Capa do livro: Consultoria em Psicologia Escolar/Educacional - Princípios Teóricos e Técnicos e Contribuições de Práticas Sistematizadas, Organizadora/colaboradora: Mariita Bertassoni da Silva

Consultoria em Psicologia Escolar/Educacional - Princípios Teóricos e Técnicos e Contribuições de Práticas Sistematizadas

Organizadora/colaboradora: Mariita Bertassoni da Silva

    Preço

    por R$ 77,90

    Ficha técnica

    Autor/Autores: Organizadora/colaboradora: Mariita Bertassoni da Silva

    ISBN v. impressa: 978853622332-2

    ISBN v. digital: 978853626657-2

    Acabamento: Brochura

    Formato: 15,0x21,0 cm

    Peso: 258grs.

    Número de páginas: 162

    Publicado em: 09/06/2009

    Área(s): Literatura e Cultura - Educação; Psicologia - Escolar e Educação

    Versão Digital (eBook)

    Para leitura em aplicativo exclusivo da Juruá Editora - Juruá eBooks - para Smartphones e Tablets rodando iOS e Android. Não compatível KINDLE, LEV, KOBO e outros e-Readers.

    Disponível para as plataformas:

    • Android Android 5 ou posterior
    • iOSiOS 8 ou posterior

    Em computadores a leitura é apenas online e sem recursos de favoritos e anotações;
    Não permite download do livro em formato PDF;
    Não permite a impressão e cópia do conteúdo.

    Compra apenas via site da Juruá Editora.

    Sinopse

     A grande contribuição deste livro é trazer para a discussão do psicólogo brasileiro uma ampla gama de atuação em consultoria escolar.

     A originalidade do tema deste livro trará grandes contribuições para a formação do psicólogo brasileiro, tornando-se leitura obrigatória em sala de aula e fora dela.

    Considera-se que a Psicologia Escolar/Educacional consegue obter um grande avanço no seu desenvolvimento como ciência e profissão a partir de uma obra de grande impacto como esta agora apresentada.

    É uma área importante de aplicação da Psicologia, que vem ganhando expansão no mercado de trabalho e promovendo espaço para a psicologia preventiva.

    Psicólogos que desejem oferecer um diferencial encontrarão nesta obra diferentes formas para divulgar sua competência e modalidades inovadoras de prestação de serviço.

    As informações fornecidas são aplicáveis a várias situações, independentemente do âmbito de abrangência da prática psicológica ou do nível de escolarização.

    Os especialistas e estudantes encontrarão nesta obra uma fonte rica de exemplos e informações.

    Autor(es)

    Organizadora:

    Mariita Bertassoni da Silva é Mestra em Educação pela UFPR; Especialista em Psicologia Escolar e Problemas de Aprendizagem; Psicóloga graduada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, CRP-08/0101; Professora adjunta e supervisora de estágio profissionalizante, no campo da educação e da orientação profissional, do curso de Psicologia da PUCPR.

    Colaboradores:

    Cloves Antonio de Amissis Amorim - Doutorando pela Universidad Complutense de Madrid; Docente do curso de Psicologia da PUCPR, e do curso de Psicologia da Fepar; Professor do curso de Pedagogia da PUCPR; Especialista em Didática e em Bioética; Psicólogo, CRP-08/03741, graduado pela Universidade Federal do Paraná. Membro do IACC Instituto de Análise do Comportamento de Curitiba.
    Eliana Santos - Mestranda em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas; Psicóloga pela Universidade Braz Cubas.
    Fernanda Rafaela Cabral Bonato - Psicóloga, graduada pelo curso de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, no ano de 2005; psicóloga escolar e consultora em Psicologia Escolar/Educacional; acadêmica do 4º ano do curso de Direito pelo Centro Universitário Positivo – Unicenp.
    Ilma Lopes Soares de Meireles Siqueira - Mestra em Psicologia Social e da Personalidade – UnB 1984; Especialista em Psicologia Organizacional e do Trabalho pelo CRP/08; Psicóloga; Professora universitária e supervisora de estágios no campo da Psicologia Organizacional e do Trabalho, vinculada a cursos de graduação e pós-graduação na Pontifícia Universidade Católica do Paraná.
    Maria das Graças Fernandes de Souza - Pós-graduanda em Formação de Psicomotricista pelo IBPEX - Instituto Brasileiro de Pós e Extensão; Psicóloga, CRP-08/12045, graduada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, em 2006; Consultora em Psicologia Escolar Educacional e orientadora vocacional profissional.
    Maria de Lourdes Bairão Sanchez - Especialista em Antropologia pela UFPR. Formação em Psicologia Analítica pela Associação Junguiana do Brasil. Presidente do Instituto Junguiano do Paraná; Psicóloga, CRP-08/0007, graduada pela PUCSP.
    Mari Angela Calderari Oliveira - Mestra em Educação pela PUCPR; Especialista em Psicopedagogia; Professora supervisora do curso de Psicologia da PUCPR; Psicóloga graduada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná.
    Patrícia Dietrich Schner - Pós-graduanda em Gestão de Psicologia Organizacional pelo Centro Universitário Unifae; Consultora em Psicologia Escolar Educacional e orientadora vocacional profissional; Psicóloga, CRP-08/12069, graduada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, em 2006.
    Solange Múglia Wechsler - Pós-Doutora pela University of Buffalo; Doutora e Mestra em Psicologia Educacional pela University of Geórgia; Docente pesquisadora da Pontifícia Universidade Católica de Campinas; Coordenadora do Laboratório de Avaliação e Medidas Psicológicas – LAMP; Presidente da Associação Brasileira de Criatividade e Inovação e do Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica – IBAP; Psicóloga pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
    Susana de Jesus Fadel - Doutoranda em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas; Docente da Universidade do Sagrado Coração; Pedagoga pela Universidade do Sagrado Coração.
    Tatiana de Souza Centurion - Especialista em Educação Infantil e Séries Iniciais, pelo Instituto Brasileiro de Pós-graduação e Extensão, com formação em Sistêmica Familiar e de Casal; Psicóloga, CRP 08/06542, graduada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Atua como psicóloga escolar e clínica há onze anos.
    Vera Regina Miranda - Mestra em Psicologia da Infância e Adolescência pela UFPR, em 2000; Especialista em Psicologia Clínica e Educacional pelo CRP/08; Professora universitária e supervisora de estágios no campo da educação, vinculada a cursos de graduação e pós-graduação na Pontifícia Universidade Católica do Paraná e no Centro Universitário Positivo; Psicóloga.

    Sumário

    SOBRE OS AUTORES

    APRESENTAÇÃO

    1 UM OLHAR DISTANCIADO - Maria de Lourdes Bairão Sanchez

    2 CONSULTORIA EM PSICOLOGIA ESCOLAR/EDUCACIONAL: REFLEXÕES SOBRE A TEORIA, A PRÁTICA PROFISSIONAL E O ESTÁGIO SUPERVISIONADO - Mariita Bertassoni da Silva

    3 CONSULTORIA ESCOLAR: UM ENCONTRO ENTRE PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCAÇÃO - Eliana Santos Susana de Jesus Fadel Solange Muglia Wechsler

    4 A CONSULTORIA EM PSICOLOGIA EDUCACIONAL COMO UMA NOVA MODALIDADE DE EMPREGO AO PSICÓLOGO ESCOLAR - Fernanda Rafaela Cabral Bonato

    5 ESCOLA: ORGANIZAÇÃO E CONSULTORIA, SOB A ÓTICA SISTÊMICA - Vera Regina Miranda Ilma Lopes Soares de Meireles Siqueira

    6 FAMÍLIA, ESCOLA E O CONSULTOR EM PSICOLOGIA ESCOLAR/EDUCACIONAL NA CONTEMPORANEIDADE - Tatiana de Souza Centurion Vera Regina Miranda

    7 PROMOVENDO A SAÚDE DO PROFESSOR - Cloves A. A. Amorim

    8 CONSIDERAÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS PARA COMPREENDER E INTERVIR NA INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL - Mari Angela Calderari Oliveira

    9 CONSULTORIA EM PSICOLOGIA ESCOLAR/EDUCACIONAL: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA COMO ESTUDANTE E COMO PROFISSIONAL - Maria das Graças Fernandes de Souza Patrícia Dietrich Schner

    Índice alfabético

    A

    • Aprendizagem. Considerações psicopedagógicas para compreender e intervir na instituição educacional. Mari Angela Calderari Oliveira

    C

    • Cloves A. A. Amorim. Promovendo a saúde do professor
    • Considerações psicopedagógicas para compreender e intervir na instituição educacional. Mari Angela Calderari Oliveira
    • Consultor. Família, escola e o consultor em psicologia escolar/educacional na contemporaneidade. Tatiana de Souza Centurion e Vera Regina Miranda
    • Consultor educacional. Consultoria escolar: um encontro entre psicologia escolar e educação. Eliana Santos, Susana de Jesus Fadel e Solange Muglia Wechsler
    • Consultoria. Escola: organização e consultoria, sob a ótica sistêmica. Vera Regina Miranda e Ilma Lopes Soares de Meireles Siqueira
    • Consultoria em psicologia educacional como uma nova modalidade de emprego ao psicólogo escolar. Fernanda Rafaela Cabral Bonato
    • Consultoria em psicologia escolar/educacional: reflexões sobre a teoria, a prática profissional e o estágio supervisionado. Mariita Bertassoni da Silva
    • Consultoria em psicologia escolar/educacional: relato de uma experiência como estudante e como profissional. Maria das Graças Fernandes de Souza e Patrícia Dietrich Schner
    • Consultoria escolar: um encontro entre psicologia escolar e educação. Eliana Santos, Susana de Jesus Fadel e Solange Muglia Wechsler
    • Contemporaneidade. Família, escola e o consultor em psicologia escolar/educacional na contemporaneidade. Tatiana de Souza Centurion e Vera Regina Miranda

    E

    • Educação. Consultoria em psicologia escolar/educacional: reflexões sobre a teoria, a prática profissional e o estágio supervisionado. Mariita Bertassoni da Silva
    • Educação. Consultoria escolar: um encontro entre psicologia escolar e educação. Eliana Santos, Susana de Jesus Fadel e Solange Muglia Wechsler
    • Educador. Consultoria escolar: um encontro entre psicologia escolar e educação. Eliana Santos, Susana de Jesus Fadel e Solange Muglia Wechsler
    • Eliana Santos, Susana de Jesus Fadele Solange Muglia Wechsler. Consultoria escolar: um encontro entre psicologia escolar e educação
    • Emprego. Consultoria em psicologia educacional como uma nova modalidade de emprego ao psicólogo escolar. Fernanda Rafaela Cabral Bonato
    • Ensino. Considerações psicopedagógicas para compreender e intervir na instituição educacional. MariAngela Calderari Oliveira
    • Ensino. Consultoria em psicologia escolar/educacional: relato de uma experiência como estudante e como profissional. Maria das Graças Fernandes de Souza e Patrícia Dietrich Schner
    • Escola. Consultoria em psicologia escolar/educacional: reflexões sobre a teoria, a prática profissional e o estágio supervisionado. Mariita Bertassoni da Silva
    • Escola. Consultoria em psicologia escolar/educacional: relato de uma experiência como estudante e como profissional. Maria das Graças Fernandes de Souza e Patrícia Dietrich Schner
    • Escola. Consultoria escolar: um encontro entre psicologia escolar e educação. Eliana Santos, Susana de Jesus Fadel e Solange Muglia Wechsler
    • Escola. Família, escola e o consultor em psicologia escolar/educacional na contemporaneidade. Tatiana de Souza Centurion e Vera Regina Miranda
    • Escola: organização e consultoria, sob a ótica sistêmica. Vera Regina Miranda e Ilma Lopes Soares de Meireles Siqueira
    • Estágio supervisionado. Consultoria em psicologia escolar/educacional: reflexões sobre a teoria, a prática profissional e o estágio supervisionado. Mariita Bertassoni da Silva

    F

    • Família, escola e o consultor em psicologia escolar/educacional na contemporaneidade. Tatiana de Souza Centurion e Vera Regina Miranda
    • Fernanda Rafaela Cabral Bonato. Consultoria em psicologia educacional como uma nova modalidade de emprego ao psicólogo escolar

    I

    • Ilma Lopes Soares de Meireles Siqueira e Vera Regina Miranda. Escola: organização e consultoria,sob a ótica sistêmica
    • Instituição educacional. Considerações psicopedagógicas para compreender e intervir na instituição educacional. Mari Angela Calderari Oliveira
    • Intervenção psicopedagógica. Considerações psicopedagógicas para compreender e intervir na instituição educacional. Mari Angela Calderari Oliveira

    M

    • Mari Angela Calderari Oliveira. Considerações psicopedagógicas para compreender e intervir na instituição educacional
    • Maria das Graças Fernandes de Souza e Patrícia Dietrich Schner. Consultoria em psicologia escolar/educacional: relato de uma experiência como estudante e como profissional
    • Maria de Lourdes Bairão Sanchez. Um olhar distanciado
    • Mariita Bertassoni da Silva. Consultoria em psicologia escolar/educacional: reflexões sobre a teoria, a prática profissional e o estágio supervisionado

    O

    • Organização escolar. Promovendo a saúde do professor. Cloves A. A. Amorim
    • Ótica sistêmica. Escola: organização e consultoria, sob a ótica sistêmica. Vera Regina Miranda e Ilma Lopes Soares de Meireles Siqueira

    P

    • Patrícia Dietrich Schner e Maria das Graças Fernandes de Souza. Consultoria em psicologia escolar/educacional: relato de uma experiência como estudante e como profissional
    • Pensamento linear. Escola: organização e consultoria, sob a ótica sistêmica. Vera Regina Miranda e Ilma Lopes Soares de Meireles Siqueira
    • Pensamento sistêmico. Escola: organização e consultoria, sob a ótica sistêmica. Vera Regina Miranda e Ilma Lopes Soares de Meireles Siqueira
    • Professor. Promovendo a saúde do professor. Cloves A. A. Amorim
    • Profissão. Consultoria em psicologia escolar/educacional: reflexões sobre a teoria, a prática profissional e o estágio supervisionado. Mariita Bertassoni da Silva
    • Profissão. Consultoria em psicologia escolar/educacional: relato de uma experiência como estudante e como profissional. Maria das Graças Fernandes de Souza e Patrícia Dietrich Schner
    • Profissão. Um olhar distanciado. Maria de Lourdes Bairão Sanchez
    • Profissão docente. Promovendo a saúde do professor. Cloves A. A. Amorim
    • Promovendo a saúde do professor. Cloves A. A. Amorim
    • Psicologia. Consultoria em psicologia escolar/educacional: reflexões sobre a teoria, a prática profissional e o estágio supervisionado. Mariita Bertassoni da Silva
    • Psicologia. Consultoria escolar: um encontro entre psicologia escolar e educação. Eliana Santos, Susana de JesusFadel e Solange Muglia Wechsler
    • Psicologia. Um olhar distanciado.Maria de Lourdes Bairão Sanchez
    • Psicologia educacional. Consultoria em psicologia educacional como uma nova modalidade de emprego ao psicólogo escolar. Fernanda Rafaela Cabral Bonato
    • Psicologia escolar. Considerações psicopedagógicas para compreender e intervir na instituição educacional.Mari Angela Calderari Oliveira
    • Psicologia escolar. Consultoria em psicologia escolar/educacional: relato de uma experiência como estudante e como profissional. Maria das Graças Fernandes de Souza e Patrícia Dietrich Schner
    • Psicologia escolar. Família, escola e o consultor em psicologia escolar/educacional na contemporaneidade. Tatiana de Souza Centurion e Vera Regina Miranda
    • Psicólogo. Um olhar distanciado. Maria de Lourdes Bairão Sanchez
    • Psicólogo escolar. Consultoria em psicologia educacional como uma nova modalidade de emprego ao psicólogo escolar. Fernanda Rafaela Cabral Bonato
    • Psicopedagogia. Considerações psicopedagógicas para compreender e intervir na instituição educacional. Mari Angela Calderari Oliveira

    S

    • Saúde. Promovendo a saúde do professor. Cloves A. A. Amorim
    • Solange Muglia Wechsler, Susana de Jesus Fadel e Eliana Santos. Consultoria escolar: um encontro entre psicologia escolar e educação
    • Susana de Jesus Fadel, Eliana Santos e Solange Muglia Wechsler. Consultoria escolar: um encontro entre psicologia escolar e educação

    T

    • Tatiana de Souza Centurion e Vera Regina Miranda. Família, escola e o consultor em psicologia escolar/educacional na contemporaneidade
    • Tempo. Um olhar distanciado. Maria de Lourdes Bairão Sanchez

    U

    • Um olhar distanciado. Maria de Lourdes Bairão Sanchez

    V

    • Vera Regina Miranda e Ilma Lopes Soares de Meireles Siqueira. Escola: organização e consultoria,sob a ótica sistêmica
    • Vera Regina Miranda e Tatiana de Souza Centurion. Família, escola e o consultor em psicologia escolar/educacional na contemporaneidade