Capa do livro: Coelho Neto e a Ecologia no Brasil - 1890-1933 - Coelho Neto: Pioneiro nas Lutas Ecológicas no Brasil - Semeando Livros - 3ª Edição, Eulálio de Oliveira Leandro

Coelho Neto e a Ecologia no Brasil - 1890-1933 - Coelho Neto: Pioneiro nas Lutas Ecológicas no Brasil - Semeando Livros

3ª Edição Eulálio de Oliveira Leandro

    Preço

    por R$ 99,90

    Ficha técnica

    Autor/Autores: Eulálio de Oliveira Leandro

    ISBN v. impressa: 978853623151-8

    ISBN v. digital: 978853626716-6

    Edição/Tiragem: 3ª Edição

    Acabamento: Brochura

    Formato: 15,0x21,0 cm

    Peso: 276grs.

    Número de páginas: 228

    Publicado em: 18/10/2010

    Área(s): Literatura e Cultura - Personalidades

    Versão Digital (eBook)

    Para leitura em aplicativo exclusivo da Juruá Editora - Juruá eBooks - para Smartphones e Tablets rodando iOS e Android. Não compatível KINDLE, LEV, KOBO e outros e-Readers.

    Disponível para as plataformas:

    • Android Android 5 ou posterior
    • iOSiOS 8 ou posterior

    Em computadores a leitura é apenas online e sem recursos de favoritos e anotações;
    Não permite download do livro em formato PDF;
    Não permite a impressão e cópia do conteúdo.

    Compra apenas via site da Juruá Editora.

    Sinopse

    A degradação ecológica é uma dura e cruel realidade. Os conflitos permanentes entre equilíbrio ambiental e interesses econômicos e mercantis estão levando a civilização atual à catástrofe. Muitos lugares do Brasil e da Terra já são caóticos, pelo descaso e desprezo com que a questão ambiental foi tratada. Coelho Neto previu com muita antecedência os perigos da degradação da natureza e defendeu ardorosamente a educação ambiental como saída e alternativa a uma vida social equilibrada. Por tudo isso é mais do que urgente levar para as comunidades, para as escolas e para as ruas contribuições como esta. O leitor deste livro se deliciará com o padrão estético das belíssimas crônicas, dos ensaios e dos contos ecológicos e vibrará com a coragem cívica dos discursos parlamentares selecionados, todos visceralmente comprometidos com a defesa do meio ambiente.

    Raimundo Palhano

    Autor(es)

    Eulálio de Oliveira Leandro, historiador e professor da rede pública do Estado do Maranhão, nasceu ao final dos anos 50, no município de Bom Princípio - Brejo (MA). Teve como sua primeira professora Ana Almeida, em Chapadinha (MA), onde foi alicerçada sua formação humanista-cristã. Em São Luís estudou no Grupo Escolar Governador Matos Carvalho e nos colégios Luís Viana e Nina Rodrigues. Esta última escola era do poeta Carlos Cunha, cujo ambiente literário possibilitou ao historiador os primeiros contatos com o mundo das letras, quando acompanhava o poeta à Academia Maranhense de Letras. Foi aluno da tradicional “Escola de Aprendizes de Marinheiros do Ceará” e teve sua formação militar concluída a bordo dos navios de guerra da Marinha do Brasil. De volta ao Maranhão, aglutinou-se em tomo do “Canto do Protesto”, que tinha como líder maior o poeta José de Nascimento Moraes Filho, local onde o nome do prosador Coelho Neto era familiar nas discussões políticas. Foi nesse contexto que germinou o gosto e a tentativa de resgatar o escritor e ecologista Henrique Maximiano Coelho Neto. É autor do trabalho acadêmico intitulado “Coelho Neto e a Ecologia”. Com esse trabalho, o historiador resgatou o esquecido escritor Coelho Neto como o ecologista mais fecundo da sua época. Na Universidade Federal do Maranhão teve a oportunidade de ter professores que o induziram à pesquisa e que influenciaram profundamente na sua formação humanista. Eulálio Leandro tem se dedicado, ao longo dos anos, a estudos de temas diversos abordados por Coelho Neto, tais como o negro, a ecologia, a cidadania e outros relacionados à problemática social e política brasileiras. A primeira iniciativa de formar leitores da literatura coelhonetiana foi com a publicação dos textos intitulados “O exercício da cidadania no pensamento de Coelho Neto” e, depois, “Educação ambiental no pensamento de Coelho Neto”. “A mulher na visão humanística de Coelho Neto”, “O negro na obra de Coelho Neto”, “A Marinha e as camadas populares no Maranhão (1827-1872). Agora, apresenta “Coelho Neto e a ecologia no Brasil”, trabalho que mostra o pioneirismo do literato maranhense nas lutas ecológicas em nosso país.
     

    Sumário

    PAISAGEM

    PAISAGENS

    ÁGUA

    A TERRA

    ATRAVÉS DOS ALTARES

    O PÂNTANO

    LAVRADORES

    O PARADOXO CONTEMPORÂNEO

    A FLORESTA

    AS ÁRVORES

    A ÁRVORE

    A ÁGUA

    O FOGO

    O RIBEIRO

    ELEGIA

    O FAUNO

    AS ESTAÇÕES

    AS FORMIGAS

    O TRIGO

    AVENTURA DAS ÁGUIAS

    PATRIOTISMO

    DEVASTAÇÃO DAS FLORESTAS

    SELVA DE ENCANTO

    AS MONTANHAS

    APELO ÀS ENERGIAS PÁTRIAS

    ABANDONO DA TERRA

    BANZO

    A POLÍTICA - O VOO DO COLIBRI

    AS PALMEIRAS DO MANGUE

    APARIÇÃO

    AS PALMEIRAS DA RUA PAISSANDU

    POR ÁGUA ABAIXO

    O CEDRO DE TERESÓPOLIS

    TERRAS AO MAR

    FRUTAS

    AS VELHAS ÁRVORES

    A ÁRVORE QUE CHORA

    FOLHA DE ACANTO

    PERVERSIDADE

    FRUTAS

    UM SIMILLE

    CIGARRA

    A FESTA DO DIA DAS ÁRVORES

    ÁRVORES DAS RUAS

    AS ÁRVORES DA CIDADE

    AS CIGARRAS

    EXCERTOS DE ALGUNS COMENTÁRIOS DA CRÍTICA ESTRANGEIRA SOBRE COELHO NETO

    EXCERTOS DOS COMENTÁRIOS DE ALGUNS JORNALISTAS BRASILEIROS SOBRE COELHO NETO, POSTERIORES A SEU DESAPARECIMENTO

    DEPOIMENTOS

    SOBRE O ORGANIZADOR