Capa do livro: Fundamentos da Educação - Os Diversos Olhares do Educar, Organizadoras: Elisabeth Christmann Ramos e Karen Franklin

Fundamentos da Educação - Os Diversos Olhares do Educar

Organizadoras: Elisabeth Christmann Ramos e Karen Franklin

    Preço

    por R$ 99,90

    Ficha técnica

    Autor/Autores: Organizadoras: Elisabeth Christmann Ramos e Karen Franklin

    ISBN v. impressa: 978853623136-5

    ISBN v. digital: 978853626654-1

    Acabamento: Brochura

    Formato: 15,0x21,0 cm

    Peso: 287grs.

    Número de páginas: 228

    Publicado em: 27/09/2010

    Área(s): Literatura e Cultura - Educação; Psicologia - Escolar e Educação

    Versão Digital (eBook)

    Para leitura em aplicativo exclusivo da Juruá Editora - Juruá eBooks - para Smartphones e Tablets rodando iOS e Android. Não compatível KINDLE, LEV, KOBO e outros e-Readers.

    Disponível para as plataformas:

    • Android Android 5 ou posterior
    • iOSiOS 8 ou posterior

    Em computadores a leitura é apenas online e sem recursos de favoritos e anotações;
    Não permite download do livro em formato PDF;
    Não permite a impressão e cópia do conteúdo.

    Compra apenas via site da Juruá Editora.

    Sinopse

    A obra toma como fio condutor das discussões os Fundamentos da Educação com o objetivo de explicitar os diversos olhares proporcionados pelas diferentes áreas do conhecimento sobre o fenômeno educativo. Em campo tão vasto e polissêmico como o da Educação, a iniciativa de uma coletânea que retrata a diversidade de pesquisas e de olhares sobre concepções e teorias não é apenas oportuna, é necessária.

    O livro foi estruturado em duas partes. A primeira apresenta as bases conceituais, filosóficas e ideológicas sobre as quais foram construídos os princípios, os sentidos e significados das disciplinas de Fundamentos da Educação.

    Na segunda parte, o destaque é dado para temas teóricos tratados em sala de aula e textos, produtos das pesquisas desenvolvidas
    pelos professores, alguns escritos em parceria com professores de outros departamentos do setor de Educação e alunos do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPR, o que caracteriza o caráter interdisciplinar do livro. 

    Autor(es)

    ORGANIZADORAS:

     

    Elisabeth Christmann Ramos é Doutora Interdisciplinar em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina; Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná; Professora adjunta da Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Departamento de Teoria e Fundamentos da Educação.

     

    Karen Franklin é Doutora e Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul / Université de Toulouse II - Le Mirail. Professora da Universidade Federal do Paraná.

     

    AUTORES COLABORADORES:

    Cátia Cilene Farago

    Clara Brener Mindal

    Cleusa Valério Gabardo

    Elisabeth Christmann Ramos

    Gelson João Tesser

    Helga Loos

    Karen Franklin

    Laura Ceretta Moreira

    Maria Augusta Bolsanello

    Marta Pinheiro

    René Simonato Sant’Ana

    Sandra Regina Dias da Costa

    Sandra Regina Kirchner Guimarães

    Sueli de Fátima Fernandes

    Tamara da Silveira Valente

    Tania Stoltz

    Vera Regina Beltrão Marques

    Veronica Branco

    Sumário

    1 Filosofia da Educação: uma outra Filosofia? - Prof.ª Dr.ª Karen Franklin Prof.ª Ms. Cátia Cilene Farago

    2 A Biologia Educacional e os Fundamentos da Educação - Prof.ª Dr.ª Elisabeth Christmann Ramos

    3 A História da Educação ou a Educação na História? Concepções e metodologia de investigação em história da educação - Prof.ª Dr.ª Cleusa Valério Gabardo

    4 Introdução ao estudo da Psicologia da Educação - Prof.ª Dr.ª Clara Brener Mindal

    5 A Filosofia da Educação na perspectiva de Richard Rorty - Prof. Dr. Gelson João Tesser

    6 Fundamentos Bioeducacionais da dislexia - Prof.ªDr.ª Marta Pinheiro

    7 Inteligência: contribuições das neurociências para o processo educativo - Prof.ª Ms. Sandra Regina Dias da Costa

    8 A invenção de um ofício mecânico: os boticários setecentistas em domínios portugueses - Prof.ª Dr.ª Vera Regina Beltrão Marques

    9 Reflexões sobre pesquisa em educação: a atitude do pesquisador como base da convergência teórica entre Piaget e Vygotsky - Prof.ª Dr.ª Helga Loos Ms. René Simonato Sant’Ana

    10 Aprendizagem senso estrito e aprendizagem senso lato na perspectiva da Epistemologia Genética - Prof.ª Dr.ª Tamara da Silveira Valente

    11 Por que Vygotsky na educação? - Prof.ª Dr.ª Tania Stoltz

    12 Abordagem psicológica da aquisição e desenvolvimento da linguagem escrita: limites e contribuições das teorias - Prof.ª Dr.ª Sandra Regina Kirchner Guimarães Prof.ª Veronica Branco

    13 As deficiências: entre conceitos e classificações - Prof.ª Dr.ª Maria Augusta Bolsanello Prof.ª Dr.ª Laura Ceretta Moreira Prof.ª Dr.ª Sueli Fernandes

    Índice alfabético

    A

    • A biologia educacional e os fundamentos da educação. Elisabeth Christmann Ramos.
    • A história da educação ou a educação na história? Concepções e metodologia de investigação em história da educação. Cleusa Valério Gabardo.
    • A invenção de um ofício mecânico:os boticários setecentistas em domínios portugueses. Vera Regina Beltrão Marques
    • Abordagem psicológica da aquisição e desenvolvimento da linguagem escrita: limites e contribuições das teorias. Sandra Regina Kirchner Guimarães e Veronica Branco
    • Aprendizagem senso estrito e aprendizagem senso lato na perspectiva da Epistemologia Genética. Tamara da Silveira Valente.
    • Aquisição e desenvolvimento da linguagem escrita. Abordagem psicológica. Limites e contribuições das teorias. Sandra Regina Kirchner Guimarães e Veronica Branco.
    • As deficiências: entre conceitos e classificações. Maria Augusta Bolsanello, Laura Ceretta Moreira e Sueli Fernandes.

    B

    • Bioeducação. Dislexia. Fundamentos bioeducacionais da dislexia. Marta Pinheiro.
    • Biologia educacional e os fundamentos da educação. Elisabeth Christmann Ramos.
    • Boticário. Invenção de um ofício mecânico: os boticários setecentistas em domínios portugueses. Vera Regina Beltrão Marques

    C

    • Cátia Cilene Farago e Karen Franklin. Filosofia da Educação: uma outra Filosofia?
    • Clara Brener Mindal. Introdução ao estudo da psicologia da educação.
    • Classificação. Deficiências: entre conceitos e classificações. Maria Augusta Bolsanello, Laura Ceretta Moreira e Sueli Fernandes
    • Cleusa Valério Gabardo. A história da educação ou a educação na história? Concepções e metodologia de investigação em história da educação.
    • Cognição. Aprendizagem senso estrito e aprendizagem senso lato na perspectiva da Epistemologia Genética. Tamara da Silveira Valente.
    • Cognição. Inteligência: contribuições das neurociências para o processo educativo. Sandra Regina Dias da Costa.
    • Conceito. Deficiências: entre conceitos e classificações. Maria Augusta Bolsanello, Laura Ceretta Moreira e Sueli Fernandes
    • Convergência teórica entre Piaget e Vygotsky. Reflexões sobre pesquisa em educação: a atitude do pesquisador como base da convergência teórica entre Piaget e Vygotsky. Helga Loos e René Simonato Sant´Ana.

    D

    • Deficiências: entre conceitos e classificações. Maria Augusta Bolsanello, Laura Ceretta Moreira e Sueli Fernandes
    • Dislexia. Fundamentos bioeducacionais da dislexia. Marta Pinheiro.

    E

    • Educação. A biologia educacional e os fundamentos da educação. Elisabeth Christmann Ramos.
    • Educação. Aprendizagem senso estritoe aprendizagem senso lato na perspectiva da Epistemologia Genética. Tamara da Silveira Valente.
    • Educação. Dislexia. Fundamentos bioeducacionais da dislexia. Marta Pinheiro.
    • Educação. Filosofia da educação na perspectiva de Richard Rorty. Gelson João Tesser.
    • Educação. Filosofia da educação: umaoutra Filosofia? Karen Franklin e Cátia Cilene Farago
    • Educação. Histórico. A história da educação ou a educação na história? Concepções e metodologia de investigação em história da educação. Cleusa Valério Gabardo.
    • Educação. Inteligência: contribuiçõesdas neurociências para o processo educativo. Sandra Regina Dias da Costa.
    • Educação. Introdução ao estudo dapsicologia da educação. Clara Brener Mindal.
    • Educação. Por que Vygotsky naeducação? Tania Stoltz.
    • Educação. Reflexões sobre pesquisa em educação: a atitude do pesquisador como base da convergência teórica entre Piaget e Vygotsky. Helga Loos e René Simonato Sant´Ana.
    • Elisabeth Christmann Ramos. A biologia educacional e os fundamentos da educação.
    • Epistemologia Genética. Aprendizagem senso estrito e aprendizagem senso lato na perspectiva da Epistemologia Genética. Tamara da Silveira Valente
    • Estudo da psicologia da educação. Introdução. Clara Brener Mindal.

    F

    • Filosofia da educação na perspectiva de Richard Rorty. Gelson João Tesser.
    • Filosofia da educação: uma outra Filosofia? Karen Franklin e Cátia Cilene Farago
    • Fundamentos bioeducacionais da dislexia. Marta Pinheiro
    • Fundamentos da educação. A biologia educacional e os fundamentos da educação. Elisabeth Christmann Ramos.

    G

    • Gelson João Tesser. Filosofia da educação na perspectiva de Richard Rorty

    H

    • Helga Loos e René Simonato Sant´Ana. Reflexões sobre pesquisa em educação: a atitude do pesquisador como base da convergência teórica entre Piaget e Vygotsky
    • História da educação ou a educaçãona história? Concepções e metodologia de investigação em história da educação. Cleusa Valério Gabardo.

    I

    • Introdução ao estudo da psicologiada educação. Clara Brener Mindal.
    • Invenção de um ofício mecânico: os boticários setecentistas em domínios portugueses. Vera Regina Beltrão Marques.

    K

    • Karen Franklin e Cátia Cilene Farago. Filosofia da educação: uma outra Filosofia?

    L

    • Laura Ceretta Moreira, Maria Augusta Bolsanello e Sueli Fernandes. As deficiências: entre conceitos e classificações.
    • Linguagem escrita. Abordagem psicológica da aquisição e desenvolvimento da linguagem escrita: limites e contribuições das teorias. Sandra Regina Kirchner Guimarães e Veronica Branco

    M

    • Maria Augusta Bolsanello, Laura Ceretta Moreira e Sueli Fernandes. As deficiências: entre conceitos e classificações.
    • Marta Pinheiro. Fundamentos bioeducacionais da dislexia

    N

    • Neurociência. Inteligência: contribuições das neurociências para o processo educativo. Sandra Regina Dias da Costa.

    O

    • Ofício mecânico. Invenção. Boticários setecentistas em domínios portugueses. Vera Regina Beltrão Marques.

    P

    • Perspectiva de Richard Rorty. Filosofia da educação. Gelson João Tesser.
    • Pesquisa em educação. Reflexões. Atitude do pesquisador como base da convergência teórica entre Piaget e Vygotsky. Helga Loos e René Simonato Sant´Ana.
    • Pesquisador. Reflexões sobre pesquisa em educação: a atitude do pesquisador como base da convergência teórica entre Piaget e Vygotsky. Helga Loos e René Simonato Sant´Ana.
    • Piaget. Reflexões sobre pesquisa em educação: a atitude do pesquisador como base da convergência teórica entre Piaget e Vygotsky. Helga Loos e René Simonato Sant´Ana
    • Por que Vygotsky na educação? Tania Stoltz.
    • Processo educativo. Inteligência: contribuições das neurociências para o processo educativo. Sandra Regina Dias da Costa.
    • Psicologia da educação. Introduçãoao estudo. Clara Brener Mindal.
    • Psicologia. Abordagem psicológica da aquisição e desenvolvimento da linguagem escrita: limites e contribuições das teorias. Sandra Regina Kirchner Guimarães e Veronica Branco.

    R

    • Reflexões sobre pesquisa em educação: a atitude do pesquisador como base da convergência teórica entre Piaget e Vygotsky. Helga Loos e René Simonato Sant´Ana.
    • René Simonato Sant´Ana e Helga Loos. Reflexões sobre pesquisa em educação: a atitude do pesquisador como base da convergência teórica entre Piaget e Vygotsky
    • Richard Rorty. Filosofia da educação na perspectiva de Richard Rorty. Gelson João Tesser.

    S

    • Sandra Regina Dias da Costa. Inteligência: contribuições das neurociências para o processo educativo
    • Sandra Regina Kirchner Guimarães e Veronica Branco. Abordagem psicológica da aquisição e desenvolvimento da linguagem escrita: limites e contribuições das teorias.
    • Sueli Fernandes, Laura Ceretta Moreira e Maria Augusta Bolsanello. As deficiências: entre conceitos e classificações.

    T

    • Tamara da Silveira Valente. Aprendizagem senso estrito e aprendizagem senso lato na perspectiva da Epistemologia Genética
    • Tania Stoltz. Por que Vygotsky na educação?

    V

    • Vera Regina Beltrão Marques. A invenção de um ofício mecânico: os boticários setecentistas em domínios portugueses
    • Veronica Branco e Sandra Regina Kirchner Guimarães. Abordagem psicológica da aquisição e desenvolvimento da linguagem escrita: limites e contribuições das teorias.
    • Vygotsky. Por que Vygotsky na educação? Tania Stoltz
    • Vygotsky. Reflexões sobre pesquisa em educação: a atitude do pesquisador como base da convergência teórica entre Piaget e Vygotsky. Helga Loos e René Simonato Sant´Ana.