Autor: João Laurindo de Souza Netto
Número de Páginas: 178
Publicado em: 15/09/1999
ISBN: 857394288-6
Área(s): Literatura e Cultura - Política, História e Filosofia
Este livro foi escrito com o propósito de analisar a sempre profunda, e por isso mesmo não fácil de ser tratada, relação do homem com o fenômeno religioso.
Nele são apresentadas as grandes questões da teologia cristã, não só em sua dimensão crítico-teórica, baseada na Bíblia, como também na vertente existencial dos vários personagens que compuseram o quadro histórico abrangido pela análise, em cujo centro se encontra Jesus de Nazaré. Apresenta aos leitores uma crítica séria e bem fundamentada sobre o fenômeno da fé religiosa, sobretudo cristã, a partir de argumentações essenciais como o messianismo e a história do povo hebreu - na qual se insere a evolução do conceito de Deus - para mostrar como foi erigido o insuperável edifício teológico da Igreja, que se transformou na mais eficiente instituição de dominação das consciências e no paradigma de uma estrutura de poder jamais superada na história universal.
O agnosticismo é apresentado como uma doutrina libertadora, segundo a qual só o homem outorga sentido às coisas do mundo, que, por si mesmas, podem desempenhar funções, mas nunca determinar sentido. Os capítulos finais dedicam-se a proporcionar o instrumental - pragmatismo e estoicismo - para lidar com as dificuldades do mundo ao qual o homem está inexoravelmente ligado. Finalmente, no último Capítulo, o homem é apresentado como ser livre das peias do transcendente e capaz de realizar plenamente o seu potencial, pensando sempre, segundo a ética do humanismo, em termos de virtudes de ser bom.
Páginas Iniciais / Folhas de Rosto
I - As Origens do Homem, p. 11
II - As Origens da Religião, p. 23
III - A Questão de Deus, p. 33
IV - O Deus dos Hebreus, p. 41
V - As Origens do Messianismo, p. 51
VI - As Origens do Cristianismo, p. 59
VII - O Movimento de Jesus, p. 67
VIII - A Ética de Jesus, p. 87
X - A Soberania da Igreja, p. 107
XI - A Ética da Mudança, p. 117
XII - A Ética da Reforma, p. 123
XIII - A Contra-Reforma, p. 133
XIV - A Igreja como Instância de Poder, p. 139
XV - A Serenidade do Agnosticismo, p. 149
XVI - A Filosofia do Pragmatismo, p. 157
XVII - O Fundamento do Estoicismo, p. 163
A página é de acesso restrito.
Identifique-se para visualizar o conteúdo solicitado:
Você utilizou toda sua franquia de acesso nesse mês.
Para continuar utilizando o sistema, entre em contato com sua instituição de ensino.