Capa do livro: Propaganda Digital - Em Busca da Audiência Através de Sites Multimídia na Web, Rodrigo Stéfani Correa

Propaganda Digital - Em Busca da Audiência Através de Sites Multimídia na Web

Rodrigo Stéfani Correa

    Preço

    por R$ 59,90

    Ficha técnica

    Autor/Autores: Rodrigo Stéfani Correa

    ISBN: 853620488-5

    Acabamento: Brochura

    Formato: 15,0x21,0 cm

    Peso: 178grs.

    Número de páginas: 118

    Publicado em: 27/11/2003

    Área(s): Direito - Consumidor

    Sinopse

    Construir audiência por meios tradicionais de Publicidade e Propaganda é um grande desafio para os profissionais de Marketing, e, com o avanço da Comunicação Digital e o surgimento da multimídia ficou mais desafiador ainda promover ações de comunicação, principalmente porque a internet é uma tecnologia ainda que poucos conhecem.

    O desenvolvimento da web, que introduziu novos conceitos de comunicação e inaugurou a sociedade de informação e a gestão da informação, trouxe inúmeras questões inseridas em ambiente absolutamente inédito, sem precedentes e sem legislação específica, na forma de publicações de conteúdos e veiculação de mensagens institucionais/promocionais. Com isso, recria-se um novo universo, onde a comunicação possui design, endereço, acessibilidade, brilho, velocidade, cor e interatividade.


    A era digital impulsionada pela rapidez do desenvolvimento tecnológico e com apoio na rede mundial de computadores criou um espaço abrangente de novas formas de transações comerciais, conceitos como market place aprimoraram as técnicas de Publicidade e Propaganda, recriando assim, uma nova forma de desenvolvimento e promoção das atividades econômicas na construção de audiência e que estão detalhadas nesta obra.

    Autor(es)

    RODRIGO STÉFANI CORREA
    Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP. Mestre em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Especialista em Comunicação de Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing. Graduado em Comunicação Social pela Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE. Professor Adjunto na Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. Membro Pesquisador do Grupo de Pesquisa CNPq/UFPE: Publicidade nas Novas Mídias. Líder do Grupo de Pesquisa: O Ensino e Aprendizagem de Criação Publicitária. Possui experiência profissional no campo da Comunicação Digital e Linguagem Publicitária Multimídia.

    Sumário

    INTRODUÇÃO

    1 MULTIMÍDIA E A WORLD WIDE WEB

    1.1 Etimologia

    1.2 Uso da Multimídia como Adjetivo

    1.3 Vantagens da Multimídia

    1.4 A Multimídia Povoando o Uso do Computador

    1.5 Da comunidade virtual à interação

    2 INTERATIVIDADE HOMEM-COMPUTADOR

    2.1 Contexto Evolutivo

    2.2 Níveis de Interatividade

    2.2.1 Interatividade através de objetos

    2.2.2 Interatividade linear

    2.2.3 Interatividade de suporte

    2.2.4 Interatividade de atualização

    2.2.5 Interatividade construtiva

    2.2.6 Interatividade refletiva

    2.2.7 Interatividade por simulação

    2.2.8 Interatividade hiper ligada

    2.2.9 Interatividade contextual não-imersiva

    2.2.10 Interatividade virtual imersiva

    2.3 Competências de Trabalhos na Área de Projetos em Web Sites

    2.3.1 Layouts

    2.3.2 Hierarquia de informação

    2.3.3 Foco e ênfase

    2.3.4 Estrutura e equilíbrio

    2.3.5 Relacionamento de elementos

    2.3.6 Unidade e integração

    2.3.7 Esquema de fontes

    2.3.8 Aplicabilidade das fontes

    2.3.9 Multimídia na educação

    2.3.10 Restrições quanto ao uso do som

    2.3.11 Treinamentos por sistemas multimídia

    2.3.12 Diretrizes para projetos multimídia

    3 GUIA DE RECOMENDAÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DE SITES MULTIMÍDIA

    3.1 Metodologia Exploratória

    3.1.1 Definindo e conhecendo o público-alvo

    3.1.2 Enfatizando o design

    3.1.3 Incorporando interfaces hipermídia

    3.1.4 Atribuindo recursos multimídia

    3.2 Recursos Multimídia

    3.2.1 Usando texto na multimídia

    3.2.2 Usando hipermídia e hipertexto

    3.2.3 Usando fotos e imagens

    3.2.4 Usando o som

    3.2.5 Usando vídeo e animações

    4 O MARKETING E A PROPAGANDA INTEGRADOS A MULTIMÍDIA

    4.1 Momentos marcantes na história e evolução da Comunicação Digital

    4.1.1 Competição acirrada

    4.1.2 Entendendo o valor da comunicação

    4.1.3 Comunicação e o Marketing

    4.1.4 Tecnologia Digital, Comunicação e o Marketing

    4.2 Preparando as estratégias de Marketing

    4.3 Modelos usuais de Propaganda on-line

    4.3.1 Formatos de Propaganda Web

    4.4 Perspectivas de futuro e novas tendências para o Marketing e a Comunicação Digital

    CONCLUSÃO

    1 Proposta para futuros trabalhos

    REFERÊNCIAS

    Índice alfabético

    A

    • Animação. Usando vídeo e animações
    • Aplicabilidade das fontes
    • Atribuindo recursos multimídia

    B

    • Bibliografia. Referências

    C

    • Competências de trabalhos na área de projetos em «web sites»
    • Competitividade. Competição acirrada
    • Computador. Interatividade homem-computador
    • Computador. Multimídia povoando o uso do computador
    • Comunicação. Entendendo o valor da comunicação
    • Comunicação. Tecnologia digital, comunicação e «marketing»
    • Comunicação digital. Perspectivas de futuro e novas tendências
    • Comunicação e «marketing»
    • Comunidade virtual e interação
    • Conclusão

    D

    • «Design». Enfatizando o «design»
    • Diretrizes para projetos multimídia

    E

    • Educação. Multimídia na educação
    • Enfatizando o «design»
    • Entendendo o valor da comunicação
    • Esquema de fontes
    • Estrutura e equilíbrio
    • Etimologia. Multimídia

    F

    • Figura. Lista de figuras e quadros
    • Foco e ênfase
    • Fonte. Aplicabilidade das fontes
    • Formatos de propaganda «web»
    • Foto. Usando fotos e imagens
    • Futuros trabalhos. Propostas

    G

    • Guia de recomendações para desenvolvimento de «sites» multimídia

    H

    • Hierarquia de informação
    • Hipermídia. Incorporando interfaces hipermídia
    • Hipermídia. Usando hipermídia e hipertexto
    • Hipertexto. Usando hipermídia e hipertexto
    • Homem. Interatividade homem-computador

    I

    • Imagem. Usando fotos e imagens
    • Incorporando interfaces hipermídia
    • Informação. Hierarquia de informação
    • Informática. Multimídia povoando o uso do computador
    • Integração e unidade
    • Interação e comunidade virtual
    • Interatividade. Homem-computador. Contexto evolutivo
    • Interatividade. Níveis de interatividade
    • Interatividade através de objetos
    • Interatividade construtiva
    • Interatividade contextual não-imersiva
    • Interatividade de atualização
    • Interatividade de suporte
    • Interatividade hiper ligada
    • Interatividade homem-computador
    • Interatividade linear
    • Interatividade por simulação
    • Interatividade refletiva
    • Interatividade virtual imersiva
    • Introdução

    L

    • «Layouts». «Web site»
    • Lista de figuras e quadros

    M

    • «Marketing». Perspectivas de futuro e novas tendências
    • «Marketing». Preparando as estratégias de «marketing»
    • «Marketing». Tecnologia digital, comunicação e «marketing»
    • «Marketing» e comunicação
    • «Marketing» e propaganda integrados a multimídia
    • Metodologia exploratória
    • Modelos usuais de propaganda «on-line»
    • Momentos marcantes na história e evolução da comunicação digital
    • Multimídia. Comunidade virtual e interação
    • Multimídia. Diretrizes para projetos
    • Multimídia. Etimologia
    • Multimídia. Interatividade homem-computador
    • Multimídia. «Marketing» e propaganda integrados a multimídia
    • Multimídia. Recursos multimídia
    • Multimídia. Recursos multimídia. «Website»
    • Multimídia. Usando texto na multimídia
    • Multimídia. Uso da multimídia como adjetivo
    • Multimídia. Vantagens
    • Multimídia e a «World Wide Web»
    • Multimídia na educação
    • Multimídia povoando o uso do computador

    N

    • Níveis de interatividade

    O

    • Objeto. Interatividade através de objetos

    P

    • Perspectivas de futuro e novas tendências para o «marketing» e comunicação digital
    • Preparando as estratégias de «marketing»
    • Propaganda. Formatos de propaganda «web»
    • Propaganda. «Marketing» e propaganda integrados a multimídia
    • Propaganda «on-line». Modelos usuais
    • Proposta para futuros trabalhos

    Q

    • Quadro. Lista de figuras e quadros

    R

    • Recursos multimídia
    • Recursos multimídia. «Web site»
    • Referências. Bibliografia
    • Relacionamento de elementos
    • Restrições quanto ao uso do som

    S

    • «Site» multimídia. Definindo e conhecendo o público-alvo
    • «Site» multimídia. Enfatizando o «design»
    • «Site» multimídia. Guia de recomendações para desenvolvimento
    • «Site» multimídia. Incorporando interfaces hipermídia
    • «Site» multimídia. Metodologia exploratória
    • Som. Restrições quanto ao uso do som
    • Som. Usando o som

    T

    • Tecnologia digital, comunicação e «marketing»
    • Treinamentos por sistemas multimídia

    U

    • Unidade e integração
    • Usando fotos e imagens
    • Usando hipermídia e hipertexto
    • Usando o som
    • Usando texto na multimídia
    • Usando vídeo e animações
    • Uso da multimídia como adjetivo

    V

    • Vantagens da multimídia
    • Vídeo. Usando vídeo e animações

    W

    • «Web». Formatos de propaganda «web»
    • «Web site». Aplicabilidade das fontes
    • «Web site». Competências de trabalhos na área de projetos em «web sites»
    • «Web site». Definindo e conhecendo o público-alvo
    • «Web site». Esquema de fontes
    • «Web site». Estrutura e equilíbrio
    • «Web site». Foco e ênfase
    • «Web site». Guia de recomendações para desenvolvimento de «sites» multimídia
    • «Web site». Hierarquia de informação
    • «Web site». «Layouts»
    • «Web site». Relacionamento de elementos
    • «Web site». Restrições quanto ao uso do som
    • «Web site». Unidade e integração
    • «World Wide Web» e multimídia