Autor/Autores: Vilma Geni Slomski
ISBN v. impressa: 978853622828-0
ISBN v. digital: 978853627302-0
Acabamento: Brochura
Formato: 15,0x21,0 cm
Peso: 132grs.
Número de páginas: 124
Publicado em: 08/03/2010
Área(s): Literatura e Cultura - Educação; Psicologia - Escolar e Educação
Para leitura em aplicativo exclusivo da Juruá Editora - Juruá eBooks - para Smartphones e Tablets rodando iOS e Android. Não compatível KINDLE, LEV, KOBO e outros e-Readers.
Disponível para as plataformas:
Em computadores a leitura é apenas online e sem recursos de favoritos e anotações;
Não permite download do livro em formato PDF;
Não permite a impressão e cópia do conteúdo.
Compra apenas via site da Juruá Editora.
O desafio da maioria das instituições para Surdos no Brasil, de pesquisadores, professores e demais profissionais envolvidos com esta temática é a busca por filosofias educacionais e metodologias mais adequadas à problemática da surdez. Nesta direção caminha este livro que tem como objetivo apresentar os princípios, fundamentos e aspectos práticos que caracterizam uma proposta de educação bilíngue para Surdos, como mais uma luz ao final do túnel, um ponto de partida àqueles que buscam um entendimento maior da Surdez, da pessoa Surda e de sua educação. Nesta direção caminha este livro que tem como objetivo apresentar os princípios, fundamentos e aspectos práticos que caracterizam uma proposta de educação bilíngue para Surdos, como um ponto de partida àqueles que buscam um entendimento maior da pessoa Surda e sua educação. Tem-se, também, a (pré)tensão, mesmo correndo o risco de não contemplar a multidimensionalidade do conceito de bilinguismo, de lançar ideias e opiniões que permanecem como objeto de investigação, mas que poderão abrir caminhos para novas interpretações e estudos que contribuam para a produção de novos conhecimentos e novas realidades.
Vilma Geni Slomski possui Doutorado e Mestrado em Educação – opção Educação Especial - pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (Feusp), onde pesquisou a área da didática e prática de ensino para Surdos – Educação bilíngüe, com financiamento do CNPq e Capes; Pós-Doutorado pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo – FEA/USP, onde pesquisou a área da didática e prática de ensino Contábil, com financiamento da FAPESP; Pedagogia pela Unoesc.
Atua como Professora e Pesquisadora do programa de Mestrado em Ciências Contábeis da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado – Fecap – SP, onde ministra a disciplina de Metodologia da Pesquisa Científica, desenvolve pesquisas na área da Educação e Pesquisa Contábil e é líder do grupo “Observatório Fecap de Educação e Pesquisa Contábil”.
Atua como Pesquisadora na área de Didática e Prática de Ensino junto ao Centro de Docência e Pesquisa em Fonoaudiologia, Fisioterapia e Terapia Educacional da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e autora de artigos científicos na área da Educação Especial.
É Autora de livro, artigos científicos e capítulos de livros na área da Educação Especial e da Educação e Pesquisa Contábil. Avalia artigos Científicos para Eventos, Congressos e Revistas da área Contábil.
Atuou como Professora nos cursos de Pedagogia, Psicologia e Fonoaudiologia oferecidos por IES Catarinenses (Unoesc e Univali), e, como Professora convidada, ministra a disciplina de Metodologia do Ensino Superior em cursos de Pós-graduação lato sensu da Fipecafi/SP.
Foi Professora concursada na área da Educação Básica e Especial – Fundação Catarinense de Educação Especial - Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina/SC.
Introdução
1 - Definições e posturas
1.1 Conceitos sobre a pessoa surda e sua educação numa perspectiva histórica
1.2 Conceitos de surdez: do ponto de vista clínico à perspectiva social
1.2.1 Conceito clínico de surdez
1.2.1.1 Modelo clínico-terapêutico de surdez
1.2.2 Conceito social de surdez
1.2.2.1 Modelo sociocultural de surdez
1.3 Conceito de linguagem, língua e fala
1.4 Conceito de bilinguismo na área da surdez
1.4.1 Bilinguismo e diglossia
1.4.2 Bilinguismo do surdo
1.4.3 Educação bilíngue para surdos
1.4.3.1 Conceito de comunidade linguística minoritária
1.4.3.2 Conceito de língua natural
1.4.3.3 Conceito de primeira língua
1.4.3.4 Conceito de segunda língua
1.4.3.5 O Bilinguismo associado ao biculturalismo
2 - Uma proposta de educação bilíngue para surdos
2.1 Contexto histórico da proposta de educação com bilinguismo no Brasil
2.2 Definição
2.3 Objetivos
2.3.1 A criação de um ambiente linguístico sinalizado
2.3.2 A estimulação essencial
2.3.3 O aprendizado da língua escrita
2.3.4 A elaboração de um currículo escolar adequado às especificidades e singularidades das crianças surdas
2.3.5 O aprendizado da modalidade oral da língua portuguesa - aprendizado na segunda língua
2.3.6 A formação do professor
2.4 Modelos de bilinguismo
2.5 Sugestões de propostas de educação bilíngue para surdos
3 - Caminhos para a aplicação da proposta de educação bilíngue para surdos
3.1 Uma proposta de educação bilíngue para surdos
3.2 Implantação da proposta educacional bilíngue para surdos: experiências de alguns países
3.3 Resultados de algumas pesquisas após a implantação da educação bilíngue para surdos
4 - Educação bilíngue para surdos: uma síntese
Referências