Capa do livro: Andragogia - Liderança, Administração e Educação - Uma Nova Teoria, Maria Eloisa Karolczak e Marcio Martins Karolczak

Andragogia - Liderança, Administração e Educação - Uma Nova Teoria

Maria Eloisa Karolczak e Marcio Martins Karolczak

    Preço

    por R$ 59,90

    Ficha técnica

    Autor/Autores: Maria Eloisa Karolczak e Marcio Martins Karolczak

    ISBN v. impressa: 978853622283-7

    ISBN v. digital: 978853626661-9

    Acabamento: Brochura

    Formato: 15,0x21,0 cm

    Peso: 165grs.

    Número de páginas: 112

    Publicado em: 24/12/2008

    Área(s): Administração; Literatura e Cultura - Educação; Psicologia - Escolar e Educação

    Versão Digital (eBook)

    Para leitura em aplicativo exclusivo da Juruá Editora - Juruá eBooks - para Smartphones e Tablets rodando iOS e Android. Não compatível KINDLE, LEV, KOBO e outros e-Readers.

    Disponível para as plataformas:

    • Android Android 5 ou posterior
    • iOSiOS 8 ou posterior

    Em computadores a leitura é apenas online e sem recursos de favoritos e anotações;
    Não permite download do livro em formato PDF;
    Não permite a impressão e cópia do conteúdo.

    Compra apenas via site da Juruá Editora.

    Sinopse

    Nenhum líder seja ele professor, treinador, religioso, militar, juiz ou mesmo um cidadão comum, pode prescindir da leitura dessa revisita ao conceito de liderança. Os modelos propostos por este livro vão além dos horizontes acadêmicos do conhecimento bibliográfico. É uma nova visão do verdadeiro papel do líder para difundir idéias e impor ações que objetive otimizar os resultados de uma organização ou de uma ideologia.

    Professor Doutor Marcos Cobra - Escritor e Editor
    Coordenador de Estudos de Negócios da Propaganda - Fundação Getulio Vargas

    Os autores são jovens professores que tem transitado no tema Liderança que constitui-se em algo valiosíssimo para a área acadêmica e profissional. Escrita numa linguagem clara, a obra que agora se faz pública declara uma intenção simples e ao mesmo tempo profunda, vale a pena ler"

    Professor Doutor Carlos Alberto Afonso - Doutor em Ciências do Desporto
    Coordenador do Curso de Educação Física PUCPR - UTFPR
     

    Autor(es)

    Maria Eloisa Karolczak é  Professora e pesquisadora da Universidade Estadual de Mato Grosso- UNEMAT. Docente das Faculdades Unilasalle- LRV, FAIS. Mestre e doutoranda em Administração pela UDE , Montevidéu, UR. Palestrante em Liderança e Formação de professores. Executiva nas áreas de Comércio internacional e Gestão de materiais. Atuante em cursos de pós- graduação como professora convidada pela Fasipe.

    Marcio Martins Karolczak é Mestre em Educação UDE, Montevidéu, UR e doutorando em Ciências daEducação pela Universidade Nacional de Cuyo, Mendoza, AR. Professor pesquisador convidado da Universidade Estadual de Mato Grosso e do Centro Educacional Vinícius de Morais. Palestrante em Educação e Qualidade de Vida e atuante em pós-graduação para cursos de educação, saúde e administração.

    Porque comprar

    CONTÉM: CONCEITOS DE ADMINISTRAÇÃO, LIDERANÇA, EDUCAÇÃO, QUALIDADE DE VIDA, que servem para fundamentação de monografias e trabalhos que necessitem de tal fundamentação e o MAIS IMPORTANTE, a teoria da MATRIZ DE AUTO AVALIAÇÃO E AUTO EVOLUÇÃO DA LIDERANÇA EM SALA DE AULA. que serve para todos os professores.

    Público alvo: como já comentado: ALUNOS , PROFESSORES E INTERESSADOS EM ASSUNTOS DE LIDERANÇA, EDUCAÇÃO , ADMINISTRAÇÃO E QUALIDADE DE VIDA.

    Areas em que o livro se encaixa: ADMINISTRAÇÃO , LIDERANÇA, EDUCAÇÃO E QUALIDADE DE VIDA.

    Sumário

    INTRODUÇÃO

    I - ADMINISTRAÇÃO FUNDAMENTAL - TEORIAS

    1.1 A origem da administração

    1.2 A importância da administração científica

    1.3 A expansão do movimento Taylorista

    1.4 A revolução ideológica

    1.5 Globalização - aspectos relevantes

    1.6 Enfoque comportamental, sua importância para a liderança

    1.7 Cultura organizacional a interferência no resultado do objetivo

    1.8 Motivação, conceito e aplicação

    1.9 Saúde e qualidade de vida no trabalho

    1.10 Qualidade de vida na sala de aula

    1.11 A motivação e a percepção

    1.12 Clima organizacional uma abordagem necessária

    II - LIDERANÇA

    2.1 Conceitos e relações de liderança

    2.2 Habilidades da liderança

    2.3 Líderes

    2.4 Teoria dos traços

    2.5 Inteligências e suas competências

    III - EDUCAÇÃO

    3.1 Abordagem conceitual

    3.2 Professor universitário

    3.3 O educador

    3.4 Tipos de professor

    3.5 Funções do professor

    3.6 Como desenvolver as funções de professor

    3.7 Os dez mandamentos do professor

    3.8 Influência do padrão de QV para o processo de ensino-aprendizagem

    3.9 Enfoque construtivista

    3.10 Andragogia uma explicação necessária

    3.11 Abordagem sociointeracionista

    3.12 Psicologia da educação

    IV - CULTURA ORGANIZACIONAL E SUAS INFLUÊNCIAS

    4.1 O Comportamento

    4.2 Quadros de identificação

    Quadro 1 - Vermelho

    Quadro 2 - Laranja

    Quadro 3 - Amarelo

    Quadro 4 - Verde

    Quadro 5 - Azul

    Quadro 6 - Roxo

    4.3 Matriz evolutiva

    REFERÊNCIAS

    Índice alfabético

    A

    • Abordagem necessária. Clima organizacional uma abordagem necessária
    • Abordagem sociointeracionista
    • Administração científica. Importância
    • Administração fundamental. Teorias
    • Administração. Expansão do movimento Taylorista
    • Administração. Globalização. Aspectos relevantes
    • Administração. Origem da administração
    • Administração. Revolução ideológica
    • Andragogia uma explicação necessária
    • Aprendizagem. Influência do padrão de QV para o processo de ensino aprendizagem

    C

    • Ciência. Importância da administração científica
    • Clima organizacional uma abordagem necessária
    • Como desenvolver as funções de professor
    • Competência. Inteligências e suas competências
    • Comportamento
    • Comportamento. Enfoque comportamental, sua importância para a liderança
    • Comportamento humano. Cultura organizacional a interferência no resultado do objetivo
    • Conceito. Motivação, conceito e aplicação
    • Conceito. Educação. Abordagem conceitual
    • Conceitos e relações de liderança
    • Construtivismo. Enfoque construtivista
    • Cultura organizacional a interferência no resultado do objetivo
    • Cultura organizacional e suas influências

    D

    • Dez mandamentos do professor

    E

    • Educação
    • Educação. Abordagem conceitual
    • Educação. Como desenvolver as funções de professor
    • Educação. Matriz evolutiva
    • Educação. Psicologia da educação
    • Educação. Qualidade de vida na sala de aula
    • Educação. Tipos de professor
    • Educador
    • Enfoque comportamental, sua importância para a liderança
    • Enfoque construtivista
    • Ensino. Influência do padrão de QV para o processo de ensino-aprendizagem
    • Ensino. Motivação e a percepção
    • Ensino. Professor universitário
    • Ensino. Qualidade de vida na sala de aula
    • Expansão do movimento Taylorista

    F

    • Funções do professor

    G

    • Globalização. Aspectos relevantes

    H

    • Habilidades da liderança

    I

    • Identificação. Quadros de identificação
    • Ideologia. Administração.Revolução ideológica
    • Importância da administração científica
    • Influência do padrão de QV para o processo de ensino-aprendizagem
    • Inteligências e suas competências
    • Introdução

    L

    • Liderança
    • Liderança. Conceitos e relações de liderança
    • Liderança. Enfoque comportamental, sua importância para a liderança
    • Liderança. Habilidades da liderança
    • Liderança. Teoria dos traços
    • Líderes

    M

    • Mandamento. Dez mandamentos do professor
    • Matriz evolutiva
    • Motivação e apercepção
    • Motivação, conceito e aplicação

    O

    • Organização. Clima organizacional uma abordagem necessária
    • Organização. Cultura organizacional a interferência no resultado do objetivo
    • Organização. Cultura organizacional e suas influências
    • Origem da administração

    P

    • Percepção. Motivação e a percepção
    • Professor. Como desenvolver as funções de professor
    • Professor. Dez mandamentos do professor
    • Professor. Tipos de professor
    • Professor universitário
    • Psicologia da educação

    Q

    • QV. Influência do padrão de QV para o processo de ensino-aprendizagem
    • Quadro 1. Vermelho
    • Quadro 2. Laranja
    • Quadro 3. Amarelo
    • Quadro 4. Verde
    • Quadro 5. Azul
    • Quadro 6. Roxo
    • Quadros de identificação
    • Qualidade de vida. Saúde e qualidade de vida no trabalho
    • Qualidade de vida na sala de aula

    R

    • Referências
    • Resultado. Cultura organizacional a interferência no resultado do objetivo
    • Revolução ideológica

    S

    • Sala de aula. Qualidade devida na sala de aula
    • Saúde e qualidade devida no trabalho
    • Sociointeracionismo. Abordagem sociointeracionista

    T

    • Taylor. Expansão do movimento Taylorista
    • Teoria. Administração fundamental
    • Teoria dos traços
    • Tipos de professor
    • Trabalho. Saúde e qualidade de vida no trabalho

    V

    • Vida. Qualidade de vida na sala de aula
    • Vida. Saúde e qualidade de vida no trabalho