Capa do livro: Marca Comercial - Quanto Vale a Sua? - Avaliação Estratégica de Marcas, Aspectos Legais e Contábeis e Casos Práticos, Gustavo Augusto Hanum Sardinha

Marca Comercial - Quanto Vale a Sua? - Avaliação Estratégica de Marcas, Aspectos Legais e Contábeis e Casos Práticos

Gustavo Augusto Hanum Sardinha

    Preço

    por R$ 69,90

    Ficha técnica

    Autor/Autores: Gustavo Augusto Hanum Sardinha

    ISBN: 978853622277-6

    Acabamento: Brochura

    Formato: 15,0x21,0 cm

    Peso: 185grs.

    Número de páginas: 132

    Publicado em: 09/02/2009

    Área(s): Administração; Contabilidade - Contabilidade Geral Aplicada

    Sinopse

    Nos últimos anos, muitas empresas tiveram seus ativos intangíveis, como marca, embalagens, procedimentos e franquias, valorizados estratosfericamente.
    Nesta obra, falaremos dos recursos utilizados por grandes corporações de todo o mundo, como as técnicas avançadas do branding. Você saberá por que Charles Darwin, criador da conhecida teoria evolucionista, conhecia tudo sobre o futuro das marcas.
    O que buscaremos aqui é a análise precipuamente jurídica da possibilidade da utilização dos ativos intangíveis, em especial a marca, como fonte de superação no mercado competitivo, na tentativa de oferecer algumas opções para as empresas, seja atacando para aumento do ativo, seja defendendo e protegendo a marca. Mas, para isso, é necessário sabermos o que temos em mãos. E você já sabe o que tem em mãos? Quanto vale a sua marca?

    Autor(es)

    Gustavo Augusto Hanum Sardinha é Especialista em Ativos Intangíveis, Avaliação Estratégica de Marcas e Direito do Consumidor, possui experiência em gestão empresarial, varejo e é conferencista e autor de diversos artigos nestas áreas. Pós-graduado em Direito Processual Civil pela Universidade Federal de Goiás e cursa MBA em Gestão de Marketing, pela Universidade São Marcos de São Paulo. Advogado, formado no curso de Direito da Universidade Católica de Goiás.

    Sumário

    INTRODUÇÃO

    PARTE I CONHECENDO OS ATIVOS INTANGÍVEIS E O GOODWILL

    Capítulo I - O QUE SÃO OS ATIVOS INTANGÍVEIS?

    1 Conceito e características do ativo

    2 Definição de ativos intangíveis

    3 Ativos intangíveis e seu tratamento legal

    PARTE II A EVOLUÇÃO DAS MARCAS

    Capítulo II - CONVERGIR OU DIVERGIR? O QUE CHARLES DARWIN TEM A VER COM A EVOLUÇÃO DAS MARCAS?

    1 O maior vilão de todos os tempos: o rádio-relógio

    2 A síndrome do canivete suíço: o mal de Victorinox

    3 A divergência

    4 A ´toyotização´

    Capítulo III - EM BUSCA DO ELO PERDIDO

    1 Alguém já ouviu falar em processador de texto?

    2 O fac-símile, o videocassete e o Macintosh

    Capítulo IV - POR QUE SER O PRIMEIRO NO MEU SEGMENTO?

    1 Mais adaptado ou o primeiro? Faça a sua escolha

    2 Crie uma nova categoria e seja o primeiro

    3 A síndrome do 3º set

    Capítulo V - SER OU NÃO SER, EIS A QUESTÃO

    1 Por que ser o primeiro se posso ser o segundo?

    2 Varig, TAM e Gol: quem fez melhor o dever de casa? (Case Gol)

    3 Onde a Apple errou?

    4 O acerto da Apple: iPod, iPhone, e toda a geração ´i´

    5 Zipcar: como Davi vence a Golias

    PARTE III A IMPORTÂNCIA DA MARCA NA SOBREVIVÊNCIA DA EMPRESA

    Capítulo VI - A CONSTRUÇÃO DE UMA MARCA

    1 A ferramenta do branding

    2 A importância da escolha de um nome

    3 Protegendo sua marca

    4 A relação jurídica entre marca e consumidor - respeitando o ´verdadeiro dono´ da marca

    5 Prevenção Jurídica: evitando um ataque terrorista

    Capítulo VII - MIRANDO NO INIMIGO: O QUE NÃO É

    PARTE IV QUANTO VALE A SUA MARCA?

    Capítulo VIII - ATIVO INTANGÍVEL: O VERDADEIRO TESOURO DO SÉCULO XXI

    1 Como a marca pode legalmente gerar valor econômico para a sua empresa

    2 Obrigatoriedade da avaliação da marca

    Capítulo IX - AVALIAÇÃO ESTRATÉGICA DA MARCA

    Capítulo X - METODOLOGIAS PARA A AVALIAÇÃO DE ATIVOS INTANGÍVEIS

    1 Aspectos gerais

    2 Avaliação baseada em custos

    3 Avaliação baseada no mercado

    4 Avaliação baseada em critérios econômicos

    5 Avaliação baseada em métodos híbridos

    PARTE V A MARCA COMO FONTE DE SUPERAÇÃO NO MERCADO COMPETITIVO

    Capítulo XI - RENASCENDO DAS CINZAS: A MARCA COMO RESSURGIMENTO

    1 A tacada da Bombril

    2 Nova Schin: a velha Schincariol

    3 Porque o Santander quis o Banespa

    4 O casamento da Hershey’s com a Bauducco

    5 Saída de mestre: o case Varig

    Capítulo XII - UTILIZANDO A MARCA PARA SAIR DA CRISE: A RECUPERAÇÃO DE EMPRESAS

    REFERÊNCIAS

    ANEXO ACORDO DE NICE - RELATIVO À CLASSIFICAÇÃO INTERNACIONAL DE PRODUTOS E SERVIÇOS PARA O REGISTRO DE MARCAS

    Índice alfabético

    A

    • A ferramenta do branding
    • A importância da escolha de um nome
    • A importância da marca na sobrevivência da empresa. Parte III
    • A marca como fonte de superação no mercado competitivo. Parte V
    • A relação jurídica entre marca e consumidor - respeitando o ´verdadeiro dono´ da marca
    • A síndrome do 3º set
    • A síndrome do canivete suíço: o mal de Victorinox
    • Acordo de NICE. Relativo à classificação internacional de produtos e serviços para o registro de marcas
    • Alguém já ouviu falar em processador de texto?
    • Aplle. O acerto da Apple: iPod, iPhone, e toda a geração ´i´
    • Apple. Onde a Apple errou?
    • Aspectos gerais. Metodologias para a avaliação de ativos intangíveis
    • Ativo intangível: o verdadeiro tesouro do século XXI
    • Ativos intangíveis e seu tratamento legal
    • Ativos intangíveis. Avaliação baseada em critérios econômicos
    • Ativos intangíveis. Avaliação baseada em custos
    • Ativos intangíveis. Avaliação baseada em métodos híbridos
    • Ativos intangíveis. Avaliação baseada no mercado
    • Ativos intangíveis. Características e conceito do ativo
    • Ativos intangíveis. Conhecendo os ativos intangíveis e goodwill
    • Ativos intangíveis. Definição
    • Ativos intangíveis. Metodologias para a avaliação
    • Avaliação baseada em critérios econômicos. Ativos intangíveis
    • Avaliação baseada em custos. Ativos intangíveis
    • Avaliação baseada em métodos híbridos. Ativos intangíveis
    • Avaliação baseada no mercado. Ativos intangíveis
    • Avaliação da marca.Obrigatoriedade
    • Avaliação estratégica da marca
    • Avaliação. Ativos intangíveis.Metodologias para a avaliação

    B

    • Bombril. Tacada
    • Branding. Ferramenta

    C

    • Características e conceito do ativo
    • Casamento da Hershey’s com a Bauducco
    • Case Gol. Gol, TAM e Varig: quem fez melhor o dever de casa?
    • Case Varig. Saída de mestre
    • Categoria. Crie uma nova categoria e seja o primeiro
    • Charles Darwin. Convergir ou divergir? O que Charles Darwin tem a ver com a Evolução das Marcas?
    • Como a marca pode legalmente gerar valor econômico para a sua empresa
    • Como Davi vence a Golias. Zipcar
    • Conceito e características do ativo
    • Conhecendo os ativos intangíveis e o goodwill
    • Construção de uma marca
    • Consumidor. Marca. Relação jurídica entre marca e consumidor - respeitando o ´verdadeiro dono´ da marca
    • Convergir ou divergir? O que Charles Darwin tem a ver com a Evolução das Marcas?
    • Crie uma nova categoria e seja o primeiro
    • Crise. Utilizando a marca para sair da crise. Recuperação de empresas

    D

    • Definição de ativos intangíveis
    • Divergência

    E

    • Elo perdido. Busca
    • Em busca do elo perdido
    • Empresa. Como a marca pode legalmente gerar valor econômico para a sua empresa
    • Empresa. Importância da marca na sobrevivência da empresa. Parte III
    • Escolha de um nome. Importância
    • Evitando um ataque terrorista. Prevenção jurídica
    • Evolução das Marcas. Convergir ou divergir? O que Charles Darwin tem a ver com a Evolução das Marcas?
    • Evolução das marcas. Parte II

    F

    • Fac-símile. Videocassete. Macintosh
    • Faça a sua escolha. Mais adaptado ou o primeiro?
    • Ferramenta do branding

    G

    • Gol, TAM e Varig: quem fez melhor o dever de casa? (Case Gol)
    • Goodwill. Conhecendo os ativos intangíveis e o goodwill

    I

    • Importância da escolha de um nome
    • Importância da marca na sobrevivência da empresa. Parte III
    • Inimigo. Mirando no inimigo: o que não é
    • Introdução

    M

    • Macintosh. Fac-símile. Videocassete
    • Maior vilão de todos os tempos: o rádio-relógio
    • Mais adaptado ou o primeiro? Faça a sua escolha
    • Mal de Victorinox. Síndrome do canivete suíço
    • Marca como fonte de superação no mercado competitivo. Parte V
    • Marca como ressurgimento. Renascendo das cinzas
    • Marca. Avaliação estratégica
    • Marca. Como a marca pode legalmente gerar valor econômico para a sua empresa
    • Marca. Construção
    • Marca. Evitando um ataque terrorista. Prevenção jurídica
    • Marca. Importância da marca na sobrevivência da empresa. Parte III
    • Marca. Obrigatoriedade da avaliação
    • Marca. Proteção
    • Marca. Quanto vale a sua marca? Parte IV
    • Marca. Relação jurídica entre marca e consumidor - respeitando o ´verdadeiro dono´ da marca
    • Marca. Utilizando a marca para sair da crise. Recuperação de empresas
    • Marcas. Evolução. Convergir ou divergir? O que Charles Darwin tem a ver com a Evolução das Marcas?
    • Marcas. Evolução. Parte II
    • Mercado. Marca como fonte de superação no mercado competitivo. Parte V
    • Metodologias para a avaliação de ativos intangíveis
    • Metodologias para a avaliação de ativos intangíveis. Aspectos gerais
    • Mirando no inimigo: o que não é

    N

    • Nome. Importância da escolha de um nome
    • Nova Schin: a velha Schincariol

    O

    • O acerto da Apple: iPod, iPhone, e toda a geração ´i´
    • O casamento da Hershey’s com a Bauducco
    • O fac-símile, o videocassete e o Macintosh
    • O maior vilão de todos os tempos: o rádio-relógio
    • O que são os ativos intangíveis?
    • O verdadeiro tesouro do século XXI. Ativo intangível
    • Obrigatoriedade da avaliação da marca
    • Onde a Apple errou?

    P

    • Parte I. Conhecendo os ativos intengíveis e o goodwill
    • Parte II. A evolução das marcas
    • Parte III. A importância da marca na sobrevivência da empresa
    • Parte IV. Quanto vale a sua marca?
    • Parte V. A marca como fonte de superação no mercado competitivo
    • Por que ser o primeiro no meu segmento?
    • Por que ser o primeiro se posso ser o segundo?
    • Porque o Santander quis o Banespa
    • Prevenção Jurídica: evitando um ataque terrorista
    • Processador de texto. Alguém já ouviu falar?
    • Protegendo sua marca

    Q

    • Quanto vale a sua marca? Parte IV

    R

    • Rádio-relógio. O Maior vilão de todos os tempos
    • Recuperação de empresas. Utilizando a marca para sair da crise
    • Referências
    • Registro de Marcas. Acordo de NICE. Relativo à classificação internacional de produtos e serviços para o registro de marcas
    • Relação jurídica entre marca e consumidor - respeitando o ´verdadeiro dono´ da marca
    • Renascendo das cinzas. Marca como ressurgimento

    S

    • Saída de mestre: o case Varig
    • Ser ou não ser.Eis a questão
    • Síndrome do 3º set
    • Síndrome do canivete suíço: o mal de Victorinox

    T

    • Tacada da Bombril
    • TAM, Varig e Gol: quem fez melhor o dever de casa? (Case Gol)
    • ´Toyotização´
    • Tratamento legal. Ativos intangíveis

    U

    • Utilizando a marca para sair da crise. Recuperação de empresas

    V

    • Valor econômico. Como a marca pode legalmente gerar valor econômico para a sua empresa
    • Valor. Quanto vale a sua marca? Parte IV
    • Varig, TAM e Gol: quem fez melhor o dever de casa? (Case Gol)
    • Verdadeiro tesouro do século XXI. Ativo intangível
    • Videocassete. Macintosh. Fac-símile

    Z

    • Zipcar: como Davi vence a Golias