Pesquisa e Prática na Formação em Psicologia - Graduação e Pós-Graduação

Coordenadoras: Gislei Mocelin Polli e Grazielle Tagliamento

Versão impressa

de R$ 149,90*
por R$ 127,42em 5x de R$ 25,48Adicionar ao carrinho

Versão digital

Disponível para:AndroidiOS
de R$ 104,70*
por R$ 89,00em 3x de R$ 29,67Adicionar ao carrinho

* Desconto não cumulativo com outras promoções, incluindo P.A.P. e Cliente Fiel

Ficha técnica

Autor(es): Coordenadoras: Gislei Mocelin Polli e Grazielle Tagliamento

ISBN v. impressa: 978853629623-4

ISBN v. digital: 978853629896-2

Acabamento: Brochura

Formato: 15,0x21,0 cm

Peso: 424grs.

Número de páginas: 342

Publicado em: 10/05/2022

Área(s): Psicologia - Diversos

Versão Digital (eBook)

Para leitura em aplicativo exclusivo da Juruá Editora - Juruá eBooks - para Smartphones e Tablets rodando iOS e Android. Não compatível KINDLE, LEV, KOBO e outros e-Readers.

Disponível para as plataformas:

  • AndroidAndroid 5 ou posterior
  • iOSiOS 8 ou posterior

Em computadores a leitura é apenas online e sem recursos de favoritos e anotações;
Não permite download do livro em formato PDF;
Não permite a impressão e cópia do conteúdo.

Compra apenas via site da Juruá Editora.

Sinopse

Vivemos um momento em que a pesquisa e a ciência têm sido sistematicamente questionadas e subvalorizadas no país, ao mesmo tempo que são as responsáveis por inúmeras contribuições que proporcionam a garantia da justiça social e dos direitos humanos. 

Formar profissionais éticas/os/es, que tenham a política e a estética como base da sua atuação, requer que estes/as tenham em sua formação um pensar crítico; um pensar que vai além das teorias puras, que são o início, meio e fim. Requer que em sua formação estejam em contato direto com a produção de tais teorias e sujeitos, que são de direitos, com quem vão atuar. 

No sentido de contribuir com esse fazer na/da formação em Psicologia, este livro visa apresentar as contribuições da pesquisa e prática realizadas para a formação em Psicologia e por estudantes dessa área. Na introdução é apontada a indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão como fundamental para a superação dos conhecimentos e ideologias que a própria formação produz. Para um melhor debate sobre essas temáticas, o livro foi dividido em quatro partes. A primeira é um convite a pensar sobre as questões teóricas-metodológicas da pesquisa em Psicologia; a segunda apresenta experiências de práticas realizadas durante a formação em Psicologia; e a terceira e a quarta trazem pesquisas empíricas e revisões da literatura realizadas por estudantes de graduação e pós-graduação durante a sua formação, que contribuíram para a ciência psicológica e o seu aprendizado teórico, metodológico e pessoal.

Autor(es)

COORDENADORAS:

GISLEI MOCELIN POLLI

Professora Adjunta do Mestrado em Psicologia Forense e do curso de graduação em Psicologia na Universidade Tuiuti do Paraná. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná. Mestrado e Doutorado em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Realizou estágio Pós-Doutoral na Universidade Federal do Paraná e na Université Aix-Marseille. Tem experiência na área de Pesquisa em Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Psicologia Social; Psicologia Forense; Psicologia Social e Saúde; Representações Sociais e Psicologia Ambiental. 

GRAZIELLE TAGLIAMENTO

Possui graduação e mestrado em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Doutora e Pós-Doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo. Professora dos cursos de Psicologia do Centro Universitário UniDomBosco e da Universidade Positivo. Fundadora e psicóloga do Centro de Excelência em Gêneros e Sexualidades (Ceges). Desenvolveu diversas pesquisas nas áreas de direitos e saúde sexual e reprodutiva, pessoas LGBTI+ e gêneros para UNESCO, OPAS, Ministério da Saúde e Fiocruz. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em saúde, direitos humanos, HIV/Aids e diversidade sexual e de gênero.

COLABORADORES:

Ademir José Rosso

Adriane Mussi

Adriano Charles Ferreira

Aline Leon Bordes Camargo

Ana Claudia N. S. Wanderbroocke

André Marques Choinski

Ariela Raissa Lima-Costa

Bruno Bonfá-Araujo

Camila Brüning

Caroline Bevilacqua

Cláudia Cibele Bitdinger Cobalchini

Daniele Cristine da Luz Dias de Oliveira

Elaine Cristina Schmitt Ragnini

Elisiane Perufo Alles

Ellen Maria Negrele

Emanuel Franchetti Silva

Eugenio Pereira de Paula Jr.

Fernanda Alves Chaves

Fernanda Rafaela Cabral Bonato

Franciely Ribeiro dos Santos

Francislaine Wiczneski Doi

Gabriela Carvalho Teixeira

Gabriela Reyes Ormeño

Gislei Mocelin Polli

Gizela Maia Ferreira Alves

Grazielle Tagliamento

Joseth A. O. Jardim

Juliana Ariel Giacomini Neckel

Katia Regina Martins Laino

Larissa Bosso dos Santos Luz

Letícia Machado de A. e Santos

Maria de Fátima Joaquim Minetto

Maria de Fatima Quintal de Freitas

Maria Lúcia de Azevedo Rocha

Maricy Ketlyn de Souza

Norma da Luz Ferrarini

Priscila Galvan Serqueira

Roberta C. Gobbi Baccarim

Tainá Siqueira Thies

Thaynara Lamonica do Nascimento

Viviane Terezinha Koga

Sumário

Capítulo 1 ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO COMO AÇÃO PROFISSIONAL NA FORMAÇÃO EM PSICOLOGIA - Norma da Luz Ferrarini, p. 23

PENSANDO A PESQUISA EM PSICOLOGIA, p. 35

Capítulo 2 INTERVENÇÃO-PESQUISA EM PSICOLOGIA SOCIAL COMUNITÁRIA: OBSERVAÇÕES, ENTREVISTAS COLETIVAS E GRUPOS - Maria de Fatima Quintal de Freitas, p. 37

Capítulo 3 ALÉM DAS CATEGORIAS NOSOLÓGICAS: AVALIAÇÃO DIMENSIONAL DA PERSONALIDADE PATOLÓGICA E SOMBRIA - Ariela Raissa Lima-Costa / Bruno Bonfá-Araujo, p. 55

Capítulo 4 DA TRIAGEM SUCESSIVA AO GRUPO FOCAL: ESTRATÉGIA DE PESQUISA EM REPRESENTAÇÕES SOCIAIS - Franciely Ribeiro dos Santos / Viviane Terezinha Koga / Adriano Charles Ferreira / Ademir José Rosso, p. 69

PENSANDO A PRÁTICA NA FORMAÇÃO EM PSICOLOGIA, p. 87

Capítulo 5 A FORMAÇÃO EM PSICOLOGIA NO ENCONTRO COM O ESTUDANTE MIGRANTE E REFUGIADO - Gabriela Carvalho Teixeira / Elaine Cristina Schmitt Ragnini, p. 89

Capítulo 6 DESENVOLVIMENTO HUMANO E CONSTRUÇÃO DA LONGEVIDADE: FORMAÇÃO EM PSICOLOGIA PARA O ENVELHECIMENTO - Eugenio Pereira de Paula Jr., p. 107

Capítulo 7 OFICINAS SOBRE SEXUALIDADE: UMA POSSIBILIDADE PARA SUPRIR LACUNAS NA FORMAÇÃO EM PSICOLOGIA? - Fernanda Rafaela Cabral Bonato / Adriane Mussi / Norma da Luz Ferrarini, p. 129

Capítulo 8 TUTORIA POR PARES: ARTICULANDO ENSINO E EXTENSÃO NA FORMAÇÃO DO ESTUDANTE UNIVERSITÁRIO - Caroline Bevilacqua / Cláudia Cibele Bitdinger Cobalchini / Emanuel Franchetti Silva / Norma da Luz Ferrarini, p. 151

Capítulo 9 BMW VERMELHO: O CURTA-METRAGEM COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA PARA TRABALHAR TEMÁTICAS DA PSICOLOGIA SOCIAL - Joseth A. O. Jardim, p. 175

RELATOS DE PESQUISAS EMPÍRICAS, p. 195

Capítulo 10 REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES SOBRE ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES / SUPERDOTAÇÃO - Francislaine Wiczneski Doi / Gislei Mocelin Polli / Grazielle Tagliamento, p. 197

Capítulo 11 REDE SOCIAL SIGNIFICATIVA DE CUIDADORES DE PESSOAS SUBMETIDAS AO TRANSPLANTE DE MEDULA ÓSSEA (TMO) - Aline Leon Bordes Camargo / Ellen Maria Negrele / Letícia Machado de A. e Santos / Ana Claudia N. S. Wanderbroocke, p. 215

Capítulo 12 PSICOLOGIA E TRABALHO: RELATO DE PESQUISA EMPÍRICA SOBRE TRABALHO E SAÚDE NA SOCIOEDUCAÇÃO - Larissa Bosso dos Santos Luz / Camila Brüning / Elaine Cristina Schmitt Ragnini, p. 233

Capítulo 13 CONCEPÇÕES DE GRADUANDOS DE PSICOLOGIA E DIREITO SOBRE ABUSO SEXUAL INFANTIL - Gizela Maia Ferreira Alves / Katia Regina Martins Laino / Maria Lúcia de Azevedo Rocha / Gabriela Reyes Ormeño, p. 255

REVISÕES DE LITERATURA, p. 271

Capítulo 14 AUTONOMIA NA PERSPECTIVA BIOECOLÓGICA E A CONCEPÇÃO SOCIAL DE DEFICIÊNCIA - André Marques Choinski / Elisiane Perufo Alles / Maria de Fátima Joaquim Minetto, p. 273

Capítulo 15 POLÍTICAS PÚBLICAS DE MIGRAÇÃO NO BRASIL E A IMPORTÂNCIA DA SOCIEDADE CIVIL - Daniele Cristine da Luz Dias de Oliveira/ Maricy Ketlyn de Souza / Priscila Galvan Serqueira / Roberta C. Gobbi Baccarim / Tainá Siqueira Thies / Thaynara Lamonica do Nascimento, p. 283

Capítulo 16 QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA EM PSICOLOGIA NO BRASIL, PERSPECTIVAS E DESAFIOS - Juliana Ariel Giacomini Neckel / Camila Brüning / Fernanda Alves Chaves, p. 305

Índice alfabético

A

  • A formação em psicologia no encontro com o estudante migrante e refugiado. Gabriela Carvalho Teixeira/Elaine Cristina Schmitt Ragnini, p. 89
  • Abuso sexual infantil. Concepções de graduandos de psicologia e direito sobre abuso sexual infantil. Gizela Maia Ferreira Alves/Katia Regina Martins Laino/Maria Lúcia de Azevedo Rocha/Gabriela Reyes Ormeño, p. 255
  • Ação profissional. Ensino, pesquisa e extensão como ação profissional na formação em psicologia. Norma da Luz Ferrarini, p. 23
  • Ademir José Rosso. Da triagem sucessiva ao grupo focal: estratégia de pesquisa em representações sociais. Franciely Ribeiro dos Santos/Viviane Terezinha Koga/Adriano Charles Ferreira/Ademir José Rosso, p. 69
  • Adriane Mussi. Oficinas sobre sexualidade: uma possibilidade para suprir lacunas na formação em psicologia? Fernanda Rafaela Cabral Bonato/Adriane Mussi/Norma da Luz Ferrarini, p. 129
  • Adriano Charles Ferreira. Da triagem sucessiva ao grupo focal: estratégia de pesquisa em representações sociais. Franciely Ribeiro dos Santos/Viviane Terezinha Koga/Adriano Charles Ferreira/Ademir José Rosso, p. 69
  • Além das categorias nosológicas: avaliação dimensional da personalidade patológica e sombria. Ariela Raissa Lima-Costa/Bruno Bonfá-Araujo, p. 55
  • Aline Leon Bordes Camargo. Rede social significativa de cuidadores de pessoas submetidas ao transplante de medula óssea (TMO). Aline Leon Bordes Camargo/Ellen Maria Negrele/Letícia Machado de A. e Santos/Ana Claudia N. S. Wanderbroocke, p. 215
  • Altas habilidades. Representações sociais de professores sobre alunos com altas habilidades/superdotação. Francislaine Wiczneski Doi/Gislei Mocelin Polli/Grazielle Tagliamento, p. 197
  • Aluno. Representações sociais de professores sobre alunos com altas habilidades/superdotação. Francislaine Wiczneski Doi/Gislei Mocelin Polli/Grazielle Tagliamento, p. 197
  • Ana Claudia N. S. Wanderbroocke. Rede social significativa de cuidadores de pessoas submetidas ao transplante de medula óssea (TMO). Aline Leon Bordes Camargo/Ellen Maria Negrele/Letícia Machado de A. e Santos/Ana Claudia N. S. Wanderbroocke, p. 215
  • André Marques Choinski. Autonomia na perspectiva bioecológica e a concepção social de deficiência. André Marques Choinski/Elisiane Perufo Alles/Maria de Fátima Joaquim Minetto, p. 273
  • Ariela Raissa Lima-Costa. Além das categorias nosológicas: avaliação dimensional da personalidade patológica e sombria. Ariela Raissa Lima-Costa/Bruno Bonfá-Araujo, p. 55
  • Autonomia na perspectiva bioecológica e a concepção social de deficiência. André Marques Choinski/Elisiane Perufo Alles/Maria de Fátima Joaquim Minetto, p. 273

B

  • Bioecologia. Autonomia na perspectiva bioecológica e a concepção social de deficiência. André Marques Choinski/Elisiane Perufo Alles/Maria de Fátima Joaquim Minetto, p. 273
  • BMW Vermelho: o curta-metragem como estratégia metodológica para trabalhar temáticas da psicologia social. Joseth A. O. Jardim, p. 175
  • Bruno Bonfá-Araujo. Além das categorias nosológicas: avaliação dimensional da personalidade patológica e sombria. Ariela Raissa Lima-Costa/Bruno Bonfá-Araujo, p. 55

C

  • Camila Brüning. Psicologia e trabalho: relato de pesquisa empírica sobre trabalho e saúde na socioeducação. Larissa Bosso dos Santos Luz/Camila Brüning/Elaine Cristina Schmitt Ragnini, p. 233
  • Camila Brüning. Qualidade de vida no trabalho: revisão sistemática da literatura em psicologia no Brasil, perspectivas e desafios. Juliana Ariel Giacomini Neckel/Camila Brüning/Fernanda Alves Chaves, p. 305
  • Caroline Bevilacqua. Tutoria por pares: articulando ensino e extensão na formação do estudante universitário. Caroline Bevilacqua/Cláudia Cibele Bitdinger Cobalchini/Emanuel Franchetti Silva/Norma da Luz Ferrarini, p. 151
  • Cláudia Cibele Bitdinger Cobalchini. Tutoria por pares: articulando ensino e extensão na formação do estudante universitário. Caroline Bevilacqua/Cláudia Cibele Bitdinger Cobalchini/Emanuel Franchetti Silva/Norma da Luz Ferrarini, p. 151
  • Concepção social de deficiência. Autonomia na perspectiva bioecológica e a concepção social de deficiência. André Marques Choinski/Elisiane Perufo Alles/Maria de Fátima Joaquim Minetto, p. 273
  • Concepção social. Autonomia na perspectiva bioecológica e a concepção social de deficiência. André Marques Choinski/Elisiane Perufo Alles/Maria de Fátima Joaquim Minetto, p. 273
  • Concepções de graduandos de psicologia e direito sobre abuso sexual infantil. Gizela Maia Ferreira Alves/Katia Regina Martins Laino/Maria Lúcia de Azevedo Rocha/Gabriela Reyes Ormeño, p. 255
  • Cuidador. Rede social significativa de cuidadores de pessoas submetidas ao transplante de medula óssea (TMO). Aline Leon Bordes Camargo/Ellen Maria Negrele/Letícia Machado de A. e Santos/Ana Claudia N. S. Wanderbroocke, p. 215
  • Curta-metragem. BMW Vermelho: o curta-metragem como estratégia metodológica para trabalhar temáticas da psicologia social. Joseth A. O. Jardim, p. 175

D

  • Da triagem sucessiva ao grupo focal: estratégia de pesquisa em representações sociais. Franciely Ribeiro dos Santos/Viviane Terezinha Koga/Adriano Charles Ferreira/Ademir José Rosso, p. 69
  • Daniele Cristine da Luz Dias de Oliveira. Políticas públicas de migração no Brasil e a importância da sociedade civil. Daniele Cristine da Luz Dias de Oliveira/ Maricy Ketlyn de Souza/Priscila Galvan Serqueira/Roberta C. Gobbi Baccarim/Tainá Siqueira Thies/Thaynara Lamonica do Nascimento, p. 283
  • Deficiência. Autonomia na perspectiva bioecológica e a concepção social de deficiência. André Marques Choinski/Elisiane Perufo Alles/Maria de Fátima Joaquim Minetto, p. 273
  • Desenvolvimento humano e construção da longevidade: formação em psicologia para o envelhecimento. Eugenio Pereira de Paula Jr, p. 107
  • Direito. Concepções de graduandos de psicologia e direito sobre abuso sexual infantil. Gizela Maia Ferreira Alves/Katia Regina Martins Laino/Maria Lúcia de Azevedo Rocha/Gabriela Reyes Ormeño, p. 255

E

  • Educação. Psicologia e trabalho: relato de pesquisa empírica sobre trabalho e saúde na socioeducação. Larissa Bosso dos Santos Luz/Camila Brüning/Elaine Cristina Schmitt Ragnini, p. 233
  • Elaine Cristina Schmitt Ragnini. A formação em psicologia no encontro com o estudante migrante e refugiado. Gabriela Carvalho Teixeira/Elaine Cristina Schmitt Ragnini, p. 89
  • Elaine Cristina Schmitt Ragnini. Psicologia e trabalho: relato de pesquisa empírica sobre trabalho e saúde na socioeducação. Larissa Bosso dos Santos Luz/Camila Brüning/Elaine Cristina Schmitt Ragnini, p. 233
  • Elisiane Perufo Alles. Autonomia na perspectiva bioecológica e a concepção social de deficiência. André Marques Choinski/Elisiane Perufo Alles/Maria de Fátima Joaquim Minetto, p. 273
  • Ellen Maria Negrele. Rede social significativa de cuidadores de pessoas submetidas ao transplante de medula óssea (TMO). Aline Leon Bordes Camargo/Ellen Maria Negrele/Letícia Machado de A. e Santos/Ana Claudia N. S. Wanderbroocke, p. 215
  • Emanuel Franchetti Silva. Tutoria por pares: articulando ensino e extensão na formação do estudante universitário. Caroline Bevilacqua/Cláudia Cibele Bitdinger Cobalchini/Emanuel Franchetti Silva/Norma da Luz Ferrarini, p. 151
  • Empirismo. Psicologia e trabalho: relato de pesquisa empírica sobre trabalho e saúde na socioeducação. Larissa Bosso dos Santos Luz/Camila Brüning/Elaine Cristina Schmitt Ragnini, p. 233
  • Empirismo. Relatos de pesquisas empíricas, p. 195
  • Ensino, pesquisa e extensão como ação profissional na formação em psicologia. Norma da Luz Ferrarini, p. 23
  • Ensino. Representações sociais de professores sobre alunos com altas habilidades/superdotação. Francislaine Wiczneski Doi/Gislei Mocelin Polli/Grazielle Tagliamento, p. 197
  • Ensino. Tutoria por pares: articulando ensino e extensão na formação do estudante universitário. Caroline Bevilacqua/Cláudia Cibele Bitdinger Cobalchini/Emanuel Franchetti Silva/Norma da Luz Ferrarini, p. 151
  • Envelhecimento. Desenvolvimento humano e construção da longevidade: formação em psicologia para o envelhecimento. Eugenio Pereira de Paula Jr, p. 107
  • Estudante universitário. Tutoria por pares: articulando ensino e extensão na formação do estudante universitário. Caroline Bevilacqua/Cláudia Cibele Bitdinger Cobalchini/Emanuel Franchetti Silva/Norma da Luz Ferrarini, p. 151
  • Estudante. A formação em psicologia no encontro com o estudante migrante e refugiado. Gabriela Carvalho Teixeira/Elaine Cristina Schmitt Ragnini, p. 89
  • Eugenio Pereira de Paula Jr. Desenvolvimento humano e construção da longevidade: formação em psicologia para o envelhecimento, p. 107
  • Extensão. Ensino, pesquisa e extensão como ação profissional na formação em psicologia. Norma da Luz Ferrarini, p. 23

F

  • Fernanda Alves Chaves. Qualidade de vida no trabalho: revisão sistemática da literatura em psicologia no Brasil, perspectivas e desafios. Juliana Ariel Giacomini Neckel/Camila Brüning/Fernanda Alves Chaves, p. 305
  • Fernanda Rafaela Cabral Bonato. Oficinas sobre sexualidade: uma possibilidade para suprir lacunas na formação em psicologia? Fernanda Rafaela Cabral Bonato/Adriane Mussi/Norma da Luz Ferrarini, p. 129
  • Formação em psicologia no encontro com o estudante migrante e refugiado. Gabriela Carvalho Teixeira/Elaine Cristina Schmitt Ragnini, p. 89
  • Formação profissional. Concepções de graduandos de psicologia e direito sobre abuso sexual infantil. Gizela Maia Ferreira Alves/Katia Regina Martins Laino/Maria Lúcia de Azevedo Rocha/Gabriela Reyes Ormeño, p. 255
  • Formação profissional. Oficinas sobre sexualidade: uma possibilidade para suprir lacunas na formação em psicologia? Fernanda Rafaela Cabral Bonato/Adriane Mussi/Norma da Luz Ferrarini, p. 129
  • Formação profissional. Tutoria por pares: articulando ensino e extensão na formação do estudante universitário. Caroline Bevilacqua/Cláudia Cibele Bitdinger Cobalchini/Emanuel Franchetti Silva/Norma da Luz Ferrarini, p. 151
  • Formação. Desenvolvimento humano e construção da longevidade: formação em psicologia para o envelhecimento. Eugenio Pereira de Paula Jr, p. 107
  • Formação. Pensando a prática na formação em psicologia, p. 87
  • Franciely Ribeiro dos Santos. Da triagem sucessiva ao grupo focal: estratégia de pesquisa em representações sociais. Franciely Ribeiro dos Santos/Viviane Terezinha Koga/Adriano Charles Ferreira/Ademir José Rosso, p. 69
  • Francislaine Wiczneski Doi. Representações sociais de professores sobre alunos com altas habilidades/superdotação. Francislaine Wiczneski Doi/Gislei Mocelin Polli/Grazielle Tagliamento, p. 197

G

  • Gabriela Carvalho Teixeira. A formação em psicologia no encontro com o estudante migrante e refugiado. Gabriela Carvalho Teixeira/Elaine Cristina Schmitt Ragnini, p. 89
  • Gabriela Reyes Ormeño. Concepções de graduandos de psicologia e direito sobre abuso sexual infantil. Gizela Maia Ferreira Alves/Katia Regina Martins Laino/Maria Lúcia de Azevedo Rocha/Gabriela Reyes Ormeño, p. 255
  • Gislei Mocelin Polli. Representações sociais de professores sobre alunos com altas habilidades/superdotação. Francislaine Wiczneski Doi/Gislei Mocelin Polli/Grazielle Tagliamento, p. 197
  • Gizela Maia Ferreira Alves. Concepções de graduandos de psicologia e direito sobre abuso sexual infantil. Gizela Maia Ferreira Alves/Katia Regina Martins Laino/Maria Lúcia de Azevedo Rocha/Gabriela Reyes Ormeño, p. 255
  • Grazielle Tagliamento. Representações sociais de professores sobre alunos com altas habilidades/superdotação. Francislaine Wiczneski Doi/Gislei Mocelin Polli/Grazielle Tagliamento, p. 197

I

  • Intervenção-pesquisa em psicologia social comunitária: observações, entrevistas coletivas e grupos. Maria de Fatima Quintal de Freitas, p. 37

J

  • Joseth A. O. Jardim. BMW Vermelho: o curta-metragem como estratégia metodológica para trabalhar temáticas da psicologia social, p. 175
  • Juliana Ariel Giacomini Neckel. Qualidade de vida no trabalho: revisão sistemática da literatura em psicologia no Brasil, perspectivas e desafios. Juliana Ariel Giacomini Neckel/Camila Brüning/Fernanda Alves Chaves, p. 305

K

  • Katia Regina Martins Laino. Concepções de graduandos de psicologia e direito sobre abuso sexual infantil. Gizela Maia Ferreira Alves/Katia Regina Martins Laino/Maria Lúcia de Azevedo Rocha/Gabriela Reyes Ormeño, p. 255

L

  • Larissa Bosso dos Santos Luz. Psicologia e trabalho: relato de pesquisa empírica sobre trabalho e saúde na socioeducação. Larissa Bosso dos Santos Luz/Camila Brüning/Elaine Cristina Schmitt Ragnini, p. 233
  • Letícia Machado de A. e Santos. Rede social significativa de cuidadores de pessoas submetidas ao transplante de medula óssea (TMO). Aline Leon Bordes Camargo/Ellen Maria Negrele/Letícia Machado de A. e Santos/Ana Claudia N. S. Wanderbroocke, p. 215
  • Literatura. Revisões de literatura, p. 271
  • Longevidade. Desenvolvimento humano e construção da longevidade: formação em psicologia para o envelhecimento. Eugenio Pereira de Paula Jr, p. 107

M

  • Maria de Fátima Joaquim Minetto. Autonomia na perspectiva bioecológica e a concepção social de deficiência. André Marques Choinski/Elisiane Perufo Alles/Maria de Fátima Joaquim Minetto, p. 273
  • Maria de Fatima Quintal de Freitas. Intervenção-pesquisa em psicologia social comunitária: observações, entrevistas coletivas e grupos, p. 37
  • Maria Lúcia de Azevedo Rocha. Concepções de graduandos de psicologia e direito sobre abuso sexual infantil. Gizela Maia Ferreira Alves/Katia Regina Martins Laino/Maria Lúcia de Azevedo Rocha/Gabriela Reyes Ormeño, p. 255
  • Maricy Ketlyn de Souza. Políticas públicas de migração no Brasil e a importância da sociedade civil. Daniele Cristine da Luz Dias de Oliveira/ Maricy Ketlyn de Souza/Priscila Galvan Serqueira/Roberta C. Gobbi Baccarim/Tainá Siqueira Thies/Thaynara Lamonica do Nascimento, p. 283
  • Metodologia. BMW Vermelho: o curta-metragem como estratégia metodológica para trabalhar temáticas da psicologia social. Joseth A. O. Jardim, p. 175
  • Migração. A formação em psicologia no encontro com o estudante migrante e refugiado. Gabriela Carvalho Teixeira/Elaine Cristina Schmitt Ragnini, p. 89
  • Migração. Políticas públicas de migração no Brasil e a importância da sociedade civil. Daniele Cristine da Luz Dias de Oliveira/ Maricy Ketlyn de Souza/Priscila Galvan Serqueira/Roberta C. Gobbi Baccarim/Tainá Siqueira Thies/Thaynara Lamonica do Nascimento, p. 283

N

  • Norma da Luz Ferrarini. Ensino, pesquisa e extensão como ação profissional na formação em psicologia, p. 23
  • Norma da Luz Ferrarini. Oficinas sobre sexualidade: uma possibilidade para suprir lacunas na formação em psicologia? Fernanda Rafaela Cabral Bonato/Adriane Mussi/Norma da Luz Ferrarini, p. 129
  • Norma da Luz Ferrarini. Tutoria por pares: articulando ensino e extensão na formação do estudante universitário. Caroline Bevilacqua/Cláudia Cibele Bitdinger Cobalchini/Emanuel Franchetti Silva/Norma da Luz Ferrarini, p. 151
  • Nosologia. Além das categorias nosológicas: avaliação dimensional da personalidade patológica e sombria. Ariela Raissa Lima-Costa/Bruno Bonfá-Araujo, p. 55

O

  • Oficinas sobre sexualidade: uma possibilidade para suprir lacunas na formação em psicologia? Fernanda Rafaela Cabral Bonato/Adriane Mussi/Norma da Luz Ferrarini, p. 129

P

  • Pares. Tutoria por pares: articulando ensino e extensão na formação do estudante universitário. Caroline Bevilacqua/Cláudia Cibele Bitdinger Cobalchini/Emanuel Franchetti Silva/Norma da Luz Ferrarini, p. 151
  • Patologia. Além das categorias nosológicas: avaliação dimensional da personalidade patológica e sombria. Ariela Raissa Lima-Costa/Bruno Bonfá-Araujo, p. 55
  • Pensando a pesquisa em psicologia, p. 35
  • Pensando a prática na formação em psicologia, p. 87
  • Personalidade patológica. Além das categorias nosológicas: avaliação dimensional da personalidade patológica e sombria. Ariela Raissa Lima-Costa/Bruno Bonfá-Araujo, p. 55
  • Personalidade sombria. Além das categorias nosológicas: avaliação dimensional da personalidade patológica e sombria. Ariela Raissa Lima-Costa/Bruno Bonfá-Araujo, p. 55
  • Perspectiva bioecológica. Autonomia na perspectiva bioecológica e a concepção social de deficiência. André Marques Choinski/Elisiane Perufo Alles/Maria de Fátima Joaquim Minetto, p. 273
  • Pesquisa empírica. Psicologia e trabalho: relato de pesquisa empírica sobre trabalho e saúde na socioeducação. Larissa Bosso dos Santos Luz/Camila Brüning/Elaine Cristina Schmitt Ragnini, p. 233
  • Pesquisa. Da triagem sucessiva ao grupo focal: estratégia de pesquisa em representações sociais. Franciely Ribeiro dos Santos/Viviane Terezinha Koga/Adriano Charles Ferreira/Ademir José Rosso, p. 69
  • Pesquisa. Ensino, pesquisa e extensão como ação profissional na formação em psicologia. Norma da Luz Ferrarini, p. 23
  • Pesquisa. Intervenção-pesquisa em psicologia social comunitária: observações, entrevistas coletivas e grupos. Maria de Fatima Quintal de Freitas, p. 37
  • Pesquisa. Pensando a pesquisa em psicologia, p. 35
  • Pesquisas. Relatos de pesquisas empíricas, p. 195
  • Políticas públicas de migração no Brasil e a importância da sociedade civil. Daniele Cristine da Luz Dias de Oliveira/ Maricy Ketlyn de Souza/Priscila Galvan Serqueira/Roberta C. Gobbi Baccarim/Tainá Siqueira Thies/Thaynara Lamonica do Nascimento, p. 283
  • Priscila Galvan Serqueira. Políticas públicas de migração no Brasil e a importância da sociedade civil. Daniele Cristine da Luz Dias de Oliveira/ Maricy Ketlyn de Souza/Priscila Galvan Serqueira/Roberta C. Gobbi Baccarim/Tainá Siqueira Thies/Thaynara Lamonica do Nascimento, p. 283
  • Professor. Representações sociais de professores sobre alunos com altas habilidades/superdotação. Francislaine Wiczneski Doi/Gislei Mocelin Polli/Grazielle Tagliamento, p. 197
  • Profissão. Concepções de graduandos de psicologia e direito sobre abuso sexual infantil. Gizela Maia Ferreira Alves/Katia Regina Martins Laino/Maria Lúcia de Azevedo Rocha/Gabriela Reyes Ormeño, p. 255
  • Profissão. Ensino, pesquisa e extensão como ação profissional na formação em psicologia. Norma da Luz Ferrarini, p. 23
  • Psicologia e trabalho: relato de pesquisa empírica sobre trabalho e saúde na socioeducação. Larissa Bosso dos Santos Luz/Camila Brüning/Elaine Cristina Schmitt Ragnini, p. 233
  • Psicologia social comunitária. Intervenção-pesquisa em psicologia social comunitária: observações, entrevistas coletivas e grupos. Maria de Fatima Quintal de Freitas, p. 37
  • Psicologia social. BMW Vermelho: o curta-metragem como estratégia metodológica para trabalhar temáticas da psicologia social. Joseth A. O. Jardim, p. 175
  • Psicologia. A formação em psicologia no encontro com o estudante migrante e refugiado. Gabriela Carvalho Teixeira/Elaine Cristina Schmitt Ragnini, p. 89
  • Psicologia. Concepções de graduandos de psicologia e direito sobre abuso sexual infantil. Gizela Maia Ferreira Alves/Katia Regina Martins Laino/Maria Lúcia de Azevedo Rocha/Gabriela Reyes Ormeño, p. 255
  • Psicologia. Desenvolvimento humano e construção da longevidade: formação em psicologia para o envelhecimento. Eugenio Pereira de Paula Jr, p. 107
  • Psicologia. Ensino, pesquisa e extensão como ação profissional na formação em psicologia. Norma da Luz Ferrarini, p. 23
  • Psicologia. Oficinas sobre sexualidade: uma possibilidade para suprir lacunas na formação em psicologia? Fernanda Rafaela Cabral Bonato/Adriane Mussi/Norma da Luz Ferrarini, p. 129
  • Psicologia. Pensando a pesquisa em psicologia, p. 35
  • Psicologia. Pensando a prática na formação em psicologia, p. 87
  • Psicologia. Qualidade de vida no trabalho: revisão sistemática da literatura em psicologia no Brasil, perspectivas e desafios. Juliana Ariel Giacomini Neckel/Camila Brüning/Fernanda Alves Chaves, p. 305

Q

  • Qualidade de vida no trabalho: revisão sistemática da literatura em psicologia no Brasil, perspectivas e desafios. Juliana Ariel Giacomini Neckel/Camila Brüning/Fernanda Alves Chaves, p. 305

R

  • Rede social significativa de cuidadores de pessoas submetidas ao transplante de medula óssea (TMO). Aline Leon Bordes Camargo/Ellen Maria Negrele/Letícia Machado de A. e Santos/Ana Claudia N. S. Wanderbroocke, p. 215
  • Refugiado. A formação em psicologia no encontro com o estudante migrante e refugiado. Gabriela Carvalho Teixeira/Elaine Cristina Schmitt Ragnini, p. 89
  • Relatos de pesquisas empíricas, p. 195
  • Representações sociais de professores sobre alunos com altas habilidades/superdotação. Francislaine Wiczneski Doi/Gislei Mocelin Polli/Grazielle Tagliamento, p. 197
  • Representações sociais. Da triagem sucessiva ao grupo focal: estratégia de pesquisa em representações sociais. Franciely Ribeiro dos Santos/Viviane Terezinha Koga/Adriano Charles Ferreira/Ademir José Rosso, p. 69
  • Revisões de literatura, p. 271
  • Roberta C. Gobbi Baccarim. Políticas públicas de migração no Brasil e a importância da sociedade civil. Daniele Cristine da Luz Dias de Oliveira/ Maricy Ketlyn de Souza/Priscila Galvan Serqueira/Roberta C. Gobbi Baccarim/Tainá Siqueira Thies/Thaynara Lamonica do Nascimento, p. 283

S

  • Saúde. Psicologia e trabalho: relato de pesquisa empírica sobre trabalho e saúde na socioeducação. Larissa Bosso dos Santos Luz/Camila Brüning/Elaine Cristina Schmitt Ragnini, p. 233
  • Saúde. Rede social significativa de cuidadores de pessoas submetidas ao transplante de medula óssea (TMO). Aline Leon Bordes Camargo/Ellen Maria Negrele/Letícia Machado de A. e Santos/Ana Claudia N. S. Wanderbroocke, p. 215
  • Sexualidade. Oficinas sobre sexualidade: uma possibilidade para suprir lacunas na formação em psicologia? Fernanda Rafaela Cabral Bonato/Adriane Mussi/Norma da Luz Ferrarini, p. 129
  • Sociedade civil. Políticas públicas de migração no Brasil e a importância da sociedade civil. Daniele Cristine da Luz Dias de Oliveira/ Maricy Ketlyn de Souza/Priscila Galvan Serqueira/Roberta C. Gobbi Baccarim/Tainá Siqueira Thies/Thaynara Lamonica do Nascimento, p. 283
  • Superdotação. Representações sociais de professores sobre alunos com altas habilidades/superdotação. Francislaine Wiczneski Doi/Gislei Mocelin Polli/Grazielle Tagliamento, p. 197

T

  • Tainá Siqueira Thies. Políticas públicas de migração no Brasil e a importância da sociedade civil. Daniele Cristine da Luz Dias de Oliveira/ Maricy Ketlyn de Souza/Priscila Galvan Serqueira/Roberta C. Gobbi Baccarim/Tainá Siqueira Thies/Thaynara Lamonica do Nascimento, p. 283
  • Thaynara Lamonica do Nascimento. Políticas públicas de migração no Brasil e a importância da sociedade civil. Daniele Cristine da Luz Dias de Oliveira/ Maricy Ketlyn de Souza/Priscila Galvan Serqueira/Roberta C. Gobbi Baccarim/Tainá Siqueira Thies/Thaynara Lamonica do Nascimento, p. 283
  • TMO. Rede social significativa de cuidadores de pessoas submetidas ao transplante de medula óssea (TMO). Aline Leon Bordes Camargo/Ellen Maria Negrele/Letícia Machado de A. e Santos/Ana Claudia N. S. Wanderbroocke, p. 215
  • Trabalho. Psicologia e trabalho: relato de pesquisa empírica sobre trabalho e saúde na socioeducação. Larissa Bosso dos Santos Luz/Camila Brüning/Elaine Cristina Schmitt Ragnini, p. 233
  • Trabalho. Qualidade de vida no trabalho: revisão sistemática da literatura em psicologia no Brasil, perspectivas e desafios. Juliana Ariel Giacomini Neckel/Camila Brüning/Fernanda Alves Chaves, p. 305
  • Triagem. Da triagem sucessiva ao grupo focal: estratégia de pesquisa em representações sociais. Franciely Ribeiro dos Santos/Viviane Terezinha Koga/Adriano Charles Ferreira/Ademir José Rosso, p. 69
  • Tutoria por pares: articulando ensino e extensão na formação do estudante universitário. Caroline Bevilacqua/Cláudia Cibele Bitdinger Cobalchini/Emanuel Franchetti Silva/Norma da Luz Ferrarini, p. 151

V

  • Viviane Terezinha Koga. Da triagem sucessiva ao grupo focal: estratégia de pesquisa em representações sociais. Franciely Ribeiro dos Santos/Viviane Terezinha Koga/Adriano Charles Ferreira/Ademir José Rosso, p. 69

Recomendações

Capa do livro: Psicologia Positiva, Organizadoras: Bruna Larissa Seibel, Michele Poletto e Silvia Helena Koller

Psicologia Positiva

 Organizadoras: Bruna Larissa Seibel, Michele Poletto e Silvia Helena KollerISBN: 978853625569-9Páginas: 368Publicado em: 05/02/2016

Versão impressa

de R$ 149,90* porR$ 127,42em 5x de R$ 25,48Adicionar ao
carrinho

Versão digital

de R$ 104,70* porR$ 89,00em 3x de R$ 29,67Adicionar eBook
ao carrinho
Capa do livro: Psicologia da Informação e Comunicação, Victor Henrique Visocki

Psicologia da Informação e Comunicação

 Victor Henrique VisockiISBN: 978853629639-5Páginas: 256Publicado em: 13/05/2022

Versão impressa

de R$ 109,90* porR$ 93,42em 3x de R$ 31,14Adicionar ao
carrinho

Versão digital

de R$ 77,70* porR$ 66,05em 2x de R$ 33,02Adicionar eBook
ao carrinho
Capa do livro: Coragem de Conviver, A, Luiz Schettini Filho

Coragem de Conviver, A

4ª Edição - Revista e AtualizadaLuiz Schettini FilhoISBN: 978853627751-6Páginas: 112Publicado em: 23/03/2018

Versão impressa

de R$ 59,90* porR$ 50,92em 2x de R$ 25,46Adicionar ao
carrinho

Versão digital

de R$ 40,90* porR$ 34,77 Adicionar eBook
ao carrinho
Capa do livro: Psicologia, Religião e Espiritualidade, Organizadores: Marta Helena de Freitas, Nicole Bacellar Zaneti e Sergio Henrique Nunes Pereira

Psicologia, Religião e Espiritualidade

 Organizadores: Marta Helena de Freitas, Nicole Bacellar Zaneti e Sergio Henrique Nunes PereiraISBN: 978853626496-7Páginas: 246Publicado em: 27/04/2017

Versão impressa

de R$ 99,70* porR$ 84,75em 3x de R$ 28,25Adicionar ao
carrinho

Versão digital

de R$ 69,90* porR$ 59,42em 2x de R$ 29,71Adicionar eBook
ao carrinho