Capa do livro: Gestão de Instituições de Ensino Superior - Teoria e Prática, Coordenadores: Íris Barbosa Goulart e Sudário Papa Filho

Gestão de Instituições de Ensino Superior - Teoria e Prática

Coordenadores: Íris Barbosa Goulart e Sudário Papa Filho

    Preço

    por R$ 84,70

    Ficha técnica

    Autor/Autores: Coordenadores: Íris Barbosa Goulart e Sudário Papa Filho

    ISBN v. impressa: 978853622352-0

    ISBN v. digital: 978853626660-2

    Acabamento: Brochura

    Formato: 15,0x21,0 cm

    Peso: 235grs.

    Número de páginas: 194

    Publicado em: 18/02/2009

    Área(s): Administração; Literatura e Cultura - Educação

    Versão Digital (eBook)

    Para leitura em aplicativo exclusivo da Juruá Editora - Juruá eBooks - para Smartphones e Tablets rodando iOS e Android. Não compatível KINDLE, LEV, KOBO e outros e-Readers.

    Disponível para as plataformas:

    • Android Android 5 ou posterior
    • iOSiOS 8 ou posterior

    Em computadores a leitura é apenas online e sem recursos de favoritos e anotações;
    Não permite download do livro em formato PDF;
    Não permite a impressão e cópia do conteúdo.

    Compra apenas via site da Juruá Editora.

    Sinopse

    A gestão de instituições de ensino constitui um tema relativamente novo na agenda de preocupações dos responsáveis pelo desenvolvimento dessas organizações, especialmente dos responsáveis das instituições de ensino superior privadas.

    Pode-se inferir que as instituições empreendedoras que se posicionarem de forma empresarial, com estratégias bem definidas e planejadas, usando a gestão do conhecimento e a visão estratégica, terão capacidade de construir novos cenários, prospectar em outros nichos.

    É nesse sentido que se justifica a proposta contida neste livro, que tem como objetivo apresentar alguns estudos que podem trazer ao gestor de IES informações sobre projetos desenvolvidos nas universidades privadas brasileiras.

    Autor(es)

    COORDENADORES:

    Íris Barbosa Goulart – Psicóloga e Pedagoga; Mestra em Educação pela UFMG; Doutora em Psicologia pela PUCSP; Professora da FEAD.
    Sudário Papa Filho – Administrador e Licenciado em Estatística; Mestre em Tecnologia pelo Cefet/MG; Doutor em Engenharia de Produção pela Unimep/SP; Diretor da Faculdade São Camilo/MG.

    COLABORADORES:

    Cacilda Nacur Lorentz Thusek
    – Psicóloga; Mestra em Administração pela FEAD; Professora da Fumec; Consultora do Sebrae/MG.
    Cecília Maria Carvalho Soares Oliveira – Cirurgiã-dentista; Mestra em Ciências da Saúde pela Unincor; Especialista em Odontologia e Saúde Coletiva pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Especialista em Administração Pública Municipal pela Faculdade de Ciências Humanas de Pedro Leopoldo. Especialista em Saúde da Família pela Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenadora de Pós-graduação da Faculdade São Camilo/MG; Professora de Políticas de Saúde.
    David Ferreira Bomfin – Pedagogo; Mestre e Doutor em Educação com ênfase em aprendizagem organizacional pela University of Wisconsin; Professor do Mestrado Profissional em Administração da FEAD.
    Glenda Meira Cardoso – Bióloga; Doutora em Ciências pela Fiocruz; Pós-Doutora em Imunologia pelo Instituto René Rachou/Fiocruz; Pesquisadora Colaboradora do Instituto René Rachou/Fiocruz/Ministério da Saúde; Coordenadora de Pesquisa da Faculdade São Camilo/MG.
    Jorge Luiz dos Santos Mariano – Graduado em Direito e em Administração; Especialista em Administração de Recursos Humanos; Mestre em Administração pela FEAD/Minas; Professor da Faculdade Pio XII/ES; Professor das Faculdades Integradas Espí­rito-santenses - FAESA.
    Lúcia Alves Faria Mattos – Graduada em Pedagogia; Mestra e Doutora em Educação pela UFRJ; Professora do Mestrado Profissional em Administração da FEAD.
    Maria Aparecida de Oliveira – Cirurgiã-Dentista; Mestra em Ciências da Saúde pela Unincor; Especialista em Saúde Coletiva (MBA de Gestão de Sistemas de Saúde e Organizações Hospitalares) pela Fundação Getulio Vargas; Tenente-Coronel; Assessora odontológica na PMMG; Professora de Políticas de Saúde.
    Maria José Ferreira Morato – Farmacêutica; Mestra em Ciências pela UFMG; Doutora em Imunologia pela Unifesp. Pós-Doutora em Imunologia pelos Centers of Discase Control/NCID/USA; Pesquisadora Colaboradora do Instituto René Rachou/FIOCRUZ/Ministério da Saúde; Coordenadora Acadêmica da Faculdade São Camilo/ MG.
    Raquel Ferreira Miranda – Psicóloga pela UFMG; Mestra em Psicologia Social e doutoranda em Psicologia pela UFES.
    Tércia Pereira de Almeida – Pedagoga; Mestra em Administração pela FEAD; Supervisora da Faculdade de Tecnologia do Comércio – Fatec; Professora da Faculdade Batista de Minas Gerais.

    Sumário

    Parte I FUNDAMENTOS PARA A GESTÃO

    Capítulo 1 - Gestão de Instituições de Ensino Superior: razões deste estudo - Íris Barbosa Goulart e Sudário Papa Filho

    Capítulo 2 - Planejamento Estratégico em Instituições de Ensino Superior - Sudário Papa Filho

    Capítulo 3 - Equipes de Trabalho nas Escolas - Tércia Pereira de Almeida e Íris Barbosa Goulart

    Capítulo 4 - Desenvolvimento de Líderes em prol da Gestão Educacional Democrática: contribuições da aprendizagem organizacional - David Ferreira Bomfin

    Capítulo 5 - Liderança e Poder na Moderna Escola - Cacilda Nacur Lorentz Thusek e Íris Barbosa Goulart

    Capítulo 6 - Educação e Saúde: dimensões ética e pedagógica Cecília Maria Carvalho Soares Oliveira e Maria Aparecida de Oliveira

    Parte II EXPERIÊNCIAS EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR

    Capítulo 7 - Os Resultados da Aprendizagem na Educação Superior - Lúcia Alves Faria Mattos

    Capítulo 8 - Táticas de Socialização Organizacional em uma Instituição de Ensino Superior Privada - Raquel Ferreira Miranda e Íris Barbosa Goulart

    Capítulo 9 - A Educação do ponto de vista de Profissionais da Área de Saúde: relato de experiências - Maria José Ferreira Morato e Glenda Meira Cardoso

    Capítulo 10 - Liderança: função complexa para diretores de Instituições de Ensino Superiores - Sudário Papa Filho

    Capítulo 11 - Espaços Organizacionais de Aprendizagem, Sistemas e Andragógicos e a Utilização das Tecnologias de Aprendizagem On-line - Jorge Luiz dos Santos Mariano

    Índice alfabético

    A

    • Andragogia. Espaços organizacionais de aprendizagem, sistemas andragógicos e a utilização das tecnologias de aprendizagem on-line. Jorge Luiz dos Santos Mariano
    • Aprendizagem. Resultados da aprendizagem na educação superior. Lúcia Alves Faria Mattos
    • Aprendizagem on-line. Espaços organizacionais de aprendizagem, sistemas andragógicos e a utilização das tecnologias de aprendizagem on-line. Jorge Luiz dos Santos Mariano
    • Aprendizagem organizacional. Desenvolvimento de líderes em prol da gestão educacional democrática: contribuições da aprendizagem organizacional. David Ferreira Bomfin

    C

    • Cacilda Nacur Lorentz Thusek e Íris Barbosa Goulart. Liderança e poder na moderna escola
    • Cecília Maria Carvalho Soares Oliveira e Maria Aparecida de Oliveira. Educação e saúde: dimensões ética e pedagógica

    D

    • David Ferreira Bomfin. Desenvolvimento de líderes em prol da gestão educacional democrática: contribuições da aprendizagem organizacional
    • Democracia. Desenvolvimento de líderes em prol da gestão educacional democrática: contribuições da aprendizagem organizacional. David Ferreira Bomfin
    • Desenvolvimento de líderes em prol da gestão educacional democrática: contribuições da aprendizagem organizacional. David Ferreira Bomfin
    • Diretor. Liderança: função complexa para diretores de instituições de ensino superiores. Sudário Papa Filho

    E

    • Educação do ponto de vista de profissionais da área de saúde: relato de experiências. Maria José Ferreira Morato e Glenda Meira Cardoso
    • Educação e saúde: dimensões ética e pedagógica. Cecília Maria Carvalho Soares Oliveira e Maria Aparecida de Oliveira
    • Educação superior. Resultados da aprendizagem na educação superior. Lúcia Alves Faria Mattos
    • Ensino superior. Experiências em instituições de ensino superior
    • Ensino superior. Gestão de instituições de ensino superior: razões deste estudo. Íris Barbosa Goulart e Sudário Papa Filho
    • Ensino superior. Liderança: função complexa para diretores de instituições de ensino superiores. Sudário Papa Filho
    • Ensino superior. Planejamento estratégico em instituições de ensino superior. Sudário Papa Filho
    • Ensino superior. Táticas de socialização organizacional em uma instituição de ensino superior privada. Raquel Ferreira Miranda e Íris Barbosa Goulart
    • Equipes de trabalho nas escolas. Tércia Pereira de Almeida e Íris Barbosa Goulart
    • Escola. Equipes de trabalho nas escolas. Tércia Pereira de Almeida e Íris Barbosa Goulart
    • Espaços organizacionais de aprendizagem, sistemas andragógicos e a utilização das tecnologias de aprendizagem on-line. Jorge Luiz dos Santos Mariano
    • Estratégia. Planejamento estratégico em instituições de ensino superior. Sudário Papa Filho
    • Ética. Educação e saúde: dimensões ética e pedagógica. Cecília Maria Carvalho Soares Oliveira e Maria Aparecida de Oliveira
    • Experiências em instituições de ensino superior

    F

    • Fundamentos para a gestão

    G

    • Gestão de instituições de ensino superior: razões deste estudo. Íris Barbosa Goulart e Sudário Papa Filho
    • Gestão. Fundamentos para a gestão
    • Gestão educacional. Desenvolvimento de líderes em prol da gestão educacional democrática: contribuições da aprendizagem organizacional. David Ferreira Bomfin
    • Glenda Meira Cardoso e Maria José Ferreira Morato. Educação do ponto de vista de profissionais da área de saúde: relato de experiências

    I

    • Instituição. Ensino superior. Gestão de instituições de ensino superior: razões deste estudo. Íris Barbosa Goularte Sudário Papa Filho
    • Instituição. Ensino superior. Planejamento estratégico em instituições de ensino superior. Sudário Papa Filho
    • Íris Barbosa Goulart e Cacilda Nacur Lorentz Thusek. Liderança e poder na moderna escola
    • Íris Barbosa Goulart e Raquel Ferreira Miranda. Táticas de socialização organizacional em uma instituição de ensino superior privada
    • Íris Barbosa Goulart e Sudário Papa Filho. Gestão de instituições de ensino superior: razões deste estudo
    • Íris Barbosa Goulart e Tércia Pereira de Almeida. Equipes de trabalho nas escolas

    J

    • Jorge Luiz dos Santos Mariano. Espaços organizacionais de aprendizagem, sistemas e andragógicos e a utilização das tecnologias de aprendizagem on-line

    L

    • Liderança. Desenvolvimento de líderes em prol da gestão educacional democrática: contribuições da aprendizagem organizacional. David Ferreira Bomfin
    • Liderança e poder na moderna escola. Cacilda Nacur Lorentz Thusek e Íris Barbosa Goulart
    • Liderança: função complexa para diretores de instituições de ensino superiores. Sudário Papa Filho
    • Lúcia Alves Faria Mattos. Resultados da aprendizagem na educação superior

    M

    • Maria Aparecida de Oliveira e Cecília Maria Carvalho Soares Oliveira. Educação e saúde: dimensões ética e pedagógica
    • Maria José Ferreira Morato e Glenda Meira Cardoso. Educação do ponto de vista de profissionais da área de saúde: relato de experiências
    • Metodologia. Liderança: função complexa para diretores de instituições de ensino superiores. Sudário Papa Filho
    • Moderna escola. Liderança e poder na moderna escola. Cacilda Nacur Lorentz Thusek e Íris Barbosa Goulart

    O

    • Organizacional. Espaços organizacionais de aprendizagem, sistemas andragógicos e a utilização das tecnologias de aprendizagem on-line. Jorge Luiz dos Santos Mariano
    • Organização. Táticas de socialização organizacional em uma instituição de ensino superior privada. Raquel Ferreira Miranda e Íris Barbosa Goulart

    P

    • Pedagogia. Educação e saúde: dimensões ética e pedagógica. Cecília Maria Carvalho Soares Oliveira e Maria Aparecida de Oliveira
    • Planejamento estratégico em instituições de ensino superior. Sudário Papa Filho
    • Poder. Liderança e poder na moderna escola. Cacilda Nacur Lorentz Thusek e Íris Barbosa Goulart
    • Profissional. Saúde. Educação do ponto de vista de profissionais da área de saúde: relato de experiências. Maria José Ferreira Morato e Glenda Meira Cardoso

    R

    • Raquel Ferreira Miranda e Íris Barbosa Goulart. Táticas de socialização organizacional em uma instituição de ensino superior privada
    • Resultados da aprendizagem na educação superior. Lúcia Alves Faria Mattos

    S

    • Saúde. Educação do ponto de vista de profissionais da área de saúde: relato de experiências. Maria José Ferreira Morato e Glenda Meira Cardoso
    • Saúde. Educação e saúde: dimensões ética e pedagógica. Cecília Maria Carvalho Soares Oliveira e Maria Aparecida de Oliveira
    • Socialização organizacional. Táticas de socialização organizacional em uma instituição de ensino superior privada. Raquel Ferreira Miranda e Íris Barbosa Goulart
    • Sudário Papa Filho. Liderança: função complexa para diretores de instituições de ensino superiores
    • Sudário Papa Filho. Planejamento estratégico em instituições de ensino superior
    • Sudário Papa Filho e Íris Barbosa Goulart. Gestão de instituições de ensino superior: razões deste estudo

    T

    • Táticas de socialização organizacional em uma instituição de ensino superior privada. Raquel Ferreira Miranda e Íris Barbosa Goulart
    • Tecnologia. Espaços organizacionais de aprendizagem, sistemas andragógicos e a utilização das tecnologias de aprendizagem on-line. Jorge Luiz dos Santos Mariano
    • Tércia Pereira de Almeida e Íris Barbosa Goulart. Equipes de trabalho nas escolas
    • Trabalho. Equipes de trabalho nas escolas. Tércia Pereira de Almeida e Íris Barbosa Goulart