Capa do livro: Dificuldades de Aprendizado - Manual para Pais e Professores - 2ª Edição – Revista e Atualizada, Jordano Copetti

Dificuldades de Aprendizado - Manual para Pais e Professores

2ª Edição – Revista e Atualizada Jordano Copetti

    Preço

    por R$ 77,70

    Ficha técnica

    Autor/Autores: Jordano Copetti

    ISBN v. impressa: 978853621932-5

    ISBN v. digital: 978853626686-2

    Edição/Tiragem: 2ª Edição – Revista e Atualizada

    Acabamento: Brochura

    Formato: 15,0x21,0 cm

    Peso: 198grs.

    Número de páginas: 152

    Publicado em: 14/05/2008

    Área(s): Literatura e Cultura - Educação; Psicologia - Escolar e Educação

    Versão Digital (eBook)

    Para leitura em aplicativo exclusivo da Juruá Editora - Juruá eBooks - para Smartphones e Tablets rodando iOS e Android. Não compatível KINDLE, LEV, KOBO e outros e-Readers.

    Disponível para as plataformas:

    • Android Android 5 ou posterior
    • iOSiOS 8 ou posterior

    Em computadores a leitura é apenas online e sem recursos de favoritos e anotações;
    Não permite download do livro em formato PDF;
    Não permite a impressão e cópia do conteúdo.

    Compra apenas via site da Juruá Editora.

    Sinopse

     Ao ler este livro, pais, professores e profissionais da área da saúde e educação vão ter respostas a muitas perguntas sobre os problemas de aprendizado que não haviam sido encontradas em nenhuma outra fonte no Brasil, por exemplo:

    • Qual a diferença entre um problema no aprendizado e um transtorno do aprendizado? Os problemas de aprendizado são doenças biológicas?
    • Por que uma criança inteligente pode ter um fraco desempenho escolar?
    • Por que uma criança excelente em matemática pode não desenvolver uma boa capacidade de escrita?
    • O que a linguagem tem a ver com o aprendizado da leitura?
    • Déficit de atenção causa problemas no aprendizado ou isto é uma lenda?
    • É possível saber se uma criança vai ter dificuldade no aprendizado da leitura e da escrita antes mesmo de ela começar a alfabetização? O que a dificuldade para se relacionar socialmente tem a ver com problemas para aprender matemática? Por que uma criança com boa memória não consegue decorar a tabuada?
    • Por que os tratamentos normalmente empregados são ineficazes para solucionar as dificuldades de aprendizado?

      Pais e professores ainda vão: 

    • Reconhecer quais funções mentais estão causando as dificuldades de aprendizado da criança
    • Como ajudar a criança a superar todas as suas dificuldades de aprendizado, desenvolvendo estratégias eficazes e fáceis de implementar.

       Mais de 100 estratégias eficazes empregadas em casa e na escola para a superação das dificuldades escolares.

    Autor(es)

    Jordano Copetti é um médico que começou a se questionar sobre a negligência da medicina na investigação dos transtornos do aprendizado escolar. Se os problemas de aprendizado são classificados como patologias nos compêndios médico-psiquiátricos e se são tão freqüentes nas crianças em idade escolar (20% ou mais das crianças apresentam algum problema de aprendizado), por que os médicos sabem tão pouco sobre o assunto? O resultado disto é que pais e escolas ficam perdidos e imobilizados quando precisam ajudar um aluno em dificuldades.
    Pesquisando as bases neuropsiquiátricas e neuropsicológicas dos transtornos de aprendizado escolar, o Dr. Jordano Copetti reuniu o material científico para a publicação deste livro que aborda os problemas de aprendizado de uma forma inédita. Pais e professores aprenderão a identificar as funções mentais que estão causando os transtornos do aprendizado e vão entender como o funcionamento alterado da memória, linguagem, das habilidades visuoperceptivas e de outras funções mentais pode impedir o sucesso acadêmico das crianças.
    O autor, na sua prática clínica, percebeu que muitos profissionais não sabem o que fazer após identificar uma criança com problemas de aprendizado. No Brasil a reabilitação cognitiva é praticamente desconhecida. Por isto, este livro traz técnicas práticas e eficazes de reabilitação, para que pais, educadores e profissionais da área possam ajudar o aluno a superar suas dificuldades e ter sucesso na vida escolar.
    Após a leitura deste livro, os pais, como os melhores advogados que seus filhos podem ter, vão possuir os conhecimentos e argumentos para não permitirem jamais que seus filhos sejam diagnosticados e tratados de forma inadequada.
    O Dr. Jordano Copetti é médico psiquiatra, especialista em psiquiatria da infância e adolescência e neuropsicologia. Dedica-se à pesquisa e à clínica dos transtornos de aprendizado e de outros problemas cognitivos da infância, como TDAH, Autismo e atrasos no desenvolvimento. Fundou o Centro de Atenção, Memória e Aprendizado, que realiza pesquisa, avaliação e reabilitação cognitiva na área dos transtornos do aprendizado e da neuropsiquiatria.

    Sumário

    Introdução

    Capítulo I - A criança que não aprende na escola

    Capítulo II - Qual a diferença entre um problema no aprendizado em um transtorno do aprendizado?

    Capítulo III - Atenção e transtorno de déficit de atenção

    Capítulo IV - Linguagem: o que as palavras têm a ver com a leitura e a escrita?

    Capítulo V - A memória e o aprendizado

    Capítulo VI - Habilidades visuais e espaciais e os problemas no aprendizado e na vida social

    Capítulo VII - Funções mentais superiores: inteligência?

    Capítulo VIII - Competência educacional: a solução para a criança, a família, a cidade e o país

    Índice alfabético

    A

    • Abstração. Caso Roberto
    • Abstração. Como detectar as crianças com déficits na abstração?
    • Ajuda às crianças. Auxiliando as crianças com déficits no pensamento superior
    • Ajuda às crianças. Problemas nas habilidades sociais
    • Ajuda às crianças. Como ajudar as crianças com déficits visuoperceptivos a terem um melhor desempenho na escola
    • Ajuda às crianças. Quais os passos a seguir quando encontramos uma criança com problemas de aprendizado?
    • Alfabetização. Como a consciência fonológica se relaciona com a alfabetização?
    • Algumas crianças com déficits no processamento fonológico conseguem ler?
    • Algumas vezes a criança pode ser preguiçosa?
    • Aprender a ler. Por que uma criança inteligente pode ter dificuldade para aprender a ler?
    • Aprendizado e memória
    • Aprendizado. Como diagnosticar os problemas de aprendizado no Brasil
    • Aprendizado. Criança que não aprende na escola
    • Aprendizado. Habilidades visuais e espaciais e os problemas no aprendizado e na vida social
    • Aprendizado. Novo transtorno do aprendizado
    • Aprendizado. O maior erro de pais e professores
    • Aprendizado. O que está causando os problemas de aprendizado?
    • Aprendizado. O que está por trás dos transtornos do aprendizado?
    • Aprendizado. O que o déficit de atenção tem a ver com problemas do aprendizado?
    • Aprendizado. Quais os passos a seguir quando encontramos uma criança com problemas de aprendizado?
    • Aprendizado. Qual a diferença entre um problema no aprendizado e um transtorno do aprendizado?
    • Aprendizado. Que problemas de aprendizado escolar podem ocorrer?
    • Aprendizado. Sinta como é ter um problema de aprendizado
    • Aprendizado. Tipos de transtorno do aprendizado
    • Atenção depende da vontade da pessoa?
    • Atenção é a base necessária para todas as outras funções mentais
    • Atenção e transtorno de déficit de atenção
    • Atenção. Como podemos saber se a criança tem um déficit atencional?
    • Atenção. É necessária uma avaliação mais detalhada de crianças com problemas na atenção?
    • Atenção. Existe diferença no desempenho escolar entre crianças desatentas e hiperativas?
    • Atenção. O que a velocidade de processamento tem a ver com a atenção?
    • Atenção. O que é mesmo a atenção?
    • Atenção. O que o déficit de atenção tem a ver com problemas do aprendizado?
    • Atenção. Quem é o culpado pela falta de atenção?
    • Auxiliando as crianças com déficits no pensamento superior
    • Avaliação. Como avaliar o processamento fonológico?
    • Avaliação. É necessária uma avaliação mais detalhada de crianças com problemas na atenção?
    • Avaliando a formação de conceitos e a compreensão das regras
    • Avaliando o raciocínio lógico

    B

    • Brasil. Como diagnosticar os problemas de aprendizado no Brasil

    C

    • Caso Felipe. Memória
    • Caso Jair. Formação de conceitos e aplicação de regras
    • Caso Roberto. Abstração
    • Caso clínico.Discalculia
    • Caso clínico. TDAH
    • Caso clínico. Visuo percepção
    • Caso de Patrícia
    • Caso de Sheila. Leitura
    • Causas. O que está causando os problemas de aprendizado?
    • Cognição. Funções cognitivas
    • Como a consciência fonológica se relaciona com a alfabetização?
    • Como ajudar as crianças a desenvolverem suas habilidades visuo perceptivas em casa
    • Como ajudar as crianças com déficits visuo perceptivos a terem um melhor desempenho na escola
    • Como ajudar as crianças com problemas nas habilidades sociais?
    • Como avaliar o processamento fonológico?
    • Como detectar as crianças com déficits na abstração?
    • Como diagnosticar os problemas de aprendizado no Brasil
    • Como é feito do diagnóstico de TDAH?
    • Como é feito o diagnóstico clínico?
    • Como é o desenvolvimento normal do processamento fonológico e da leitura?
    • Como os professores podem identificar uma criança com déficits no hemisfério cerebral direito?
    • Como podemos saber se a criança tem um déficit atencional?
    • Competência educacional. A solução para a criança, a família, a cidade e o país
    • Conceito. Atenção. O que é mesmo a atenção?
    • Conceito. Avaliando a formação de conceitos e a compreensão das regras
    • Conceito. Disgrafia
    • Conceito. Dislexia
    • Conceito. Formação de conceitos e aplicação de regras
    • Conceito. Funções mentais superiores
    • Conceito. Linguagem. O que é isto que chamamos linguagem?
    • Conceito. Relação entre conceitos e regras
    • Conceitos de inteligência
    • Consciência fonológica. Alfabetização
    • Criança que não aprende na escola
    • Culinária. Especialista em culinária

    D

    • Déficit atencional. Como podemos saber se a criança tem um déficit atencional?
    • Déficit de atenção. O que o déficit de atenção tem a ver com problemas do aprendizado?
    • Déficit de atenção. Por que crianças com TDAH parecem ter problemas de memória se o déficit é de atenção?
    • Déficit de atenção. Transtorno
    • Déficit na abstração. Como detectar as crianças com déficits na abstração?
    • Déficit visuoperceptivo. Como ajudaras crianças com déficits visuoperceptivos a terem um melhor desempenho na escola
    • Déficit. Como os professores podem identificar uma criança com déficits no hemisfério cerebral direito?
    • Déficit. Por que os déficits causam problemas sociais?
    • Déficit. Problemas em matemática sempre decorrem de déficits no cérebro direito?
    • Déficit. Quando a memória vem acompanhada de outros déficits?
    • Déficits. Mas e se as crianças nunca tiveram uma lesão cerebral no hemisfério direito?
    • Desatenção e hiperatividade são a mesma coisa?
    • Desatenção
    • Desatenção. Existe diferença no desempenho escolar entre crianças desatentas e hiperativas?
    • Desatenção. O que a velocidade de processamento tem a ver com a atenção?
    • Desempenho escolar. Déficit visuoperceptivo. Como ajudar as crianças com déficits visuoperceptivos a terem um melhor desempenho na escola
    • Desempenho escolar. Existe diferença no desempenho escolar entre crianças desatentas e hiperativas?
    • Desenvolvimento normal do processamento fonológico e da leitura
    • Desenvolvimento. Habilidade visuoperceptiva. Como ajudar as crianças a desenvolverem suas habilidades visuoperceptivas em casa
    • Diagnóstico clínico. Como é feito
    • Diagnóstico. Como diagnosticar os problemas de aprendizado no Brasil
    • Diagnóstico. Qual o maior erro de diagnóstico?
    • Diagnóstico. TDAH. Como é feito
    • Diálogo nada incomum
    • Dicas para a casa. TDAH
    • Dicas para a escola. Memória
    • Dicas para a escola. TDAH
    • Dicas para fazer em casa. Memória
    • Diferenciação. Qual a diferença entre um problema no aprendizado e um transtorno do aprendizado?
    • Discalculia. Caso clínico
    • Discalculia. Sintomas
    • Disgrafia
    • Disgrafia. Conceito
    • Disgrafia. Letra feia é disgrafia?
    • Dislexia
    • Dislexia. Conceito

    E

    • É necessária uma avaliação mais detalhada de crianças com problemas na atenção?
    • É possível testar a memória de longo prazo?
    • É possível uma criança ter déficits no pensamento superior e ter as demais funções mentais normais?
    • Erro de diagnóstico
    • Erros do sistema educacional
    • Escola. Criança que não aprende na escola
    • Escola. Memória semântica. Memória muito usada na escola
    • Escrever. Transtorno de aprendizado em escrita
    • Escrever. Transtorno de aprendizado em expressão escrita
    • Escrita. O que as palavras têm a ver com a leitura e a escrita? Linguagem
    • Especialista em culinária
    • Esquecimento. Mas e as crianças que realmente esquecem o que estudaram?
    • Exame. Mas estes exames nunca podem ser pedidos?
    • Existe diferença no desempenho escolar entre crianças desatentas e hiperativas?

    F

    • Falta de atenção. Como podemos saber se a criança tem um déficit atencional?
    • Falta de atenção. Quem é o culpado pela falta de atenção?
    • Fonologia. Algumas crianças com déficits no processamento fonológico conseguem ler?
    • Fonologia. Como a consciência fonológica se relaciona com a alfabetização?
    • Fonologia. O que é o processamento fonológico e o que ele tem a ver com a linguagem?
    • Formação de conceitos e aplicação de regras
    • Formação de conceitos e aplicação de regras. Caso Jair
    • Função mental. Atenção é a base necessária para todas as outras funções mentais
    • Função mental. É possível uma criança ter déficits no pensamento superior e ter as demais funções mentais normais?
    • Funções cognitivas
    • Funções executivas
    • Funções mentais superiores. Conceito
    • Funções mentais superiores. Inteligência?

    H

    • Habilidade social. Como ajudar as crianças com problemas nas habilidades sociais?
    • Habilidade social. Qual a relação entre a visuopercepção e as habilidades sociais?
    • Habilidade visuoperceptiva. Como ajudar as crianças a desenvolverem suas habilidades visuoperceptivas em casa
    • Habilidades visuais e espaciais e os problemas no aprendizado e na vida social
    • Hemisfério direito. Como os professores podem identificar uma criança com déficits no hemisfério cerebral direito?
    • Hemisfério direito. Lesão cerebral. Mas e se as crianças nunca tiveram uma lesão cerebral no hemisfério direito?
    • Hemisfério direito. Problemas em matemática sempre decorrem de déficits no cérebro direito?
    • Hiperatividade e desatenção são a mesma coisa?
    • Hiperatividade
    • Hiperatividade. Existe diferença no desempenho escolar entre crianças desatentas e hiperativas?

    I

    • Identificação. Déficit. Como os professores podem identificar uma criança com déficits no hemisfério cerebral direito?
    • Impulsividade
    • Informação. Processamento. O que faz com que apenas a informação desejada seja percebida e processada?
    • Informação. Quanto de informação cabe na memória imediata?
    • Inteligência.Conceitos
    • Inteligência. Funções mentais superiores
    • Introdução

    L

    • Leitura. Algumas crianças com déficits no processamento fonológico conseguem ler?
    • Leitura. Caso de Sheila
    • Leitura. Como é o desenvolvimento normal do processamento fonológico e da leitura?
    • Leitura. O que as palavras têm a ver com a leitura e a escrita? Linguagem
    • Leitura. Por que uma criança inteligente pode ter dificuldade para aprender a ler?
    • Leitura. Transtorno de aprendizado em compreensão da leitura
    • Leitura. Transtorno de aprendizado em leitura
    • Lesão cerebral. Mas e se as crianças nunca tiveram uma lesão cerebral no hemisfério direito?
    • Letra feia é disgrafia?
    • Linguagem falada
    • Linguagem. O que as palavras têm a ver com a leitura e a escrita?
    • Linguagem. O que é isto que chamamos linguagem?
    • Linguagem. O que é o processamento fonológico e o que ele tem a ver com a linguagem?
    • Linguagem. Transtorno de linguagem expressiva
    • Linguagem. Transtorno de linguagem receptiva/expressiva

    M

    • Mas e as crianças que realmente esquecem o que estudaram?
    • Mas e se as crianças nunca tiveram uma lesão cerebral no hemisfério direito?
    • Mas estes exames nunca podem ser pedidos?
    • Matemática. Problemas em matemática sempre decorrem de déficits no cérebro direito?
    • Matemática. Transtorno de aprendizado em matemática
    • Memória de curto prazo
    • Memória de longo prazo
    • Memória de longo prazo. Teste. É possível testar a memória de longo prazo?
    • Memória de trabalho
    • Memória e aprendizado
    • Memória imediata
    • Memória imediata. Quanto de informação cabe na memória imediata?
    • Memória muito usada na escola. Memória semântica
    • Memória semântica. Memória muito usada na escola
    • Memória. Caso Felipe
    • Memória. Dicas para a escola
    • Memória. Dicas para fazer em casa
    • Memória. Mas e as crianças que realmente esquecem o que estudaram?
    • Memória. O que fazer quando o problema é na memória?
    • Memória. Por que crianças com TDAH parecem ter problemas de memória se o déficit é de atenção?
    • Memória. Quando a memória vem acompanhada de outros déficits?

    N

    • Nosso sistema educacional. Erros
    • Novo transtorno do aprendizado

    O

    • O maior erro de pais e professores. Aprendizado
    • O que a velocidade de processamento tem a ver com a atenção?
    • O que as palavras têm a ver com a leitura e a escrita? Linguagem
    • O que é isto que chamamos linguagem?
    • O que é mesmo a atenção?
    • O que é o processamento fonológico e o que ele tem a ver com a linguagem?
    • O que é ´tentar tudo´?
    • O que é transtorno de aprendizado não verbal (TANV)?
    • O que está causando os problemas de aprendizado?
    • O que está por trás dos transtornos do aprendizado?
    • O que faz com que apenas a informação desejada seja percebida e processada?
    • O que fazer quando não há uma clínica especializada para o tratamento?
    • O que fazer quando o problema é na memória?
    • O que fazer quando uma criança é boa numa matéria e não evolui em outra?
    • O que o déficit de atenção tem a ver com problemas do aprendizado?
    • O que são as funções mentais superiores?
    • O que são as regras e padrões?
    • O que vai ocorrer com Patrícia?
    • Onde estão os problemas cognitivos?

    P

    • Paciência. Quando a paciência dos pais se esgota
    • Padrão. O que são as regras e padrões?
    • Palavra final
    • Palavra para pais e professores
    • Palavra. O que as palavras têm a ver com a leitura e a escrita? Linguagem
    • Pensamento superior. Auxiliando as crianças com déficits no pensamento superior
    • Pensamento superior. É possível uma criança ter déficits no pensamento superior e ter as demais funções mentais normais?
    • Pensamento superior. É possível uma criança ter déficits no pensamento superior e ter as demais funções mentais normais?
    • Por que crianças com TDAH parecem ter problemas de memória se o déficit é de atenção?
    • Por que os déficits causam problemas sociais?
    • Por que uma criança inteligente pode ter dificuldade para aprender a ler?
    • Preguiça. Algumas vezes a criança pode ser preguiçosa?
    • Problema de aprendizado. Como diagnosticar os problemas de aprendizado no Brasil
    • Problema de aprendizado. Quais os passos a seguir quando encontramos uma criança com problemas de aprendizado?
    • Problema de aprendizado. Tem saída?
    • Problema matemático. Transtorno de aprendizado em problemas matemáticos
    • Problema na atenção. É necessária uma avaliação mais detalhada de crianças com problemas na atenção?
    • Problema no aprendizado. Habilidades visuais e espaciais e os problemas no aprendizado e na vida social
    • Problema no aprendizado. Qual a diferença entre um problema no aprendizado e um transtorno do aprendizado?
    • Problema social. Por que os déficits causam problemas sociais?
    • Problemas em matemática sempre decorrem de déficits no cérebro direito?
    • Problemas na vida pessoal. Habilidades visuais e espaciais e os problemas no aprendizado e na vida social
    • Problemas nas habilidades sociais. Ajuda às crianças
    • Processamento da informação. O que faz com que apenas a informação desejada seja percebida e processada?
    • Processamento fonológico. Algumas crianças com déficits no processamento fonológico conseguem ler?
    • Processamento fonológico. Como é o desenvolvimento normal do processamento fonológico e da leitura?
    • Processamento fonológico. O que é o processamento fonológico e o que ele tem a ver com a linguagem?

    Q

    • Quais os passos a seguir quando encontramos uma criança com problemas de aprendizado?
    • Quais são as funções cognitivas?
    • Qual a diferença entre um problema no aprendizado e um transtorno do aprendizado?
    • Qual a relação entre a visuopercepção e as habilidades sociais?
    • Qual o maior erro de diagnóstico?
    • Quando a memória vem acompanhada de outros déficits?
    • Quando a paciência dos pais se esgota
    • Quando culpar a criança pelo mau desempenho escolar?
    • Quando utilizamos a visuopercepção?
    • Quanto de informação cabe na memória imediata?
    • Que problemas de aprendizado escolar podem ocorrer?
    • Quem é o culpado pela falta de atenção?

    R

    • Raciocínio lógico. Avaliação
    • Regra. Avaliando a formação de conceitos e a compreensão das regras
    • Regra. Formação de conceito se aplicação de regras
    • Regra. O que são as regras e padrões?
    • Regra. Relação entre conceitos e regras
    • Relação entre a visuopercepção e as habilidades sociais
    • Relação entre conceitos e regras

    S

    • Sinta como é ter um problema de aprendizado
    • Sintomas dos transtornos do aprendizado
    • Sintomas. Discalculia
    • Sistema educacional. Erros
    • Solução para a criança, a família, a cidade e o país. Competência educacional

    T

    • TANV. Transtorno de aprendizado não verbal
    • TDAH. Caso clínico
    • TDAH. Como é feito do diagnóstico de TDAH?
    • TDAH. Dicas para a casa
    • TDAH. Dicas para a escola
    • TDAH. Por que crianças com TDAH parecem ter problemas de memória se o déficit é de atenção?
    • TDAH. Tratamento
    • Tem saída? Problema de aprendizado
    • Teste. Memória. É possível testar a memória de longo prazo?
    • Tipos de transtorno do aprendizado
    • Transtorno de aprendizado em compreensão da leitura
    • Transtorno de aprendizado em escrita
    • Transtorno de aprendizado em expressão escrita
    • Transtorno de aprendizado em leitura
    • Transtorno de aprendizado em matemática
    • Transtorno de aprendizado em problemas matemáticos
    • Transtorno de aprendizado não verbal (TANV)
    • Transtorno de déficit de atenção
    • Transtorno de linguagem expressiva
    • Transtorno de linguagem receptiva/expressiva
    • Transtorno do aprendizado. O que está por trás dos transtornos do aprendizado?
    • Transtorno do aprendizado. Qual a diferença entre um problema no aprendizado e um transtorno do aprendizado?
    • Transtornos do aprendizado. Sintomas
    • Tratamento. O que fazer quando não há uma clínica especializada para o tratamento?
    • Tratamento. TDAH

    V

    • Velocidade de processamento
    • Velocidade de processamento. O que a velocidade de processamento a ver com a atenção?
    • Vida social. Habilidades visuais e espaciais e os problemas no aprendizado e na vida social
    • Visuopercepção. Caso clínico
    • Visuopercepção. Quando utilizamos a visuopercepção?
    • Vontade. Atenção depende da vontade da pessoa?