Autor/Autores: Célia Aparecida Ferreira Carta Winter
ISBN: 853621424-4
Acabamento: Brochura
Formato: 15,0x21,0 cm
Peso: 232grs.
Número de páginas: 168
Publicado em: 14/11/2006
Área(s): Literatura e Cultura - Política, História e Filosofia; Psicologia - Psicanálise
Para Foucault a confissão vai para além do ato de enunciar para um outro culpas e pecados, ela também se interioriza como prática de penitência e do exame de consciência e se estabelece como uma relação saber/ poder que funda subjetividades, e o confessionário único lugar institucional onde o discurso individual encontrava acolhida. A medicina e a psicanálise seriam seus herdeiros.
O interrogatório e a confissão é uma das formas em que o saber e o poder psiquiátrico se articulam. A psicanálise, segundo Foucault, inscreveria-se na linhagem confessional, ao constituir um sujeito sujeitado ao saber do outro que o analisa, interpreta, mostrando a verdade ao analisante.
Confissão e Cura é resultado desse debate, salientando que, antes de tudo, a análise deve ser compreendida com uma práxis, logo, com uma ética: a ética do bem dizer. O que esse livro pretende demonstrar é que a análise visa justamente romper com essa relação saber/poder ao romper com o sujeito-suposto-saber fazendo com que o sujeito se encontre com o impossível de saber. A invenção é o recurso que cabe ao sujeito para inscrever sua singularidade no social, frente à impossibilidade de completar-se na fala porque a falta não é subjetivável.
Célia Ferreira Carta Winter é Psicanalista; Mestra em Filosofia pela PUCPR; Mestra em Psicanálise pela UTP; Especialista em Filosofia da Educação pela PUCPR; Professora de Fundamentos Epistemológicos das Teorias de Personalidade e de Psicopatologia na PUCPR e de Psicologia Jurídica da Facinter/PR; membro Correspondente da Escola Brasileira de Psicanálise – Delegação Paraná; Coordenadora do curso de pós-graduação em Psicologia Clínica, abordagem Psicanalítica na PUCPR.
INTRODUÇÃO
Capítulo I A SEXUALIDADE E A CONFISSÃO
1.1 Sexualidade
1.1.1 A Sexualidade Grega
1.1.2 A Sexualidade Cristã
1.1.3 A Sexualidade Médica
1.1.4 A Sexualidade Freudiana
1.2 Confissão
1.2.1 A Relação Mestre-Discípulo
1.2.2 O Poder Pastoral
1.2.3 A Confissão Voluntária e a Prática da Penitência
1.2.4 A Medicina e a sua Herança: a Confissão
1.2.5 A Psicanálise na Linhagem das Práticas Confessionais
Capítulo II A CLÍNICA FREUDIANA
2.1 Sexualidade
2.1.1 Sexualidade Infantil
2.1.2 A Teoria Pulsional
2.2 Confissão
2.2.1 O Período da Hipnose
2.2.2 Da Hipnose à Ab-Reação
2.2.3 Da Defesa à Associação Livre
2.2.4 O Poder da Palavra
Capítulo III DE FREUD A LACAN
3.1 Sexualidade
3.2 Confissão
3.2.1 Intersubjetividade
3.2.2 Direção do Tratamento
3.2.3 O Avesso da Psicanálise
CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS