Autor/Autores: Eloy Pereira Lemos Junior
ISBN: 978853622247-9
Acabamento: Brochura
Formato: 15,0x21,0 cm
Peso: 475grs.
Número de páginas: 262
Publicado em: 11/11/2008
Área(s): Direito - Empresarial
Neste Volume:
A EMPRESA: ANÁLISE HISTÓRICO-COMPARATIVA
• Evolução do Ordenamento Jurídico Comercial Europeu
EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA EMPRESA NO DIREITO BRASILEIRO
• Período Anterior à Codificação
• O Código Comercial (Lei 556 de 16.06.1850)
• A Empresa na Legislação Extravagante
• Do Código Comercial ao Novo Código Civil: Unificação Formal do Direito Privado
A NATUREZA JURÍDICA DA EMPRESA
• Posições Doutrinárias
• Diferenciação entre Empresa Simples e Complexa
A EMPRESA NO CÓDIGO CIVIL BRASILEIRO DE 2002
• Conteúdo Normativo da Empresa
• As Atividades Empresariais
ANÁLISE DE ALGUNS PRECEITOS CONSTITUCIONAIS SOCIAIS E ECONÔMICOS APLICÁVEIS À EMPRESA
• Análise Constitucional
• Preceitos
PUBLICIZAÇÃO DA EMPRESA
• Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90)
• Nova Lei de Falência (Lei 11.101/05): Instituto da Recuperação Judicial da Empresa
• Práticas da Livre Concorrência e Leal Competição
• Parceria Público-Privada (PPP)
• Lei Complementar 123/06: Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas (MPEs)
• O Novo Perfil da Empresa
Eloy Pereira Lemos Junior é Professor universitário e Advogado; Doutor em Direito pela UFMG; Mestre em Direito Empresarial pela Unifran; Especialista em Direito Societário pela Universidade Clássica de Lisboa (Portugal); especialista em Direito Civil e Processual Civil pela Unifran; Especialista em Direito Público pela UEMG; graduado pela Unaerp; bolsista da Capes do programa “doutorado-sanduíche” na Universidade Clássica de Lisboa; ex-Professor substituto da UFMG nas faculdades de Direito, Administração, Contabilidade e Engenharia; Professor titular na UEMG nas faculdades de Direito, Administração e Contabilidade; Professor titular da FICE; ex-Professor da Unifenas; ex-conselheiro da OAB seção de Passos/MG; Advogado atuante com 15 anos de experiência nas áreas empresarial e trabalhista; ex-Advogado terceirizado do Banco do Brasil S/A, Caixa Econômica Federal e Furnas Centrais Elétricas S/A; orientação, presidência e participação de várias bancas de defesa de monograi a de conclusão de curso; formado em técnico de transações imobiliárias com registro no CRECI; ex-comissário de menores voluntário; ex-conciliador voluntário da Comarca de Passos; ex-advogado do Escritório de Décio Freire & Advogados Associados, atuando como gerente dos contratos trabalhistas da Telemar Norte Leste S/A e Sempre Editora LTDA. (Jornal O Tempo e Super Notícias); ministrou várias palestras sobre temas de sua área de atuação.
INTRODUÇÃO
Capítulo I - A EMPRESA: ANÁLISE HISTÓRICO-COMPARATIVA
1.1 Histórico
1.1.1 Do Escambo na Antiguidade
1.1.2 A Moeda
1.1.3 Das Corporações de Ofício ao Início das Cidades Modernas
1.1.4 Dos Artesanatos às Atividades de Empresas
1.1.5 A Empresa no Vernáculo, na Sociedade e na Economia
1.2 Evolução do Ordenamento Jurídico Comercial Europeu
1.2.1 França
1.2.2 Alemanha
1.2.3 Espanha
1.2.4 Portugal
1.2.5 Itália
Capítulo II - EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA EMPRESA NO DIREITO BRASILEIRO
2.1 Período Anterior à Codificação
2.2 O Código Comercial (Lei 556 de 25.06.1850)
2.3 A Empresa na Legislação Extravagante
2.4 Do Código Comercial ao Novo Código Civil: Unificação Formal do Direito Privado
Capítulo III - A NATUREZA JURÍDICA DA EMPRESA
3.1 Posições Doutrinárias
3.1.1 A Empresa como Instituição
3.1.2 Teoria de Hauriou
3.1.3 Teoria de Santi Romano
3.1.4 A Empresa como Fattispecie (Atividade)
3.2 Diferenciação entre Empresa Simples e Complexa
3.2.1 Empresa Simples e Relevância da Classificação
3.2.2 Empresa Subjetivamente Complexa
Capítulo IV - A EMPRESA NO CÓDIGO CIVIL BRASILEIRO DE 2002
4.1 Generalidades
4.2 Conteúdo Normativo da Empresa
4.2.1 Finalidade Lucrativa
4.2.2 Organização
4.2.3 Profissionalismo
4.3 As Atividades Empresariais
Capítulo V - ANÁLISE DE ALGUNS PRECEITOS CONSTITUCIONAIS SOCIAIS E ECONÔMICOS APLICÁVEIS À EMPRESA
5.1 Análise Constitucional
5.2 Preceitos
5.2.1 Função Social da Empresa
5.2.2 Justiça Distributiva e Social
5.2.3 Sustentabilidade
5.2.4 Co-gestão e Participação nos Lucros ou Resultados (PLR)
5.2.5 Governança Corporativa
Capítulo VI - PUBLICIZAÇÃO DA EMPRESA
6.1 Análise Histórica Justificadora do Tema
6.2 Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90)
6.3 Nova Lei de Falência (Lei 11.101/05): Instituto da Recuperação Judicial da Empresa
6.4 Práticas da Livre Concorrência e Leal Competição
6.5 Parceria Público-Privada (PPP)
6.6 Lei Complementar 123/06: Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas (MPEs)
6.7 O Novo Perfil da Empresa
6.7.1 Tendências à Publicização da Empresa
6.7.2 Visão Institucionalista-Interdisciplinar
CONSIDERAÇÕES FINAIS
CONCLUSÕES
REFERÊNCIAS