Capa do livro: Alfabetização de Adultos - A Interpretação de Textos Acompanhados de Imagem, Nelita Ferraz de Mello Sauner

Alfabetização de Adultos - A Interpretação de Textos Acompanhados de Imagem

Nelita Ferraz de Mello Sauner

    Preço

    por R$ 69,90

    Ficha técnica

    Autor/Autores: Nelita Ferraz de Mello Sauner

    ISBN: 853620043-X

    Acabamento: Brochura

    Formato: 15,0x21,0 cm

    Peso: 202grs.

    Número de páginas: 146

    Publicado em: 09/12/2002

    Área(s): Literatura e Cultura - Educação; Psicologia - Escolar e Educação

    Sinopse

    A educação é, sem sombra de dúvidas, um dos alicerces mais sólidos para se construir uma sociedade onde o respeito e a cidadania constituam a realidade de cada ser humano.

    As distorções encontradas ao longo do processo de alfabetização e, principalmente, no início dele podem tornar uma tarefa que a princípio deveria fluir de maneira natural em um esforço hercúleo no ínterim de recuperar o tempo perdido ou mal empregado com metodologias de ensino infundadas e sem o respaldo da literatura pedagógica existente.

    Entraves como esses muitas vezes acabam por se tornar o ponto de partida para o abandono dos estudos e ao início do processo de marginalização social vivido por diversas pessoas.

    A obra Alfabetização de Adultos – A Interpretação de Textos Acompanhados de Imagem, da professora Nelita Ferraz de Mello Sauner é, de maneira brilhante, uma contribuição ímpar para a literatura do gênero e, certamente, deverá despertar a análise e a reflexão de educadores que almejem elevar o nível da qualidade do processo educacional no País.

    José Campos de Andrade
    Reitor do Centro Universitário Campos de Andrade – UNIANDRADE

    Autor(es)

    NELITA FERRAZ DE MELLO SAUNER
    Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo – USP. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná – UFPR. Especialista em Psicopedagogia pelo Centro Universitário Campos de Andrade e em Métodos e Técnicas de Ensino pela Universidade Federal do Paraná. Bacharela em Letras Neo Latinas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná e em Direito pela Universidade Federal do Paraná. Possui Graduação/Licenciatura em Letras Neo Latinas e em Pedagogia – Habilitação em Supervisão Escolar, ambos pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Professora universitária.

    Sumário

    INTRODUÇÃO

    Capítulo 1 - ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS E ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS

    1.1 Uma abordagem pedagógica semelhante para universos diferentes

    Capítulo 2 - AS BASES TEÓRICAS DA APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA

    2.1 Leitura: reflexões teóricas

    2.2 Escrita: reflexões teóricas

    Capítulo 3 - A TRAJETÓRIA HISTÓRICA DO ANALFABETISMO E A ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS

    3.1 Visão histórica dos projetos governamentais para a educação no Brasil

    3.2 A escola e a alfabetização do jovem e do adulto no Brasil

    3.3 O adulto analfabeto no Brasil

    Capítulo 4 - ANÁLISE DOS RESULTADOS

    4.1 O domínio do alfabeto

    QUESTÃO 1: A vivência no meio ur bano é condicionante da necessidade do adulto de conhecer o código gráfico?

    QUESTÃO 2: O adulto segue o caminho inverso ao da criança para propor uma forma verbal coincidente?

    QUESTÃO 3: Diferentemente da criança, o adulto procura de imediato uma correspondência entre letra e som?

    CONCLUSÕES

    ANEXOS

    REFERÊNCIAS

    Índice alfabético

    A

    • A vivência no meio urbano é condicionante da necessidade do adulto de conhecer o código gráfico? Questão 1
    • Abordagem pedagógica semelhante para universos diferentes.
    • Adulto. Alfabetização de crianças e alfabetização de adultos.
    • Adulto. Diferentemente da criança, o adulto procura de imediato uma correspondência entre letra e som? Questão 3
    • Adulto. Escola e alfabetização do jovem e do adulto no Brasil.
    • Adulto. Trajetória histórica do analfabetismo e alfabetização de adultos.
    • Adulto. Vivência no meio urbano écondicionante da necessidade do adulto de conhecer o código gráfico? Questão 1
    • Adulto analfabeto no Brasil
    • Adulto segue o caminho inverso ao da criança para propor uma forma verbal coincidente? Questão 2
    • Alfabetização. Abordagem pedagógica semelhante para universos diferentes
    • Alfabetização. Escola e alfabetizaçãodo jovem e do adulto no Brasil.
    • Alfabetização de crianças ealfabetização de adultos.
    • Analfabetismo. Adulto analfabeto no Brasil.
    • Analfabetismo. Tendência ao analfabetismo no Brasil entre as pessoas de 15 anos ou mais, a partir de 1920. Tabela 1.
    • Analfabetismo. Trajetória histórica doanalfabetismo e alfabetização de adultos.
    • Analfabeto. Domínio do analfabeto
    • Análise dos resultados.
    • Anexo 1. Sinais de trânsito
    • Anexo 2. Campanhas nacionais de educação de adultos até 2002.
    • Anexo 3. Domínio de letras pelos sujeitos
    • Anexo 4. Dados pessoais dos sujeitos
    • Anexos.
    • Aprendizagem. Bases teóricas da aprendizagem da leitura e da escrita

    B

    • Bases teóricas da aprendizagemda leitura e da escrita.
    • Bibliografia. Referências
    • Brasil. Adulto analfabeto no Brasil.
    • Brasil. Escola e alfabetização do jovem e do adulto no Brasil
    • Brasil. Visão histórica dos projetos governamentais para a educação no Brasil.

    C

    • Campanhas nacionais de educaçãode adultos até 2002. Anexo 2
    • Conclusões.
    • Conhecimento. Distribuição do conhecimento de letras pelos sujeitos. Tabela 2
    • Criança. Adulto segue o caminho inverso ao da criança para propor uma forma verbal coincidente? Questão 2
    • Criança. Alfabetização de crianças e alfabetização de adultos.
    • Criança. Diferentemente da criança, o adulto procura de imediato uma correspondência entre letra e som? Questão 3.

    D

    • Dados pessoais dos sujeitos. Anexo 4
    • Diferentemente da criança, o adulto procura de imediato uma correspondência entre letra e som? Questão 3
    • Distribuição das freqüências da escritados nomes dos sujeitos. Quadro 1
    • Distribuição do conhecimento de letras pelos sujeitos. Tabela 2
    • Domínio de letras pelos sujeitos. Anexo 3
    • Domínio do analfabeto

    E

    • Educação. Campanhas nacionais de educação de adultos até 2002. Anexo 2.
    • Educação. Visão histórica dos projetos governamentais para a educação no Brasil
    • Ensino. Abordagem pedagógica semelhante para universos diferentes.
    • Escola e alfabetização do jovem e do adulto no Brasil
    • Escrita. Bases teóricas da aprendizagem da leitura e da escrita
    • Escrita. Reflexões teóricas

    H

    • História. Trajetória histórica do analfabetismo e alfabetização de adultos
    • História. Visão histórica dos projetos governamentais para a educação no Brasil

    I

    • Introdução

    J

    • Jovem. Escola e alfabetização do jovem e do adulto no Brasil.

    L

    • Leitura. Bases teóricas da aprendizagem da leitura e da escrita.
    • Leitura. Reflexões teóricas.
    • Letra. Diferentemente da criança, oadulto procura de imediato uma correspondência entre letra e som? Questão 3
    • Lista de tabelas e quadros

    O

    • O adulto segue o caminho inverso ao da criança para propor uma forma verbal coincidente? Questão 2

    P

    • Pedagogia. Abordagem pedagógica semelhante para universos diferentes.
    • Prefácio.
    • Projeto governamental. Visão histórica dos projetos governamentais para a educação no Brasil

    Q

    • Quadro 1. Distribuição das freqüênciasda escrita dos nomes dos sujeitos
    • Quadro. Lista de tabelas e quadros
    • Questão 1. A vivência no meio urbano é condicionante da necessidade do adulto de conhecer o código gráfico?
    • Questão 2. O adulto segue o caminho inverso ao da criança para propor uma forma verbal coincidente?
    • Questão 3. Diferentemente da criança, o adulto procura de imediato uma correspondência entre letra e som?

    R

    • Referências. Bibliografia
    • Resultado. Análisedos resultados

    S

    • Sinais de trânsito. Anexo 1
    • Som. Diferentemente da criança, o adulto procura de imediato uma correspondência entre letra e som? Questão 3

    T

    • Tabela 1. Tendência ao analfabetismo no Brasil entre as pessoas de 15 anos ou mais, a partir de 1920
    • Tabela 2. Distribuição do conhecimento de letras pelos sujeitos
    • Tabela. Lista de tabelas e quadros.
    • Tendência ao analfabetismo no Brasilentre as pessoas de 15 anos ou mais, a partir de 1920. Tabela 1.
    • Teoria. Bases teóricas da aprendizagem da leitura e da escrita.
    • Teoria. Escrita. Reflexões teóricas.
    • Teoria. Leitura. Reflexões teóricas
    • Trajetória histórica do analfabetismo e alfabetização de adultos.

    V

    • Visão histórica dos projetos governamentais para a educação no Brasil
    • Vivência no meio urbanoé condicionante da necessidade do adulto de conhecer o código gráfico? Questão 1.