Autor/Autores: Cândida Alayde de Carvalho Bittencourt
ISBN: 853620591-1
Acabamento: Brochura
Formato: 15,0x21,0 cm
Peso: 148grs.
Número de páginas: 98
Publicado em: 31/05/2004
Área(s): Literatura e Cultura - Educação; Psicologia - Escolar e Educação
A presente obra tem como objetivo principal analisar criticamente a formação filosófico-educacional do arte-educador, à luz da teoria crítica, mais especificamente das categorias críticas de Adorno e Horkheimer, em particular, a semicultura, ação comunicativa e indústria cultural, bem como, identificar a concepção filosófico-educacional que norteou a formação dos arte-educadores no curso de artes(1992 a 2000), da Universidade Federal do Paraná, na Faculdade de Artes do Paraná e na Escola de Música e Belas Artes do Paraná, e investigar se a filosofia da educação, na formação do arte-educador, trabalha a concepção de “totalidade” em relação à arte, considerando-a como expressão criadora, e em suas relações sociais, políticas e econômicas.Como a pesquisa se baseou na teoria crítica, o método usado foi o dialético.A motivação para a realização da pesquisa foi a vivência de pesquisadora/educadora que se propôs a investigar como se efetiva a formação do arte-educador e qual o referencial político-filosófico e pedagógico que fundamenta a formação universitária dos futuros arte-educadores.Dentro deste contexto foi constatado que o ensino artístico nas três instituições de ensino citadas acima, apresenta uma formação uniforme, que sugere a hegemonia de uma classe dominante preocupada em manter o status quo, e que, ao ignorar as transformações ocorridas no âmbito sóciopolítico e no campo econômico-cultural e educacional, contribui para a formação de uma “massa acrítica”, sem visão da realidade social, política e educacional.Essa “alienação” condiciona a formação de futuros arte-educadores, reprodutores da realidade, tal como ela se apresenta, impedindo que se forme um arte-educador emancipado-emancipador.
Cândida Alayde de Carvalho Bittencourt é Professora há 17 no ensino superior, médio e fundamental, Cândida Carvalho Bittencourt é formada em Artes Plásticas e especialista em História das Artes, pela Universidade Federal de Pelotas-RS. Fez mestrado em Educação na PUCPR e atualmente é doutoranda no programa de Educação: História, Política, Sociedade na PUCSP.
Introdução
1 - O Estado da Arte da Arte-Educação
2 - Resgatando a História da História Recente do Ensino de Artes no Brasil
3 - A Filosofia da Educação que Fundamenta as Disciplinas Pedagógicas nos Cursos de Arte, à Luz da Teoria Crítica
3.1 - As Disciplinas Pedagógicas nos Cursos de Arte à Luz da Teoria Crítica
Conclusão
Referências