Quem Vai Falar da e com a Juventude LGBTT na Escola Pública? - Estudo Fenomenológico junto à EMEF - Escola Municipal do Ensino Fundamental
Felipe Luis FachimTambém
disponível
em eBookFolheie
páginasLeia na
Biblioteca
Virtual
* Desconto não cumulativo com outras promoções, incluindo P.A.P. e Cliente Fiel
Ficha técnica
Autor(es): Felipe Luis Fachim
ISBN v. impressa: 978853629809-2
ISBN v. digital: 978853629843-6
Acabamento: Brochura
Formato: 15,0x21,0 cm
Peso: 114grs.
Número de páginas: 92
Publicado em: 03/06/2022
Área(s): Psicologia - Fenomenologia
Versão Digital (eBook)
Para leitura em aplicativo exclusivo da Juruá Editora - Juruá eBooks - para Smartphones e Tablets rodando iOS e Android. Não compatível KINDLE, LEV, KOBO e outros e-Readers.
Disponível para as plataformas:
- Android 5 ou posterior
- iOS 8 ou posterior
Em computadores a leitura é apenas online e sem recursos de favoritos e anotações;
Não permite download do livro em formato PDF;
Não permite a impressão e cópia do conteúdo.
Compra apenas via site da Juruá Editora.
Sinopse
O presente trabalho propõe uma investigação sobre a temática LGBTT em uma escola Municipal do Ensino Fundamental (EMEF), situada em uma região periférica na Zona Norte da cidade de São Paulo, a fim de construir um projeto sobre educação sexual e de gênero, no tocante à temática LGBTT, para professores, alunos e funcionários da escola, e analisar seus desdobramentos. Tem como objetivo geral intervir e investigar (n)os processos psicoeducacionais relacionados à temática gênero e sexualidade, no que diz respeito ao recorte LGBTT, na escola pública. Os objetivos específicos são: (I) Participar dos processos psicoeducacionais relacionados ao tema gênero, sexualidade, na perspectiva LGBTT, junto a duas instâncias: alunos e funcionários responsáveis pela formação dos educandos e pela construção da escola; (II) Coconstruir um espaço na escola em que se possa discutir essa temática. Com metodologia que dialoga fenomenologia existencial e propostas feministas de construção de conhecimento, pretendemos analisar nossa intervenção, fruto de um ano e meio de trabalho presencial junto a professores e adolescentes da EMEF, organizada em relatos de experiência constelados, no paradigma do círculo hermenêutico.
Autor(es)
FELIPE LUIS FACHIM
Professor adjunto na Universidade Paulista (UNIP). Doutor pelo programa de Educação: Psicologia da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, (PED/ PUC-SP), mesmo programa em que obteve o título de mestre (2017). Psicólogo (Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo – IP USP, 2017. Tem interesse por pesquisar fenômenos relacionados às áreas do teatro, da educação e da psicologia; atualmente, dedica esforços em pesquisa/intervenção sobre o tema dos direitos humanos, em especial sobre famílias, gênero, sexualidade, inter-racialidade, LGBTTfobia, racismo, hierarquias raciais e gordofobia. Possui formação em Teatro do Oprimido e ministrou oficinas para pessoas com necessidades especiais junto ao grupo de extensão universitária ArtInclusiva.
Sumário
LISTA DE SIGLAS, p. 19
LISTA DE QUADROS, p. 21
A Pesquisa - APRESENTAÇÃO, p. 23
METODOLOGIA, p. 33
O QUE APARECE?, p. 47
Capítulo 1 - OS ADOLESCENTES DA MORRO GRANDE, p. 53
Capítulo 2 - AS EDUCADORAS DA MORRO GRANDE, p. 63
ATRÁS DE UM PERCURSO CONCLUSIVO: PISTAS PARA A INTERVENÇÃO, p. 71
REFERÊNCIAS, p. 87
Índice alfabético
A
- Adolescentes da Morro Grande, p. 53
- Apresentação. Pesquisa, p. 23
- As educadoras da Morro Grande, p. 63
- Atrás de um percurso conclusivo: pistas para a intervenção, p. 71
C
- Conclusão. Atrás de um percurso conclusivo: pistas para a intervenção, p. 71
E
- Educadoras da Morro Grande, p. 63
I
- Intervenção. Atrás de um percurso conclusivo: pistas para a intervenção, p. 71
L
- Lista de quadros, p. 21
- Lista de siglas, p. 19
M
- Metodologia, p. 33
- Morro Grande. As educadoras da Morro Grande, p. 63
- Morro Grande. Os adolescentes da Morro Grande, p. 53
O
- O que aparece?, p. 47
- Os adolescentes da Morro Grande, p. 53
P
- Pesquisa. Apresentação, p. 23
Q
- Quadro. Lista de quadros, p. 21
R
- Referências, p. 87
- Resultados. O que aparece?, p. 47
S
- Sigla. Lista de siglas, p. 19
Recomendações
Clínica de Situações Contemporâneas - Fenomenologia e Interdisciplinaridade
Organizadores: Mônica Botelho Alvim e Fernando Gastal de CastroISBN: 978853625097-7Páginas: 228Publicado em: 30/04/2015Versão impressa
de R$ 97,70* porR$ 87,93em 3x de R$ 29,31Adicionar aocarrinho
Versão digital
de R$ 69,90* porR$ 62,91em 2x de R$ 31,46Adicionar eBookao carrinho
Prática Psicológica na Perspectiva Fenomenológica
Organizadores: Carmem Lúcia Brito Tavares Barreto, Henriette Tognetti Penha Morato e Marcus Tulio CaldasISBN: 978853624055-8Páginas: 560Publicado em: 05/03/2013Versão impressa
de R$ 199,90* porR$ 179,91em 6x de R$ 29,99Adicionar aocarrinho
Gestalt-Terapia com Pessoas que Existem com HIV/Aids
Gustavo Alves Pereira de AssisISBN: 978652631609-2Páginas: 128Publicado em: 16/12/2024Versão impressa
de R$ 69,90* porR$ 62,91em 2x de R$ 31,46Adicionar aocarrinho
Versão digital
de R$ 49,90* porR$ 44,91 Adicionar eBookao carrinho
Gestalt-Terapia e Trauma Complexo
Luciane Patrícia YanoISBN: 978652631169-1Páginas: 154Publicado em: 14/11/2024Versão impressa
de R$ 89,90* porR$ 80,91em 3x de R$ 26,97Adicionar aocarrinho
Versão digital
de R$ 64,70* porR$ 58,23em 2x de R$ 29,12Adicionar eBookao carrinho