Capa do livro: Reflexões Sobre a Escola - Com a Palavra os Pais, os Alunos e os Professores do Ensino Fundamental, Mauro Calixta Tavares

Reflexões Sobre a Escola - Com a Palavra os Pais, os Alunos e os Professores do Ensino Fundamental

Mauro Calixta Tavares

    Preço

    por R$ 79,90

    Ficha técnica

    Autor/Autores: Mauro Calixta Tavares

    ISBN v. impressa: 978853622002-4

    ISBN v. digital: 978853626685-5

    Acabamento: Brochura

    Formato: 15,0x21,0 cm

    Peso: 157grs.

    Número de páginas: 160

    Publicado em: 19/05/2008

    Área(s): Administração; Literatura e Cultura - Educação

    Versão Digital (eBook)

    Para leitura em aplicativo exclusivo da Juruá Editora - Juruá eBooks - para Smartphones e Tablets rodando iOS e Android. Não compatível KINDLE, LEV, KOBO e outros e-Readers.

    Disponível para as plataformas:

    • Android Android 5 ou posterior
    • iOSiOS 8 ou posterior

    Em computadores a leitura é apenas online e sem recursos de favoritos e anotações;
    Não permite download do livro em formato PDF;
    Não permite a impressão e cópia do conteúdo.

    Compra apenas via site da Juruá Editora.

    Sinopse

    A idéia deste livro surgiu a partir dos resultados obtidos com as atividades de treinamento realizadas na rede de ensino municipal de Monte Carmelo. Ficou evidenciado que os pais, alunos e professoras têm uma contribuição única e muito rica para dar ao desenvolvimento da educação, a qual vai além da sala de aula e, muitas vezes, não é levada em conta. Essas constatações motivaram a realização deste trabalho para contribuir para o atual debate e reflexões sobre o novo papel da escola.
    Sua concepção considerou algumas das dimensões de contribuição mais imediatas desses três segmentos da população – pais, alunos e professores - que pudessem ser compartilhadas com outros segmentos da sociedade.
    É bom que se diga que o livro reconhece que a educação formal se relaciona com as condições socioeconômicas, relações familiares e ambiente cultural de cada aluno. A partir desse reconhecimento explora as reflexões e vivências desses três segmentos voltadas para esses fatores, permitindo a geração de propostas focadas no aprimoramento da relação ensino-aprendizagem.
    Por sua abordagem vivencial, a bibliografia citada teve outro papel que orientar o seu conteúdo; foi consultada no sentido de subsidiar as considerações feitas após cada parte descrita e aquelas constantes na parte final do presente trabalho.

    Autor(es)

    Mauro Calixta Tavares possui ampla experiência acadêmica e em consultoria, pesquisa e treinamento. É também Mestre em Administração pelo Cepead/Face/UFMG e Doutor em Administração, pela Universidade de São Paulo. Até o final de 2007 orientou mais de 80 dissertações de mestrado e participou de aproximadamente 100 bancas de defesa de dissertação de mestrado e de doutorado. Suas atividades de treinamento, consultoria e pesquisa, ao longo de seus trinta anos de experiência na área, incluem mais de 200 instituições públicas e privadas, de pequeno, médio e grande porte. Entre essas: Petrobras, Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, Banco do Brasil, Companhia Vale do Rio Doce, Cenibra, Sebrae, FIEMG, Fiat Automóveis S.A., Governo do Estado de Minas Gerais e Prefeituras Municipais, entre elas a de Monte Carmelo, onde o presente trabalho foi desenvolvido.
    É autor dos livros: A Força da Marca, como construir e manter marcas fortes; Planejamento estratégico: a opção entre o sucesso e o fracasso empresarial; Gestão Estratégica; e Gestão de marcas: construindo marcas de valor. Atualmente, além de Consultor e Professor do curso de mestrado profissional em Administração das Faculdades Pedro Leopoldo, é Palestrante, Professor visitante de programas de mestrado e de pós-graduação lato sensu e bolsista sênior do CNPq no de programa de pós-doutoramento da FGV.

    Sumário

    INTRODUÇÃO

    PRIMEIRA PARTE - COM A PALAVRA, OS PAIS

    A RATOEIRA

    PRIMEIRA ATIVIDADE

    Primeira tarefa - Significado para a vida das pessoas

    Segunda tarefa - Significado para a educação dos filhos

    SEGUNDA ATIVIDADE

    Primeira tarefa - Como viam a escola na época que estudavam

    Segunda tarefa - Como viam os professores

    Terceira tarefa - Como viam os pais

    Quarta tarefa - Como viam os alunos colegas

    TERCEIRA ATIVIDADE

    Primeira tarefa - O novo papel da escola na educação dos filhos

    Segunda tarefa - A relação dos pais com os filhos e a sua responsabilidade diante da escola

    Terceira tarefa - O novo papel dos professores

    Quarta tarefa - A responsabilidade dos alunos

    CONSIDERAÇÕES SOBRE A FALA DOS PAIS

    SEGUNDA PARTE - COM A PALAVRA, OS ALUNOS

    PRIMEIRA ATIVIDADE

    Primeira tarefa - O que o texto quer dizer para nossas vidas em casa

    Segunda tarefa - O que ele tem a ver com nossas atividades na escola

    SEGUNDA ATIVIDADE

    Primeira tarefa - Comportamentos na escola de colegas, filhos de pais que possuem dificuldade financeira ou de trabalho

    Segunda tarefa - Comportamentos na escola de colegas, filhos de pais que não possuem dificuldade financeira ou de trabalho

    TERCEIRA ATIVIDADE

    Primeira tarefa - Continuação dos estudos e profissão de filhos de pais que possuem dificuldades financeiras e de trabalho

    Segunda tarefa - Continuação dos estudos e profissão dos filhos de pais que não possuem dificuldades financeiras e de trabalho

    QUARTA ATIVIDADE

    Primeira tarefa - Contribuição da escola para o futuro de seus alunos

    Segunda tarefa - Contribuição dos pais para o futuro de seus filhos

    Terceira tarefa - O que os próprios alunos deverão fazer

    CONSIDERAÇÕES SOBRE AS FALAS DOS ALUNOS

    I - O aluno e o seu meio

    II - A relação ensino-aprendizagem

    III - Aluno e o aprendizado

    TERCEIRA PARTE - COM A PALAVRA, OS PROFESSORES

    AINDA TOMAREMOS UM CAFÉ JUNTOS

    PRIMEIRA ATIVIDADE

    Primeira tarefa - Significado para a vida das pessoas

    Segunda tarefa - Significado para a tarefa de educar

    O TEMPO PARA A EDUCAÇÃO

    SEGUNDA ATIVIDADE

    Primeira tarefa - Significado para a realidade brasileira

    Segunda tarefa - Significado para a escola

    TERCEIRA ATIVIDADE

    Primeira tarefa - Papel do professor na relação com os pais

    Segunda tarefa - Papel do professor na relação com os alunos

    Terceira tarefa - Papel do professor na relação ensino-aprendizagem

    CONSIDERAÇÕES SOBRE AS FA LAS DOS PROFESSORES

    CONSIDERAÇÕES FINAIS

    Sobre o tempo

    Sobre a relação ensino-aprendizagem

    Sobre os alunos e suas diferenças individuais

    Sobre os pais, alunos e professores

    Sobre a participação e o papel da escola

    REFERÊNCIAS

    ANEXO Lista de presença dos pais, alunos e professores participantes das oficinas

    Índice alfabético

    A

    • ´A ratoeira´
    • A relação dos pais com os filhos e a sua responsabilidade diante da escola. Terceira atividade. Segunda tarefa
    • A responsabilidade dos alunos. Terceira atividade. Quarta tarefa
    • Ainda tomaremos um café juntos
    • Aluno. A responsabilidade dos alunos. Terceira atividade. Quarta tarefa
    • Aluno. Com a palavra, os alunos. Primeira atividade
    • Aluno. Como viam os alunos colegas. Segunda atividade. Quarta tarefa
    • Aluno. Considerações sobre as falas dos alunos
    • Aluno. Contribuição da escola para o futuro de seus alunos. Quarta atividade. Primeira tarefa
    • Aluno. Lista de presença dos pais, alunos e professores participantes das oficinas. Anexo
    • Aluno. O que os próprios alunos deverão fazer. Quarta atividade. Terceira tarefa
    • Aluno. Papel do professor na relação com os alunos. Terceira atividade. Segunda tarefa
    • Aluno. Segunda parte. Com a palavra, os alunos
    • Aluno. Sobre os alunos e suas diferenças individuais
    • Aluno. Sobre os pais, alunos e professores
    • Aluno e o aprendizado
    • Aluno e o seu meio
    • Ambiente social. Aluno e o seu meio
    • Anexo. Lista de presença dos pais, alunos e professores participantes das oficinas
    • Aprendizagem. Aluno e o aprendizado
    • Aprendizagem. Considerações sobre as falas dos professores
    • Aprendizagem. Papel do professor na relação ensino-aprendizagem. Terceira atividade. Terceira tarefa
    • Aprendizagem. Relação ensino-aprendizagem
    • Aprendizagem. Sobre a relação ensino-aprendizagem
    • Atividade. Com a palavra, os alunos. Primeira atividade
    • Atividade. O que ele tem a ver com nossas atividades na escola. Primeira atividade. Segunda tarefa

    B

    • Brasil. Significado para a realidade brasileira. Segunda atividade. Primeira tarefa

    C

    • Casa. O que o texto quer dizer para nossas vidas em casa. Primeira tarefa
    • Colega. Como viam os alunos colegas. Segunda atividade. Quarta tarefa
    • Colegas. Comportamentos na escola de colegas, filhos de pais que possuem dificuldade financeira ou de trabalho. Segunda atividade. Primeira tarefa
    • Com a palavra, os alunos. Primeira atividade
    • Com a palavra, os alunos. Quarta atividade
    • Com a palavra, os alunos. Segunda atividade
    • Com a palavra, os alunos. Terceira atividade
    • Com a palavra, os pais. Primeira atividade
    • Com a palavra, os pais. Segunda atividade
    • Com a palavra, os pais. Terceira atividade
    • Com a palavra, os professores. Primeira atividade
    • Com a palavra, os professores. Segunda atividade
    • Com a palavra, os professores. Terceira atividade
    • Como viam a escola na época que estudavam. Segunda atividade. Primeira tarefa
    • Como viam os alunos colegas. Segunda atividade. Quarta tarefa
    • Como viam os pais. Segunda atividade. Terceira tarefa
    • Como viam os professores. Segunda atividade. Segunda tarefa
    • Comportamentos na escola de colegas, filhos de pais que não possuem dificuldade financeira ou de trabalho. Segunda atividade. Segunda tarefa
    • Comportamentos na escola de colegas, filhos de pais que possuem dificuldade financeira ou de trabalho. Segunda atividade. Primeira tarefa
    • Considerações finais
    • Considerações sobre a fala dos pais
    • Considerações sobre as falas dos alunos
    • Considerações sobre as falas dos professores
    • Continuação dos estudos e profissão de filhos de pais que possuem dificuldades financeiras e de trabalho. Terceira atividade. Primeira tarefa
    • Continuação dos estudos e profissão dos filhos de pais que não possuem dificuldades financeiras e de trabalho. Terceira atividade. Segunda tarefa
    • Contribuição da escola para o futuro de seus alunos. Quarta atividade. Primeira tarefa
    • Contribuição dos pais para o futuro de seus filhos. Quarta atividade. Segunda tarefa

    D

    • Desafio. Considerações sobre as falas dos professores
    • Diferença. Sobre os alunos e suas diferenças individuais
    • Dificuldade de trabalho. Comportamentos na escola de colegas, filhos de pais que não possuem dificuldade financeira ou de trabalho. Segunda atividade. Segunda tarefa
    • Dificuldade de trabalho. Comportamentos na escola de colegas, filhos de pais que possuem dificuldade financeira ou de trabalho. Segunda atividade. Primeira tarefa
    • Dificuldade de trabalho. Continuação dos estudos e profissão de filhos de pais que possuem dificuldades financeiras e de trabalho. Terceira atividade. Primeira tarefa
    • Dificuldade de trabalho. Continuação dos estudos e profissão dos filhos de pais que não possuem dificuldades financeiras e de trabalho. Terceira atividade. Segunda tarefa
    • Dificuldade financeira. Comportamentos na escola de colegas, filhos de pais que não possuem dificuldade financeira ou de trabalho. Segunda atividade. Segunda tarefa
    • Dificuldade financeira. Comportamentos na escola de colegas, filhos de pais que possuem dificuldade financeira ou de trabalho. Segunda atividade. Primeira tarefa
    • Dificuldade financeira. Continuação dos estudos e profissão de filhos de pais que possuem dificuldades financeiras e de trabalho. Terceira atividade. Primeira tarefa
    • Dificuldade financeira. Continuação dos estudos e profissão dos filhos de pais que não possuem dificuldades financeiras e de trabalho. Terceira atividade. Segunda tarefa

    E

    • Educação. Contribuição dos pais para o futuro de seus filhos. Quarta atividade. Segunda tarefa
    • Educação. Significado para a educação dos filhos. Primeira atividade. Segunda tarefa
    • Educação. Significado para a tarefa de educar. Primeira atividade. Segunda tarefa
    • Educação. Tempo para a educação
    • Ensino. Papel do professor na relação ensino-aprendizagem. Terceira atividade. Terceira tarefa
    • Ensino. Relação ensino-aprendizagem
    • Ensino. Sobre a relação ensino-aprendizagem
    • Escola. A relação dos pais com os filhos e a sua responsabilidade diante da escola. Terceira atividade. Segunda tarefa
    • Escola. Comportamentos na escola de colegas, filhos de pais que não possuem dificuldade financeira ou de trabalho. Segunda atividade. Segunda tarefa
    • Escola. Comportamentos na escola de colegas, filhos de pais que possuem dificuldade financeira ou de trabalho. Segunda atividade. Primeira tarefa
    • Escola. Contribuição da escola para o futuro de seus alunos. Quarta atividade. Primeira tarefa
    • Escola. O que ele tem a ver com nossas atividades na escola. Primeira atividade. Segunda tarefa
    • Escola. Significado para a escola. Primeira atividade. Segunda tarefa
    • Escola. Sobre a participação e o papel da escola
    • Estudo. Continuação dos estudos e profissão de filhos de pais que possuem dificuldades financeiras e de trabalho. Terceira atividade. Primeira tarefa
    • Estudo. Continuação dos estudos e profissão dos filhos de pais que não possuem dificuldades financeiras e de trabalho. Terceira atividade. Segunda tarefa

    F

    • Filhos. A relação dos pais com os filhos e a sua responsabilidade diante da escola. Terceira atividade. Segunda tarefa
    • Filhos. Comportamentos na escola de colegas, filhos de pais que não possuem dificuldade financeira ou de trabalho. Segunda atividade. Segunda tarefa
    • Filhos. Contribuição dos pais para o futuro de seus filhos. Quarta atividade. Segunda tarefa
    • Filhos. Significado para a educação dos filhos. Primeira atividade. Segunda tarefa
    • Filosofia. Ainda tomaremos um café juntos
    • Finanças. Comportamentos na escola de colegas, filhos de pais que não possuem dificuldade financeira ou de trabalho. Segunda atividade. Segunda tarefa
    • Finanças. Comportamentos na escola de colegas, filhos de pais que possuem dificuldade financeira ou de trabalho. Segunda atividade. Primeira tarefa
    • Finanças. Continuação dos estudos e profissão de filhos de pais que possuem dificuldades financeiras e de trabalho. Terceira atividade. Primeira tarefa
    • Finanças. Continuação dos estudos e profissão dos filhos de pais que não possuem dificuldades financeiras e de trabalho. Terceira atividade. Segunda tarefa
    • Função. O novo papel dos professores. Terceira atividade. Terceira tarefa
    • Futuro. Contribuição da escola para o futuro de seus alunos. Quarta atividade. Primeira tarefa
    • Futuro. Contribuição dos pais para o futuro de seus filhos. Quarta atividade. Segunda tarefa

    I

    • Individualidade. Sobre os alunos e suas diferenças individuais
    • Introdução

    L

    • Lição. O que o texto quer dizer para nossas vidas em casa. Primeira atividade. Primeira tarefa
    • Lição de vida. Ainda tomaremos um café juntos
    • Linguagem. Considerações sobre as falas dos alunos
    • Linguagem. Considerações sobre as falas dos professores
    • Lista de presença dos pais, alunos e professores participantes das oficinas. Anexo

    N

    • Novo papel dos professores. Terceira atividade. Terceira tarefa

    O

    • O novo papel da escola na educação dos filhos. Terceira atividade. Primeira tarefa
    • O novo papel dos professores. Terceira atividade. Terceira tarefa
    • O que ele tem a ver com nossas atividades na escola. Primeira atividade. Segunda tarefa
    • O que os próprios alunos deverão fazer. Quarta atividade. Terceira tarefa
    • Oficina. Lista de presença dos pais, alunos e professores participantes das oficinas. Anexo

    P

    • Pai. Lista de presença dos pais, alunos e professores participantes das oficinas. Anexo
    • Pais. A relação dos pais com os filhos e a sua responsabilidade diante da escola. Terceira atividade. Segunda tarefa
    • Pais. Com a palavra, os pais. Segunda atividade
    • Pais. Com a palavra, os pais. Terceira atividade
    • Pais. Como viam os pais. Segunda atividade. Terceira tarefa
    • Pais. Comportamentos na escola de colegas, filhos de pais que não possuem dificuldade financeira ou de trabalho. Segunda atividade. Segunda tarefa
    • Pais. Comportamentos na escola de colegas, filhos de pais que possuem dificuldade financeira ou de trabalho. Segunda atividade. Primeira tarefa
    • Pais. Considerações sobre a fala dos pais
    • Pais. Continuação dos estudos e profissão de filhos de pais que possuem dificuldades financeiras e de trabalho. Terceira atividade. Primeira tarefa
    • Pais. Contribuição dos pais para o futuro de seus filhos. Quarta atividade. Segunda tarefa
    • Pais. Papel do professor na relação com os pais. Terceira atividade. Primeira tarefa
    • Pais. Primeira parte. Com a palavra, os pais
    • Pais. Sobre os pais, alunos e professores
    • Papel do professor na relação com os alunos. Terceira atividade. Segunda tarefa
    • Papel do professor na relação com os pais. Terceira atividade. Primeira tarefa
    • Papel do professor na relação ensino-aprendizagem. Terceira atividade. Terceira tarefa
    • Participação. Sobre a participação e o papel da escola
    • Pessoas. Significado para a vida das pessoas. Primeira atividade. Primeira tarefa
    • Presença. Lista de presença dos pais, alunos e professores participantes das oficinas. Anexo
    • Primeira parte. Com a palavra, os pais
    • Professor. Com a palavra, os professores. Primeira atividade
    • Professor. Com a palavra, os professores. Segunda atividade
    • Professor. Com a palavra, os professores. Terceira atividade
    • Professor. Como viam os professores. Segunda atividade. Segunda tarefa
    • Professor. Considerações sobre as falas dos professores
    • Professor. Lista de presença dos pais, alunos e professores participantes das oficinas. Anexo
    • Professor. O novo papel dos professores. Terceira atividade. Terceira tarefa
    • Professor. Papel do professor na relação com os alunos. Terceira atividade. Segunda tarefa
    • Professor. Papel do professor na relação com os pais. Terceira atividade. Primeira tarefa
    • Professor. Papel do professor na relação ensino-aprendizagem. Terceira atividade. Terceira tarefa
    • Professor. Sobre os pais, alunos e professores
    • Professor. Terceira parte. Com a palavra, os professores
    • Profissão. Continuação dos estudos e profissão de filhos de pais que possuem dificuldades financeiras e de trabalho. Terceira atividade. Primeira tarefa
    • Profissão. Continuação dos estudos e profissão dos filhos de pais que não possuem dificuldades financeiras e de trabalho. Terceira atividade. Segunda tarefa

    R

    • Ratoeira. ´A ratoeira´
    • Realidade brasileira. Significado para a realidade brasileira. Segunda atividade. Primeira tarefa
    • Referências
    • Reflexão. O que o texto quer dizer para nossas vidas em casa. Primeira atividade. Primeira tarefa
    • Relação ensino-aprendizagem
    • Responsabilidade. A relação dos pais com os filhos e a sua responsabilidade diante da escola. Terceira atividade. Segunda tarefa
    • Responsabilidade dos alunos. Terceira atividade. Quarta tarefa

    S

    • Segunda parte. Com a palavra, os alunos
    • Significado para a educação dos filhos.Primeira atividade. Segunda tarefa
    • Significado para a escola. Primeira atividade. Segunda tarefa
    • Significado para a realidade brasileira. Segunda atividade. Primeira tarefa
    • Significado para a tarefa de educar. Primeira atividade. Segunda tarefa
    • Significado para a vida das pessoas. Primeira atividade. Primeira tarefa
    • Significado para a vida das pessoas. Primeira atividade. Primeira tarefa
    • Sobre a participação e o papel da escola
    • Sobre a relação ensino-aprendizagem
    • Sobre o tempo
    • Sobre os alunos e suas diferenças individuais
    • Sobre os pais, alunos e professores

    T

    • Tempo. Sobre o tempo
    • Tempo para a educação
    • Terceira parte. Com a palavra, os professores
    • Trabalho. Comportamentos na escola de colegas, filhos de pais que não possuem dificuldade financeira ou de trabalho. Segunda atividade. Segunda tarefa
    • Trabalho. Comportamentos na escola de colegas, filhos de pais que possuem dificuldade financeira ou de trabalho. Segunda atividade. Primeira tarefa
    • Trabalho. Continuação dos estudos e profissão de filhos de pais que possuem dificuldades financeiras e de trabalho. Terceira atividade. Primeira tarefa
    • Trabalho. Continuação dos estudos e profissão dos filhos de pais que não possuem dificuldades financeiras e de trabalho. Terceira atividade. Segunda tarefa

    V

    • Vida. O que o texto quer dizer para nossas vidas em casa. Primeira atividade. Primeira tarefa
    • Vida. Significado para a vida das pessoas. Primeira atividade. Primeira tarefa