Autor/Autores: Taisa Trombetta e José Carlos Zanelli
ISBN v. impressa: 978853622728-3
ISBN v. digital: 978853627521-5
Acabamento: Brochura
Formato: 15,0x21,0 cm
Peso: 207grs.
Número de páginas: 152
Publicado em: 27/05/2010
Área(s): Psicologia - Organizacional e do Trabalho
Para leitura em aplicativo exclusivo da Juruá Editora - Juruá eBooks - para Smartphones e Tablets rodando iOS e Android. Não compatível KINDLE, LEV, KOBO e outros e-Readers.
Disponível para as plataformas:
Em computadores a leitura é apenas online e sem recursos de favoritos e anotações;
Não permite download do livro em formato PDF;
Não permite a impressão e cópia do conteúdo.
Compra apenas via site da Juruá Editora.
O assédio moral pode ocorrer tanto na estrutura familiar, como nas escolas e no trabalho. É tão antigo quanto o próprio trabalho, mas somente na década de 1990 é que foi identificado como fenômeno destruidor do ambiente. Diminui a produtividade e favorece o absenteísmo, devido aos desgastes psicológicos que provoca.
Não existe uma única definição para assédio moral entre os profissionais, pois esse fenômeno pode ser abordado de muitas maneiras dentre as várias áreas profissionais e as diferentes culturas. Humilhações eventuais, seguidas de desculpas, não caracterizam o fenômeno, mas sim a sequência acumulativa e repetida de forma isolada é que constitui assédio moral.
Neste livro o leitor poderá constatar que é relevante buscar respostas a este problema percuciente e verificará características do assédio moral em alguns locais de trabalho.
Ms. Taisa Trombetta é Bacharel em Psicologia pela Universidade do Vale do Itajaí – Univali (1994); Especialista em Análise Bioenergética e Psicoterapia Corporal pela Orgone – Curitiba/PR (1994); Pós-graduada (nível de especialização) em Administração de Recursos Humanos pela Universidade do Vale do Itajaí – Univali (1995) e Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (2005). Atualmente é Professora titular da graduação e pós-graduação (nível de especialização) da Universidade do Oeste de Santa Catarina – Unoesc – Videira e Joaçaba/SC; Coordenadora do curso Superior Sequencial em Formação Específica em Gestão Empresarial de 2005 - 2009. Orientadora de trabalhos de graduação e pós-graduação. Tem experiência na área de Gestão de Pessoas, Cultura e Clima Organizacional, Treinamento e Desenvolvimento Organizacional, Cargos e Salários, Benefícios, Avaliação de Desempenho e 360 Graus, Avaliação Psicológica e de Potencial, Recrutamento e Seleção. Atua nos seguintes temas: assédio moral, comportamentos hostis, humilhação, cultura, clima organizacional, avaliações e gestão de pessoas. É consultora organizacional e atua na área clínica.
Dr. José Carlos Zanelli é Possui graduação em Psicologia pela Universidade de Brasília (1974); especialização em Psicologia Organizacional e do Trabalho pelo Instituto Sedes Sapientiae (1978); mestrado em Psicologia Social das Organizações pelo Instituto Metodista de Ensino Superior de São Bernardo do Campo (1984); doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1992); pós-doutorado pela Universidade de São Paulo (1998), com foco nas ações de uma gestão estratégica, e pós-doutorado pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2007), com foco nas teorias e tratamento do estresse nas organizações de trabalho. É Professor associado no Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina, docente e pesquisador do curso de graduação, do Programa de Pós-graduação em Psicologia e, entre 1986 - 2006, do curso de Pós-graduação em Administração. Tem sido orientador de dezenas de pesquisas, dissertações de mestrado e teses de doutorado, bem como participou de dezenas de bancas de avaliação de trabalhos acadêmicos. Esteve na Universidade do Missouri – EUA, durante os anos de 1990 - 1991, e na Universidade da República – Uruguai, no segundo semestre de 2007, como pesquisador visitante. Deu início à implantação, durante os anos de 1992 - 1993, e foi coordenador do Programa de Pós-graduação em Psicologia – PPGP/UFSC – de 1998 - 2000. Foi coordenador da Secretaria de Planejamento – Seplan/UFSC, de 1993 a 1996. Implantou e foi o editor da Revista Psicologia, Organizações e Trabalho – rPOT – de 2001 - 2007. Entre outros congressos, foi presidente do III Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho, realizado em Florianópolis em 2008. É conferencista, em âmbito nacional e internacional, na área de interface da Psicologia com a Administração ou, mais especificamente, do comportamento humano nas organizações de trabalho. É consultor ad hoc de diversas revistas científicas, editoras e eventos científicos nacionais e internacionais. Como autor, possui dezenas de artigos científicos publicados, capítulos de livros e livros.
1 - O ASSÉDIO MORAL NO MUNDO DO TRABALHO
1.1 Indicadores mundiais do assédio moral
1.2 Cultura organizacional brasileira
1.3 Assédio moral nas organizações
1.3.1 O assediado
1.3.2 Humilhação e vergonha nos locais de trabalho
1.4 Procedimentos de assédio moral nas organizações
1.5 Regulamentação e prevenção do assédio moral nas organizações
2 - AS DIFERENTES VISÕES DO FENÔMENO ASSÉDIO MORAL
3 - MÉTODO
3.1 Breve caracterização da Região Meio-Oeste
3.1.1 Breve caracterização da Universidade
3.2 Sujeitos
3.3 Fontes de informações
3.4 Situação ambiente
3.5 Instrumento
3.6 Procedimentos
3.6.1 Escolha dos sujeitos
3.6.2 Elaboração do instrumento utilizado
3.6.3 Contato com os sujeitos
3.6.4 Procedimento de aplicação do questionário
3.6.5 Procedimentos de apresentação, análise e interpretação dos resultados
4 - APRESENTAÇÃO, DESCRIÇÃO E INTERPRETAÇÃO DOS RESULTADOS
4.1 Caracterização dos alunos-trabalhadores e dos sujeitos assediados
4.2 Caracterização dos sujeitos assediados por categorias de comportamentos hostis
4.3 Com quem e por que o sujeito comentou os comportamentos hostis do líder hierárquico imediato
5 - CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS
APÊNDICE