Relação Família-Escola - As Bases para uma Cultura Colaborativa

Organizadoras: Maria Auxiliadora Dessen, Oralda Adur de Souza

Versão impressa

de R$ 239,90*
por R$ 215,91em 6x de R$ 35,99Adicionar ao carrinho

Versão digital

Disponível para:AndroidiOS
de R$ 169,90*
por R$ 152,91em 6x de R$ 25,49Adicionar ao carrinho

* Desconto não cumulativo com outras promoções, incluindo P.A.P. e Cliente Fiel

Ficha técnica

Autor(es): Organizadoras: Maria Auxiliadora Dessen, Oralda Adur de Souza

ISBN v. impressa: 978652630980-3

ISBN v. digital: 978652630910-0

Acabamento: Capa Dura

Formato: 15,0x21,0 cm

Peso: 591grs.

Número de páginas: 432

Publicado em: 18/04/2024

Área(s): Psicologia - Desenvolvimento; Psicologia - Escolar e Educação; Psicologia - Família e Adoção

Versão Digital (eBook)

Para leitura em aplicativo exclusivo da Juruá Editora - Juruá eBooks - para Smartphones e Tablets rodando iOS e Android. Não compatível KINDLE, LEV, KOBO e outros e-Readers.

Disponível para as plataformas:

  • AndroidAndroid 5 ou posterior
  • iOSiOS 8 ou posterior

Em computadores a leitura é apenas online e sem recursos de favoritos e anotações;
Não permite download do livro em formato PDF;
Não permite a impressão e cópia do conteúdo.

Compra apenas via site da Juruá Editora.

Sinopse

A família e a escola são concebidas como sistemas interligados que, juntos, constituem os principais responsáveis pela educação de crianças e adolescentes. Quando essas duas instituições se relacionam de forma organizada e harmônica, estabelecendo um diálogo constante, vão desenvolvendo condições propícias para uma parceria que leva a um processo colaborativo essencial para atingir os propósitos da educação. Portanto, se família e escola almejam uma educação de qualidade para os filhos/estudantes, com o objetivo de torná-los cidadãos conscientes, reflexivos e atuantes na sociedade em que estão inseridos, a parceria entre família e escola, tema abordado neste livro, constitui um arcabouço essencial. 

Considerando que a relação família-escola é uma das possibilidades, juntamente com outras estratégias, para ajudar a reverter a situação em que se encontram os estudantes brasileiros, seja na educação infantil, seja no ensino fundamental e médio, os autores deste livro aceitaram o desafio de transformar as suas experiências e conhecimentos sobre a relação família-escola, traduzindo-as em uma linguagem didática, embasada na literatura científica atualizada, tanto brasileira quanto internacional. Os 12 capítulos que compõem este livro tratam de temas diversificados relativos ao estudo da relação família-escola sob diferentes enfoques, à participação e às demandas de ambas as instituições, no que tange ao seu relacionamento e às estratégias para implementação de uma cultura participativa entre família-escola, além de tecer considerações a respeito da situação atual e das perspectivas futuras sobre a referida relação. Trata-se de conteúdo que integra as visões da Educação e da Psicologia sobre o tema que é relativamente recente na perspectiva das Ciências Humanas e Sociais, embora reflita uma preocupação antiga das famílias e dos profissionais que lidam, em suas práticas cotidianas, com as questões relativas à relação entre família e escola.

Autor(es)

ORGANIZADORAS:

MARIA AUXILIADORA DESSEN

Doutora em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo, com Pós-doutorado em Psicologia do Desenvolvimento e da Família pela Universidade de Lancaster, Inglaterra, e pelo Instituto Max Planck para o Desenvolvimento Humano e Educação, Alemanha. É professora aposentada da Universidade de Brasília–UnB, onde fundou e coordenou o Laboratório de Desenvolvimento Familiar. Foi professora convidada da Universidade de Múrcia, Espanha, e professora colaboradora do Programa de Pós-graduação em “Família na Sociedade Contemporânea”, da Universidade Católica do Salvador–UCSal. Área de Pesquisa: Processos familiares e de desenvolvimento humano, com ênfase nas relações parentais em famílias com crianças e adolescentes. Para acessar Currículo Lattes acesse o link: http://lattes.cnpq.br/3357570366856017

ORALDA ADUR DE SOUZA

Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná – UFPR (linha de pesquisa: Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano), com Pós-doutorado em Família na Sociedade Contemporânea pela Universidade Católica do Salvador.  Atuou em rede privada e pública de ensino, coordenou equipe pedagógica de sistema privado de ensino, onde foi responsável pelo desenvolvimento e implantação de um programa voltado para a relação escola-família. Autora de livros didáticos para o Ensino Fundamental e livros paradidáticos destinados a familiares de estudantes. Área de Pesquisa:  Processos de desenvolvimento humano, com ênfase nas relações entre escola e família. Para acessar Currículo Lattes acesse o link: https://lattes.cnpq.br/8673864027044609

AUTORES:

Adriana Wagner

Angela Helena Marin

Antônio dos Santos Andrade

Elisângela Iuzviak Mantagute

Gabriella Koltermann

Graciana Sanchotene Valandro

Lisiane Alvim Saraiva-Junges

Luana Costa Almeida

Lyege de Lima Borges Bastos

Maria Alice Nogueira

Maria Auxiliadora Dessen

Marilene Santana dos Santos Garcia

Marlice de Oliveira e Nogueira

Marta Assis Loureiro

Monica Macia Bordalba

Oralda Adur de Souza

Rosa Maria da Exaltação Coutrim

Tânia Freitas Resende

Sumário

PARTE I - O ESTUDO DA RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA SOB DIFERENTES ENFOQUES, p. 21

Capítulo 1 - Família e Escola: Fundamentação Conceitual e Teórica - Maria Auxiliadora Dessen / Oralda Adur de Souza / Lyege de Lima Borges Bastos, p. 23

Capítulo 2 - O Estudo da Relação Família-Escola na Sociologia da Educação - Maria Alice Nogueira / Tânia Freitas Resende, p. 59

Capítulo 3 - Relações entre Família e Escola na Interface Educação, Psicologia e Filosofia da Diferença - Antônio dos Santos Andrade, p. 93

PARTE II - ENVOLVIMENTO FAMÍLIA-ESCOLA: UM OLHAR SOBRE A PARTICIPAÇÃO E AS DEMANDAS, p. 125

Capítulo 4 - Relação Família-Escola e Rendimento Escolar de Estudantes do Ensino Fundamental - Angela Helena Marin / Graciana Sanchotene Valandro / Gabriella Koltermann, p. 127

Capítulo 5 - A Participação das Famílias na Gestão Escolar: Passado e Presente - Marlice de Oliveira e Nogueira / Rosa Maria da Exaltação Coutrim, p. 155

Capítulo 6 - A Participação das Famílias e a Qualidade das Escolas: entre Duas Lógicas - Luana Costa Almeida, p. 187

Capítulo 7 - As Famílias Frente às Demandas dos Professores e os Professores Frente às Demandas das Famílias, no Brasil - Lisiane Alvim Saraiva-Junges / Adriana Wagner, p. 219

PARTE III - ESTRATÉGIAS PARA IMPLEMENTAÇÃO DE UMA CULTURA PARTICIPATIVA ENTRE FAMÍLIA-ESCOLA, p. 251

Capítulo 8 - Os Ambientes Educacionais Inovativos: Favorecendo a Relação Família-Escola - Marilene Santana dos Santos Garcia, p. 253

Capítulo 9 - A Comunicação Família-Escola: Análise de Necessidades e Propostas de Melhoria - Monica Macia Bordalba, p. 289

Capítulo 10 - Programas de Participação Colaborativa entre Escola e Família - Oralda Adur de Souza / Maria Auxiliadora Dessen, p. 315

PARTE IV - CONCLUSÕES, p. 353

Capítulo 11 - Família e Escola nas Políticas Públicas Educacionais Brasileiras - Maria Auxiliadora Dessen / Oralda Adur de Souza / Elisângela Iuzviak Mantagute, p. 355

Capítulo 12 - Escola e Família: em Busca de uma Educação Compartilhada - Marta Assis Loureiro, p. 387

Sobre os Autores, p. 419

Índice alfabético

A

  • A comunicação família-escola: análise de necessidades e propostas de melhoria. Monica Macia Bordalba, p. 289
  • A participação das famílias e a qualidade das escolas: entre duas lógicas. Luana Costa Almeida, p. 187
  • A participação das famílias na gestão escolar: passado e presente. Marlice de Oliveira e Nogueira / Rosa Maria da Exaltação Coutrim, p. 155
  • Adriana Wagner. As famílias frente às demandas dos professores e os professores frente às demandas das famílias, no Brasil. Lisiane Alvim Saraiva-Junges / Adriana Wagner, p. 219
  • Ambientes educacionais inovativos: favorecendo a relação família-escola. Marilene Santana dos Santos Garcia, p. 253
  • Angela Helena Marin. Relação família-escola e rendimento escolar de estudantes do ensino fundamental. Angela Helena Marin / Graciana Sanchotene Valandro / Gabriella Koltermann, p. 127
  • Antônio dos Santos Andrade. Relações entre família e escola na interface educação, psicologia e filosofia da diferença, p. 93
  • As famílias frente às demandas dos professores e os professores frente às demandas das famílias, no Brasil. Lisiane Alvim Saraiva-Junges / Adriana Wagner, p. 219
  • Autores. Sobre os autores, p. 419

C

  • Comunicação família-escola: análise de necessidades e propostas de melhoria. Monica Macia Bordalba, p. 289
  • Conclusões, p. 353
  • Cultura participativa. Estratégias para implementação de uma cultura participativa entre família-escola, p. 251

D

  • Demandas. Envolvimento família-escola: um olhar sobre a participação e as demandas, p. 125

E

  • Educação compartilhada. Escola e família: em busca de uma educação compartilhada. Marta Assis Loureiro, p. 387
  • Educação. O estudo da relação família-escola na sociologia da educação. Maria Alice Nogueira / Tânia Freitas Resende, p. 59
  • Educação. Os ambientes educacionais inovativos: favorecendo a relação família-escola. Marilene Santana dos Santos Garcia, p. 253
  • Educação. Relações entre família e escola na interface educação, psicologia e filosofia da diferença. Antônio dos Santos Andrade, p. 93
  • Elisângela Iuzviak Mantagute. Família e escola nas políticas públicas educacionais brasileiras. Maria Auxiliadora Dessen / Oralda Adur de Souza / Elisângela Iuzviak Mantagute, p. 355
  • Ensino fundamental. Relação família-escola e rendimento escolar de estudantes do ensino fundamental. Angela Helena Marin / Graciana Sanchotene Valandro / Gabriella Koltermann, p. 127
  • Envolvimento família-escola: um olhar sobre a participação e as demandas, p. 125
  • Escola e família: em busca de uma educação compartilhada. Marta Assis Loureiro, p. 387
  • Escola. A comunicação família-escola: análise de necessidades e propostas de melhoria. Monica Macia Bordalba, p. 289
  • Escola. A participação das famílias e a qualidade das escolas: entre duas lógicas. Luana Costa Almeida, p. 187
  • Escola. Envolvimento família-escola: um olhar sobre a participação e as demandas, p. 125
  • Escola. Estratégias para implementação de uma cultura participativa entre família-escola, p. 251
  • Escola. Família e escola nas políticas públicas educacionais brasileiras. Maria Auxiliadora Dessen / Oralda Adur de Souza / Elisângela Iuzviak Mantagute, p. 355
  • Escola. Família e escola: fundamentação conceitual e teórica. Maria Auxiliadora Dessen / Oralda Adur de Souza / Lyege de Lima Borges Bastos, p. 23
  • Escola. O estudo da relação família-escola na sociologia da educação. Maria Alice Nogueira / Tânia Freitas Resende, p. 59
  • Escola. O estudo da relação família-escola sob diferentes enfoques, p. 21
  • Escola. Os ambientes educacionais inovativos: favorecendo a relação família-escola. Marilene Santana dos Santos Garcia, p. 253
  • Escola. Programas de participação colaborativa entre escola e família. Oralda Adur de Souza / Maria Auxiliadora Dessen, p. 315
  • Escola. Relação família-escola e rendimento escolar de estudantes do ensino fundamental. Angela Helena Marin / Graciana Sanchotene Valandro / Gabriella Koltermann, p. 127
  • Escola. Relações entre família e escola na interface educação, psicologia e filosofia da diferença. Antônio dos Santos Andrade, p. 93
  • Estratégias para implementação de uma cultura participativa entre família-escola, p. 251
  • Estudo da relação família-escola na sociologia da educação. Maria Alice Nogueira / Tânia Freitas Resende, p. 59
  • Estudo da relação família-escola sob diferentes enfoques, p. 21

F

  • Família e escola nas políticas públicas educacionais brasileiras. Maria Auxiliadora Dessen / Oralda Adur de Souza / Elisângela Iuzviak Mantagute, p. 355
  • Família e escola: fundamentação conceitual e teórica. Maria Auxiliadora Dessen / Oralda Adur de Souza / Lyege de Lima Borges Bastos, p. 23
  • Família. A comunicação família-escola: análise de necessidades e propostas de melhoria. Monica Macia Bordalba, p. 289
  • Família. A participação das famílias e a qualidade das escolas: entre duas lógicas. Luana Costa Almeida, p. 187
  • Família. A participação das famílias na gestão escolar: passado e presente. Marlice de Oliveira e Nogueira / Rosa Maria da Exaltação Coutrim, p. 155
  • Família. As famílias frente às demandas dos professores e os professores frente às demandas das famílias, no Brasil. Lisiane Alvim Saraiva-Junges / Adriana Wagner, p. 219
  • Família. Envolvimento família-escola: um olhar sobre a participação e as demandas, p. 125
  • Família. Escola e família: em busca de uma educação compartilhada. Marta Assis Loureiro, p. 387
  • Família. Estratégias para implementação de uma cultura participativa entre família-escola, p. 251
  • Família. O estudo da relação família-escola na sociologia da educação. Maria Alice Nogueira / Tânia Freitas Resende, p. 59
  • Família. O estudo da relação família-escola sob diferentes enfoques, p. 21
  • Família. Os ambientes educacionais inovativos: favorecendo a relação família-escola. Marilene Santana dos Santos Garcia, p. 253
  • Família. Programas de participação colaborativa entre escola e família. Oralda Adur de Souza / Maria Auxiliadora Dessen, p. 315
  • Família. Relação família-escola e rendimento escolar de estudantes do ensino fundamental. Angela Helena Marin / Graciana Sanchotene Valandro / Gabriella Koltermann, p. 127
  • Família. Relações entre família e escola na interface educação, psicologia e filosofia da diferença. Antônio dos Santos Andrade, p. 93
  • Famílias frente às demandas dos professores e os professores frente às demandas das famílias, no Brasil. Lisiane Alvim Saraiva-Junges / Adriana Wagner, p. 219
  • Filosofia. Relações entre família e escola na interface educação, psicologia e filosofia da diferença. Antônio dos Santos Andrade, p. 93
  • Fundamentação conceitual. Família e escola: fundamentação conceitual e teórica. Maria Auxiliadora Dessen / Oralda Adur de Souza / Lyege de Lima Borges Bastos, p. 23

G

  • Gabriella Koltermann. Relação família-escola e rendimento escolar de estudantes do ensino fundamental. Angela Helena Marin / Graciana Sanchotene Valandro / Gabriella Koltermann, p. 127
  • Gestão escolar. A participação das famílias na gestão escolar: passado e presente. Marlice de Oliveira e Nogueira / Rosa Maria da Exaltação Coutrim, p. 155
  • Graciana Sanchotene Valandro. Relação família-escola e rendimento escolar de estudantes do ensino fundamental. Angela Helena Marin / Graciana Sanchotene Valandro / Gabriella Koltermann, p. 127

I

  • Inovação. Os ambientes educacionais inovativos: favorecendo a relação família-escola. Marilene Santana dos Santos Garcia, p. 253

L

  • Lisiane Alvim Saraiva-Junges. As famílias frente às demandas dos professores e os professores frente às demandas das famílias, no Brasil. Lisiane Alvim Saraiva-Junges / Adriana Wagner, p. 219
  • Luana Costa Almeida. A participação das famílias e a qualidade das escolas: entre duas lógicas, p. 187
  • Lyege de Lima Borges Bastos. Família e escola: fundamentação conceitual e teórica. Maria Auxiliadora Dessen / Oralda Adur de Souza / Lyege de Lima Borges Bastos, p. 23

M

  • Maria Alice Nogueira. O estudo da relação família-escola na sociologia da educação. Maria Alice Nogueira / Tânia Freitas Resende, p. 59
  • Maria Auxiliadora Dessen. Família e escola nas políticas públicas educacionais brasileiras. Maria Auxiliadora Dessen / Oralda Adur de Souza / Elisângela Iuzviak Mantagute, p. 355
  • Maria Auxiliadora Dessen. Família e escola: fundamentação conceitual e teórica. Maria Auxiliadora Dessen / Oralda Adur de Souza / Lyege de Lima Borges Bastos, p. 23
  • Maria Auxiliadora Dessen. Programas de participação colaborativa entre escola e família. Oralda Adur de Souza / Maria Auxiliadora Dessen, p. 315
  • Marilene Santana dos Santos Garcia. Os ambientes educacionais inovativos: favorecendo a relação família-escola, p. 253
  • Marlice de Oliveira e Nogueira. A participação das famílias na gestão escolar: passado e presente. Marlice de Oliveira e Nogueira / Rosa Maria da Exaltação Coutrim, p. 155
  • Marta Assis Loureiro. Escola e família: em busca de uma educação compartilhada, p. 387
  • Melhoria. A comunicação família-escola: análise de necessidades e propostas de melhoria. Monica Macia Bordalba, p. 289
  • Monica Macia Bordalba. A comunicação família-escola: análise de necessidades e propostas de melhoria, p. 289

O

  • O estudo da relação família-escola na sociologia da educação. Maria Alice Nogueira / Tânia Freitas Resende, p. 59
  • O estudo da relação família-escola sob diferentes enfoques, p. 21
  • Oralda Adur de Souza. Família e escola nas políticas públicas educacionais brasileiras. Maria Auxiliadora Dessen / Oralda Adur de Souza / Elisângela Iuzviak Mantagute, p. 355
  • Oralda Adur de Souza. Família e escola: fundamentação conceitual e teórica. Maria Auxiliadora Dessen / Oralda Adur de Souza / Lyege de Lima Borges Bastos, p. 23
  • Oralda Adur de Souza. Programas de participação colaborativa entre escola e família. Oralda Adur de Souza / Maria Auxiliadora Dessen, p. 315
  • Os ambientes educacionais inovativos: favorecendo a relação família-escola. Marilene Santana dos Santos Garcia, p. 253

P

  • Participação colaborativa. Programas de participação colaborativa entre escola e família. Oralda Adur de Souza / Maria Auxiliadora Dessen, p. 315
  • Participação das famílias e a qualidade das escolas: entre duas lógicas. Luana Costa Almeida, p. 187
  • Participação das famílias na gestão escolar: passado e presente. Marlice de Oliveira e Nogueira / Rosa Maria da Exaltação Coutrim, p. 155
  • Participação. Envolvimento família-escola: um olhar sobre a participação e as demandas, p. 125
  • Política pública educacional. Família e escola nas políticas públicas educacionais brasileiras. Maria Auxiliadora Dessen / Oralda Adur de Souza / Elisângela Iuzviak Mantagute, p. 355
  • Professor. As famílias frente às demandas dos professores e os professores frente às demandas das famílias, no Brasil. Lisiane Alvim Saraiva-Junges / Adriana Wagner, p. 219
  • Programas de participação colaborativa entre escola e família. Oralda Adur de Souza / Maria Auxiliadora Dessen, p. 315
  • Psicologia. Relações entre família e escola na interface educação, psicologia e filosofia da diferença. Antônio dos Santos Andrade, p. 93

R

  • Relação família-escola e rendimento escolar de estudantes do ensino fundamental. Angela Helena Marin / Graciana Sanchotene Valandro / Gabriella Koltermann, p. 127
  • Relações entre família e escola na interface educação, psicologia e filosofia da diferença. Antônio dos Santos Andrade, p. 93
  • Rendimento escolar. Relação família-escola e rendimento escolar de estudantes do ensino fundamental. Angela Helena Marin / Graciana Sanchotene Valandro / Gabriella Koltermann, p. 127
  • Rosa Maria da Exaltação Coutrim. A participação das famílias na gestão escolar: passado e presente. Marlice de Oliveira e Nogueira / Rosa Maria da Exaltação Coutrim, p. 155

S

  • Sobre os autores, p. 419
  • Sociologia da educação. O estudo da relação família-escola na sociologia da educação. Maria Alice Nogueira / Tânia Freitas Resende, p. 59

T

  • Tânia Freitas Resende. O estudo da relação família-escola na sociologia da educação. Maria Alice Nogueira / Tânia Freitas Resende, p. 59
  • Teoria. Família e escola: fundamentação conceitual e teórica. Maria Auxiliadora Dessen / Oralda Adur de Souza / Lyege de Lima Borges Bastos, p. 23

Recomendações

Capa do livro: Adoção e o Direito de Viver em Família, Coordenador: Sávio Bittencourt – Organizadora: Bárbara Toledo

Adoção e o Direito de Viver em Família

 Coordenador: Sávio Bittencourt – Organizadora: Bárbara ToledoISBN: 978853627518-5Páginas: 332Publicado em: 07/12/2017

Versão impressa

de R$ 139,90* porR$ 125,91em 5x de R$ 25,18Adicionar ao
carrinho

Versão digital

de R$ 99,90* porR$ 89,91em 3x de R$ 29,97Adicionar eBook
ao carrinho
Capa do livro: Educação, Criatividade e Neurociência, Organizadoras: Joulilda dos Reis Taucei, Cleusa Valério Gabardo e Tania Stoltz

Educação, Criatividade e Neurociência

 Organizadoras: Joulilda dos Reis Taucei, Cleusa Valério Gabardo e Tania StoltzISBN: 978655605925-9Páginas: 398Publicado em: 15/02/2022

Versão impressa

de R$ 169,90* porR$ 152,91em 6x de R$ 25,49Adicionar ao
carrinho

Versão digital

de R$ 119,90* porR$ 107,91em 4x de R$ 26,98Adicionar eBook
ao carrinho
Capa do livro: Adoção Monoparental por Casais Homoafetivos - Efeitos à Luz dos Direitos Fundamentais, Adriana Maria dos Santos Pertel

Adoção Monoparental por Casais Homoafetivos - Efeitos à Luz dos Direitos Fundamentais

 Adriana Maria dos Santos PertelISBN: 978853625049-6Páginas: 156Publicado em: 10/03/2015

Versão impressa

de R$ 89,90* porR$ 76,42em 3x de R$ 25,47Adicionar ao
carrinho

Versão digital

de R$ 64,70* porR$ 55,00em 2x de R$ 27,50Adicionar eBook
ao carrinho
Capa do livro: Psicologia para Pais e Educadores - Volume 02, Organizadoras: Luciana Maria Caetano e Sandreilane Cano da Silva

Psicologia para Pais e Educadores - Volume 02

 Organizadoras: Luciana Maria Caetano e Sandreilane Cano da SilvaISBN: 978853629077-5Páginas: 144Publicado em: 04/09/2019

Versão impressa

de R$ 69,90* porR$ 55,92em 2x de R$ 27,96Adicionar ao
carrinho

Versão digital

de R$ 49,90* porR$ 39,92 Adicionar eBook
ao carrinho