Autor/Autores: Julia Faria Camargo
ISBN: 978853622750-4
Acabamento: Brochura
Formato: 15,0x21,0 cm
Peso: 202grs.
Número de páginas: 152
Publicado em: 10/12/2009
Área(s): Direito - Coleções; Direito - Internacional
Neste Volume:
MÍDIA, CONSTRUTIVISMO E HISTÓRIA
• A Mídia sob a Perspectiva Construtivista das Relações Internacionais
• A Nova História Cultural e a Relação com as Fontes
A EMERGÊNCIA DA MÍDIA NAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS
• O Campo de Estudo da Comunicação Internacional
• As Corporações da Mídia e o seu Alcance Global
• A Mídia Brasileira no Contexto da Comunicação Internacional
A ATUAÇÃO DA MÍDIA NA INVASÃO AO IRAQUE EM 2003
• Mídia e Guerra: Um Olhar Histórico
• A Guerra no Iraque Encaixotada: As Estratégias para a Mídia
• A Invasão Vista em um Caleidoscópio: As Diferentes Imagens ao Redor do Mundo
• A Diplomacia Brasileira e a Invasão ao Iraque
ECOS DO FRAGOR: A INVASÃO NA IMPRENSA BRASILEIRA
• Análise de Discurso e Relações Internacionais
• A Análise do Discurso como Método
• O Discurso da Imprensa
• Considerações sobre a Análise da Imprensa
Julia Faria Camargo é Mestra em Relações Internacionais pelo Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (UnB) e graduada no curso de Relações Internacionais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Atualmente, exerce a função de Professora efetiva no Curso de Relações Internacionais da Universidade Federal de Roraima – UFRR. Dedica-se às áreas de História das Relações Internacionais e Comunicação Internacional.
INTRODUÇÃO
Capítulo 1 MÍDIA, CONSTRUTIVISMO E HISTÓRIA
1.1 A Mídia sob a Perspectiva Construtivista das Relações Internacionais
1.2 A Nova História Cultural e a Relação com as Fontes
Capítulo 2 A EMERGÊNCIA DA MÍDIA NAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS
2.1 O Campo de Estudo da Comunicação Internacional
2.2 As Corporações da Mídia como Atores Globais
2.3 A Mídia Brasileira no Contexto da Comunicação Internacional
Capítulo 3 A ATUAÇÃO DA MÍDIA NA INVASÃO AO IRAQUE EM 2003
3.1 Mídia e Guerra: Um Olhar Histórico
3.2 A Guerra Encaixotada: As Estratégias para a Mídia na Invasão ao Iraque
3.3 A Guerra Vista em um Caleidoscópio: As Imagens ao Redor do Mundo
3.4 A Diplomacia Brasileira e a Invasão do Iraque
Capítulo 4 ECOS DO FRAGOR: A INVASÃO NA IMPRENSA BRASILEIRA
4.1 Análise de Discurso e Relações Internacionais
4.2 A Análise do Discurso Como Método
4.3 O Discurso da Imprensa
4.3.1 Agentes da Globalização ou Homogeneização? A Mídia Internacional na Imprensa Nacional
4.3.2 A Guerra Emoldurada: Os Temas Abordados pela Imprensa
4.3.3 Quem Fala na Guerra? A Referência das Fontes na Imprensa
4.3.4 A Posição Oficial: Os Editorias Contra a Invasão
4.4 Considerações sobre a Análise da Imprensa
CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS