Autor/Autores: Organizador: J. S. Fagundes Cunha
ISBN: 853621405-8
Acabamento: Brochura
Formato: 15,0x21,0 cm
Peso: 255grs.
Número de páginas: 198
Publicado em: 20/10/2006
Área(s): Direito - Processual Civil; Direito - Processual Penal; Direito - Revista
Acompanha um CD com todos os julgados desde a instalação da turma recursal !
“...Assim, damos a conhecer o Anuário do Sistema de Juizados Especiais Cíveis e Criminais do Poder Judiciário do Estado do Paraná, uma nova mídia que possibilita o acesso imediato a toda jurisprudência consolidada na Turma Recursal Única, aliando ensaios e artigos que demonstram a reflexão crítica daqueles que, a par de realizarem o desiderato de construir Justiça, se dedicam profundamente à análise crítica e ao aperfeiçoamento permanente do saber.
É o primeiro número, sonhamos muitos, esperando, sinceramente, estar contribuindo para a consolidação e pronta informação do entendimento dos magistrados que integram o Sistema dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais do Poder Judiciário do Estado do Paraná...”
Desembargador JOSÉ WANDERLEI RESENDE - Supervisor do Sistema de Juizados Especiais Cíveis e Criminais do Paraná
Juiz MARCOS SÉRGIO GALLIANO DAROS - Juiz Auxiliar do Sistema de Juizados Especiais Cíveis e Criminais do Paraná
“... Os artigos celebram o livre pensamento daqueles que se preocupam com a construção do que é justo; nem sempre representam uniformidade, pois o desejo é se prestar, sempre, a um exercício de reflexão. Longe dos padrões fixos e dar a conhecer o construído não como dogma, senão como a preocupação filosófica de participar da construção da Justiça.
Com tais marcos teóricos se procede à seleção dos trabalhos apresentados, de seleto grupo de autores, que por seus currículos certificam que os magistrados do Poder Judiciário do Estado do Paraná, a par da dedicação e esforço no exercício da judicatura, não descuidam da corrente atualização do conhecimento, homens de saber, que estão sempre prontos a questionar.
E, neste dias, porque nossos meios e instrumentos multiplicaram-se além de nossa interpretação e síntese de idéias e finalidades, emerge a responsabilidade de realizarmos um sumário do pensamento do Sistema de Juizados Especiais do Paraná, que esperamos sinceramente, venha, de alguma forma, a contribuir com aqueles que somam esforços na construção do acesso à Justiça...”
J. S. FAGUNDES CUNHA - Presidente da Turma Recursal Única
ORGANIZADOR:
J. S. Fagundes Cunha – Presidente da Turma Recursal Única; Juiz Substituto em Segundo Grau; Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Doutor em Direito pela Universidade Federal do Paraná; Membro do Instituto Brasileiro de Direito Processual; Membro do Conselho da Revista de Processo – RT; Fundador da Faculdade de Direito dos Campos Gerais – Conceito A do MEC.
COLABORADORES:
Antônio Sérgio Palú Filho – Advogado.
Ayrton Marques Júnior – Conciliador.
Celso Jair Mainardi – Promotor de Justiça Substituto em Segundo Grau.
Jorge Vicente Silva – Especialista em Direito Processual Penal; Professor de Direito Penal e Processual Penal. Autor, dentre outros livros: Tóxicos – Manual Prático e Manual da Sentença Penal Condenatória.
José Wanderlei Resende – 2º Vice-Presidente do Tribunal de Justiça do Paraná. Supervisor do Sistema de Juizados Especiais Cíveis e Criminais do Paraná.
Josmael Rodrigo Camargo – Técnico Judiciário do Tribunal de Justiça do Paraná.
Jurandyr Reis Junior – Membro da Turma Recursal Única do Paraná. Juiz de Direito Substituto em Segundo Grau.
Marcos Sérgio Galliano Daros – Juiz Auxiliar do Desembargador Supervisor do Sistema de Juizados Especiais do Paraná. Juiz de Direito Substituto em Segundo Grau.
Noeval de Quadros – Desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná.
Roberto Portugal Bacellar – Membro da Turma Recursal Única - Paraná. Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Ex-Presidente da Associação dos Magistrados do Paraná. Vice-Presidente da Associação de Magistrados Brasileiros.
Ruy Alves Henriques Filho – Juiz de Direito titular do Juizado Especial de Piraquara. Mestre em Direito Processual Civil pela Universidade Federal do Paraná. Professor da EMAP e das Faculdades Integradas Curitiba.
APRESENTAÇÃO
Nasce uma nova mídia. - José Wanderlei Resende Marcos Sérgio Galliano Daros
EDITORIAL
O Projeto do Anuário. - J. S. Fagundes Cunha
DOUTRINA
A participação do advogado e o Juizado Especial Criminal - Ayrton Marques Júnior
Charge, responsabilidade civil e o dano moral e à imagem - J. S. Fagundes Cunha
A nova lei antidrogas no Juizado Especial - Jorge Vicente Silva
A revelia nos Juizados Especiais Cíveis - Josmael Rodrigo Camargo
A polêmica espera do fim do grupo de consórcio para a devolução das parcelas pagas ao consorciado desistente. - Jurandyr Reis Junior
A função social dos Juizados Especiais Cíveis e o julgamento de causas sujeitas a perícias complexas. - Marcos Sérgio Galliano Daros
A aplicabilidade do ‘caput’ do art. 557, "j", do CPC em Juizados Especiais Cíveis - Ruy Alves Henriques Filho
CONFERÊNCIA
Assinatura básica do serviço de telefonia e o Enunciado 32 da Turma Recursal Única - J. S. Fagundes Cunha
Acesso e saída da Justiça - Roberto Portugal Bacellar
PROJETO
Projeto Audiência Digital - Antônio Sérgio Palú Filho
A conciliação em primeiro grau e nos tribunais - Noeval de Quadros
Lei dos Juizados Especiais poderá tornar-se mais abrangente
PARECER
Suspensão Condicional do Processo
Transação Penal e Apelação
Requisitos de Conhecimento da Apelação
NORMATIZAÇÃO
Enunciados da Turma Recursal Única
Instituição da Turma Recursal - Resolução 001/2003
Regimento Interno - Resolução 001/2004