Capa do livro: Pesquisando a Família - Instrumentos para Coleta e Análise de Dados, Organizadoras: Lidia Weber e Maria Auxiliadora Dessen

Pesquisando a Família - Instrumentos para Coleta e Análise de Dados

Organizadoras: Lidia Weber e Maria Auxiliadora Dessen

    Preço

    por R$ 109,70

    Ficha técnica

    Autor/Autores: Organizadoras: Lidia Weber e Maria Auxiliadora Dessen

    ISBN: 978853622430-5

    Acabamento: Brochura

    Formato: 15,0x21,0 cm

    Peso: 390grs.

    Número de páginas: 274

    Publicado em: 18/03/2009

    Área(s): Literatura e Cultura - Educação; Psicologia - Família e Adoção

    Sinopse

    Acreditamos que estudar a família sob a perspectiva do desenvolvimento familiar constitui a rota mais promissora para compreender como as crianças aprendem sobre sua cultura e adquirem os seus valores e, consequentemente, desenvolvem uma identidade, que continua sendo fortemente influenciada pelas experiências e relações mantidas com outros membros de sua família (não importa que forma de família), ao longo do curso de vida.

    Profª. Drª. Lidia Weber e Profª. Drª. Maria Auxiliadora Dessen

    Cabe lembrar que o estudo de "processos familiares" é recente e, frequentemente, os pesquisadores se defrontam com a tarefa de criar instrumentos de medir que permitam a eles captar seus constructos de interesse. O compartilhar instrumentos de medidas permite aos pesquisadores, recém formados ou não e em formação, engajarem-se em trocas de ideias frutíferas e a avançar o conhecimento da área com base em pesquisas de qualidade. Assim, Pesquisando a Família: Instrumentos para coleta e análise de dados, é um livro atual, necessário e pertinente, diversificado, e representativo da área de investigação sobre processos da família, com inúmeros instrumentos. Nossa esperança é que ele seja favorecedor de novas pesquisas.

    Profª. Drª. Ana Lúcia Rossito Aiello
     

    Autor(es)

    Lidia Weber é Doutora e Mestra em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo e Pós-Doutora em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde pela Universidade de Brasília; Psicóloga e Professora da Universidade Federal do Paraná há 27 anos, onde leciona no curso de Psicologia e no mestrado e doutorado em Educação. Atualmente coordena o Núcleo de Análise do Comportamento da UFPR e realiza pesquisas com pais, crianças e adolescentes sobre fatores de risco e de proteção nas interações familiares.
    Maria Auxiliadora Dessen é Doutora em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo e Pós-Doutora pela Universidade de Lancaster, Inglaterra, e pelo Instituto Max Planck para o Desenvolvimento Humano e Educação; Psicóloga e Professora da Universidade de Brasília há 28 anos, onde leciona no curso de Psicologia e no Programa de Pós-graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde. Atualmente coordena o Laboratório de Desenvolvimento Familiar da UnB e realiza pesquisas com famílias, na perspectiva do curso de vida.
     

    Sumário

    Palavras Iniciais

    Capítulo I - Pesquisa com família: integrando métodos quantitativos e qualitativos - Marina Campos Dessen Simone Cerqueira da Silva Maria Auxiliadora Dessen

    Capítulo II - Utilizando entrevistas e questionários na pesquisa com família - Simone Cerqueira da Silva Marina Campos Dessen Maria Auxiliadora Dessen

    Capítulo III - Desenvolvendo sistemas de categorias com dados de entrevistas - Maria Auxiliadora Dessen Simone Cerqueira da Silva

    Capítulo IV - Apresentando escalas padronizadas

    1 Escalas de qualidade na interação familiar - Lidia Natalia Dobrianskyj Weber Ana Paula Viezzer Salvador Olivia Justen Brandenburg

    2 Protocolo para hipótese diagnóstica para TDAH - versão para pais, professores e observação situacional - Olga Maria Piazentin Rolim Rodrigues Liene Regina Rossi

    3 Escala de vitimização e agressão entre pares (EVAP) - Josafá Moreira da Cunha Lidia Natalia Dobrianskyj Weber Pedro Steiner Neto

    Capítulo V - Questionários

    1 Questionário de caracterização do sistema familiar - Maria Auxiliadora Dessen

    2 Questionário de investigação de famílias por adoção - Lidia Natalia Dobrianskyj Weber

    3 Questionário para investigação de disciplina coercitiva - Lidia Natalia Dobrianskyj Weber Ana Paula Viezzer Salvador Olivia Justen Brandenburg

    4 Questionários de classificação dos padrões de apego da criança: versão para pais e educadores - Lígia Ebner Melchiori Maria Auxiliadora Dessen

    5 Questionário de investigação geral para crianças abrigadas - Lidia Natalia Dobrianskyj Weber

    6 Questionário de caracterização da escola de educação infantil - Lígia Ebner Melchiori Elisa Rachel Pisani Altafim Maria Auxiliadora Dessen

    7 Checklist da Rotina Compartilhada e Envolvimento entre Família-Escola: versão para pais e professores - Maria Auxiliadora Dessen Ana da Costa Polonia

    8 Questionário de participação e envolvimento de professores em atividades de acompanhamento aos pais: versão para professores - Ana da Costa Polonia Maria Auxiliadora Dessen

    Capítulo VI - Roteiros de entrevistas e sistemas de categorização

    1 Roteiros para levantamento de recursos e condições adversas na história pregressa de escolares - professores, pais e crianças - Gabriela Maffei Moreira Silvia Regina Ricco Lucato Sigolo

    2 Roteiro de investigação junto a pais, alunos e professores no contexto de progressão continuada e baixo rendimento escolar - Keila Hellen Barbato Marcondes Silvia Regina Ricco Lucato Sigolo

    3 Roteiro de entrevista de habilidades sociais educativas parentais - RE-HSE-P - Alessandra Turini Bolsoni-Silva Edna Maria Marturano Sonia Regina Loureiro

    Índice alfabético

    A

    • Acompanhamento de pais. Questionário de participação e envolvimento de professores em atividades de acompanhamento aos pais. Versão para professores. Ana da Costa Polonia e Maria Auxiliadora Dessen
    • Adoção. Questionário de investigação de famílias por adoção. Lidia Natalia Dobrianskyj Weber
    • Agressão. Escala de vitimização e agressão entre pares (EVAP). Josafá Moreira da Cunha, Lidia Natalia Dobrianskyj Weber e Pedro Steiner Neto
    • Alessandra Turini Bolsoni-Silva, Edna Maria Marturano e Sonia Regina Loureiro. Roteiro de entrevista de habilidades sociais educativas parentais
    • Alunos. Roteiro de investigação junto a pais, alunos e professores no contexto de progressão continuada e baixo rendimento escolar. Keila Hellen Barbato Marcondes e Silvia Regina Ricco Lucato Sigolo
    • Ana da Costa Polonia e Maria Auxiliadora Dessen. Checklist da rotina compartilhada e envolvimento entre família-escola. Versão para pais e professores
    • Ana da Costa Polonia e Maria Auxiliadora Dessen. Questionário de participação e envolvimento de professores em atividades de acompanhamento aos pais. Versão para professores
    • Ana Paula Viezzer Salvador, Lidia Natalia Dobrianskyj Weber e Olivia Justen Brandenburg. Escalas de qualidade na interação familiar
    • Ana Paula Viezzer Salvador, Lidia Natalia Dobrianskyj Weber e Olivia Justen Brandenburg. Questionário para investigação de disciplina coercitiva
    • Apego da criança. Questionários de classificação dos padrões de apego da criança. Versão pais e educadores. Lígia Ebner Melchiori e Maria Auxiliadora Dessen
    • Apresentação de escalas padronizadas
    • Apresentação

    C

    • Categoria. Desenvolvendo sistemas de categorias com dados de entrevistas. Maria Auxiliadora Dessen e Simone Cerqueira da Silva
    • Categorização. Roteiros de entrevistas e sistemas de categorização
    • Checklist da rotina compartilhada e envolvimento entre família-escola. Versão para pais e professores. Maria Auxiliadora Dessen e Ana da Costa Polonia
    • Criança abrigada. Questionário de investigação geral para crianças abrigadas. Lidia Natalia Dobrianskyj Weber
    • Criança. Questionários de classificação dos padrões de apego da criança. Versão pais e educadores. Lígia Ebner Melchiori e Maria Auxiliadora Dessen

    D

    • Déficit de atenção. Protocolo para hipótese diagnóstica para TDAH. Versão para pais, professores e observação situacional. Olga Maria Piazentin Rolim Rodrigues e Liene Regina Rossi
    • Desenvolvendo sistemas de categorias com dados de entrevistas. Maria Auxiliadora Dessen e Simone Cerqueira da Silva
    • Diagnóstico. Protocolo para hipótese diagnóstica para TDAH. Versão para pais, professores e observação situacional. Olga Maria Piazentin Rolim Rodrigues e Liene Regina Rossi
    • Disciplina coercitiva. Questionário para investigação de disciplina coercitiva. Lidia Natalia Dobrianskyj Weber, Ana Paula Viezzer Salvador, Olivia Justen Brandenburg

    E

    • Edna Maria Marturano, Alessandra Turini Bolsoni-Silva e Sonia Regina Loureiro. Roteiro de entrevista de habilidades sociais educativas parentais
    • Educação infantil. Questionário de caracterização da escola de educação infantil. Elisa Rachel Pisani Altafim, Lígia Ebner Melchiori e Maria Auxiliadora Dessen
    • Educação parental. Roteiro de entrevista de habilidades sociais educativas parentais. Alessandra Turini Bolsoni-Silva, Edna Maria Marturano e Sonia Regina Loureiro
    • Elisa Rachel Pisani Altafim, Lígia Ebner Melchiori e Maria Auxiliadora Dessen. Questionário de caracterização da escola de educação infantil
    • Entrevista. Desenvolvendo sistemas de categorias com dados de entrevistas. Maria Auxiliadora Dessen e Simone Cerqueira da Silva
    • Entrevista. Roteiros de entrevistas e sistemas de categorização
    • Entrevista. Utilizando entrevistas e questionários na pesquisa com família. Simone Cerqueira da Silva, Marina Campos Dessen e Maria Auxiliadora Dessen
    • Escala de vitimização e agressão entre pares (EVAP). Josafá Moreira da Cunha, Lidia Natalia Dobrianskyj Weber e Pedro Steiner Neto
    • Escalas de qualidade na interação familiar. Lidia Natalia Dobrianskyj Weber, Ana Paula Viezzer Salvador e Olivia Justen Brandenburg
    • Escalas padronizadas. Apresentação
    • Escola. Família-escola. Checklist da rotina compartilhada e envolvimento entre família-escola. Versão para pais e professores. Maria Auxiliadora Dessen e Ana da Costa Polonia
    • Escola. Questionário de caracterização da escola de educação infantil. Elisa Rachel Pisani Altafim, Lígia Ebner Melchiori e Maria Auxiliadora Dessen
    • EVAP. Escala de vitimização e agressão entre pares (EVAP). Josafá Moreira da Cunha, Lidia Natalia Dobrianskyj Weber e Pedro Steiner Neto

    F

    • Família-escola. Checklist da rotina compartilhada e envolvimento entre família-escola. Versão para pais e professores. Maria Auxiliadora Dessen e Ana da Costa Polonia
    • Família. Pesquisa com família: integrando métodos quantitativos e qualitativos. Marina Campos Dessen, Simone Cerqueira da Silva e Maria Auxiliadora Dessen
    • Família. Questionário de investigação de famílias por adoção. Lidia Natalia Dobrianskyj Weber
    • Família. Utilizando entrevistas e questionários na pesquisa com família. Simone Cerqueira da Silva, Marina Campos Dessen e Maria Auxiliadora Dessen

    G

    • Gabriela Maffei Moreira e Silvia Regina Ricco Lucato Sigolo. Roteiros para levantamento de recursos e condições adversas na história pregressa de escolares. Professores, pais e crianças

    H

    • Habilidade educativa. Roteiro de entrevista de habilidades sociais educativas parentais. Alessandra Turini Bolsoni-Silva, Edna Maria Marturano e Sonia Regina Loureiro

    I

    • Interação familiar. Escalas de qualidade na interação familiar. Lidia Natalia Dobrianskyj Weber, Ana Paula Viezzer Salvador e Olivia Justen Brandenburg
    • Investigação. Questionário de investigação de famílias por adoção. Lidia Natalia Dobrianskyj Weber
    • Investigação. Questionário de investigação geral para crianças abrigadas. Lidia Natalia Dobrianskyj Weber
    • Investigação. Questionário para investigação de disciplina coercitiva. Lidia Natalia Dobrianskyj Weber, Ana Paula Viezzer Salvador, Olivia Justen Brandenburg
    • Investigação. Roteiro de investigação junto a pais, alunos e professores no contexto de progressão continuada e baixo rendimento escolar. Keila Hellen Barbato Marcondes e Silvia Regina Ricco Lucato Sigolo

    J

    • Josafá Moreira da Cunha, Lidia Natalia Dobrianskyj Weber e Pedro Steiner Neto. Escala de vitimização e agressão entre pares (EVAP)

    K

    • Keila Hellen Barbato Marcondes e Silvia Regina Ricco Lucato Sigolo. Roteiro de investigação junto a pais, alunos e professores no contexto de progressão continuada e baixo rendimento escolar

    L

    • Lidia Natalia Dobrianskyj Weber, Ana Paula Viezzer Salvador e Olivia Justen Brandenburg. Escalas de qualidade na interação familiar
    • Lidia Natalia Dobrianskyj Weber, Ana Paula Viezzer Salvador, Olivia Justen Brandenburg. Questionário para investigação de disciplina coercitiva
    • Lidia Natalia Dobrianskyj Weber, Josafá Moreira da Cunha, e Pedro Steiner Neto. Escala de vitimização e agressão entre pares (EVAP)
    • Lidia Natalia Dobrianskyj Weber. Questionário de investigação de famílias por adoção
    • Lidia Natalia Dobrianskyj Weber. Questionário de investigação geral para crianças abrigadas
    • Liene Regina Rossi e Olga Maria Piazentin Rolim Rodrigues. Protocolo para hipótese diagnóstica para TDAH. Versão para pais, professores e observação situacional
    • Lígia Ebner Melchiori e Maria Auxiliadora Dessen. Questionários de classificação dos padrões de apego da criança. Versão pais e educadores
    • Lígia Ebner Melchiori, Elisa Rachel Pisani Altafim e Maria Auxiliadora Dessen. Questionário de caracterização da escola de educação infantil

    M

    • Maria Auxiliadora Dessen e Ana da Costa Polonia. Checklist da rotina compartilhada e envolvimento entre família-escola. Versão para pais e professores
    • Maria Auxiliadora Dessen e Ana da Costa Polonia. Questionário de participação e envolvimento de professores em atividades de acompanhamento aos pais. Versão para professores
    • Maria Auxiliadora Dessen e Lígia Ebner Melchiori. Questionários de classificação dos padrões de apego da criança. Versão pais e educadores
    • Maria Auxiliadora Dessen e Simone Cerqueira da Silva. Desenvolvendo sistemas de categorias com dados de entrevistas
    • Maria Auxiliadora Dessen, Lígia Ebner Melchiori e Elisa Rachel Pisani Altafim. Questionário de caracterização da escola de educação infantil
    • Maria Auxiliadora Dessen, Marina Campos Dessen e Simone Cerqueira da Silva. Utilizando entrevistas e questionários na pesquisa com família
    • Maria Auxiliadora Dessen, Simone Cerqueira da Silva e Marina Campos Dessen. Pesquisa com família: integrando métodos quantitativos e qualitativos
    • Maria Auxiliadora Dessen. Questionário de caracterização do sistema familiar
    • Marina Campos Dessen, Simone Cerqueira da Silva e Maria Auxiliadora Dessen. Pesquisa com família: integrando métodos quantitativos e qualitativos
    • Marina Campos Dessen, Simone Cerqueira da Silva, e Maria Auxiliadora Dessen. Utilizando entrevistas e questionários na pesquisa com família
    • Metodologia. Pesquisa com família: integrando métodos quantitativos e qualitativos. Marina Campos Dessen, Simone Cerqueira da Silva e Maria Auxiliadora Dessen

    O

    • Olga Maria Piazentin Rolim Rodrigues e Liene Regina Rossi. Protocolo para hipótese diagnóstica para TDAH. Versão para pais, professores e observação situacional
    • Olivia Justen Brandenburg, Ana Paula Viezzer Salvador e Lidia Natalia Dobrianskyj Weber. Escalas de qualidade na interação familiar
    • Olivia Justen Brandenburg, Ana Paula Viezzer Salvador e Lidia Natalia Dobrianskyj. Questionário para investigação de disciplina coercitiva

    P

    • Pais. Roteiro de investigação junto apais, alunos e professores no contexto de progressão continuada e baixo rendimento escolar. Keila Hellen Barbato Marcondes e Silvia Regina Ricco Lucato Sigolo
    • Palavras iniciais
    • Pedro Steiner Neto, Lidia Natalia Dobrianskyj Weber e Josafá Moreira da Cunha. Escala de vitimização e agressão entre pares (EVAP)
    • Pesquisa com família: integrando métodos quantitativos e qualitativos. Marina Campos Dessen, Simone Cerqueira da Silva e Maria Auxiliadora Dessen
    • Pesquisa. Utilizando entrevistas e questionários na pesquisa com família. Simone Cerqueira da Silva, Marina Campos Dessen e Maria Auxiliadora Dessen
    • Professor. Questionário de participação e envolvimento de professores em atividades de acompanhamento aos pais. Versão para professores. Ana da Costa Polonia e Maria Auxiliadora Dessen
    • Professores. Roteiro de investigação junto a pais, alunos e professores no contexto de progressão continuada e baixo rendimento escolar. Keila Hellen Barbato Marcondes e Silvia Regina Ricco Lucato Sigolo
    • Protocolo para hipótese diagnóstica para TDAH. Versão para pais, professores e observação situacional. Olga Maria Piazentin Rolim Rodrigues e Liene Regina Rossi

    Q

    • Qualidade. Escalas de qualidade na interação familiar. Lidia Natalia Dobrianskyj Weber, Ana Paula Viezzer Salvador e Olivia Justen Brandenburg
    • Questionário de caracterização da escola de educação infantil. Elisa Rachel Pisani Altafim, Lígia Ebner Melchiori e Maria Auxiliadora Dessen
    • Questionário de caracterização do sistema familiar. Maria Auxiliadora Dessen
    • Questionário de investigação de famílias por adoção. Lidia Natalia Dobrianskyj Weber
    • Questionário de investigação geral para crianças abrigadas. Lidia Natalia Dobrianskyj Weber
    • Questionário de participação e envolvimento de professores em atividades de acompanhamento aos pais. Versão para professores. Ana da Costa Polonia e Maria Auxiliadora Dessen
    • Questionário para investigação de disciplina coercitiva. Lidia Natalia Dobrianskyj Weber, Ana Paula Viezzer Salvador, Olivia Justen Brandenburg
    • Questionário. Utilizando entrevistas e questionários na pesquisa com família. Simone Cerqueira da Silva, Marina Campos Dessen e Maria Auxiliadora Dessen
    • Questionários de classificação dos padrões de apego da criança. Versão pais e educadores. Lígia Ebner Melchiori e Maria Auxiliadora Dessen
    • Questionários

    R

    • Roteiro de entrevista de habilidades sociais educativas parentais. Alessandra Turini Bolsoni-Silva, Edna Maria Marturano e Sonia Regina Loureiro
    • Roteiro de investigação junto a pais,alunos e professores no contexto de progressão continuada e baixo rendimento escolar. Keila Hellen Barbato Marcondes e Silvia Regina Ricco Lucato Sigolo
    • Roteiros de entrevistas e sistemas de categorização
    • Roteiros para levantamento de recursos e condições adversas na história pregressa de escolares. Professores, pais e crianças. Gabriela Maffei Moreira e Silvia Regina Ricco Lucato Sigolo
    • Rotina compartilhada. Checklist da rotina compartilhada e envolvimento entre família-escola. Versão para pais e professores. Maria Auxiliadora Dessen e Ana da Costa Polonia

    S

    • Silvia Regina Ricco Lucato Sigolo e Gabriela Maffei Moreira. Roteiros para levantamento de recursos e condições adversas na história pregressa de escolares. Professores, pais e crianças
    • Silvia Regina Ricco Lucato Sigolo e Keila Hellen Barbato Marcondes. Roteiro de investigação junto a pais, alunos e professores no contexto de progressão continuada e baixo rendimento escolar
    • Simone Cerqueira da Silva e Maria Auxiliadora Dessen. Desenvolvendo sistemas de categorias com dados de entrevistas
    • Simone Cerqueira da Silva, Marina Campos Dessen e Maria Auxiliadora Dessen. Pesquisa com família: integrando métodos quantitativos e qualitativos
    • Simone Cerqueira da Silva, Marina Campos Dessen e Maria Auxiliadora Dessen. Utilizando entrevistas e questionários na pesquisa com família
    • Sistema familiar. Questionário de caracterização do sistema familiar. Maria Auxiliadora Dessen
    • Sistema. Desenvolvendo sistemas de categorias com dados de entrevistas. Maria Auxiliadora Dessen e Simone Cerqueira da Silva
    • Sistema. Roteiros de entrevistas e sistemas de categorização
    • Sonia Regina Loureiro, Edna Maria Marturano e Alessandra Turini Bolsoni-Silva e. Roteiro de entrevista de habilidades sociais educativas parentais

    T

    • TDAH. Protocolo para hipótese diagnóstica para TDAH. Versão para pais, professores e observação situacional. Olga Maria Piazentin Rolim Rodrigues e Liene Regina Rossi

    U

    • Utilizando entrevistas e questionários na pesquisa com família. Simone Cerqueira da Silva, Marina Campos Dessen e Maria Auxiliadora Dessen

    V

    • Vitimização. Escala de vitimização e agressão entre pares (EVAP). Josafá Moreira da Cunha, Lidia Natalia Dobrianskyj Weber e Pedro Steiner Neto