Autor/Autores: Antonio Martins Cortada
ISBN: 978853621844-1
Acabamento: Brochura
Formato: 15,0x21,0 cm
Peso: 280grs.
Número de páginas: 218
Publicado em: 11/01/2008
Área(s): Direito - Administrativo; Direito - Constitucional; Direito - Internacional
O Brasil ocupa uma posição diferenciada no contexto econômico latino-americano que não se resume a suas dimensões física e econômica.
A qualidade e complexidade de sua economia refletem-se nos seus relacionamentos com cada um dos países da região, tornando-o elemento articulador importante de todo processo de desenvolvimento ou integração regional.
Este livro detalha este papel do Brasil na América do Sul, por meio de aspectos de qualidade, intensidade e das modalidades de transportes utilizadas no intercâmbio comercial. Emprega uma metodologia de avaliação da competitividade do comércio, valendo-se dos conceitos de valor agregado, dinâmica e intensidade tecnológica dos produtos comercializados.
Ao desenvolver a análise do comércio, apresenta e avalia alternativas logísticas para superar as limitações de transporte internacional de cargas na região, um dos elementos essenciais para estimular ou limitar a competitividade, o comércio e a integração regionais.
Como resultados desta aplicação, apresenta questões quanto à viabilidade e caminhos possíveis para a integração econômica regional e inserção competitiva da região no ambiente global.
Antonio Martins Cortada é Mestre em Integração da América Latina.
Introdução
1 Um dilema competitivo da América Latina: prioridade ´extra´ ou ´intra´ regional
1.1 A integração no pensamento da Cepal: ´integração para fora´ e ´integração para dentro´
1.2 A visão centro-periferia e a análise dos fluxos comerciais
1.3 Comércio intra-regional e comércio extra-regional
1.4 Conclusão
2 Brasil: uma centralidade fraca
2.1 O Brasil como parceiro comercial da América do Sul
2.2 Metodologia proposta para a análise dos vínculos comerciais do Brasil
2.3 Os fluxos comerciais intra-regionais
2.3.1 Comércio Brasil-Argentina
2.3.2 Comércio Brasil-Bolívia
2.3.3 Brasil-Chile
2.3.4 Brasil-Colômbia
2.3.5 Brasil-Equador
2.3.6 Brasil-Guianas e Brasil-Suriname
2.3.7 Brasil-Paraguai
2.3.8 Brasil-Peru
2.3.9 Brasil-Uruguai
2.3.10 Brasil-Venezuela
2.3.11 Brasil-México
2.4 Uma classificação das características dos fluxos comerciais do Brasil na América do Sul
2.5 Conclusões
3 A geografia física, a comercial e a logística: comércio entre vizinhos, transporte no entorno
3.1 A integração física: a integração ´intra-regional´ e a logística
3.2 Um projeto de integração física
3.2.1 Os eixos da IIRSA
3.3 A integração operacional: o volume e o modal
3.4 Conclusão
4 A carência de transportes terrestres na América do Sul: os impactos percebidos através de uma experiência
4.1 O contexto do desafio
4.2 A estrutura do estudo
4.3 O Pólo Industrial de Manaus
4.4 Identificação e caracterização das rotas do estudo
4.4.1 As rotas hoje utilizadas
4.4.2 As rotas alternativas
4.5 Análise comparativa das rotas em estudo
4.5.1 Metodologia utilizada para os cálculos de custos de transportes
4.5.2 Custos totais das rotas
4.6 Considerações quanto à redução de custos
4.7 Análise qualitativa
4.8 Resultados da análise comparativa
4.9 Conclusões
5 Reflexões finais
Referências
Anexos