Capa do livro: Saga dos Alemães do Volga, A - Semeando Livros, Luiz Fernando Saffraider

Saga dos Alemães do Volga, A - Semeando Livros

Luiz Fernando Saffraider

    Preço

    por R$ 69,90

    Ficha técnica

    Autor/Autores: Luiz Fernando Saffraider

    ISBN: 978853622796-2

    Acabamento: Brochura

    Formato: 15,0x21,0 cm

    Peso: 174grs.

    Número de páginas: 148

    Publicado em: 08/02/2010

    Área(s): Literatura e Cultura - Política, História e Filosofia; Direito - Militar

    Sinopse

    No século XVIII o território do antigo Império Germânico (hoje Alemanha) vivia vários conflitos. A guerra dos sete anos (1756 a 1763) ceifou muitas vidas e disseminou fome, doenças e desemprego. Nessa época ascendeu ao trono russo a czarina Catarina II, alemã de nascença, que conhecendo as dificuldades por que passavam seus compatriotas, bem como a capacidade de sobrevivência e trabalho a eles inerentes, lançou um Manifesto convidando-os para povoarem terras ainda inabitadas do império russo, prometendo terras para cultivo, auxilio financeiro para fixação das colônias, isenção de impostos, dispensa do serviço militar, liberdade religiosa e manutenção da língua e seus dialetos bem como dos costumes e tradições da terra natal.

    Cerca de 30 mil pessoas emigraram para a Rússia, fixando-se em colônias na região de Saratov, próximo ao Rio Volga, daí porque passaram a ser chamados de "Alemães do Volga". Mesmo vivendo na Rússia, se isolaram dos costumes do país, mantendo as características alemãs.

    Com o advento do nacionalismo no final do século XIX perderam muitos dos privilégios concedidos, em especial a isenção do serviço militar e de pagamento de impostos além da autonomia de gestão das colônias.

    Iniciou, então, novo movimento migratório com destino aos Estados Unidos da América, Canadá, Argentina e Brasil.

    Autor(es)

    Luiz Fernando Saffraider é descendente de alemães do Volga tanto pelo lado paterno – Saffraider – como materno – Schnaider, nascido em Ponta Grossa/PR, vem pesquisando, a mais de oito anos, a história dos bravos alemães étnicos, que povoaram a região do rio Volga, na Rússia, a partir de 1763, e que a partir de 1872 migraram para os Estados Unidos da América, Canadá, Argentina e Brasil. Advogado militante.