Capa do livro: Pedagogia no Ensino Superior - Sociedade Cognitiva, Márcia Derbli Schafranski

Pedagogia no Ensino Superior - Sociedade Cognitiva

Márcia Derbli Schafranski

    Preço

    por R$ 59,90

    Ficha técnica

    Autor/Autores: Márcia Derbli Schafranski

    ISBN: 853620418-4

    Acabamento: Brochura

    Formato: 15,0x21,0 cm

    Peso: 158grs.

    Número de páginas: 106

    Publicado em: 16/06/2003

    Área(s): Literatura e Cultura - Educação; Psicologia - Escolar e Educação

    Sinopse

    A obra apresenta uma reflexão sobre as exigências e desafios que se impõem à educação e à universidade no atual contexto histórico-social e toma como fio condutor as matrizes fundamentais que estão a orientar os rumos da sociedade contemporânea, marcada pelo pensamento neoliberal, pela globalização e pelos notáveis avanços científico-tecnológicos. Assim, a partir de uma análise macroestrutural buscou-se caracterizar as influências das transformações em curso sobre as novas formas de se entender e de se gerir a sociedade, e conseqüentemente a educação e suas instituições, cujos problemas só podem ser devidamente equacionados a partir da realidade concreta na qual se encontram inseridos. As reflexões elaboradas no transcorrer da obra evidenciam que, no desempenho de suas funções, a universidade precisa estar alerta às solicitações de um mundo em constantes e rápidas transformações, em que as exigências da sociedade do conhecimento estão a requerer pessoas cada vez mais capacitadas para o exercício de uma profissão. Destaca-se paralelamente a emergência da universidade em ultrapassar o âmbito de sua função instrumentalizadora, comprometendo-se com a construção da cidadania responsável para todos e com os aspectos éticos das transformações em curso.

    Sumário

    INTRODUÇÃO

    1 Situando o objeto de estudo

    2 Objetivos

    3 Considerações gerais sobre o tema

    Capítulo I - AS MATRIZES FUNDAMENTAIS DA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA

    1.1 Antecedentes Históricos

    1.2 A crise do paradigma de desenvolvimento sustentado pelo Estado e as novas estratégias capitalistas

    1.3 O conhecimento como eixo central do processo produtivo

    1.4 Impasses e desafios da nova conjuntura mundial

    Capítulo II - A EDUCAÇÃO E SEUS AGENTES NUM CONTEXTO DE MUDANÇAS

    2.1 As concepções paradigmáticas e a educação

    2.2 As exigências do novo contexto político-econômico e a educação

    2.3 Repensando as funções da educação

    Capítulo III - UM OLHAR SOBRE A UNIVERSIDADE

    3.1 Universidade e sociedade

    3.2 A universidade e os desafios da atual conjuntura mundial

    3.3 Tensões e contradições

    Capítulo IV - A UNIVERSIDADE NO BRASIL: BREVE RELATO DE SUA CONSTRUÇÃO E DESENVOLVIMENTO HISTÓRICO

    4.1 Considerações preliminares

    4.2 O ensino superior e o surgimento da universidade no Brasil

    4.3 A continuidade do processo

    4.4 A ditadura militar e a reforma universitária

    4.5 A universidade no contexto das atuais políticas de modernização da sociedade brasileira

    4.6 Perspectivas atuais

    CONSIDERAÇÕES FINAIS

    REFERÊNCIAS

    Índice alfabético

    A

    • Agentes e educação num contexto de mudanças

    B

    • Bibliografia. Referências
    • Brasil. Ensino superior e o surgimento da universidade no Brasil
    • Brasil. Universidade no Brasil: breve relato de sua construção e desenvolvimento histórico

    C

    • Capitalismo. Crise do paradigma de desenvolvimento sustentado pelo Estado e as novas estratégias capitalistas
    • Concepções paradigmáticas e a educação
    • Conhecimento como eixo central do processo produtivo
    • Conjuntura mundial. Impasses e desafios da nova conjuntura mundial
    • Conjuntura mundial. Universidade e os desafios da atual conjuntura mundial
    • Considerações finais
    • Considerações gerais sobre o tema
    • Considerações preliminares. Universidade no Brasil: breve relato de sua construção e desenvolvimento histórico
    • Contexto político-econômico e a educação. Exigências
    • Contradições e tensões
    • Crise do paradigma de desenvolvimento sustentado pelo Estado e as novas estratégias capitalistas

    D

    • Desenvolvimento sustentado. Crise do paradigma de desenvolvimento sustentado pelo Estado e as novas estratégias capitalistas
    • Ditadura militar e a reforma universitária

    E

    • Educação. Concepções paradigmáticas e a educação
    • Educação. Exigências do novo contexto político-econômico e a educação
    • Educação. Repensando as funções da educação
    • Educação e seus agentes num contexto de mudanças
    • Ensino. Um olhar sobre a universidade
    • Ensino. Universidade e os desafios da atual conjuntura mundial
    • Ensino. Universidade no Brasil: breve relato de sua construção e desenvolvimento histórico
    • Ensino superior. Surgimento da universidade no Brasil. Continuidade do processo
    • Ensino superior e o surgimento da universidade no Brasil
    • Estudo. Situando o objeto de estudo
    • Exigências do novo contexto político-econômico e a educação

    H

    • História. Sociedade contemporânea. Matrizes fundamentais. Antecedentes históricos
    • História. Universidade no Brasil: breve relato de sua construção e desenvolvimento histórico

    I

    • Impasses e desafios da nova conjuntura mundial
    • Introdução

    M

    • Matrizes fundamentais da sociedade contemporânea
    • Modernização. Universidade no contexto das atuais políticas de modernização da sociedade brasileira

    O

    • Objetivos

    P

    • Paradigma. Concepções paradigmáticas e a educação
    • Pedagogia. Considerações gerais sobre o tema
    • Processo produtivo. Conhecimento como eixo central do processo produtivo

    R

    • Referências. Bibliografia
    • Reforma universitária e ditadura militar
    • Repensando as funções da educação

    S

    • Situando o objeto de estudo
    • Sociedade brasileira. Universidade no contexto das atuais políticas de modernização da sociedade brasileira
    • Sociedade contemporânea. Matrizes fundamentais
    • Sociedade e universidade

    T

    • Tensões e contradições

    U

    • Um olhar sobre a universidade
    • Universidade. Ditadura militar e a reforma universitária
    • Universidade. Ensino superior e o surgimento da universidade no Brasil
    • Universidade. Um olhar sobre a universidade
    • Universidade brasileira.Perspectivas atuais
    • Universidade e os desafios da atual conjuntura mundial
    • Universidade e sociedade
    • Universidade no Brasil: breve relato de sua construção e desenvolvimento histórico
    • Universidade no Brasil: breve relato de sua construção e desenvolvimento histórico. Considerações preliminares
    • Universidade no contexto das atuais políticas de modernização da sociedade brasileira