Capa do livro: Mal-Estar na Educação - O Sofrimento Psíquico de Professores, Rosana Márcia R. Aguiar e Sandra Francesca Conte de Almeida

Mal-Estar na Educação - O Sofrimento Psíquico de Professores

Rosana Márcia R. Aguiar e Sandra Francesca Conte de Almeida

    Preço

    por R$ 59,90

    Ficha técnica

    Autor/Autores: Rosana Márcia R. Aguiar e Sandra Francesca Conte de Almeida

    ISBN v. impressa: 978853622192-2

    ISBN v. digital: 978853626656-5

    Acabamento: Brochura

    Formato: 15,0x21,0 cm

    Peso: 140grs.

    Número de páginas: 98

    Publicado em: 29/10/2008

    Área(s): Literatura e Cultura - Educação; Psicologia - Escolar e Educação

    Versão Digital (eBook)

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    Sinopse

    O livro apresenta uma sistematização de relevantes produções teóricas e de pesquisas na interface psicanálise e educação, notadamente no campo da aplicação do conhecimento oriundo da teoria psicanalítica na compreensão da questão do sofrimento psíquico de professores, no cotidiano escolar.

    Espera-se que a produção deste texto possa vir a contribuir com as atuais e necessárias reflexões em torno da formação de professores. Privilegiam-se, aqui, as concepções voltadas para a perspectiva de uma formação pessoal, subjetiva, articulada à formação profissional, dando especial ênfase à formação continuada do professor, sujeito e ator/autor que aprende e se forma com sua história de vida, suas experiências e vivências pessoais e profissionais e, sobretudo, com a análise e reflexão sobre a práxis educativa, em suas conexões com o contexto socioeconômico e institucional-político no qual a escola está inserida.

    A reflexão a respeito da construção em contexto da identidade do professor permite, dentre outras questões, pensar, justamente, acerca do sofrimento psíquico de professores, as implicações desse fenômeno no processo pedagógico, bem como a impossibilidade de um sujeito "produzir" uma doença psíquica de forma individual, desvinculada das condições sociais de seu trabalho como docente e das relações interpessoais com o outro.

    Autor(es)

    Rosana Márcia Rolando Aguiar
    Psicanalista membro de IPB- Intersecção Psicanalítica do Brasil. Atua também como Psicopedagoga clínica. Mestre em Psicologia.Atuou durante muitos anos como coordenadora e também como orientadora educacional em escolas de ensino fundamental em Brasília. Atualmente é docente do ensino superior. Interessa-se por pesquisar o sofrimento psíquico de professores em uma interface com os pressupostos da Teoria Psicanalítica e a formação docente, bem como a crise na educação familiar no mundo contemporâneo e os efeitos desse mesmo fenômeno na educação escolar. Autora de artigo científico que aborda os mesmos temas. Coordenadora de grupo de estudos sobre Psicanálise e educação. Participa ativamente de grupo de estudos da Teoria Psicanalítica, que acontece semanalmente em Brasília, inclusive com apresentações de trabalhos. Participa sistematicamente de congressos, colóquios e eventos que abordam e discutem o tema Psicanálise e Educação, com apresentações de trabalhos e artigos. Participa ativamente também de eventos de Psicanálise que discutem a Clínica Lacaniana.

    Sandra Francesca Conte de Almeida
    Doutora em Ciências da Educação (Psicologia) e Diplomada em Psicologia Escolar pela Université René Descartes, Paris V, Sorbonne. Psicanalista, Membro-Fundador do Percurso Psicanalítico de Brasília. Foi professora da Universidade Federal do Ceará e da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. É professora aposentada do Instituto de Psicologia da UnB. Desde fevereiro de 2004 é professora, em regime de tempo integral, do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Psicologia, da Universidade Católica de Brasília, e coordena, como segundo líder, o Laboratório de Pesquisa em Saúde Mental, Desenvolvimento e Aprendizagem Humana, da UCB/CNPq. Foi coordenadora do GT Psicologia Escolar e Educacional da ANPEPP (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia. Possui expressiva produção científica, sob forma de artigos científicos, capítulos de livros, livros e organização de livros publicados na sua área de especialização e competência: psicanálise e educação, formação e atuação de psicólogos escolares e de professores do ensino fundamental e médio, psicologia da educação e do desenvolvimento, representações sociais.

    Sumário

    PRIMEIRA PARTE: A pesquisa e seu contexto

    Capítulo I - Situando o problema: o sofrimento psíquico de professores

    Capítulo II - Contextualizando a pesquisa: aspectos metodológicos

    SEGUNDA PARTE: O mal-estar na educação: a escola, o professor e seu métier impossível

    Capítulo III - A crise na educação: escola e profissão docente na modernidade

    Capítulo IV - Mal-estar docente: cultura e subjetividade

    Capítulo V - Sintoma, desamparo e narcisismo

    TERCEIRA PARTE: O sofrimento psíquico de professores e a sua expressão

    Capítulo VI - A revelação dos dados: as histórias de vida dos professores

    O descrédito em relação ao adoecimento dos professores

    O preconceito contra os professores com diagnóstico de depressão

    As dificuldades de aprendizagem dos alunos e o mal-estar docente

    A violência extra e intra-escolar

    A indisciplina na escola

    A educação familiar dos professores, a relação transferencial com os alunos e a atuação profissional

    O sentimento de insegurança vivenciado pelos professores

    O absenteísmo como uma das modalidades de defesa contra o mal-estar docente

    O desgaste emocional pelo excessivo envolvimento do professor com os problemas pessoais dos alunos

    As frustrações pelas condições de trabalho e a importância atribuída ao apoio institucional necessário à prática pedagógica

    As manifestações dos sintomas depressivos e o mal-estar docente

    As queixas e a demanda de escuta, os sintomas de depressão e seu ´tratamento´

    CONSIDERAÇÕES FINAIS

    REFERÊNCIAS

    Índice alfabético

    A

    • A crise na educação. Escola e profissão docente na modernidade
    • A educação familiar dos professores, a relação transferencial com os alunos e a atuação profissional
    • A escola, o professor e seu métier impossível. O mal-estar na educação. Segunda parte
    • A indisciplina na escola
    • A revelação dos dados. As histórias de vida dos professores
    • A violência extra e intra-escolar
    • Absenteísmo como uma das modalidades de defesa contra o mal-estar docente
    • Adoecimento. Descrédito em relação ao adoecimento dos professores
    • Aluno. Desgaste emocional pelo excessivo envolvimento do professor com os problemas pessoais dos alunos
    • Apoio institucional. Frustrações pelas condições de trabalho e a importância atribuída ao apoio institucional necessário à prática pedagógica
    • Aprendizagem. Dificuldades do s alunos. Mal-estar docente
    • As dificuldades de aprendizagem dos alunos e o mal-estar docente
    • As frustrações pelas condições de trabalho e a importância atribuída ao apoio institucional necessário à prática pedagógica
    • As manifestações dos sintomas depressivos e o mal-estar docente
    • As queixas e a demanda de escuta, os sintomas de depressão e seu ´tratamento´
    • Aspectos metodológicos. Contextualizando a pesquisa
    • Atuação profissional. Educação familiar dos professores, a relação transferencial com os alunos e a atuação profissional

    C

    • Condição de trabalho. Frustrações pelas condições de trabalho e a importância atribuída ao apoio institucional necessário à prática pedagógica
    • Considerações finais
    • Contexto da pesquisa
    • Contextualizando a pesquisa. Aspectos metodológicos
    • Crise na educação. Escola e profissão docente na modernidade
    • Cultura e subjetividade. Mal-estar docente

    D

    • Dados. Revelação. As histórias de vida dos professores
    • Defesa. Absenteísmo como uma das modalidades de defesa contra o mal-estar docente
    • Depressão. As manifestações dos sintomas depressivos e o mal-estar docente
    • Depressão. Diagnóstico. Professor. Preconceito
    • Depressão. Queixas e a demanda de escuta, os sintomas de depressão e seu ´tratamento´
    • Depressão. Sintoma, desamparo e narcisismo
    • Desamparo, narcisismo e sintoma
    • Descrédito em relação ao adoecimento dos professores
    • Desgaste emocional pelo excessivo envolvimento do professor com os problemas pessoais dos alunos
    • Desgaste emocional. Excessivo envolvimento do professor. Problemas pessoais do aluno
    • Diagnóstico de depressão. Professor. Preconceito
    • Dificuldades de aprendizagem dos alunos e o mal-estar docente
    • Doença psíquica. Mal-estar docente. Cultura e subjetividade

    E

    • Educação familiar dos professores, a relação transferencial com os alunos e a atuação profissional
    • Educação. A escola, o professor e seu métier impossível. O mal-estar na educação. Segunda parte
    • Escola e profissão docente na modernidade. Crise na educação
    • Escola, o professor e seu métier impossível. O mal-estar na educação. Segunda parte
    • Escola. Crise na educação. Escola e profissão docente na modernidade
    • Escola. Indisciplina
    • Escola. Violência extra e intra-escolar
    • Excessivo envolvimento do professor. Problemas pessoais do aluno. Desgaste emocional
    • Expressão do sofrimento psíquico de professores. Terceira parte

    F

    • Frustrações pelas condições de trabalho e a importância atribuída ao apoio institucional necessário à prática pedagógica

    H

    • Histórias de vida dos professores. Revelação dos dados

    I

    • Indisciplina na escola
    • Insegurança. Sentimento de insegurança vivenciado pelos professores

    M

    • Mal-estar docente e dificuldades de aprendizagem dos alunos
    • Mal-estar docente. Cultura e subjetividade
    • Mal-estar docente. Defesa. Absenteísmo
    • Mal-estar docente. Sintomas de pressivos. Manifestações
    • Mal-estar na educação. A escola, o professor e seu métier impossível. Segunda parte
    • Mecanismo de defesa. Absenteísmo como uma das modalidades de defesa contra o mal estar docente
    • Metodologia. Contextualizando a pesquisa
    • Modernidade. Profissão docente. Escola. Crise na educação

    N

    • Narcisismo, desamparo e sintoma

    O

    • O absenteísmo como uma das modalidades de defesa contra o mal-estar docente
    • O descrédito em relação ao adoecimento dos professores
    • O desgaste emocional pelo excessivo envolvimento do professor com os problemas pessoais dos alunos
    • O mal-estar na educação. A escola, o professor e seu métier impossível. Segunda parte
    • O preconceito contra os professore s com diagnóstico de depressão
    • O sentimento de insegurança vivenciado pelos professores
    • O sofrimento psíquico de professores e a sua expressão. Terceira parte

    P

    • Pesquisa. Contexto
    • Pesquisa. Contextualização. Aspectos metodológicos
    • Prática pedagógica. Frustrações pelas condições de trabalho e a importância atribuída ao apoio institucional necessário à prática pedagógica
    • Preconceito contra os professore s com diagnóstico de depressão
    • Primeira parte. A pesquisa e seu contexto
    • Problema. Sofrimento psíquico de professores
    • Problemas pessoais do aluno. Desgaste emocional. Excessivo envolvimento do professor
    • Professor e seu métier impossível. Escola. O mal-estar na educação. Segunda parte
    • Professor. A educação familiar dos professores, a relação transferencial com os alunos e a atuação profissional
    • Professor. Adoecimento. Descrédito em relação ao adoecimento dos professores
    • Professor. Crise na educação. Escola e profissão docente na modernidade
    • Professor. Frustrações pelas condições de trabalho e a importância atribuída ao apoio institucional necessário à prática pedagógica
    • Professor. História de vi da. Revelação dos dados
    • Professor. Mal-estar docente e dificuldades de aprendizagem dos alunos
    • Professor. Mal-estar docente. Cultura e subjetividade
    • Professor. Mal-estar docente. Defesa. Absenteísmo
    • Professor. Mal-estar docente. Sintomas depressivos. Manifestações
    • Professor. O sofrimento psíquico de professores e a sua expressão. Terceira parte
    • Professor. Preconceito. Diagnóstico de depressão
    • Professor. Sentimento de insegurança vivenciado pelos professores
    • Professor. Sofrimento psíquico. Situando o problema
    • Profissão docente na modernidade. Escola. Crise na educação

    R

    • Relação transferencial. Educação familiar dos professores, a relação transferencial com os alunos e a atuação profissional
    • Relatos autobiográficos
    • Revelação dos dados. As histórias de vida dos professores

    S

    • Segunda parte. O mal-estar na educação. A escola, o professor e seu métier impossível
    • Sentimento de insegurança vivenciado pelos professores
    • Sintoma, desamparo e narcisismo
    • Sintomas depressivos. Manifestações. Mal-estar docente
    • Sintomas. Depressão. Queixas e a demanda de escuta, os sintomas de depressão e seu ´tratamento´
    • Situando o problema. Sofrimento psíquico de professores
    • Sofrimento psíquico de professores e a sua expressão. Terceira parte
    • Sofrimento psíquico de professores. Situando o problema
    • Sofrimento. Sintoma, desamparo e narcisismo
    • Subjetividade e cultura. Mal-estar docente

    T

    • Terceira parte. O sofrimento psíquico de professores e a sua expressão
    • Tratamento. Depressão. Queixas e a demanda de escuta, os sintomas de depressão e seu ´tratamento´

    V

    • Violência extra e intra-escolar
    • Vivência. Sentimento de insegurança vivenciado pelos professores