Como Melhorar o Relacionamento com Seu Filho - Orientações para Pais e Mães
2ª Edição Alessandra Turini Bolsoni-Silva, Edna Maria Marturano e Fabiane Ferraz Silveira FogaçaTambém
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Ficha técnica
Autor(es): Alessandra Turini Bolsoni-Silva, Edna Maria Marturano e Fabiane Ferraz Silveira Fogaça
ISBN v. impressa: 978853629930-3
ISBN v. digital: 978652630188-3
Edição/Tiragem: 2ª Edição
Acabamento: Brochura
Formato: 15,0x21,0 cm
Peso: 131grs.
Número de páginas: 106
Publicado em: 26/09/2022
Área(s): Psicologia - Família e Adoção; Psicologia - Diversos
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Sinopse
Pais, mães e cuidadores procuram atendimento especialmente para resolver problemas de comportamento, em geral birras e agressividades dos filhos. Estudos têm verificado que práticas educativas que envolvem comunicação, afeto e limites são importantes na prevenção e remediação de problemas de comportamento, por um lado, e, por outro, cruciais no estabelecimento de interações pais-filhos satisfatórias, garantindo o bem-estar de todos na interação. De maneira geral, as pesquisas verificaram que práticas negativas são utilizadas com mais frequência quando a criança apresenta temperamento difícil e/ou problemas de comportamento. Desse modo é importante que os pais/cuidadores, de forma consistente, aprendam a se comunicar, a ser afetuosos e estabelecer limites valendo-se mais de práticas positivas do que de negativas.
É com esse objetivo que esta obra é apresentada, pois são identificados comportamentos de práticas parentais que podem ser utilizados para melhorar as interações sociais, para prevenir a ocorrência de problemas de comportamento, ensinar comportamentos habilidosos aos filhos e também para lidar com comportamentos-problema quando ocorrem. Em um segundo momento, são discutidas habilidades parentais para lidar diretamente com comportamentos que incomodam os pais/cuidadores e que são prejudiciais ao desenvolvimento. Esperamos que este livro possa ajudar aos familiares e aos filhos a terem boas e agradáveis interações sociais.
Boa leitura!
Autor(es)
ALESSANDRA TURINI BOLSONI-SILVA
Psicóloga (UFSCar), Mestre em Educação Especial (UFSCar), Doutora em Psicologia (USP-FFCL-RP), Pós-doutora em Saúde Mental (USP-FM-RP), Livre-Docente em Psicologia Clínica (FC-UNESP-Bauru). Professora do Departamento de Psicologia e do PPG em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem (UNESP-Bauru). Coordenadora do Grupo de Pesquisa ANPEPP Relações Interpessoais e Competência Social. Coordena Grupo de Estudos e Pesquisas em Análise do Comportamento Aplicada e Habilidades Sociais – GEPEACAHS/LADS. Participa de Grupos de Pesquisa CNPq Relações Interpessoais e Habilidades Sociais e REDETAC - Rede de colaboração interinstitucional para a pesquisa e o desenvolvimento das Terapias Analítico-Comportamentais. Conduz pesquisas em psicologia clínica e do desenvolvimento, na interface com habilidades sociais e análise do comportamento.
EDNA MARIA MARTURANO
Psicóloga pela FFCLRP. Doutora em Psicologia pelo IP-USP. Orientou estudos de mestrado e doutorado nos programas de pós-graduação em Psicologia e Saúde Mental da USP. Realizou investigações sobre o tema Socialização e desenvolvimento: subsídios para a prevenção de dificuldades adaptativas na escola. Autora de livros e artigos sobre relações interpessoais na infância e programas para melhorar a convivência na escola. Aposentou-se como Professora Titular pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP. Atualmente presta serviços voluntários na Creche do Instituto Espírita Paulo de Tarso, em Ribeirão Preto, SP.
FABIANE FERRAZ SILVEIRA FOGAÇA
Psicóloga (UNESP), Mestre em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem (UNESP) e Doutora em Psicologia (UFSCar), com estágio sanduíche na University of Nevada, Reno (2013-2014). Atua como Psicóloga Clínica, Docente do Departamento de Psicologia e do Programa de Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional (UNITAU), e Editora-Chefe da Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva.
Sumário
INTRODUÇÃO, p. 9
Capítulo 1 COMO MELHORAR O RELACIONAMENTO COM SEU FILHO, p. 15
Comunicação: Iniciar e Manter Conversação, p. 19
Algumas Regras Básicas, p. 23
Fazer e Responder Perguntas, p. 27
Expressar Sentimentos Positivos, Elogiar, Dar e Receber Feedback Positivo, Agradecer, p. 29
Elogiar, p. 33
Feedback Positivo, p. 35
Dar Atenção e Expressar Afeto, p. 37
Conhecer Direitos Humanos Básicos, p. 39
Expressar e Ouvir Opiniões, p. 43
Como Lidar com Críticas Recebidas, p. 47
Estabelecendo Limites: Atitudes Consistentes dos Pais, p. 49
Estabelecendo Regras, p. 53
Negociar, p. 57
Fazer e Recusar Pedidos, p. 59
Admitir os Próprios Erros e Pedir Desculpas, p. 63
Capítulo 2 COMO LIDAR COM COMPORTAMENTOS NÃO HABILIDOSOS, p. 65
Atitudes dos Pais que Favorecem o Estabelecimento de Limites, p. 69
Comportamento Habilidoso, Agressivo e Passivo, p. 75
Ignorar Comportamentos Não Habilidosos, Mas de Menor Importância, p. 81
Feedback Negativo e Expressão de Sentimentos Negativos, p. 87
Como Solicitar Mudança de Comportamento, p. 89
Solicitar Mudança de Comportamento, p. 91
Fazer Críticas, p. 95
CONSIDERAÇÕES FINAIS, p. 97
REFERÊNCIAS, p. 99
Índice alfabético
A
- Admitir os próprios erros e pedir desculpas, p. 63
- Afeto. Dar atenção e expressar afeto, p. 37
- Agradecimento. Expressar sentimentos positivos, elogiar, dar e receber feedback positivo, agradecer, p. 29
- Agressividade. Comportamento habilidoso, agressivo e passivo, p. 73
- Atitudes consistentes dos pais. Estabelecendo limites, p. 49
- Atitudes dos pais que favorecem o estabelecimento de limites, p. 69
C
- Como lidar com comportamentos que desaprova, p. 65
- Como lidar com críticas recebidas, p. 47
- Como melhorar o relacionamento com seu filho, p. 15
- Como solicitar mudança de comportamento, p. 82
- Comportamento habilidoso, agressivo e passivo, p. 73
- Comportamento. Como lidar com comportamentos que desaprova, p. 65
- Comportamento. Como solicitar mudança de comportamento, p. 82
- Comportamento. Solicitar mudança de comportamento, p. 89
- Comunicação: iniciar e manter conversação, p. 19
- Conhecer direitos humanos básicos, p. 39
- Considerações finais, p. 97
- Conversação. Comunicação: iniciar e manter conversação, p. 19
- Crítica. Como lidar com críticas recebidas, p. 47
- Críticas. Fazer críticas, p. 95
D
- Dar atenção e expressar afeto, p. 37
- Desaprovação. Como lidar com comportamentos que desaprova, p. 65
- Desculpas. Admitir os próprios erros e pedir desculpas, p. 63
- Direitos humanos. Conhecer direitos humanos básicos, p. 39
E
- Elogio. Expressar sentimentos positivos, elogiar, dar e receber feedback positivo, agradecer, p. 29
- Erros. Admitir os próprios erros e pedir desculpas, p. 63
- Estabelecendo limites: atitudes consistentes dos pais, p. 49
- Estabelecendo regras, p. 53
- Expressar e ouvir opiniões, p. 43
- Expressar sentimentos positivos, elogiar, dar e receber feedback positivo, agradecer, p. 29
F
- Fazer críticas, p. 95
- Fazer e recusar pedidos, p. 59
- Fazer e responder perguntas, p. 27
- Feedback negativo e expressão de sentimentos negativos, p. 85
- Feedback positivo. Expressar sentimentos positivos, elogiar, dar e receber feedback positivo, agradecer, p. 29
- Filho. Como melhorar o relacionamento com seu filho, p. 15
H
- Habilidade. Comportamento habilidoso, agressivo e passivo, p. 73
- Habilidade. Ignorar comportamentos não habilidosos, mas de menor importância, p. 79
I
- Ignorar comportamentos não habilidosos, mas de menor importância, p. 79
- Importância. Ignorar comportamentos não habilidosos, mas de menor importância, p. 79
- Introdução, p. 9
L
- Limites. Atitudes dos pais que favorecem o estabelecimento de limites, p. 69
- Limites. Estabelecendo limites: atitudes consistentes dos pais, p. 49
N
- Negociar, p. 57
O
- Opinião. Expressar e ouvir opiniões, p. 43
P
- Pais. Atitudes dos pais que favorecem o estabelecimento de limites, p. 69
- Passividade. Comportamento habilidoso, agressivo e passivo, p. 73
- Pedidos. Fazer e recusar pedidos, p. 59
- Perguntas. Fazer e responder perguntas, p. 27
R
- Referências, p. 99
- Regras. Estabelecendo regras, p. 53
- Relacionamento. Como melhorar o relacionamento com seu filho, p. 15
S
- Sentimento negativo. Ignorar comportamentos não habilidosos, mas de menor importância, p. 79
- Sentimentos. Expressar sentimentos positivos, elogiar, dar e receber feedback positivo, agradecer, p. 29
- Solicitar mudança de comportamento, p. 89
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