Autor/Autores: Ana Luísa Celino Coutinho
ISBN: 853620482-6
Acabamento: Brochura
Formato: 15,0x21,0 cm
Peso: 266grs.
Número de páginas: 190
Publicado em: 22/09/2003
Área(s): Direito - Administrativo
Esta obra é resultado de uma profunda pesquisa realizada pela autora sobre o direito à estabilidade do servidor público. Este direito, no seu entender, corresponde ao direito do servidor de permanecer vinculado à pessoa estatal em razão do trabalho, sendo a ineficácia deste vínculo subordinada a evento futuro e incerto, dentre os previstos em lei (possibilidades de perda da estabilidade). Este assunto ganha especial relevo quando inserido numa conjuntura neoliberal, em que o governo objetiva a implantação de uma administração pública gerencial e a diminuição do tamanho do Estado. A Emenda Constitucional 19/98 funcionou como meio para a concretização desses objetivos, trazendo sensíveis modificações ao direito do servidor à estabilidade, tornando este direito mais difícil de ser adquirido e mais fácil a perda do cargo público. A autora faz uma análise abrangente e completa da estabilidade, começando por abordar o surgimento e desenvolvimento desta no ordenamento jurídico pátrio até as mudanças trazidas pela EC 19/98. Aborda ainda o direito à estabilidade em relação aos titulares de empregos públicos, fazendo comentários à Lei 9.962/2000. A autora não se furtou a tratar temas polêmicos como a questão do direito adquirido frente ao regime jurídico-administrativo e frente à emenda constitucional, tema que tem sido alvo de inúmeras discussões políticas e jurídicas e que tem ensejado tantas mobilizações sociais. Este livro aborda com seriedade e profundidade questões cruciais do direito público e, portanto, é leitura importante para magistrados, advogados, membros do ministério público, professores e estudantes de Direito.
INTRODUÇÃO
1 A REFORMA ADMINISTRATIVA
1.1 Aspectos Gerais
1.1 Aspectos Gerais
1.1.1 Noções introdutórias
1.1.2 As reformas administrativas no Brasil
1.1.3 Conjuntura nacional e internacional
1.2 A reforma administrativa (Emenda Constitucional 19/98)
1.2.1 Histórico legal
1.2.2 Aspectos gerais
1.2.3 Estrutura da reforma administrativa
1.2.4 Objetivos da reforma administrativa
1.2.5 A reforma administrativa e o servidor público
1.2.5.1 O marketing da reforma administrativa
2 O SERVIDOR PÚBLICO E O INSTITUTO DA ESTABILIDADE (CONSIDERAÇÕES HISTÓRICAS
2.1 Aspectos introdutórios
2.2 Período 1824-1891
2.3 Período 1891-1934
2.4.1 Os extranumerários
2.4.1.1 Origem da palavra e conceito
2.5 Período 1937-1946
2.5.1 O funcionário público e o extranumerário
2.5.1.1 Classificação dos extranumerários
2.5.2 Estatuto (conceito, origem e características).
2.6 Período 1946-1967
2.7 Período 1967-1969
3 A ESTABILIDADE DO SERVIDOR PÚBLICO: CONCEITO, FUNDAMENTOS E REQUISITOS
3.1 Aspectos introdutórios
3.2 Servidor público
3.3 Estabilidade do servidor público
3.3.1 Nosso conceito de estabilidade
3.3.2 Fundamentos da estabilidade
3.3.3 Requisitos da estabilidade
3.3.3.1 Concurso público
3.3.3.1.1 Histórico constitucional do concurso público
3.3.3.1.2 Concurso público (conceito)
3.3.3.1.3 Finalidade do concurso público
3.3.3.2 Estágio probatório
3.3.3.2.1 Conceito e finalidade
3.3.3.2.2 Critérios para avaliação do servidor
3.3.3.2.3 O estágio probatório na EC 19/98
3.3.3.2.4 Efeitos do estágio probatório
3.3.3.3 Aprovação em avaliação especial de desempenho por comissão instituída para esta finalidade
3.3.3.4 Nomeação para cargo público de provimento efetivo
3.3.3.4.1 Cargo público
3.3.3.4.2 Função pública
3.3.3.4.3 Emprego público
4 O PRINCÍPIO DA EFICIÊNCIA E AS CAUSAS DE PERDA DA ESTABILIDADE
4.1 Noções introdutórias
4.2 Princípio da eficiência
4.2.1 Conceito
4.2.2 Eficiência na Administração Pública e na administração privada
4.2.3 Desnecessidade de elevar a eficiência a princípio constitucional
4.2.4 Características do princípio da eficiência
4.2.5 Princípio da Administração Pública: há hierarquia entre eles?
4.2.6 O Princípio da eficiência e da discricionariedade administrativa
4.2.7 Conseqüências da positivação da eficiência como princípio da Administração Pública
4.2.8 Questão crucial da eficiência
4.3 Causas de perda da estabilidade do servidor público
4.3.1 Em virtude de sentença judicial transitada em julgado
4.3.2 Mediante processo administrativo em que seja assegurada ampla defesa ao servidor público
4.3.3 Mediante procedimento de avaliação periódica de desempenho, na forma de lei complementar, assegurada ampla defesa
4.4.4 Descumprimento do limite de despesa como pessoal previsto no art.169, § 4º, da Constituição Federal
4.4 Servidores ocupantes de carreiras típicas de Estado
4.5 A disponibilidade como decorrência da estabilidade
4.6 Comentários à Lei 9.962 de 22 de fevereiro de 2000
5 A ESTABILIDADE DO SERVIDOR PÚBLICO E O DIREITO ADQUIRIDO
5.1 Direito adquirido
5.1.1 Noções introdutórias
5.1.2 Retroatividade e irretroatividade
5.1.3 Conceito
5.1.4 Função
5.1.5 Direito adquirido e segurança jurídica
5.1.6 Direito adquirido nas Constituições brasileiras
5.1.7 Direito adquirido no direito privado e no direito público
5.1.8 Questões controversas
5.1.9 O direito adquirido e o regime jurídico dos servidores públicos
5.1.10 O direito adquirido na jurisprudência
5.1.11 O direito adquirido na doutrina: existe direito adquirido frente à emenda constitucional?
5.1.11.1 Argumentos contrários
5.1.11.2 Argumentos favoráveis
5.1.11.3 Nosso posicionamento
CONCLUSÕES
REFERÊNCIAS