Capa do livro: BALANCED SCORECARD - BSC - Gestão do Ensino Superior - Gestão Profissionalizada e Qualidade de Ensino para Instituições de Ensino Superior Privado, Renato Silva

BALANCED SCORECARD - BSC - Gestão do Ensino Superior - Gestão Profissionalizada e Qualidade de Ensino para Instituições de Ensino Superior Privado

Renato Silva

    Preço

    por R$ 89,90

    Ficha técnica

    Autor/Autores: Renato Silva

    ISBN: 978853622365-0

    Acabamento: Brochura

    Formato: 15,0x21,0 cm

    Peso: 207grs.

    Número de páginas: 186

    Publicado em: 09/02/2009

    Área(s): Administração

    Sinopse

    Como qualquer outra organização do setor de serviços, uma Instituição de Ensino Superior – IES, privada, precisa ter sustentabilidade financeira, satisfação de clientes – alunos, aprendizado e crescimento do seu capital humano e processos internos que a conduzam a excelência com eficácia operacional. Por se tratar de uma organização de difusão do conhecimento que atribui competências às habilidades dos seus clientes – alunos, na prestação de serviço – ensino de qualidade, do produto – curso, necessita de uma ferramenta que busque o equilíbrio de indicadores sociais e de conhecimento, com os de cunho financeiro. Sem esse equilíbrio, a sua perpetuidade se vê ameaçada num cenário altamente concorrente, pois os indicadores não-financeiros são mais voltados ao longo prazo pelo fato de serem estratégicos – visionários, ao passo que os indicadores puramente financeiros são mais voltados ao curto prazo. A metodologia desenvolvida para este setor consistiu na adaptação das quatro perspectivas de Kaplan e Norton, e a criação de mapas estratégicos específicos para as IES privadas, objetivos estratégicos e, por fim, indicadores de resultados inerentes ao setor. A proposta construída nesta obra tem o propósito de subsidiar os gestores da educação, com uma ferramenta que contribua para a profissionalização tão requerida no setor de ensino, baseada na gestão de indicadores estratégicos de longo prazo, que busca uma melhoria significativa em relação às práticas convencionais.

    Autor(es)

    Renato Silva é Mestre em Economia – com ênfase em Controladoria pela UFRGS, Pós-graduado em Contabilidade e Finanças pela FGV-RJ; graduado em Ciências Contábeis pela Faculdade São Judas Tadeu – Porto Alegre-RS. Experiência de 10 anos em Gestão de Ensino Superior Privado e 12 anos na docência universitária (Graduação, Pós-graduação e MBA). Desde 2000 atua como Pró-Reitor Administrativo em Centro Universitário. Tem experiência nas áreas de Administração, Contabilidade, Custos, Controladoria e Finanças. Já atuou em cargos de gestão e planejamento econômico-financeiro em grandes empresas. Desenvolveu consultoria para a gestão de empresas privadas na implantação de Relatórios Gerenciais, Plano de Carreira, Orçamentos, Custos e Programa de Remuneração Variável. Em 2006, elaborou o Planejamento Estratégico e Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI para fins de credenciamento de Faculdade em Centro Universitário. Têm experiência na Instalação de Centro Universitário, planejamento estratégico de IES, viabilidade de cursos de graduação bacharelado e Tecnológicos e pós-graduação, instalação de Conselhos Universitários, Estatuto, Regimento, PPI, PPC’s, CPA, PROUNI e Regulamentos internos de Gestão Universitária.
    CONTATO: icaredi@terra.com.br

    Sumário

    1. INTRODUÇÃO

    1.1 ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS NAS ORGANIZAÇÕES

    1.2 VALORIZAÇÃO DOS INTANGÍVEIS

    1.3 ORIENTAÇÃO PARA A ESTRATÉGIA

    1.4 METODOLOGIA DE GESTÃO PARA APLICAÇÃO DO BSC

    1.4.1 Relações de Causa e Efeito - como construir um BSC

    1.4.2 Organizando a Equipe de Implantação do BSC

    1.4.3 A Análise Básica do Estudo

    1.4.4 Avaliação Qualitativa

    1.4.5 Coleta de Dados

    2. CARACTERIZAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR - IES

    2.1 A INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR COMO PRESTADORA DE SERVIÇOS

    2.2 UM MODELO DE INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR - PRIVADO

    2.2.1 Campo de Atuação no Mercado

    2.2.2 Síntese da Estrutura Organizacional da IES

    2.3 PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL - PDI

    2.3.1 Instruções para Elaboração de Plano de Desenvolvimento Institucional

    2.4 SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR - SINAES

    2.4.1 Avaliação no Contexto do SINAES

    2.4.2 Instrumentos

    2.4.3 Modalidades de Avaliação

    2.4.4 Avaliação Externa de IES

    2.4.5 Documentos Institucionais

    2.4.6 Dimensões de Avaliação

    2.4.7 Dimensão - Missão e o Plano de Desenvolvimento Institucional

    2.4.8 Articulação dos Documentos

    2.5 REGIME DE TRABALHO E TITULAÇÃO DAS IES

    2.6 INDICADORES DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS E DAS IES

    2.6.1 Conceito Preliminar dos Cursos (CPC)

    2.6.2 Índice Geral de Cursos da IES (IGC)

    3. GESTÃO DO ENSINO SUPERIOR A PARTIR DA MISSÃO COMPARTILHADA - GMC

    3.1 DEFININDO A MISSÃO

    3.2 DIFUSÃO DAS MISSÕES COMPARTILHADAS

    3.3 INTERDEPENDÊNCIA: MISSÃO X OBJETIVOS

    3.4 AVALIANDO A MISSÃO ATRAVÉS DO BALANCED SCORECARD

    3.5 A AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO

    3.6 A LIDERANÇA NA GESTÃO DA MISSÃO COMPARTILHADA

    4. ÉTICA NA GESTÃO DO ENSINO SUPERIOR PRIVADO

    4.1 DEFININDO OS ATORES INSTITUCIONAIS

    4.2 O CÓDIGO DE ÉTICA INSTITUCIONAL

    4.3 VALORES ÉTICOS: COM LIDERANÇA OU PODER

    4.4 ALIANÇA ENTRE DIRIGENTES E COLABORADORES

    5. GESTÃO ESTRATÉGICA NAS IES

    5.1 PREMISSAS E PROCESSOS OPERACIONAIS

    5.2 A COMPETITIVIDADE DAS IES

    5.3 ESTRATÉGIAS

    5.3.1 Estratégias e Vantagem Competitiva nas IES

    5.3.2 Planejamento Estratégico

    5.3.3 Planejamento e Gestão Institucional

    5.4 A CONTROLADORIA E UM MODELO DE GESTÃO

    5.4.1 Viabilidade dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação

    5.4.2 Indicadores de Gestão das IES

    5.4.3 Painel do Gestor Universitário - COCKPIT

    6. O Balanced scorecard NAS IES

    6.1 OS PRINCÍPIOS DO BALANCED SCORECARD

    6.1.1 Relação de Causa e Efeito

    6.1.2 Características Fundamentais de um balanced scorecard

    6.1.3 Medidas de Resultados e Vetores de Desempenho

    6.1.4 Relação com os Fatores Financeiros

    6.2 OBJETIVOS DO BALANCED SCORECARD

    6.2.1 Esclarecer e Traduzir a Visão e a Estratégia

    6.2.2 Comunicar e Associar Objetivos e Medidas Estratégicas

    6.2.3 Planejar, Estabelecer Metas e Alinhar Iniciativas

    6.2.4 Melhorar o Feedback e o Aprendizado Estratégico

    6.3 PERSPECTIVAS DO BALANCED SCORECARD

    6.3.1 Perspectiva Financeira

    6.3.2 Perspectiva do Cliente

    6.3.3 Perspectiva dos Processos Internos da Organização

    6.3.4 Perspectiva do Aprendizado e Crescimento

    6.4 ADAPTAÇÃO DAS PERSPECTIVAS DO BSC PARA AS IES

    6.4.1 Perspectiva Financeira

    6.4.2 Perspectiva dos Alunos (Acadêmica)

    6.4.3 Perspectiva Interna

    6.4.4 Perspectiva de Aprendizado e Crescimento

    7. SISTEMÁTICA DE DESENVOLVIMENTO DE UM Balanced scorecard - Bsc, PARA AS IES

    7.1 ADEQUAÇÃO DO BSC ÀS IES

    7.2 TEMAS ESTRATÉGICOS ADICIONAIS

    7.3 ELEMENTOS FUNDAMENTAIS À UTILIZAÇÃO DO BSC

    7.4 O BSC ACADÊMICO

    7.4.1 BSC Acadêmico e o Mapa Estratégico

    7.4.2 Perspectiva das Funções Acadêmicas

    7.4.3 Perspectiva dos Processos Geradores de Valor

    7.4.4 Perspectiva do Desenvolvimento e Crescimento Profissional

    7.4.5 Perspectiva da Gestão Econômico-Financeira

    7.5 CRIANDO UM BSC ACADÊMICO CORPORATIVO

    7.5.1 Vinculando o BSC Acadêmico ao Orçamento Estratégico

    7.6 UM EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO DO BSC ACADÊMICO E CORPORATIVO

    7.6.1 Missão, Visão, Princípios, temas e papéis institucionais

    8. CONSIDERAÇÕES FINAIS

    REFERÊNCIAS

    Índice alfabético

    A

    • Acadêmico. BSC acadêmico
    • Acadêmico. Perspectiva das funções acadêmicas
    • Adaptação das perspectivas do BSC para as IES
    • Adequação do BSC às IES
    • Aliança entre dirigentes e colaboradores
    • Análise básica do estudo
    • Aprendizado. Perspectiva de aprendizado e crescimento
    • Aprendizado. Perspectiva do aprendizado e crescimento
    • Articulação dos documentos
    • Atores institucionais. Definições
    • Avaliação. Modalidades de avaliação
    • Avaliação do desempenho
    • Avaliação externa de IES
    • Avaliação no contexto do SINAES
    • Avaliação qualitativa
    • Avaliando a missão através do Balanced Scorecard

    B

    • BSC. Adaptação das perspectivas do BSC para as IES
    • BSC. Adequação do BSC às IES

    S

    • SC. Criando um BSC acadêmico corporativo

    B

    • BSC acadêmico corporativo
    • BSC. Elementos fundamentais à utilização do BSC
    • BSC. Metodologia de gestão para aplicação do BSC
    • BSC. Organizando a equipe de implantação do BSC
    • BSC. Relações de causa e efeito. Como construir um BSC
    • BSC. Sistemática de desenvolvimento de um Balanced Scorecard - BSC, para as IES
    • BSC. Um exemplo de utilização do BSC acadêmico e corporativo
    • BSC acadêmico
    • BSC acadêmico e o mapa estratégico
    • Balanced Scorecard. Avaliando a missão através do Balanced Scorecard
    • Balanced Scorecard. Objetivos
    • Balanced Scorecard. Perspectivas
    • Balanced Scorecard. Princípios
    • Balanced Scorecard nas IES

    C

    • COCKIPT. Painel do Gestor Universitário - COCKPIT
    • Conceito Preliminar dos Cursos (CPC)
    • Campo de atuação no mercado
    • Características fundamentais de um Balanced Scorecard
    • Caracterização das Instituições de Ensino Superior - IES
    • Causa. Relação de causa e efeito
    • Cliente. Perspectiva do cliente
    • Código de Ética Institucional
    • Colaborador. Aliança entre dirigentes e colaboradores
    • Coleta de dados
    • Compartilhamento. Liderança na gestão da missão compartilhada
    • Competitividade. Estratégias competitivas nas organizações
    • Competitividade das IES
    • Comunicar e associar objetivos e medidas estratégicas
    • Conceito Preliminar dos Cursos (CPC)
    • Considerações finais
    • Controladoria e um modelo de gestão
    • Corporativo. Um exemplo de utilização do BSC acadêmico e corporativo
    • Crescimento. Perspectiva de aprendizado e crescimento
    • Crescimento. Perspectiva do aprendizado e crescimento
    • Crescimento profissional. Perspectiva do desenvolvimento e crescimento profissional
    • Criando um BSC acadêmico corporativo

    D

    • Dados. Coleta de dados
    • Definindo a Missão
    • Definindo os atores institucionais
    • Desempenho. Avaliação do desempenho
    • Desenvolvimento institucional. Instruções para elaboração de plano de desenvolvimento institucional
    • Difusão das Missões compartilhadas
    • Dimensão. Missão e o plano de desenvolvimento institucional
    • Dimensões de avaliação
    • Dirigente. Aliança entre dirigentes e colaboradores
    • Documento. Articulação dos documentos
    • Documentos institucionais

    E

    • Efeito. Relação de causa e efeito
    • Elementos fundamentais à utilização do BSC
    • Ensino. Ética na gestão do ensino superior privado
    • Ensino Superior. Gestão do Ensino Superior a partir da Missão Compartilhada - GMC
    • Esclarecer e traduzir a visão e a estratégia
    • Esclarecer e traduzir a visão e a estratégia
    • Estratégia. Orientação para a estratégia
    • Estratégia. Planejamento estratégico
    • Estratégia. Temas estratégicos adicionais
    • Estratégias
    • Estratégias competitivas nas organizações
    • Estratégias e vantagem competitiva nas IES
    • Estudo. Análise básica do estudo
    • Ética. Código de Ética Institucional
    • Ética. Valores éticos: com liderança ou poder
    • Ética na gestão do ensino superior privado

    F

    • Financeiro. Relação com os fatores financeiros

    G

    • Gestão. Controladoria e um modelo de gestão
    • Gestão. Ética na gestão do ensino superior privado
    • Gestão. Liderança na gestão da missão compartilhada
    • Gestão. Metodologia de gestão para aplicação do BSC
    • Gestão Universitária. Painel do Gestor Universitário - COCKPIT
    • Gestão do Ensino Superior a partir da Missão Compartilhada - GMC
    • Gestao econômico-financeira. Perspectiva
    • Gestão estratégica nas IES
    • Gestão institucional. Planejamento e gestão institucional
    • Graduação. Viabilidade dos cursos de graduação e Pós- Graduação

    I

    • IES. Síntese da Estrutura Organizacional da IES
    • IES. Adaptação das perspectivas do BSC para as IES
    • IES. Adequação do BSC às IES
    • IES. Balanced Scorecard nas IES
    • IES. Competitividade das IES
    • IES. Estratégias e vantagem competitiva nas IES
    • IES. Gestão estratégica nas IES
    • IES. Indicadores de Gestão das IES
    • IES Indicadores de avaliação dos cursos e das IES
    • IES. Índice Geral de Cursos da IES (IGC)
    • IES. Regime de trabalho e titulação das IES
    • IES. Sistemática de desenvolvimento de um Balanced Scorecard - BSC, para as IES
    • Indicadores de Gestão das IES
    • Indicadores de avaliação dos cursos e das IES
    • Indice Geral de Cursos da IES (IGC)
    • Instituição de Ensino Superior Privado. Modelo
    • Instituição de Ensino Superior como prestadora de serviços
    • Instituições de Ensino Superior - IES. Caracterizações
    • Instruções para elaboração de plano de desenvolvimento institucional
    • Instrumentos
    • Intangível. Valorização dos intangíveis
    • Interdependência: missão x objetivos
    • Introdução

    L

    • Liderança. Valores éticos: com liderança ou poder
    • Liderança na gestão da missão compartilhada

    M

    • Mapa estratégico. BSC acadêmico e o mapa estratégico
    • Medidas de resultados e vetores de desempenho
    • Melhorar o Feedback e o Aprendizado Estratégico
    • Mercado. Campo de atuação no mercado
    • Metas. Planejar, estabelecer metas e alinhar iniciativas
    • Metodologia de gestão para aplicação do BSC
    • Missão. Definindo a Missão
    • Missão. Difusão das Missões compartilhadas
    • Missão. Interdependência: missão x objetivos
    • Missão, visão, princípios, temas e papéis institucionais
    • Modalidades de avaliação

    O

    • Objetivo. Interdependência: missão x objetivos
    • Objetivos do Balanced Scorecard
    • Orçamento estratégico. Vinculando o BSC acadêmico ao orçamento estratégico
    • Organização. Estratégias competitivas nas organizações
    • Organização. Perspectiva dos processos internos da organização
    • Organizando a equipe de implantação do BSC
    • Orientação para a estratégia

    P

    • PDI. Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI
    • Painel do Gestor Universitário - COCKPIT
    • Perspectiva da gestão econômico-financeira
    • Perspectiva das funções acadêmicas
    • Perspectiva de aprendizado e crescimento
    • Perspectiva do aprendizado e crescimento
    • Perspectiva do cliente
    • Perspectiva do desenvolvimento e crescimento profissional
    • Perspectiva dos alunos (acadêmica)
    • Perspectiva dos processos geradores de valor
    • Perspectiva dos processos internos da organização
    • Perspectiva financeira
    • Perspectiva financeira
    • Perspectiva interna
    • Perspectivas do Balanced Scorecard
    • Planejamento e gestão institucional
    • Planejamento estratégico
    • Planejar, estabelecer metas e alinhar iniciativas
    • Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI
    • Poder. Valores éticos: com liderança ou poder
    • Premissas e processos operacionais
    • Prestador de serviço. Instituição de Ensino Superior como prestadora de serviços
    • Princípios do Balanced Scorecard

    Q

    • Qualitativo. Avaliação qualitativa

    R

    • Referências
    • Regime de trabalho e titulação das IES
    • Relação com os fatores financeiros
    • Relação de causa e efeito
    • Relações de causa e efeito. Como construir um BSC

    S

    • SINAES. Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINA - ES
    • Síntese da Estrutura Organizacional da IES
    • Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES
    • Sistemática de desenvolvimento de um Balanced Scorecard - BSC, para as IES

    T

    • Temas estratégicos adicionais

    U

    • Um exemplo de utilização do BSC acadêmico e corporativo
    • Um modelo de Instituição de Ensino Superior Privado

    V

    • Valor. Perspectiva dos processos geradores de valor
    • Valores éticos: com liderança ou poder
    • Valorização dos intangíveis
    • Vetor. Medidas de resultados e vetores de desempenho
    • Viabilidade dos cursos de graduação e pós-Graduação
    • Vinculando o BSC acadêmico ao orçamento estratégico