Capa do livro: Estratégias Competitivas - Estudos e Casos, Organizadores: Cleber Carvalho de Castro e Humberto Stadler

Estratégias Competitivas - Estudos e Casos

Organizadores: Cleber Carvalho de Castro e Humberto Stadler

    Preço

    por R$ 99,90

    Ficha técnica

    Autor/Autores: Organizadores: Cleber Carvalho de Castro e Humberto Stadler

    ISBN: 853620861-9

    Acabamento: Brochura

    Formato: 15,0x21,0 cm

    Peso: 306grs.

    Número de páginas: 224

    Publicado em: 30/11/2004

    Área(s): Administração; Literatura e Cultura - Negócios, Administração e Marketing

    Sinopse

    O campo do conhecimento de estratégias competitivas vem se consolidando como um dos mais férteis, tanto para a pesquisa acadêmica quanto para a ação empresarial. Neste sentido, os diversos autores do presente livro se reuniram para discutir e concretizar uma contribuição ao avanço destas duas dimensões.

    Assim, o livro reúne teoria relacionada ao campo das estratégias e também casos reais onde se demonstra a aplicação destes conhecimentos. Não foi objetivo esgotar o assunto sobre estratégia, muito menos, apontar receitas de sucesso empresarial que possam ser aplicadas de forma generalizada. Contudo, é intenção ampliar o debate em torno do tema estratégia e apresentar vertentes importantes para o sucesso competitivo das empresas.  

    Autor(es)

    ORGANIZADORES
    Cleber Carvalho de Castro
    – Graduado em Administração pela Universidade Federal de Lavras – UFLA, em Minas Gerais; Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – PPGA/UFRGS, e Doutorando em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professor licenciado da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos e Professor e Coordenador do Curso de Administração da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel – Univel.

    Humberto Stadler – Graduado em Administração pela Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG; Especialista em Administração Geral e Estratégica de Empresas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG e Doutor em Administração pela Universidade de Leon, Espanha; Atualmente é Professor da Universidade Estadual de Ponta Grossa e da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel – Univel.

    COLABORADORES
    Carlos Rogério Rodrigues da Silva – Graduado em Administração com Habilitação em Comércio Exterior pela Faculdade de Ciências Administrativas e Comércio Exterior do Paraná – FACE; Especialista em Auditoria pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste, Master of Business Administration - Marketing Hoteleiro pelo Orlando International Institute for Advanced Education – Estados Unidos e Doutorando em Ciências Empresariais pela Universidad del Museo Social Argentino – Argentina. Atualmente é Professor da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel – Univel.

    David Morton Bisland – Graduado em Administração pela Universidade Regional de Blumenau – FURB; Mestre em Administração pela Universidade Regional de Blumenau – FURB; atualmente é Professor de Marketing no Departamento de Administração da Universidade Regional de Blumenau – FURB.

    Edelvino Razzolini Filho – Graduado em Administração pela Universidade Federal do Paraná – UFPR; Especialista em Administração de Empresas pela Faculdade Católica de Administração e Economia – FAE; Mestre e Doutor em Engenharia da Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Atualmente é Professor da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel – Univel.

    Filipe Campelo Xavier da Costa – Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Rio Grande do Sul – UFRGS; Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – PPGA/UFRGS e Doutor em Administração pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo – FEA/USP. Atualmente é Professor da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel – Univel.

    Fred Leite Siqueira Campos – Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB; Mestre em Economia pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB e Doutor em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Atualmente é Professor da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel – Univel.

    Leonardo Lisboa Pereira – Graduado em Administração pela Fundação Universidade Federal de Rio Grande – FURG e Mestre em Administração pelo Centro de Pesquisa e Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Paraná – CEPPAD/UFPR. Atualmente é Professor e Coordenador do Centro de Pesquisa e Extensão da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel – Univel.

    Leonel Cezar Rodrigues – Graduado em Química pela Universidade Regional de Blumenau – FURB; Especialista em Cooperação Técnica Internacional pela Universidade de São Paulo – USP; Mestre em Administração da Tecnologia pela Vanderbilt University – Estados Unidos; Doutor em Administração Universitária também pela Vanderbilt University – Estados Unidos e pós-doutorando pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo – FEA/USP. Atualmente é Professor da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel – Univel.

    Sumário

    Apresentação

    1 - Elementos Condicionantes da Estratégia Organizacional: Breve Revisão de Literatura Leonardo Lisboa Pereira

    2 - Transições Estratégicas numa Organização Tradicional: As Recentes Mudanças Estratégicas na Hering Têxtil S/A David Morton Bisland e Leonel Cezar Rodrigues

    3 - Marketing de Relacionamento como Elemento de Construção de Vantagem Competitiva Filipe Campelo Xavier da Costa

    4 - Economia dos Custos de Transação: Uma Abordagem Estratégica nas Relações entre Empresas Cleber Carvalho de Castro

    5 - Flexibilidade Logística como Estratégia Competitiva Edelvino Razzolini Filho

    6 - Estratégias para a Qualidade: Um Enfoque Comportamental Humberto Stadler

    7 - Taxa de Inovação Bruta e a Trajetória Tecnológica: Uma Abordagem Complexa Neo-Schumpeteriana Fred Leite Siqueira Campos

    8 - Estratégias de Investigação em Mercados Internacionais Carlos Rogério Rodrigues da Silva

    Índice alfabético

    A

    • Apresentação

    C

    • Carlos Rogério Rodrigues da Silva. Estratégias de investigação em mercados internacionais
    • Cleber Carvalho de Castro. Economia dos custos de transação: uma abordagem estratégica nas relações entre empresas
    • Competitividade. Estratégias de investigação em mercados internacionais. Carlos Rogério Rodrigues da Silva
    • Competitividade. Flexibilidade logística como estratégia competitiva. Edelvino Razzolini Filho
    • Competitividade. Marketing de relacionamento como elemento de construção de vantagem competitiva. Filipe Campelo Xavier da Costa

    D

    • David Morton Bisland e Leonel Cezar Rodrigues. Transições estratégicas numa organização tradicional: as recentes mudanças estratégicas na Hering Têxtil S/A

    E

    • Economia dos custos de transação: uma abordagem estratégica nas relações entre empresas. Cleber Carvalho de Castro
    • Edelvino Razzolini Filho. Flexibilidade logística como estratégia competitiva
    • Elementos condicionantes da estratégia organizacional: breve revisão de literatura. Leonardo Lisboa Pereira
    • Empresa. Economia dos custos de transação: uma abordagem estratégica nas relações entre empresas. Cleber Carvalho de Castro
    • Enfoque comportamental. Estratégias para a qualidade: um enfoque comportamental. Humberto Stadler
    • Estratégia. Economia dos custos de transação: uma abordagem estratégica nas relações entre empresas. Cleber Carvalho de Castro
    • Estratégia. Flexibilidade logística como estratégia competitiva. Edelvino Razzolini Filho
    • Estratégia. Transições estratégicas numa organização tradicional: as recentes mudanças estratégicas na Hering Têxtil S/A. Leonel Cezar Rodrigues e David Morton Bisland
    • Estratégia organizacional. Elementos condicionantes da estratégia organizacional: breve revisão de literatura. Leonardo Lisboa Pereira
    • Estratégias de investigação em mercados internacionais. Carlos Rogério Rodrigues da Silva
    • Estratégias para a qualidade: um enfoque comportamental. Humberto Stadler

    F

    • Filipe Campelo Xavier da Costa. Marketing de relacionamento como elemento de construção de vantagem competitiva
    • Flexibilidade logística como estratégia competitiva. Edelvino Razzolini Filho
    • Fred Leite Siqueira Campos. Taxa de inovação bruta e a trajetória tecnológica: uma abordagem complexa neo-schumpeteriana

    H

    • Humberto Stadler. Estratégias para a qualidade: um enfoque comportamental

    L

    • Leonardo Lisboa Pereira. Elementos condicionantes da estratégia organizacional: breve revisão de literatura
    • Leonel Cezar Rodrigues e David Morton Bisland. Transições estratégicas numa organização tradicional: as recentes mudanças estratégicas na Hering Têxtil S/A
    • Logística. Flexibilidade logística como estratégia competitiva. Edelvino Razzolini Filho

    M

    • Marketing de relacionamento como elemento de construção de vantagem competitiva. Filipe Campelo Xavier da Costa
    • Mercado internacional. Estratégias de investigação em mercados internacionais. Carlos Rogério Rodrigues da Silva

    O

    • Organização. Transições estratégicas numa organização tradicional: as recentes mudanças estratégicas na Hering Têxtil S/A. Leonel Cezar Rodrigues e David Morton Bisland

    Q

    • Qualidade. Estratégias para a qualidade: um enfoque comportamental. Humberto Stadler

    R

    • Relação empresarial. Economia dos custos de transação: uma abordagem estratégica nas relações entre empresas. Cleber Carvalho de Castro
    • Relacionamento. Marketing de relacionamento como elemento de construção de vantagem competitiva. Filipe Campelo Xavier da Costa

    T

    • Taxa de inovação bruta e a trajetória tecnológica: uma abordagem complexa neo-schumpeteriana. Fred Leite Siqueira Campos
    • Tecnologia. Taxa de inovação bruta ea trajetória tecnológica: uma abordagem complexa neo-schumpeteriana. Fred Leite Siqueira Campos
    • Transação. Economia dos custos de transação: uma abordagem estratégica nas relações entre empresas. Cleber Carvalho de Castro
    • Transições estratégicas numa organização tradicional: as recentes mudanças estratégicas na Hering Têxtil S/A. Leonel Cezar Rodrigues e David Morton Bisland