Capa do livro: Arte e Educação - Da Razão Instrumental à Racionalidade Emancipatória, Cândida Alayde de Carvalho Bittencourt

Arte e Educação - Da Razão Instrumental à Racionalidade Emancipatória

Cândida Alayde de Carvalho Bittencourt

    Preço

    por R$ 59,90

    Ficha técnica

    Autor/Autores: Cândida Alayde de Carvalho Bittencourt

    ISBN: 853620591-1

    Acabamento: Brochura

    Formato: 15,0x21,0 cm

    Peso: 148grs.

    Número de páginas: 98

    Publicado em: 31/05/2004

    Área(s): Literatura e Cultura - Educação; Psicologia - Escolar e Educação

    Sinopse

    A presente obra tem como objetivo principal analisar criticamente a formação filosófico-educacional do arte-educador, à luz da teoria crítica, mais especificamente das categorias críticas de Adorno e Horkheimer, em particular, a semicultura, ação comunicativa e indústria cultural, bem como, identificar a concepção filosófico-educacional que norteou a formação dos arte-educadores no curso de artes(1992 a 2000), da Universidade Federal do Paraná, na Faculdade de Artes do Paraná e na Escola de Música e Belas Artes do Paraná, e investigar se a filosofia da educação, na formação do arte-educador, trabalha a concepção de “totalidade” em relação à arte, considerando-a como expressão criadora, e em suas relações sociais, políticas e econômicas.Como a pesquisa se baseou na teoria crítica, o método usado foi o dialético.A motivação para a realização da pesquisa foi a vivência de pesquisadora/educadora que se propôs a investigar como se efetiva a formação do arte-educador e qual o referencial político-filosófico e pedagógico que fundamenta a formação universitária dos futuros arte-educadores.Dentro deste contexto foi constatado que o ensino artístico nas três instituições de ensino citadas acima, apresenta uma formação uniforme, que sugere a hegemonia de uma classe dominante preocupada em manter o status quo, e que, ao ignorar as transformações ocorridas no âmbito sóciopolítico e no campo econômico-cultural e educacional, contribui para a formação de uma “massa acrítica”, sem visão da realidade social, política e educacional.Essa “alienação” condiciona a formação de futuros arte-educadores, reprodutores da realidade, tal como ela se apresenta, impedindo que se forme um arte-educador emancipado-emancipador.

    Autor(es)

    Cândida Alayde de Carvalho Bittencourt é Professora há 17 no ensino superior, médio e fundamental, Cândida Carvalho Bittencourt é formada em Artes Plásticas e especialista em História das Artes, pela Universidade Federal de Pelotas-RS. Fez mestrado em Educação na PUCPR e atualmente é doutoranda no programa de Educação: História, Política, Sociedade na PUCSP.

    Sumário

    Introdução

    1 - O Estado da Arte da Arte-Educação

    2 - Resgatando a História da História Recente do Ensino de Artes no Brasil

    3 - A Filosofia da Educação que Fundamenta as Disciplinas Pedagógicas nos Cursos de Arte, à Luz da Teoria Crítica

    3.1 - As Disciplinas Pedagógicas nos Cursos de Arte à Luz da Teoria Crítica

    Conclusão

    Referências

    Índice alfabético

    A

    • Arte. Disciplinas pedagógicas nos cursos de arte à luz da teoria crítica
    • Arte. Estado da arte da arte-educação
    • Arte. Filosofia da educação que fundamenta as disciplinas pedagógicas nos cursos de arte, à luz da teoria crítica
    • Arte. Resgatando a história da história recente do ensino de artes no Brasil
    • Arte-educação. Estado da arte da arte-educação

    B

    • Bibliografia. Referências

    C

    • Conclusão

    D

    • Disciplinas pedagógicas nos cursos de arte à luz da teoria crítica

    E

    • Educação. Estado da arte da arte-educação
    • Educação. Filosofia da educação que fundamenta as disciplinas pedagógicas nos cursos de arte, à luz da teoria crítica
    • Ementas de Estética I (artes plásticas). Quadro 5
    • Ementas de Estética I (música). Quadro 3
    • Ementas de Estética II (artes plásticas). Quadro 6
    • Ementas de Estética II(música). Quadro 4
    • Ementas de Filosofia (artes plásticas). Quadro 2
    • Ementas de Filosofia (música). Quadro 1
    • Ementas de História da Arte I(artes plásticas). Quadro 9
    • Ementas de História da Arte I (música). Quadro 7
    • Ementas de História da Arte II(artes plásticas). Quadro 10
    • Ementas de História da Arte II (música). Quadro 8
    • Ementas de Prática de Ensino (artes plásticas). Quadro 12
    • Ementas de Prática de Ensino (música). Quadro 11
    • Estado da arte da arte-educação
    • Estética. Ementas de Estética I (artes plásticas). Quadro 5
    • Estética. Ementas de Estética I (música). Quadro 3
    • Estética. Ementas de Estética II(artes plásticas). Quadro 6
    • Estética. Ementas de Estética II (música). Quadro 4

    F

    • Filosofia. Ementas de Filosofia(artes plásticas). Quadro 2
    • Filosofia. Ementas de Filosofia (música). Quadro 1
    • Filosofia da educação que fundamenta as disciplinas pedagógicas nos cursos de arte, à luz da teoria crítica

    H

    • História. Resgatando a história da história recente do ensino de artes no Brasil
    • História da Arte. Ementas de História da Arte I (artes plásticas). Quadro 9
    • História da Arte. Ementas de História da Arte I (música). Quadro 7
    • História da Arte. Ementas de História da Arte II (artes plásticas). Quadro 10
    • História da Arte. Ementas de História da Arte II (música). Quadro 8

    I

    • Introdução

    P

    • Pedagogia. Disciplinas pedagógicas nos cursos de arte à luz da teoria crítica
    • Pedagogia. Filosofia da educação que fundamenta as disciplinas pedagógicas nos cursos de arte, à luz da teoria crítica
    • Prática de Ensino. Ementas de Prática de Ensino (artes plásticas). Quadro 12
    • Prática de Ensino. Ementas de Prática de Ensino (música). Quadro 11
    • Prefácio

    Q

    • Quadro 1. Ementas de Filosofia (música)
    • Quadro 2. Ementas de Filosofia (artes plásticas)
    • Quadro 3. Ementas de Estética I (música)
    • Quadro 4. Ementas de Estética II (música)
    • Quadro 5. Ementas de Estética I (artes plásticas)
    • Quadro 6. Ementas de Estética II (artes plásticas)
    • Quadro 7. Ementas de História da Arte I (música)
    • Quadro 8. Ementas de História da Arte II (música)
    • Quadro 9. Ementas de História da Arte I (artes plásticas). Quadro 9
    • Quadro 10. Ementas de História da Arte II (artes plásticas)
    • Quadro 11. Ementas de Prática de Ensino (música)
    • Quadro 12. Ementas de Prática de Ensino (artes plásticas)

    R

    • Referências. Bibliografia
    • Resgatando a história da história recente do ensino de artes no Brasil

    T

    • Teoria crítica. Disciplinas pedagógicas nos cursos de arte à luz da teoria crítica
    • Teoria crítica. Filosofia da educação que fundamenta as disciplinas pedagógicas nos cursos de arte, à luz da teoria crítica