Autor/Autores: Coordenadora: Ivone Maria Candido Coelho de Souza
ISBN v. impressa: 978853622475-6
ISBN v. digital: 978853627454-6
Acabamento: Brochura
Formato: 15,0x21,0 cm
Peso: 397grs.
Número de páginas: 254
Publicado em: 26/05/2009
Área(s): Direito - Civil - Direito de Família; Psicologia - Jurídica
Para leitura em aplicativo exclusivo da Juruá Editora - Juruá eBooks - para Smartphones e Tablets rodando iOS e Android. Não compatível KINDLE, LEV, KOBO e outros e-Readers.
Disponível para as plataformas:
Em computadores a leitura é apenas online e sem recursos de favoritos e anotações;
Não permite download do livro em formato PDF;
Não permite a impressão e cópia do conteúdo.
Compra apenas via site da Juruá Editora.
Recém emersa de um modelo tradicional dentro da família, a questão da parentalidade tem se revestido cada vez mais de complexidades, onerando com suas inconclusões várias ciências humanas.
Surgem verdadeiras mutações que se precipitam em um ritmo acelerado, ainda sem a clareza suficiente para satisfazer as demandas do jurídico e do psicológico, com importantes repercussões sobre o social. Mas, sem que o risco da precipitação venha a obstruir o entendimento necessário, alguns desconfortos e grandes indagações serão recorrentes.
Pelo que revelam as novas formas de parentalidade nos núcleos familiares que passam a construir, tem sido um crescente desafio estabelecer prognósticos, normatizar, permitir ou proibir. Como ocorre quando prescindem de determinações da própria natureza e de modelos observados até pouco tempo. Ou através das expectativas de vida dilatadas pela tecnologia, que determinam funções sobrepostas, as avoengas, já assíduas nos tribunais. Ou ainda, com os alterados papéis designados para esta parentalidade contemporânea, a conviver com os anacrônicos abusos e maus tratos, acumulados nas clínicas, nas escolas, nas Varas de Família, além daqueles preservados pelos segredos intrafamiliares da relação pais-filhos.
Assim que esta inserção coletiva propõe-se em sua incompletude cultivar exercícios de interdisciplinaridade em torno de uma função que sempre foi contundente, mas que agrega agora outros desdobres, perturbadores e impactantes.
Ivone Maria Candido Coelho de Souza é Psicóloga; Psicoterapeuta; Especialista em Psicologia Clínica e Psicologia Jurídica; Presidente da Sociedade de Psicologia do RS, 95-97; Vice-presidente do JUSMULHER-RS; Vice- presidente do IBDFAM-RS. Autora de artigos sobre Psicologia Jurídica em Direito de Família. Organizadora de obras coletivas interdisciplinares de Psicologia e Direito de Família.
INTRODUÇÃO
1 Parentalidade, dilemas singulares, dilemas coletivos planejar o controle ou controlar o planejamento? - Ivone M. Candido Coelho de Souza
2 O Regime Jurídico da Procriação Medicamente Assistida em Portugal e a utilização dos embriões - Notas Breves - J. P. Remédio Marques
3 Fertilização agâmica:que parentalidade é esta? - Ivone M. Candido Coelho de Souza
4 Investigação da paternidade - ´direitos e abusos´ - Jorge Duarte Pinheiro
5 O direito de visitas nas relações socioafetivas contemporâneas - Jamil A. H. Bannura
6 Guarda compartilhada: a justiça pode ajudar os filhos a ter pai e mãe? - Maria Regina Fay de Azambuja, Roberta Vieira Larratéa, Gabriela Ribeiro Filipouski
7 Alienação parental à luz da psicologia junguiana: uma abordagem interdisciplinar - Claudia Gay Barbedo
8 Papéis Avoengos - uma sobreposição à parentalidade - Ivone M. Candido Coelho de Souza
9 Maus-tratos na Infância e Adolescência - Christian Haag Kristensen, Luiziana Souto Schaefer
10 Adoção homoafetiva: panorama brasileiro e luso-hispânico - Marianna Chaves
11 O Sistema de Justiça e a família: entre a tutela, a punição e a garantia de direitos - Silvia da Silva Tejadas