Capa do livro: Ensino Jurídico - Formação e Trabalho Docente, Reynaldo Irapuã Camargo Mello

Ensino Jurídico - Formação e Trabalho Docente

Reynaldo Irapuã Camargo Mello

    Preço

    por R$ 69,90

    Ficha técnica

    Autor/Autores: Reynaldo Irapuã Camargo Mello

    ISBN: 853621423-6

    Acabamento: Brochura

    Formato: 15,0x21,0 cm

    Peso: 190grs.

    Número de páginas: 136

    Publicado em: 20/11/2006

    Área(s): Direito - Ensino Jurídico e Metodologia; Direito - Diversos

    Sinopse

    O presente estudo, oriundo de um processo investigativo, gira em torno da temática: “Ensino Jurídico: Trabalho e Formação Docente”, buscando estabelecer os possíveis (Re-Des)Encontros nas vivências, construções, manifestações e elaborações no contexto universitário. Na educação superior é importante repensar a formação dos profissionais comprometidos com a sua realidade de atuação, rompendo com o modelo tradicional de educação, centrado no professor especialista em determinada área. Neste sentido, esta investigação levanta subsídios que podem contribuir para o estabelecimento de maiores espaços de discussão e reflexão, buscando uma reconfiguração do lugar-espaço da profissão docente e de seu processo de formação na área jurídica.

    Autor(es)

    Reynaldo Irapuã Camargo Mello é formado em Direito pela Universidade de Cruz Alta, com especialização em Docência no Ensino Superior pela mesma universidade; Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria. Atua como Professor das Faculdades Integradas – Facvest, em Lages/SC. Foi Coordenador Estadual do PIEB – Programa Interinstitucional de Educação Básica/RS) e Coordenador do NPJ da Facvest.

    Sumário

    1 - INTRODUÇÃO

    2 - DELINEAMENTO METODOLÓGICO DA PESQUISA

    3 - SUJEITOS: A TRAMA DAS (DES)COBERTAS

    4 - HISTÓRIA DO DIREITO: UM OLHAR CONTEXTUAL

    4.1 Direito: Mapeamento Histórico

    4.2 O Corpo Docente nos Cursos de Direito

    5 - PROCESSO DE FORMAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO DA DOCÊNCIA: PRESSUPOSTOS, ESPAÇOS E INTERLOCUÇÕES

    6 - DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: UM OLHAR HISTÓRICO-CONCEPTUAL

    CONSIDERAÇÕES FINAIS

    REFERÊNCIAS

    ANEXOS

    Índice alfabético

    A

    • Anexo A. Questionário
    • Anexo B. Questionário
    • Anexo C. Entrevista semi-estruturada
    • Anexos

    C

    • Conceito. Docência universitária: um olhar histórico-conceptual
    • Considerações finais
    • Corpo docente nos cursos de Direito

    D

    • Delineamento metodológico da pesquisa
    • Direito. Corpo docente nos cursos de Direito
    • Direito. História do direito: um olhar contextual
    • Direito. Mapeamento histórico
    • Docência. Corpo docente nos cursos de Direito
    • Docência. Processo de formação e profissionalização da docência: pressupostos, espaços e interlocuções
    • Docência. Processos de formação docente. Quadro 2
    • Docência universitária: um olhar histórico-conceptual

    E

    • Esquema A. Estudo investigativo
    • Esquema B. Delineamento dos indicadores
    • Esquema C. Delineamento metodológico da pesquisa
    • Esquema D. Fluxograma do processo de pesquisa
    • Esquema E. Sistematização e dinâmica das diretrizes curriculares dos cursos de graduação. Direito

    G

    • Graduação. Esquema E. Sistematização e dinâmica das diretrizes curriculares dos cursos de graduação. Direito

    H

    • História. Direito. Mapeamento histórico
    • História. Docência universitária: um olhar histórico-conceptual
    • História do direito: um olhar contextual

    I

    • Indicadores. Esquema B. Delineamento dos indicadores
    • Introdução

    M

    • Metodologia. Delineamento metodológico da pesquisa

    P

    • Pesquisa. Caracterização da pesquisa. Quadro 1
    • Pesquisa. Delineamento metodológico da pesquisa
    • Pesquisa. Esquema C. Delineamento metodológico da pesquisa
    • Pesquisa. Esquema D. Fluxograma do processo de pesquisa
    • Processo de formação docente. Quadro 2
    • Processo de formação e profissionalização da docência: pressupostos, espaços e interlocuções
    • Professor. Quadro 3. Saberes dos professores
    • Profissão. Processo de formação e profissionalização da docência: pressupostos, espaços e interlocuções

    Q

    • Quadro 1. Caracterização da pesquisa
    • Quadro 2. Processos de formação docente
    • Quadro 3. Saberes dos professores

    R

    • Referências

    S

    • Sujeitos: a trama das (des)cobertas