Capa do livro: Felicidade pela Leitura, Newton SABBÁ GUIMARÃES

Felicidade pela Leitura

Newton SABBÁ GUIMARÃES

    Preço

    por R$ 109,90

    Ficha técnica

    Autor/Autores: Newton SABBÁ GUIMARÃES

    ISBN: 978853622374-2

    Acabamento: Brochura

    Formato: 15,0x21,0 cm

    Peso: 290grs.

    Número de páginas: 224

    Publicado em: 10/08/2009

    Área(s): Filosofia

    Sinopse

    Felicidade pela Leitura - Prolegômenos para uma nova Arte de Estudar e um Renascimento dos studia humanitatis: algumas reflexões sobre a Filosofia da Leitura

    O LIVRO QUE O LEITOR TEM AGORA NAS MÃOS é um elogio da leitura. Acreditava-se que, com a Internet, o livro perderia um pouco do seu brilho, mas isso parece não ter acontecido: ele continua, felizmente, com todo o prestígio que sempre teve, em todas as partes do mundo e em todas as línguas. Aliás, tem-se a impressão de que nunca se leu tanto quanto nos últimos tempos, ainda que nem sempre por prazer.
    A Felicidade pela Leitura, não é frio catálogo de bons e célebres autores, mas é convite para este plaisir de lire barthesiano, e o Autor, detém-se no que existe de mais delicado e atraente na leitura, desde a descoberta primeira à sua total fruição, acrescentando sugestões de bons livros a serem lidos no decorrer das suas páginas.
    Não é manual de leitura. É uma obra de filosofia da leitura, com as suas complexidades e perplexidades, através da qual se pode vislumbrar no seu autor o leitor paciente e tenaz, de bom gosto na escolha dos autores, com os quais trata de perto, deixando à mostra um admirável esteta que vai ao que existe de mais requintado na Literatura Universal, estimulando outros para o seguirem na sua aventura intelectual, com ele penetrando na Magna Biblioteca. A Felicidade pela Leitura não é, certamente, um livro para todos, mas para aqueles que acreditam na importância da leitura como um refinado exercício a que se deve voltar todo o homem de cultura e sensibilidade. A verdadeira leitura, a que se faz em busca do saber e do prazer, pode trazer a felicidade, ensina o Autor nas páginas deste livro diferente, e quem o souber manusear estará formando o famoso tripé resultante desse manuseio. E ser-lhe-á franqueada a entrada nos jardins encantados da leitura, arte e ciência, mas, também, na alegria e no prazer interiores que fazem do homem um ser de eleição, como salientava o divino Goethe.

    Autor(es)

    Newton Sabbá Guimarães tem outros livros publicados, em português e em espanhol, possui extensa lista de trabalhos, ainda inéditos. Um perfeccionista, o autor de A Felicidade pela Leitura poderia ser definido com uma frase: um apaixonado pelos estudos e pela leitura e semeador de beleza, como dele escreveu o seu biógrafo Gaitano Antonaccio, em Newton Sabbá Guimarães. A Polimorfia de um Humanista. A romancista portuguesa, Maria Adelaide Valente, no longo ensaio que lhe dedicou Newton Sabbá Guimarães, um príncipe da palavra, acentuou-lhe a paixão pelos clássicos e pela beleza da obra de arte, chamando-o último dos humanistas. Escreveu biografias, quatro livros de contos, sendo um em espanhol, Los Pobrecitos, e, tradutor, passou ao espanhol um dos bons autores regionalistas, Mavignier de Castro e sua obra-prima, Amazônia Panteísta (La Amazonía Panteísta. Escenas y Escenarios del Norte Brasileño, inédito). Escreveu poesia em francês, em inglês, em galego, em afrikaans e o seu recente livro, em espanhol, Escritos en las Aguas, (considerado pelo conhecido poeta da Geração de 45, Foed Castro Chamma, dos mais belos livros de poemas líricos jamais escritos no Brasil) foi traduzido ao aragonês, Escritos en as Auguas, pelo linguista Don Chabier Tomás Arias, tornando-se a primeira obra de autor nacional traduzida nesta língua em risco de extinção. Além de tratados de Filosofia da Linguagem, Filosofia do Direito e Sociologia, de estudos de Política Internacional, tem traduzido de várias línguas. É, porém, no ensaio crítico que se encontra o melhor de sua vasta obra.
    Amparado por sólido preparo acadêmico, o Autor, que domina o latim, o grego clássico, o velho alemão, o alemão moderno, o holandês, o afrikaans, o romeno, o sardo, o catalão, o aragonês, o russo, o búlgaro, o hebraico, o haqitia - ou judeu-espanhol do Marrocos, de onde vieram os seus antepassados -, é doutor em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina, doutor em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada) pela Universidade Estadual Paulista e doutor em Linguística pela Universidade Federal de Minas Gerais. Fez o post-doctoratus na Universidade de Coimbra, escrevendo sobre o seu escritor preferido na Língua, Camilo Castelo Branco, a tese Eros e Thánatos no Livro de Consolação. Uma Releitura de Camilo. É professor de Teoria Literária, Literatura Universal e Língua Espanhola na Universidade Estadual do Centro-Oeste, Paraná, onde se tornou o seu primeiro professor associado, com a tese monográfica A Tradução. Da sua Importância e Dificuldade. Algumas Reflexões sobre a Filosofia da Tradução, a ser publicada por esta Editora. Outras obras: Inquietude. Crônicas e Páginas de Evocações; Do Elogio do Humanismo; Lembranças e Imagens. Ensaios e Perfis Biográficos; Riscos & Figuras; Páginas Inquietas; Ensayos Olvidados y Relecturas; Park Chung-hee. O Reformador da Coréia (biografia autorizada do grande estadista asiático); Diepte van die Meer. Prosagedigte (poemas em afrikaans, escritos em Pretória e Johannesburg); Gloriosos e Esquecidos. Ensaios; Os Inocentes Diálogos da Pindorama e Outros Ensaios; O Judeu-Espanhol: Uma Língua Neolatina em Extinção, O Que é Literatura, de Carlos Soldevila (tradução, introdução e notas); A Agonia Espanhola. De Antonio Machado, Juan Ramón Jiménez e Outros Angustiados. Ensaios (obra dedicada a Sua Majestade o Rei da Espanha, Don Juan Carlos I). Trabalha, presentemente, na tradução, apresentação e notas ao livro do filósofo Sigismund von Radecki, Über die Freiheit, e em um estudo sobre Os décadents.
    Detentor de várias condecorações estrangeiras, entre elas a da Presidência da República da Coréia, pelo seu então presidente, o General Park Chung-hee, de quem seria amigo pessoal e seu primeiro biógrafo. Fiel aos seus princípios políticos, o Autor é um conservador de direita, como os franceses Charles Maurras, Paul Bourget, Drieu La Rochelle, ou o maior poeta do século XX, Ezra Pound, o crítico e erudito americano Harold Bloom e tantos mais. Monarquista por tradição, receberia do seu amigo de longa data, Sua Majestade o Rei do Cambodja, Norodom Sihanouk Varman, a altíssima condecoração de Grand Officier de l’Ordre du Mérite Royal, além da Ordre du Sahametrei, também no grau de Grand Officier. Possui várias outras condecorações em graus menores.
    Faz parte de instituições acadêmicas no País e no mundo. É um crente na importância da Universidade culta e solidamente esteada nos studia humanitatis, que defende em artigos e conferências. Reservado e discreto, apegado às suas origens judaicas e sefaraditas, o Autor é, por índole, avesso ao vedetismo de certos escritores e às confrarias literárias. A Felicidade pela Leitura sai, em parte, graças aos esforços e dedicação de seu filho primogênito, Dr. Isaac Newton Belota Sabbá Guimarães, professor universitário e membro do Ministério Público em Santa Catarina, tradutor de clássicos do Direito e jurista de projeção, a quem expressamos agradecimentos.

    O Editor
     

    Sumário

    UMA BREVE EXPLICAÇÃO

    1 DE COMO SE ESCREVEU ESTA OBRA

    2 ONDE SE CONTA DE COMO PENETRAR NA BIBLIOTECA

    3 DO CUMPRIMENTO DOS PRAZOS

    4 NÃO É UM MÉTODO DE LEITURA, INSISTE-SE

    5 DAS FINALIDADES DESTE ENSAIO MONOGRÁFICO

    6 A BORGESIANA BIBLIOTECA VISITADA NESTA OBRA

    INTRODUÇÃO

    1 EXPLICANDO O PORQUÊ DESTA OBRA

    2 DO TÍTULO: UMA REMINISCÊNCIA DE CASTILHO

    3 DA METODOLOGIA

    LIBER PRIMUS: OMNIUM RERUM PRINCIPIA PARVA SUNT COMO DESENVOLVER O HÁBITO DE LER

    1 QUANDO SE DISCUTE POR QUE A CURIOSIDADE LEVA AO CONHECIMENTO

    2 E SANTO AGOSTINHO CONDENA A CONCUPISCENTIA OCULORUM

    LIBER SECUNDUS: GUTTA CAVAT LAPIDEM O DOMÍNIO DA LÍNGUA PELA LEITURA E PELA ESCRITA

    LIBER TERTIUS: MULTUM NON MULTA COMO SELECIONAR AS LEITURAS E FRUIR DO SEU PRAZER

    ALGUMAS CONCLUSÕES

    REFERÊNCIAS