Autor/Autores: Rodrigo Stéfani Correa
ISBN: 853620488-5
Acabamento: Brochura
Formato: 15,0x21,0 cm
Peso: 178grs.
Número de páginas: 118
Publicado em: 27/11/2003
Área(s): Direito - Consumidor
Construir audiência por meios tradicionais de Publicidade e Propaganda é um grande desafio para os profissionais de Marketing, e, com o avanço da Comunicação Digital e o surgimento da multimídia ficou mais desafiador ainda promover ações de comunicação, principalmente porque a internet é uma tecnologia ainda que poucos conhecem.
O desenvolvimento da web, que introduziu novos conceitos de comunicação e inaugurou a sociedade de informação e a gestão da informação, trouxe inúmeras questões inseridas em ambiente absolutamente inédito, sem precedentes e sem legislação específica, na forma de publicações de conteúdos e veiculação de mensagens institucionais/promocionais. Com isso, recria-se um novo universo, onde a comunicação possui design, endereço, acessibilidade, brilho, velocidade, cor e interatividade.
A era digital impulsionada pela rapidez do desenvolvimento tecnológico e com apoio na rede mundial de computadores criou um espaço abrangente de novas formas de transações comerciais, conceitos como market place aprimoraram as técnicas de Publicidade e Propaganda, recriando assim, uma nova forma de desenvolvimento e promoção das atividades econômicas na construção de audiência e que estão detalhadas nesta obra.
RODRIGO STÉFANI CORREA
Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP. Mestre em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Especialista em Comunicação de Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing. Graduado em Comunicação Social pela Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE. Professor Adjunto na Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. Membro Pesquisador do Grupo de Pesquisa CNPq/UFPE: Publicidade nas Novas Mídias. Líder do Grupo de Pesquisa: O Ensino e Aprendizagem de Criação Publicitária. Possui experiência profissional no campo da Comunicação Digital e Linguagem Publicitária Multimídia.
INTRODUÇÃO
1 MULTIMÍDIA E A WORLD WIDE WEB
1.1 Etimologia
1.2 Uso da Multimídia como Adjetivo
1.3 Vantagens da Multimídia
1.4 A Multimídia Povoando o Uso do Computador
1.5 Da comunidade virtual à interação
2 INTERATIVIDADE HOMEM-COMPUTADOR
2.1 Contexto Evolutivo
2.2 Níveis de Interatividade
2.2.1 Interatividade através de objetos
2.2.2 Interatividade linear
2.2.3 Interatividade de suporte
2.2.4 Interatividade de atualização
2.2.5 Interatividade construtiva
2.2.6 Interatividade refletiva
2.2.7 Interatividade por simulação
2.2.8 Interatividade hiper ligada
2.2.9 Interatividade contextual não-imersiva
2.2.10 Interatividade virtual imersiva
2.3 Competências de Trabalhos na Área de Projetos em Web Sites
2.3.1 Layouts
2.3.2 Hierarquia de informação
2.3.3 Foco e ênfase
2.3.4 Estrutura e equilíbrio
2.3.5 Relacionamento de elementos
2.3.6 Unidade e integração
2.3.7 Esquema de fontes
2.3.8 Aplicabilidade das fontes
2.3.9 Multimídia na educação
2.3.10 Restrições quanto ao uso do som
2.3.11 Treinamentos por sistemas multimídia
2.3.12 Diretrizes para projetos multimídia
3 GUIA DE RECOMENDAÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DE SITES MULTIMÍDIA
3.1 Metodologia Exploratória
3.1.1 Definindo e conhecendo o público-alvo
3.1.2 Enfatizando o design
3.1.3 Incorporando interfaces hipermídia
3.1.4 Atribuindo recursos multimídia
3.2 Recursos Multimídia
3.2.1 Usando texto na multimídia
3.2.2 Usando hipermídia e hipertexto
3.2.3 Usando fotos e imagens
3.2.4 Usando o som
3.2.5 Usando vídeo e animações
4 O MARKETING E A PROPAGANDA INTEGRADOS A MULTIMÍDIA
4.1 Momentos marcantes na história e evolução da Comunicação Digital
4.1.1 Competição acirrada
4.1.2 Entendendo o valor da comunicação
4.1.3 Comunicação e o Marketing
4.1.4 Tecnologia Digital, Comunicação e o Marketing
4.2 Preparando as estratégias de Marketing
4.3 Modelos usuais de Propaganda on-line
4.3.1 Formatos de Propaganda Web
4.4 Perspectivas de futuro e novas tendências para o Marketing e a Comunicação Digital
CONCLUSÃO
1 Proposta para futuros trabalhos
REFERÊNCIAS