, p. 54

Declaration Day: o romantismo da declaração da independência, p. 61

When the Eagle Cries: focados em redenção?, p. 64

The Reckoning: a metáfora da retaliação, p. 68

Greenface: a exaltação dos Navy SEALs, p. 70

Valley Forge: a resignação diante do dever, p. 72

Gettysburg: as glórias do sacrifício idealista, p. 75

Capítulo 3 MÚSICA E NACIONALISMO: SABATON E A UNIÃO SOVIÉTICA NA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL, p. 83

Sabaton, p. 84

A Pátria-Mãe em perigo: retórica nacionalista e propaganda, p. 86

"O som dos morteiros, a música da morte": a Batalha de Stalingrado, p. 92

"Sirvam-me Berlim em uma bandeja": a batalha de Berlim, p. 100

"A fúria soviética desencadeada": a Batalha de Kursk, p. 106

"Heroínas improváveis nos céus": as Bruxas da Noite, p. 112

O mito da "Grande Guerra Patriótica": unidade e identidade, p. 123

Capítulo 4 MÚSICA E MEMÓRIA: SABATON E A ALEMANHA NA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL, p. 129

"Rápida como o vento": a Divisão Fantasma de Erwin Rommel, p. 130

"Homens executando ordens": sadismo e inocência nas hostes da Wehrmacht, p. 140

"Honra no céu": a homenagem à Franz Stigler, p. 146

"Que paz eles podem esperar?": Walther Wenck e o 12º Exército, p. 153

Memórias de guerra no pós-guerra: o passado que não passa, p. 160

CONCLUSÃO, p. 171

REFERÊNCIAS, p. 173

Índice alfabético

A

  • Álbum musical. Música e militarismo: Iced Earth e o álbum The Glorious Burden, p. 59
  • Álbum The Glorious Burden, p. 63
  • Alemanha. Música e memória: Sabaton e a Alemanha na Segunda Guerra Mundial, p. 159
  • Analisando música, p. 21
  • Análise musical contextual, p. 22

B

  • Batalha de Berlim. "Sirvam-me Berlim em uma bandeja", p. 124
  • Batalha de Kursk. "Fúria soviética desencadeada", p. 131
  • Batalha de Stalingrado. "Som dos morteiros, a música da morte", p. 115
  • Berlim. "Sirvam-me Berlim em uma bandeja": a batalha de Berlim, p. 124
  • Bruxas da Noite. "Heroínas improváveis nos céus", p. 137

C

  • Conclusão, p. 209

D

  • Declaração da independência. Declaration Day: o romantismo da declaração da independência, p. 76
  • Declaration Day: o romantismo da declaração da independência, p. 76
  • Dever. Valley Forge: a resignação diante do dever, p. 90
  • Divisão fantasma. "Rápida como o vento": a Divisão Fantasma de Erwin Rommel, p. 161

E

  • Erwin Rommel. "Rápida como o vento": a Divisão Fantasma de Erwin Rommel, p. 161
  • Estudo. Música pesada como objeto de estudo, p. 31
  • Exaltação. Greenface: a exaltação dos Navy SEALs, p. 88
  • Exército. "Que paz eles podem esperar?": Walther Wenck e o 12º Exército, p. 188

F

  • Franz Stigler. "Honra no céu": a homenagem à Franz Stigler, p. 180
  • Fúria soviética desencadeada": a Batalha de Kursk, p. 131

G

  • Gettysburg: as glórias do sacrifício idealista, p. 93
  • Glória. Gettysburg: as glórias do sacrifício idealista, p. 93
  • Grande Guerra Patriótica. Mito da "Grande Guerra Patriótica": unidade e identidade, p. 152
  • Greenface: a exaltação dos Navy SEALs, p. 88
  • Guerra. Memórias de guerra no pós-guerra: o passado que não passa, p. 197

H

  • Heroínas improváveis nos céus": as Bruxas da Noite, p. 137
  • Homens executando ordens": sadismo e inocência nas hostes daWehrmacht, p. 172
  • Honra no céu": a homenagem à Franz Stigler, p. 180

I

  • Iced Earth, p. 61
  • Iced Earth. Música e militarismo: Iced Earth e o álbum The Glorious Burden, p. 59
  • Identidade. Mito da "Grande Guerra Patriótica": unidade e identidade, p. 152
  • Inocência. "Homens executando ordens": sadismo e inocência nas hostes da Wehrmacht, p. 172

M

  • Memória. Música e memória: Sabaton e a Alemanha na Segunda Guerra Mundial, p. 159
  • Memórias de guerra no pós-guerra: o passado que não passa, p. 197
  • Metáfora. The Reckoning: a metáfora da retaliação, p. 85
  • Militarismo. Música e militarismo: Iced Earth e o álbum The Glorious Burden, p. 59
  • Mito da "Grande Guerra Patriótica": unidade e identidade, p. 152
  • Morteiro. "Som dos morteiros, a música da morte": a Batalha de Stalingrado, p. 115
  • Música da morte. "Som dos morteiros, a música da morte": a Batalha de Stalingrado, p. 115
  • Música e memória: Sabaton e a Alemanha na Segunda Guerra Mundial, p. 159
  • Música e militarismo: Iced Earth e o álbum The Glorious Burden, p. 59
  • Música e nacionalismo: Sabaton e a União Soviética na Segunda Guerra Mundial, p. 103
  • Música e violência, p. 40
  • Música pesada como objeto de estudo, p. 31
  • Música. Analisando música, p. 21
  • Música. Análise musical contextual, p. 22

N

  • Nacionalismo. Música e nacionalismo: Sabaton e a União Soviética na Segunda Guerra Mundial, p. 103
  • Navy SEALs. Greenface: a exaltação dos Navy SEALs, p. 88

O

  • Ordem. "Homens executando ordens": sadismo e inocência nas hostes da Wehrmacht, p. 172

P

  • Paixão. Patriotismo e paixão, p. 68
  • Passado. Memórias de guerra no pós-guerra: o passado que não passa, p. 197
  • Pátria-Mãe em perigo: retórica nacionalista e propaganda, p. 107
  • Patriotismo e paixão, p. 68
  • Perigo. Pátria-Mãe em perigo: retórica nacionalista e propaganda, p. 107
  • Pós-guerra. Memórias de guerra no pós-guerra: o passado que não passa, p. 197
  • Propaganda. Pátria-Mãe em perigo: retórica nacionalista e propaganda, p. 107

Q

  • Que paz eles podem esperar?": Walther Wenck e o 12º Exército, p. 188

R

  • Rápida como o vento": a Divisão Fantasma de Erwin Rommel, p. 161
  • Redenção. When the Eagle Cries: focados em redenção?, p. 81
  • Referências, p. 211
  • Resignação. Valley Forge: a resignação diante do dever, p. 90
  • Retaliação. The Reckoning: a metáfora da retaliação, p. 85
  • Retórica nacionalista. Pátria-Mãe em perigo: retórica nacionalista e propaganda, p. 107
  • Romantismo. Declaration Day: o romantismo da declaração da independência, p. 76

S

  • Sabaton, p. 105
  • Sabaton. Música e memória: Sabaton e a Alemanha na Segunda Guerra Mundial, p. 159
  • Sabaton. Música e nacionalismo: Sabaton e a União Soviética na Segunda Guerra Mundial, p. 103
  • Sacrifício idealista. Gettysburg: as glórias do sacrifício idealista, p. 93
  • Sadismo. "Homens executando ordens": sadismo e inocência nas hostes da Wehrmacht, p. 172
  • Segunda Guerra Mundial. Música e memória: Sabaton e a Alemanha na Segunda Guerra Mundial, p. 159
  • Segunda Guerra Mundial. Música e nacionalismo: Sabaton e a União Soviética na Segunda Guerra Mundial, p. 103
  • Sirvam-me Berlim em uma bandeja": a batalha de Berlim, p. 124
  • Som dos morteiros, a música da morte": a Batalha de Stalingrado, p. 115

T

  • The Glorious Burden. Música e militarismo: Iced Earth e o álbum The Glorious Burden, p. 59
  • The Reckoning: a metáfora da retaliação, p. 85

U

  • União Soviética. Música e nacionalismo: Sabaton e a União Soviética na Segunda Guerra Mundial, p. 103
  • União Soviética. "Fúria soviética desencadeada": a Batalha de Kursk, p. 131
  • Unidade. Mito da "Grande Guerra Patriótica": unidade e identidade, p. 152

V

  • Valley Forge: a resignação diante do dever, p. 90
  • Violência. Música e violência, p. 40

W

  • Walther Wenck. "Que paz eles podem esperar?": Walther Wenck e o 12º Exército, p. 188
  • Wehrmacht. "Homens executando ordens": sadismo e inocência nas hostes da Wehrmacht, p. 172
  • When the Eagle Cries: focados em redenção?, p. 81

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