Capa do livro: Atividades Lúdicas - Sua importância na alfabetização, Adriana P. Rosa e Josiane di Nisio

Atividades Lúdicas - Sua importância na alfabetização

Adriana P. Rosa e Josiane di Nisio

    Preço

    por R$ 64,70

    Ficha técnica

    Autor/Autores: Adriana P. Rosa e Josiane di Nisio

    ISBN: 857394191-X

    Acabamento: Brochura

    Formato: 15,0x21,0 cm

    Peso: 180grs.

    Número de páginas: 128

    Publicado em: 01/12/1998

    Área(s): Literatura e Cultura - Educação; Psicologia - Escolar e Educação

    Sinopse

    O presente trabalho foi planejado e realizado a partir do conhecimento das necessidades diárias que se defrontam os profissionais afins, com o objetivo de subsidiá-los para um bom aproveitamento dos estudos acadêmicos e resultados satisfatórios em sala de aula, como material de consulta e revisão rápida, facilitada e acessível.

    Sumário

    RESUMO

    INTRODUÇÃO

    1. REFERENCIAL TEÓRICO

    1.1 DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DA CRIANÇA DE 6 A 8 ANOS

    1.1.1 Desenvolvimento

    1.1.2 Desenvolvimento da criança de 6 a 8 anos

    1.1.3 Fase de inteligência operatória concreta

    1.2 CARACTERÍSTICAS DO DESENVOLVIMENTO MOTOR

    1.3 ALFABETIZAÇÃO

    1.4 ATIVIDADES LÚDICAS

    Epistemologia

    1.4.1 Benefícios da atividade lúdica

    1.4.2 O lúdico e o Desenvolvimento Psicomotor da criança

    1.4.3 Atividades lúdicas e desenvolvimento afetivo-social

    1.4.4 Pesquisa em escola

    2. PROPOSTA DE TRABALHO

    2.1 SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES ESPECÍFICAS

    2.2 BRINQUEDOS CANTADOS

    2.3 JOGOS DE SALA DE AULA

    CONCLUSÃO

    CONSIDERAÇÕES FINAIS

    REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

    Índice alfabético

    A

    • Alfabetização
    • Alfabetização. Benefícios da alfabetização lúdica
    • Análise e síntese visual e auditiva
    • Aprendizagem. Desenvolvimento e aprendizagem da criança de 6 a 8 anos
    • Apresentação
    • Atividades lúdicas
    • Atividades lúdicas e o desenvolvimento afetivo-social

    B

    • Benefícios da alfabetização lúdica
    • Bibliografia. Referências bibliográficas
    • Brinquedos cantados

    C

    • Características do desenvolvimento motor
    • Conclusão
    • Conhecimento corporal
    • Considerações finais
    • Coordenação viso motora
    • Criança. Desenvolvimento e aprendizagem da criança de 6 a 8 anos

    D

    • Desenvolvimento afetivo-social. Atividades lúdicas e o desenvolvimento afetivo-social
    • Desenvolvimento e aprendizagem da criança de 6 a 8 anos
    • Desenvolvimento motor. Características do desenvolvimento motor

    E

    • Epistemologia
    • Esquema corporal
    • Exercício de conhecimento corporal
    • Exercício de coordenação
    • Exercício de lateralidade
    • Exercício de orientação espacial
    • Exercício de percepção auditiva
    • Exercício de percepção gustativa
    • Exercício de percepção olfativa
    • Exercício de percepção tátil
    • Exercício de ritmo

    F

    • Fase de inteligência operatória concreta

    H

    • Habilidade auditivas
    • Habilidade visuais

    I

    • Introdução

    J

    • Jogos de sala de aula

    L

    • Lateralidade
    • Leitura (funcional)
    • Linguagem oral

    M

    • Memória anestésica

    O

    • Orientação espacial e temporal

    P

    • Percepção
    • Percepção gustativa
    • Percepção olfativa
    • Percepção tátil
    • Pesquisa em escola
    • Processo da escrita
    • Processo de leitura
    • Proposta de trabalho

    R

    • Referencial teórico
    • Referências bibliográficas
    • Resumo
    • Ritmo
    • Ritmo. Exercício de ritmo

    S

    • Sugestão de atividades para o desenvolvimento de habilidades específicas

    T

    • Teoria. Referencial teórico