Capa do livro: Metodologia Científica - Como se tornar mais agradável a elaboração de trabalhos acadêmicos - Acompanha CD-ROM, Rosilda Baron Martins

Metodologia Científica - Como se tornar mais agradável a elaboração de trabalhos acadêmicos - Acompanha CD-ROM

Rosilda Baron Martins

    Preço

    por R$ 119,90

    Ficha técnica

    Autor/Autores: Rosilda Baron Martins

    ISBN: 853620772-8

    Acabamento: Brochura

    Formato: 15,0x21,0 cm

    Peso: 384grs.

    Número de páginas: 287

    Publicado em: 02/08/2004

    Área(s): Contabilidade - Metodologia; Direito - Ensino Jurídico e Metodologia; Literatura e Cultura - Educação

    Sinopse

    O enfoque da obra é acadêmico, recomendável para adoção por professores de graduação de universidades, cursos de pós-graduação e extensão e também para pesquisadores mais experientes. Escrito em linguagem simples, o livro trata, dentre outros tópicos, do Ensino Superior, da política institucional e suas perspectivas, dos eventos científicos e sociais e suas articulações possíveis entre a universidade e a comunidade, da elaboração do projeto de pesquisa para trabalho de conclusão de curso, da pesquisa bibliográfica, da elaboração de trabalhos científicos, da sua formatação, segundo as normas mais recentes da ABNT e de sua apresentação e defesa perante bancas examinadoras. Trata, também, da natureza do processo educacional em nível superior e como o estudante poderá utilizar esses instrumentos e organizar sua vida de estudo, mediante adequada prática científica. Inclui, ainda, um CD multimídia com aproximadamente cem dispositivos a fim de subsidiar o trabalho docente e discente, seja para ministrar aulas, preparar seminários, preparar projetos de ensino, pesquisa e extensão, elaborar relatórios, enfim, realizar qualquer tipo de comunicação escrita. Este livro, dedicado verdadeiramente aos estudantes e professores em nível superior, visa a instilar-lhes o gosto pela leitura, pela investigação e pelo espírito crítico. Por tudo isso, é um livro que objetiva preparar cientistas cidadãos.

    Sumário

    Parte I - ENSINO SUPERIOR, POLÍTICA INSTITUCIONAL E SUAS PERSPECTIVAS

    1 A UNIVERSIDADE COMO NÓ ESTRATÉGICO DA MUDANÇA PLANIFICADA

    2 PERFIL DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO

    2.1 Transmite conhecimentos

    2.2 Comunicar um método

    2.3 Comunicar sua própria personalidade

    2.4 Autonomia do professor

    2.5 Pertencer a um grupo de referência

    2.6 Teoria e prática

    2.7 Relação ensinoe aprendizagem

    2.8 Comunicação educativa

    2.9 Sumariando as idéias

    3 O PROJETO PEDAGÓGICO COMO ELEMENTO ARTICULADOR DA UNIVERSIDADE DE QUALIDADE

    3.1 Origem

    3.2 Fontes

    3.3 Competências

    4 REFERÊNCIAS

    5 ANEXOS

    5.1 Anexo 1 - Projeto Pedagógico

    5.2 Anexo 2 - Planos de Ensino. Modalidades: Curso - Unidade - Aula

    5.3 Anexo 3 - Projetos de Pesquisa, Extensão e Relatório

    PARTE II - PROJETO DE PESQUISA PARA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO: PRODUÇÃO, ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO

    1 ESCOLHA DO TEMA

    2 REVISÃO DE LITERATURA

    3 QUESTÕES A INVESTIGAR: PROBLEMA

    4 DELIMITAÇÃO DO PROBLEMA DA PESQUISA

    5 GERAÇÃO DE HIPÓTESES

    6 FORMULAÇÃO DO OBJETIVO GERAL

    7 FORMULAÇÃO DOS OBJETIVOS ESPECÍFICOS

    8 METODOLOGIA/PROCEDIMENTOS DE COLETA DE DADOS

    9 RECURSOS

    10 A PRODUÇÃO ESCRITA DO PLANEJAMENTO OU PROJETO DE PESQUISA

    10.1 Área de pesquisa

    10.2 Tema geral

    10.3 Tema específico

    10.4 Justificativa e relevância científica (o que motiva a realização)

    11 QUESTÕES A INVESTIGAR: PROBLEMA

    12 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA OU EMBASAMENTO TEÓRICO OU REFERENCIAL TEÓRICO

    13 HIPÓTESES

    14 OBJETIVOS DO ESTUDO

    15 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

    15.1 Tipos de Pesquisa

    15.2 Técnicas de Pesquisa

    15.3 Recursos metodológicos

    16 PLANO DE ESCRITA

    17 CRONOGRAMA: quando?

    18 INDICAÇÃO DA BIBLIOGRAFIA

    19 REFERÊNCIAS

    20 ANEXOS

    20.1 Anexo 1 - Taxionomia dos Objetivos

    20.2 Anexo 2 - Regulamento do Trabalho de Conclusão do Curso de Graduação

    PARTE III - EVENTOS CIENTÍFICOS E SOCIAIS: ARTICULAÇÕES POSSÍVEIS ENTRE A UNIVERSIDADE E A COMUNIDADE

    1 EVENTOS CIENTÍFICOS

    1.1 Definição

    1.2 Classificação

    2 EVENTOS SOCIAIS

    3 FORMAS DE SERVIR

    3 ETAPAS DE UM EVENTO

    3.1 Planejamento

    3.2 Execução

    3.3 Avaliação

    3.4 Para finalizar

    4 REFERÊNCIAS

    5 ANEXOS

    5.1 Anexo 1 - Plano de Ação

    5.2 Anexo 2 - Ficha de Avaliação Final (Modelo)

    PARTE IV - COMO ESTUDAR: UM BOM COMEÇO

    1 AVALIANDO PRIORIDADES

    2 EXAMINANDO ALTERNATIVAS

    3 APRENDENDO A ENFRENTAR AS EXIGÊNCIAS ACADÊMICAS

    4 DESENVOLVENDO A EFICIÊNCIA PESSOAL

    5 FORTALECENDO AS HABILIDADES BÁSICAS

    6 O ESTUDO COMO FORMA DE PESQUISA

    6.1 A Pesquisa Bibliográfica

    Recursos computacionais na eleboração de trabalho científico

    Publicações científicas: formasbásicas de apresentação

    A Pós-graduação

    7 REFERÊNCIAS

    PARTE V - NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS

    1 ESTRUTURA DO TRABALHO OU RELATÓRIO CIENTÍFICO

    1.1 Preliminares ou pré-texto

    1.2 Elementos textuais

    1.3 Pós-liminares ou pós-texto

    2 ELEMENTOS ESSENCIAIS E ELEMENTOS COMPLEMENTARES SEPARADOS POR TIPO DE PUBLICAÇÃO

    2.1 Monografia no todo (livros, dissertações, teses etc.)

    2.2 Partes de monografias (trabalho apresentado em congressos, capítulo de livro etc.)

    2.3 Publicações Periódicas (revistas, boletins etc.), coleção

    2.4 Artigos em jornais

    3 ORDENAÇÃO DAS REFERÊNCIAS

    4 ASPECTOS GRÁFICOS

    5 AUTORIA

    5.1 Autor Pessoal

    5.2 Organizadores, compiladores, editores, adaptadores etc

    5.3 Autor Entidade Coletiva (Associações, Empresas, Instituições)

    5.4 Tradutor, prefaciador, ilustrador etc

    6 ELABORAÇÃO DE REFERÊNCIAS

    6.1 Monografias consideradas no todo

    6.2 Partes de monografias

    7 PUBLICAÇÕES PERIÓDICAS

    7.1 Consideradas no Todo

    7.2 Partes de Publicações Periódicas

    8 IMPRENTA (Local, Editora e Data)

    8.1 Local

    8.2 Editora

    8.3 Data

    9 SÉRIES E COLEÇÕES

    10 NOTAS

    10.1 Abstracts

    10.2 Autor desconhecido

    10.3 Dissertações e teses

    10.4 Ensaios

    10.5 Fac-símiles

    10.6 Notas de aula

    10.7 Reimpressões

    10.8 Notas múltiplas

    10.9 Resenhas

    10.10 Trabalhos não publicados

    10.11 Tradução do original

    10.12 Tradução feita com base em outra tradução

    11 OUTROS TIPOS DE DOCUMENTOS

    11.1 Atas de reuniões

    11.2 Bulas (remédios)

    11.3 Cartões-Postais

    11.4 Convênios

    11.5 Discos

    11.6 Discos Compactos (CD - Compact Discs)

    11.7 Entrevistas

    11.8 Fitas Gravadas

    11.9 Filmes e Vídeos

    11.10 Fotografias

    11.11 Mapas e Globos

    11.12 Microfichas

    11.13 Microfilmes

    11.14 Slides (diapositivos)

    12 DOCUMENTOS ELETRÔNICOS

    12.1 Arquivo em Disquetes

    12.2 BBS

    12.3 Base de Dados em Cd-Rom: no todo

    12.4 Base de Dados em Cd-Rom: partes de documentos

    12.5 E-mail

    12.6 FTP (File Transfer Protocol)

    12.7 Listas de Discussões

    12.8 Monografias consideradas no todo (On-line)

    12.9 Publicações Periódicas consideradas no todo (On-line)

    12.10 Partes de Publicações Periódicas (On-line)

    13 DISPOSIÇÃO E SEQÜÊNCIA

    13.1 Preliminares ou pré-texto

    13.2 Texto

    13.3 Pós-liminares ou pós-texto

    14 NUMERAÇÃO DE DOCUMENTOS (NBR 6024 Maio/2003)

    15 DOS NÚMEROS

    15.1 De textos

    15.2 De volumes

    15.3 De partes

    15.4 De edições

    15.5 De seções

    16 TÍTULOS

    17 NUMERAÇÃO DE PÁGINAS

    18 APRESENTAÇÃO DO TRABALHO: REPRODUÇÃO E IMPRESSÃO

    18.1 Do papel

    18.2 Da tinta

    18.3 Do encadernamento

    18.4 Margem

    18.5 Espacejamento

    18.6 Letra

    19 ABREVIATURA DOS MESES

    20 REFERÊNCIAS

    PARTE VI - APRESENTAÇÃO GRÁFICA DO CONTEÚDO DO CD-ROM

    ALGUMAS PALAVRAS FINAIS PARA CONCLUIR

    Índice alfabético

    A

    • Abreviatura dos meses
    • «Abstracts»
    • Adaptador. Organizadores, compiladores, editores, adaptadores etc
    • Algumas palavras finais para concluir
    • Anexo 1. Plano de ação.
    • Anexo 1. Projeto pedagógico
    • Anexo 1. Taxionomia dos objetivos.
    • Anexo 2. Ficha de avaliação final (Modelo)
    • Anexo 2. Modalidades: Curso - Unidade - Aula
    • Anexo 2. Planosde ensino
    • Anexo 2. Regulamento do trabalho deconclusão do curso de graduação.
    • Anexo 3. Projetos de pesquisa, extensão e relatório
    • Anexos. Parte I.
    • Anexos. Parte II.
    • Anexos. Parte III
    • Aprendizagem. Relação ensino e aprendizagem
    • Apresentação do trabalho: reprodução e impressão
    • Área de pesquisa
    • Arquivo em disquetes. Trabalho científico
    • Ata de reunião. Trabalho científico.
    • Autor desconhecido.
    • Autor entidade coletiva (associações, empresas, instituições)

    B

    • BBS.
    • Base de dados em Cd-Rom: no todo.
    • Base de dados em Cd-Rom: partes de documentos
    • Bibliografia. Indicação dabibliografia. Parte II
    • Bibliografia. Pesquisa bibliográfica.
    • Bibliografia. Referências. Parte I.
    • Bibliografia. Referências. Parte III
    • Bibliografia. Referências. Parte IV.
    • Bibliografia. Referências. Parte V
    • Bibliografia. Revisão bibliográfica ou embasamento teórico ou referencial teórico
    • Bula. Trabalho científico. Bulas (remédios)

    C

    • Ciência. Eventos científicos e sociais: articulações possíveis entre a universidade e a comunidade.
    • Citação. Artigos em jornais
    • Citação. Organizadores, compiladores, editores, adaptadores etc
    • Citação. Publicações periódicas (revistas, boletins etc.), coleção.
    • Coleção. Trabalho científico. Séries e coleções.
    • Compilador. Organizadores, compiladores, editores, adaptadores etc.
    • Computador. Recursos computacionais na elaboração de trabalho científico
    • Comunicação educativa
    • Comunidade. Eventos científicos e sociais: articulações possíveis entre a universidade e a comunidade.
    • Conclusão. Algumas palavrasfinais para concluir
    • Conclusão de curso. Projeto de pesquisa para trabalho de conclusão de curso: produção, elaboração e apresentação
    • Conhecimento. Transmite conhecimentos

    D

    • Data. Trabalhocientífico
    • Delimitação do problema da pesquisa
    • Discos compactos (CD -Compact Discs).
    • Disposição e seqüência.Trabalho científico.
    • Dissertações eteses.
    • Documento. Numeração de documentos (NBR 6024 maio/2003).
    • Documentos. Outros tipos de documentos.
    • Documentos eletrônicos.Trabalho científico

    E

    • E-mail. Trabalhocientífico
    • Editor. Organizadores, compiladores, editores, adaptadores etc.
    • Editora. Trabalhocientífico
    • Educação. Comunicação educativa
    • Elaboração de referências
    • Elementos essenciais e elementos complementares separados por tipo de publicação
    • Ensaios. Trabalho científico.
    • Ensino. Relação ensino e aprendizagem
    • Ensino superior, política institucional e suas perspectivas.
    • Entrevista. Trabalho científico. Entrevistas
    • Escrita. Cronograma: quando?
    • Estrutura do trabalho ourelatório científico.
    • Estudo. Aprendendo a enfrentaras exigências acadêmicas
    • Estudo. Avaliandoprioridades
    • Estudo. Como estudar:um bom começo.
    • Estudo. Desenvolvendo a eficiência pessoal.
    • Estudo. Examinandoalternativas
    • Estudo. Fortalecendo as habilidades básicas.
    • Estudo como formade pesquisa.
    • Etiqueta. Formasde servir.
    • Evento. Avaliação
    • Evento. Etapas de um evento
    • Evento. Execução.
    • Evento. Para finalizar.
    • Evento. Planejamento.
    • Evento científico.Classificação
    • Evento científico. Definição.
    • Evento científico.Considerações
    • Eventos científicos e sociais: articulações possíveis entre a universidade e a comunidade
    • Eventos sociais.

    F

    • FTP («File Transfer Protocol»). Trabalho científico.
    • «Fac-símiles»
    • Ficha de avaliação final(Modelo). Anexo 2
    • Filme. Trabalho científico. Filmes e vídeos
    • Fita gravada. Trabalho científico
    • Fotografia. Trabalho científico

    G

    • Gráfico. Aspectos gráficos.

    H

    • Hipóteses

    I

    • Ilustrador. Tradutor, prefaciador, ilustrador etc.
    • Imprenta (local, editora e data)
    • Informática. Recursos computacionais na elaboração de trabalho científico

    L

    • Listas de discussões
    • Local. Trabalhocientífico.

    M

    • Mapas e globos. Trabalho científico.
    • Metodologia. Comunicar um método
    • Metodologia. Plano de escrita.
    • Metodologia. Procedimentos metodológicos.
    • Metodologia. Recursos metodológicos.
    • Metodologia. Técnicas de pesquisa
    • Metodologia. Tiposde pesquisa
    • Metodologia/procedimentosde coleta de dados
    • Microfichas. Trabalho científico.
    • Microfilmes. Trabalho científico
    • Monografia. Partes de monografias
    • Monografia no todo (livros, dissertações, teses etc.)
    • Monografias consideradas no todo
    • Monografias consideradas no todo («on-line»)

    N

    • Normas para apresentação detrabalhos científicos.
    • Notas de aula.
    • Notas múltiplas
    • Numeração de documentos(NBR 6024 maio/2003).
    • Numeração de páginas. Trabalho científico
    • Números. Trabalho científico.

    O

    • Objetivos doestudo.
    • Ordenação das referências.
    • Organizadores, compiladores, editores, adaptadores etc.

    P

    • Página. Numeraçãode páginas.
    • Partes de monografias
    • Partes de monografias (trabalho apresentado em congressos, capítulo de livro etc.).
    • Partes de publicações periódicas
    • Partes de publicações periódicas («on-line»)
    • Pedagogia. Projeto pedagógico como elemento articulador da universidade de qualidade
    • Perfil do professor universitário.
    • Periódico. Publicações periódicas
    • Periódico. Publicações periódicas (revistas, boletins etc.), coleção
    • Personalidade. Comunicar suaprópria personalidade.
    • Pesquisa. Área de pesquisa
    • Pesquisa. Delimitação do problema da pesquisa.
    • Pesquisa. Estudo como forma de pesquisa.
    • Pesquisa. Geraçãode hipóteses.
    • Pesquisa. Produção escrita do planejamento ou projeto de pesquisa
    • Pesquisa. Projeto de pesquisa para trabalho de conclusão de curso: produção, elaboração e apresentação
    • Pesquisa bibliográfica
    • Plano de ação. Anexo 1.
    • Pós-graduação
    • Prática. Teoria e prática.
    • Prefaciador. Tradutor, prefaciador, ilustrador etc
    • Preliminares oupré-texto.
    • Produção escrita do planejamento ou projeto de pesquisa.
    • Professor. Autonomia do professor.
    • Professor. Pertencer a um grupo de referência
    • Professor. Sumariando as idéias
    • Professor. Teoria e prática
    • Professor universitário. Perfil. Autonomia do professor.
    • Professor universitário. Perfil. Comunicação da própria personalidade
    • Professor universitário. Perfil. Comunicação de método.
    • Professor universitário. Perfil. Comunicação educativa
    • Professor universitário. Perfil. Pertencer a um grupo de referência.
    • Professor universitário. Perfil.Relação ensino e aprendizagem
    • Professor universitário. Perfil. Sumariando as idéias.
    • Professor universitário. Perfil. Teoria e prática
    • Professor universitário. Perfil.Transmissão de conhecimento
    • Projeto de pesquisa para trabalho de conclusão de curso: produção, elaboração e apresentação
    • Projeto pedagógico. Universidadede qualidade. Competências.
    • Projeto pedagógico. Universidade de qualidade. Fontes
    • Projeto pedagógico. Universidade de qualidade. Origem
    • Projeto pedagógico como elemento articulador da universidade de qualidade.
    • Publicação. Elementos essenciais eelementos complementares separados por tipo de publicação.
    • Publicação científica: formasbásicas de apresentação
    • Publicações periódicas.
    • Publicações periódicas (revistas, boletins etc.), coleção.
    • Publicações periódicas consideradasno todo («on-line»). Trabalho científico.

    R

    • Recursos.
    • Recursos computacionais na elaboração de trabalho científico
    • Referências. Bibliografia. Parte I.
    • Referências. Bibliografia. Parte II
    • Referências. Bibliografia. Parte III
    • Referências. Bibliografia. Parte IV.
    • Referências. Bibliografia. Parte V
    • Referências. Ordenaçãodas referências.
    • Regulamento do trabalho de conclusãodo curso de graduação. Anexo 2
    • Reimpressões
    • Relatório. Estrutura do trabalho ou relatório científico.
    • Relatório científico. Estrutura do trabalho ou relatório científico.
    • Resenhas. Trabalho científico
    • Revisão bibliográfica ou embasamentoteórico ou referencial teórico.
    • Revisão de literatura.

    S

    • Série. Trabalho científico. Séries e coleções.
    • Slides (diapositivos).Trabalho científico.

    T

    • Taxionomia dos objetivos. Anexo 1.
    • Teoria e prática.
    • Tese. Trabalho científico.Dissertações e teses
    • Títulos. Trabalho científico.
    • Trabalho. Escolha do tema.
    • Trabalho. Formulação do objetivo geral
    • Trabalho. Formulação dos objetivos específicos.
    • Trabalho. Indicação da bibliografia
    • Trabalho. Justificativa e relevância científica (o que motiva a realização)
    • Trabalho. Metodologia/procedimentos de coleta de dados
    • Trabalho. Pós-graduação.
    • Trabalho. Publicação científica: formas básicas de apresentação
    • Trabalho. Questões a investigar: problema
    • Trabalho. Questões a investigar: problema
    • Trabalho. Revisão bibliográfica ou embasamento teórico ou referencial teórico
    • Trabalho. Revisãode literatura
    • Trabalho. Temaespecífico
    • Trabalho. Tema geral
    • Trabalho científico. Abreviatura dos meses
    • Trabalho científico. «Abstracts»
    • Trabalho científico. Apresentação do trabalho: reprodução e impressão.
    • Trabalho científico. Arquivos em disquetes.
    • Trabalho científico. Artigos em jornais.
    • Trabalho científico. Aspectos gráficos.
    • Trabalho científico. Atas de reuniões.
    • Trabalho científico.Autor pessoal
    • Trabalho científico. Autoria.
    • Trabalho científico. Bulas (remédios).
    • Trabalho científico.Cartões-postais
    • Trabalho científico. Consideradas no todo
    • Trabalho científico. Convênios.
    • Trabalho científico. Discos
    • Trabalho científico. Discos compactos (CD - Compact Discs)
    • Trabalho científico. Disposição e seqüência.
    • Trabalho científico. Dissertações e teses
    • Trabalho científico. Documentos eletrônicos
    • Trabalho científico. E-mail
    • Trabalho científico. Elementos essenciais e elementos complementares separados por tipo de publicação
    • Trabalho científico. Elementos textuais.
    • Trabalho científico. Ensaios
    • Trabalho científico. Entrevistas
    • Trabalho científico. Estrutura do trabalho ou relatório científico.
    • Trabalho científico. FTP («File Transfer Protocol»)
    • Trabalho científico. Filmes e vídeos.
    • Trabalho científico.Fitas gravadas
    • Trabalho científico. Fotografias.
    • Trabalho científico. Imprenta(local, editora e data).
    • Trabalho científico.Mapas e globos.
    • Trabalho científico. Microfichas.
    • Trabalho científico. Microfilmes
    • Trabalho científico. Normas para apresentação de trabalhos científicos
    • Trabalho científico. Notas.
    • Trabalho científico. Numeração de documentos (NBR 6024 maio/2003).
    • Trabalho científico. Numeração de páginas.
    • Trabalho científico. Números
    • Trabalho científico. Ordenação das referências.
    • Trabalho científico. Organizadores,compiladores, editores, adaptadores, etc
    • Trabalho científico. Outros tipos de documentos
    • Trabalho científico. Partes de monografias.
    • Trabalho científico. Pós-liminares ou pós-texto
    • Trabalho científico. Publicações periódicas.
    • Trabalho científico. Publicações periódicas (revistas, boletins etc.), coleção
    • Trabalho científico. Publicações periódicas consideradas no todo («online»).
    • Trabalho científico. Recursos computacionais na elaboração de trabalho científico
    • Trabalho científico. Resenha.
    • Trabalho científico. Resenhas
    • Trabalho científico. Séries e coleções
    • Trabalho científico. Slides (diapositivos).
    • Trabalho científico. Títulos.
    • Trabalho científico. Tradutor, prefaciador, ilustrador etc
    • Trabalho de conclusão de curso. Projeto de pesquisa para trabalho de conclusão de curso: produção,elaboração e apresentação
    • Trabalhos não publicados.
    • Tradução do original
    • Tradução feita com baseem outra tradução.
    • Tradutor, prefaciador,ilustrador etc.

    U

    • Universidade. Eventos científicos e sociais: articulações possíveis entre a universidade e a comunidade
    • Universidade. Projeto pedagógico como elemento articulador da universidade de qualidade.
    • Universidade como nó estratégico da mudança planificada.

    V

    • Vídeo. Trabalho científico. Filmes e vídeos.