Práticas Educativas a Responsáveis por Crianças e Adolescentes com Transtorno do Espectro Autista - TEA - Teoria e Prática

Taize de Oliveira, Maria Fernanda Grassi, Alessandra Turini Bolsoni-Silva

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Ficha técnica

Autor(es): Taize de Oliveira, Maria Fernanda Grassi, Alessandra Turini Bolsoni-Silva

ISBN v. impressa: 978652631107-3

ISBN v. digital: 978652631058-8

Acabamento: Brochura

Formato: 15,0x21,0 cm

Peso: 151grs.

Número de páginas: 122

Publicado em: 16/01/2024

Área(s): Psicologia - Saúde

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Sinopse

A Análise do Comportamento Aplicada é uma abordagem científica com alta procura clínica por familiares de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista. Clínicas e profissionais que atuam pautados nesta ciência são recomendados, sendo esta um processo terapêutico de excelência científica, e tem aumentado o interesse parental a respeito de treinamentos pautados nessa ciência. A atuação de profissionais com os pais, a partir de orientações e treinamentos de habilidades sociais educativas parentais, pode ser uma estratégia importante na promoção e variabilidade de diversos repertórios comportamentais das crianças e adolescentes com TEA, auxiliando na compreensão do transtorno, das habilidades educativas e habilidades sociais.

O PROMOVE-PAIS-TEA é um Manual de Treinamento Parental que visa desenvolver aspectos parentais, sociais e educativos que promovam habilidades sociais nas crianças e adolescentes. Organizado em 15 atendimentos semiestruturados, o treinamento visa abordar habilidades de comunicação, interação social, expressão de afeto e estabelecimento de limites por responsáveis de crianças e adolescentes com TEA, buscando adaptar a forma e conteúdo para que, a partir de estratégias e recursos que promovam a acessibilidade e inclusão, possamos alcançar resultados efetivos em relação a mudanças de habilidades sociais. 

A presente cartilha visa auxiliar na aplicação do PROMOVE-PAIS-TEA, cuja aplicação tem demonstrado resultados satisfatórios em alterações clinicamente significativas no repertório das crianças, adolescentes e seus responsáveis, indicando ampliação de habilidades em ambas as partes, promovendo competência social e reduzindo problemas comportamentais.

Autor(es)

TAIZE DE OLIVEIRA

Doutoranda em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP). Especialista em Educação Especial e Inclusiva (UFABC) e em Análise do Comportamento Aplicada (FAVENI). Mestra em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem (UNESP); ainda no mestrado realizou intercâmbio com a Universidad Nacional de Nordeste (UNNE), em Corrientes, Argentina, e cursou disciplinas da “Maestria en Derecho da Familia, Niñes y Adolescencia”, e disciplinas da “Diplomatura de Discapacidad y Derecho”. É supervisora clínica de profissionais que atuam na perspectiva da Análise do Comportamento Aplicada (ABA) com pessoas com deficiências, em especial com Transtorno do Espectro Autista (TEA); docente universitária. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas na Análise do Comportamento Aplicada e Habilidades Sociais (GEPEACAHS). Orcid: 0000-0002-0227-772X

MARIA FERNANDA GRASSI

Mestranda em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP-Bauru). Possui pós-graduação em Intervenção ABA para Autismo e Deficiência Intelectual e graduação em Psicologia pela Universidade do Sagrado Coração – USC (2016). Atua com pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas na Análise do Comportamento Aplicada e Habilidades Sociais (GEPEACAHS). Orcid: 0009-0009-4550-7642.

ALESSANDRA TURINI BOLSONI-SILVA

Livre-docente em Psicologia Clínica (Universidade Estadual Paulista – UNESP), Pós-Doutora em Saúde Mental (Universidade de São Paulo – USP), Doutora em Psicologia (Universidade de São Paulo – USP) e Mestra em Educação Especial  (Universidade Federal de São Carlos – UFSCar), Psicóloga pela  Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professora Assistente junto ao Departamento de Psicologia (Universidade Estadual Paulista – UNESP). Pesquisadora 1C do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Coordena o Grupo de Pesquisa CNPq GEPEACAHS – Grupo de estudos e pesquisas na Análise do Comportamento Aplicada e Habilidades Sociais. Pesquisa nas áreas de Habilidades Sociais, saúde mental e clínica comportamental. Orcid: 0000-0001-8091-9583.

Sumário

LISTA DE FIGURAS, p. 9

Sessão 1 Apresentação, autismo, comunicação e socialização, p. 11

Sessão 2 Iniciar e manter conversação, p. 17

Sessão 3 Fazer e responder perguntas, p. 23

Sessão 4 Expressar sentimentos positivos, elogiar, dar e receber feedback positivo, agradecer, p. 27

Sessão 5 Conhecer direitos humanos básicos, p. 37

Sessão 6 Expressar e ouvir opiniões, p. 43

Sessão 7 Comportamento habilidoso e não habilidoso, p. 51

Sessão 8 Expressar sentimentos negativos, solicitar mudança de comportamento, dar e receber feedback negativo, p. 59

Sessão 9 Negociar, fazer e recusar pedidos, p. 65

Sessão 10 Lidar com críticas, admitir os próprios erros e pedir desculpas, p. 71

Sessão 11 Estabelecer limites: consistência na forma como os pais e mães interagem com a criança; estabelecimento de regras, p. 77

Sessão 12 Estabelecer limites: atitudes dos pais que dificultam o estabelecimento de limite aos filhos, p. 81

Sessão 13 Estabelecer limites: ignorar os comportamentos problemas, consequenciar comportamentos socialmente habilidosos, dar atenção e expressar afeto, p. 87

Sessão 14 Estabelecer limites: ignorar os comportamentos problemas, consequenciar comportamentos socialmente habilidosos, dar atenção e expressar afeto, p. 93

Sessão 15 Tema livre, p. 101

CONSIDERAÇÕES FINAIS, p. 103

REFERÊNCIAS, p. 105

LEIS, p. 107

Anexo 1 SUGESTÕES DE PERGUNTAS PARA REALIZAR NO COTIDIANO FAMILIAR, p. 109

Anexo 2 DECLARAÇÃO UNIVERSAL DE DIREITOS HUMANOS BÁSICOS DA ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS, p. 113

Índice alfabético

A

  • Afeto. Estabelecer limites: ignorar os comportamentos problemas, consequenciar comportamentos socialmente habilidosos, dar atenção e expressar afeto, p. 93
  • Afeto. Estabelecer limites: ignorar os comportamentos problemas, consequenciar comportamentos socialmente habilidosos, dar atenção e expressar afeto, p. 87
  • Agradecimento. Expressar sentimentos positivos, elogiar, dar e receber feedback positivo, agradecer, p. 27
  • Anexo 1. Sugestões de perguntas para realizar no cotidiano familiar, p. 109
  • Anexo 2. Declaração Universal de Direitos Humanos Básicos da Organização das Nações Unidas, p. 113
  • Apresentação, autismo, comunicação e socialização, p. 11
  • Atenção. Estabelecer limites: ignorar os comportamentos problemas, consequenciar comportamentos socialmente habilidosos, dar atenção e expressar afeto, p. 93
  • Atenção. Estabelecer limites: ignorar os comportamentos problemas, consequenciar comportamentos socialmente habilidosos, dar atenção e expressar afeto, p. 87
  • Autismo. Apresentação, autismo, comunicação e socialização, p. 11

C

  • Comportamento habilidoso e não habilidoso, p. 51
  • Comportamento. Estabelecer limites: ignorar os comportamentos problemas, consequenciar comportamentos socialmente habilidosos, dar atenção e expressar afeto, p. 87
  • Comportamento. Estabelecer limites: ignorar os comportamentos problemas, consequenciar comportamentos socialmente habilidosos, dar atenção e expressar afeto, p. 93
  • Comportamento. Expressar sentimentos negativos, solicitar mudança de comportamento, dar e receber feedback negativo, p. 59
  • Comunicação. Apresentação, autismo, comunicação e socialização, p. 11
  • Conhecer direitos humanos básicos, p. 37
  • Considerações finais, p. 103
  • Conversação. Iniciar e manter conversação, p. 17
  • Crítica. Lidar com críticas, admitir os próprios erros e pedir desculpas, p. 71

D

  • Desculpas. Lidar com críticas, admitir os próprios erros e pedir desculpas, p. 71
  • Direitos humanos. Conhecer direitos humanos básicos, p. 37

E

  • Educação. Estabelecer limites: consistência na forma como os pais e mães interagem com a criança; estabelecimento de regras, p. 77
  • Elogio. Expressar sentimentos positivos, elogiar, dar e receber feedback positivo, agradecer, p. 27
  • Erro. Lidar com críticas, admitir os próprios erros e pedir desculpas, p. 71
  • Estabelecer limites: atitudes dos pais que dificultam o estabelecimento de limite aos filhos, p. 81
  • Estabelecer limites: consistência na forma como os pais e mães interagem com a criança; estabelecimento de regras, p. 77
  • Estabelecer limites: ignorar os comportamentos problemas, consequenciar comportamentos socialmente habilidosos, dar atenção e expressar afeto, p. 93
  • Estabelecer limites: ignorar os comportamentos problemas, consequenciar comportamentos socialmente habilidosos, dar atenção e expressar afeto, p. 87
  • Expressar e ouvir opiniões, p. 43
  • Expressar sentimentos negativos, solicitar mudança de comportamento, dar e receber feedback negativo, p. 59
  • Expressar sentimentos positivos, elogiar, dar e receber feedback positivo, agradecer, p. 27

F

  • Família. Estabelecer limites: consistência na forma como os pais e mães interagem com a criança; estabelecimento de regras, p. 77
  • Fazer e responder perguntas, p. 23
  • Feedback negativo. Expressar sentimentos negativos, solicitar mudança de comportamento, dar e receber feedback negativo, p. 59
  • Feedback positivo. Expressar sentimentos positivos, elogiar, dar e receber feedback positivo, agradecer, p. 27

H

  • Habilidade. Comportamento habilidoso e não habilidoso, p. 51
  • Habilidade. Estabelecer limites: ignorar os comportamentos problemas, consequenciar comportamentos socialmente habilidosos, dar atenção e expressar afeto, p. 93
  • Habilidade. Estabelecer limites: ignorar os comportamentos problemas, consequenciar comportamentos socialmente habilidosos, dar atenção e expressar afeto, p. 87

I

  • Iniciar e manter conversação, p. 17
  • Interação com a criança. Estabelecer limites: consistência na forma como os pais e mães interagem com a criança; estabelecimento de regras, p. 77

L

  • Leis, p. 107
  • Lidar com críticas, admitir os próprios erros e pedir desculpas, p. 71
  • Limites. Estabelecer limites: atitudes dos pais que dificultam o estabelecimento de limite aos filhos, p. 81
  • Limites. Estabelecer limites: atitudes dos pais que dificultam o estabelecimento de limite aos filhos, p. 81
  • Limites. Estabelecer limites: consistência na forma como os pais e mães interagem com a criança; estabelecimento de regras, p. 77
  • Limites. Estabelecer limites: ignorar os comportamentos problemas, consequenciar comportamentos socialmente habilidosos, dar atenção e expressar afeto, p. 87
  • Limites. Estabelecer limites: ignorar os comportamentos problemas, consequenciar comportamentos socialmente habilidosos, dar atenção e expressar afeto, p. 93

M

  • Mães. Estabelecer limites: consistência na forma como os pais e mães interagem com a criança; estabelecimento de regras, p. 77

N

  • Negatividade. Expressar sentimentos negativos, solicitar mudança de comportamento, dar e receber feedback negativo, p. 59
  • Negociar, fazer e recusar pedidos, p. 65

O

  • Opinião. Expressar e ouvir opiniões, p. 43

P

  • Pais. Estabelecer limites: atitudes dos pais que dificultam o estabelecimento de limite aos filhos, p. 81
  • Pais. Estabelecer limites: consistência na forma como os pais e mães interagem com a criança; estabelecimento de regras, p. 77
  • Pedidos. Negociar, fazer e recusar pedidos, p. 65
  • Perguntas. Fazer e responder perguntas, p. 23
  • Positividade. Expressar sentimentos positivos, elogiar, dar e receber feedback positivo, agradecer, p. 27

Q

  • Questionamentos. Fazer e responder perguntas, p. 23

R

  • Reconhecer erro. Lidar com críticas, admitir os próprios erros e pedir desculpas, p. 71
  • Referências, p. 105
  • Regras. Estabelecer limites: consistência na forma como os pais e mães interagem com a criança; estabelecimento de regras, p. 77

S

  • Sentimento positivo. Expressar sentimentos positivos, elogiar, dar e receber feedback positivo, agradecer, p. 27
  • Sentimentos negativos. Expressar sentimentos negativos, solicitar mudança de comportamento, dar e receber feedback negativo, p. 59
  • Sociedade. Estabelecer limites: ignorar os comportamentos problemas, consequenciar comportamentos socialmente habilidosos, dar atenção e expressar afeto, p. 87
  • Socialização. Apresentação, autismo, comunicação e socialização, p. 11

T

  • Tema livre, p. 101

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