Autor/Autores: Coordenadora: Patrícia Luciane de Carvalho
ISBN: 978853622295-0
Edição/Tiragem: 2ª Edição - Revista
Acabamento: Capa Dura + Sobrecapa
Formato: 16,5x21,5 cm
Peso: 625grs.
Número de páginas: 384
Publicado em: 17/12/2008
Área(s): Direito - Civil - Direitos Reais e Direito das Coisas
Capítulo I
DIREITOS HUMANOS E PROPRIEDADE INTELECTUAL
• Direitos Humanos e Propriedade Intelectual: Proteção Internacional e
Constitucional
Capítulo II
O DIREITO À CONCESSÃO DE PATENTES E O
ACESSO A MEDICAMENTOS
• Considerações sobre as Patentes Biotecnológicas e Genoma Humano
Capítulo III
SINAIS DISTINTIVOS, MARCAS E NOMES DE DOMÍNIO
• Historia Del Derecho de Marcas
• Registro Internacional de Marcas, o Brasil e o Protocolo de Madri
• La Cancelación Parcial del Registro de Marcas en el Régimen Comunitario Andino de Propiedad Industrial
Capítulo IV
O DIREITO AUTORAL
• Análise Sistêmica do Sistema Nacional de Proteção dos Direito Autorais: Aplicação da Doutrina da Interpretação Consistente e do Teste dos Três Passos para a Avaliação das Limitações aos Direitos Autorais
• A Questão do Domínio Público
• O Direito Autoral, a Economia Colaborativa e o Creative Commons
• Os Direitos Autorais no Âmbito da Atividade Publicitária
• A Proibição Judicial de Divulgação de Informações Constitui uma Nova
Forma de Censura à Imprensa no Brasil?
Capítulo V
BIODIVERSIDADE, CULTIVARES E CONHECIMENTO
TRADICIONAL
• Propriedade Intelectual e Plantas Transgênicas: Quadro Regulatório e Implicações sobre Pesquisa e Inovação no Brasil
• Biodiversidade e Conhecimento Tradicional
• O Patrimônio Cultural Brasileiro e a Propriedade Intelectual
Capítulo VI
PROCESSO CIVIL E PROPRIEDADE INTELECTUAL
• Tutela Jurisdicional da Propriedade Intelectual e o Processo Constitucional Civil
Coordenadora:
Patrícia Luciane de Carvalho – Professora de Direito Internacional e da Propriedade Intelectual; membro da Associação Portuguesa do Direito Intelectual, da Associação Brasileira da Propriedade Intelectual e membro Consultora da Comissão da Propriedade Imaterial da OAB/SP; Advogada.
Colaboradores:
Ana Paula Myszczuk – Advogada; Mestra em Direito Econômico e Social pela PUCPR; Professora da Unifae e Famec.
Bráulio Santos Rabelo de Araújo – Mestrando em Direito Econômico pela Universidade de São Paulo.
Carlos Alejandro Cornejo Guerrero – Miembro de la Comisión de Represión de la Competencia Desleal del INDECOPI, Director General de la Academia de la Magistratura del Perú (2004 – 2005); Decano de la Facultad de Derecho de la Universidad Privada del Norte (Trujillo, 2003 – 2004); Decano de la Facultad de Derecho de la Universidad Nacional de Piura (1996 – 1999); Profesor Principal de Propiedad Industrial de la Universidad Nacional Mayor de San Marcos; Profesor Ordinario de la Pontificia Universidad Católica del Perú.
Clarissa Bueno Wandscheer – Professora de Direito na Faculdade da Região Metropolitana de Curitiba – Famec; Doutoranda em Direito Socioambiental pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Autora do livro: Patentes e Conhecimento Tradicional.
Edson Beas Rodrigues Junior – Doutorando em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.
Flávia Piovesan – Professora Doutora em Direito Constitucional e Direitos Humanos da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Professora de Direitos Humanos dos Programas de Pós-Graduação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e da Universidade Pablo de Olavide (Sevilha, Espanha); visiting fellow do Human Rights Program da Harvard Law School (1995 e 2000); visiting fellow do Centre for Brazilian Studies da University of Oxford (2005). Procuradora do Estado de São Paulo; membro da Associação dos Constitucionalistas Democráticos; membro do Conselho Nacional de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana e membro da SUR – Human Rights University Network.
João Carlos Adalberto Zolandeck – Coordenador do curso de Direito da Faculdade Metropolitana de Curitiba – Famec. Autor da obra: Ônus da Prova.
Jorge A. Chávez Picasso – Abogado de la Presidencia del Tribunal de Justicia de la Comunidad Andina; Exconsultor de Clarke, Modet & Co; Especialista en Propiedad Intelectual y Competencia por la Universidad de Santiago de Compostela, y con posgrados en la Universidad de Buenos Aires y Universidad Andina Simón Bolivar; Investigador invitado del Max Planck Institute for Intellectual Property, Competition and Tax Law, de Munich.
José de Oliveira Ascensão – Professor Catedrático da Faculdade de Direito de Lisboa.
Maristela Basso – Professora associada de Direito Internacional da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.
Paulo Borba Casella – Professor titular de Direito Internacional Público na Universidade de São Paulo.
Ricardo Bacelar Paiva – Advogado no Ceará; Conselheiro Estadual da OAB/CE e Presidente da Comissão de Cultura; Especialista em Direito Empresarial – PUCSP e Direito e Processo Tributário – Unifor; Pós-graduando em Gestão Cultural e Políticas Públicas de Cultura – UNB.
Sergio Luiz Monteiro Salles Filho – Engenheiro Agrônomo; Mestre em Ciências Agrárias; Doutor em Economia; Professor Livre-Docente do DPCT/IG/Unicamp.
Sergio Medeiros Paulino de Carvalho – Economista; Mestre e Doutor em Política Científica e Tecnológica pelo DPCT/IG/Unicamp.
Simone Yamamura – Advogada; Engenheira de Alimentos; Mestra em Política Científica e Tecnológica pelo Departamento de Política Científica e Tecnológica (DPCT)/Instituto de Geociências (IG)/Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Sonia Maria D’Elboux – Advogada em São Paulo, nas áreas de Propriedade Intelectual, Direitos da Personalidade e da Comunicação Social; Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUCSP, com a defesa da tese: A liberdade de imprensa e os direitos da personalidade: tensões e limites (2005); Coordenadora dos cursos de Pós-Graduação lato sensu em Propriedade Imaterial e em Direito do Entretenimento e da Comunicação Social da ESA – Escola Superior de Advocacia da OAB/SP.
Capítulo I DIREITOS HUMANOS E PROPRIEDADE INTELECTUAL
Direitos Humanos e Propriedade Intelectual: Proteção Internacional e Constitucional Flávia Piovesan
Capítulo II O DIREITO À CONCESSÃO DE PATENTES E O ACESSO A MEDICAMENTOS
Considerações sobre as Patentes Biotecnológicas e Genoma Humano Ana Paula Myszczuk
Capítulo III SINAIS DISTINTIVOS, MARCAS E NOMES DE DOMÍNIO
Historia Del Derecho de Marcas Carlos Alejandro Cornejo Guerrero
Registro Internacional de Marcas, o Brasil e o Protocolo de Madri Paulo Borba Casella
La Cancelación Parcial del Registro de Marcas en el Régimen Comunitario Andino de Propiedad Industrial Jorge A. Chávez Picasso
Capítulo IV O DIREITO AUTORAL
Análise Sistêmica do Sistema Nacional de Proteção dos Direitos Autorais: Aplicação da Doutrina da Interpretação Consistente e do Teste dos Três Passos para a Avaliação das Limitações aos Direitos Autorais Maristela Basso e Edson Beas Rodrigues Junior
A Questão do Domínio Público José de Oliveira Ascensão
O Direito Autoral, a Economia Colaborativa e o Creative Commons Bráulio Santos Rabelo de Araújo
Os Direitos Autorais no Âmbito da Atividade Publicitária Patrícia Luciane de Carvalho
A Proibição Judicial de Divulgação de Informações Constitui uma Nova Forma de Censura à Imprensa no Brasil? Sonia Maria D’Elboux
Capítulo V BIODIVERSIDADE, CULTIVARES E CONHECIMENTO TRADICIONAL
Propriedade Intelectual e Plantas Transgênicas: Quadro Regulatório e Implicações sobre Pesquisa e Inovação no Brasil Simone Yamamura, Sergio Luiz Monteiro Salles Filho e Sergio Medeiros Paulino de Carvalho
Biodiversidade e Conhecimento Tradicional Clarissa Bueno Wandscheer
O Patrimônio Cultural Brasileiro e a Propriedade Intelectual Ricardo Bacelar Paiva
Capítulo VI PROCESSO CIVIL E PROPRIEDADE INTELECTUAL
Tutela Jurisdicional da Propriedade Intelectual e o Processo Constitucional Civil João Carlos Adalberto Zolandeck