Capa do livro: Sobre a Hipérbole Humana - ou O Homem Este Desconhecido - Semeando Livros, Rogério Moreira Orrutea

Sobre a Hipérbole Humana - ou O Homem Este Desconhecido - Semeando Livros

Rogério Moreira Orrutea

    Preço

    por R$ 149,90

    Ficha técnica

    Autor/Autores: Rogério Moreira Orrutea

    ISBN v. impressa: 978853623172-3

    ISBN v. digital: 978853626442-4

    Acabamento: Capa Dura + Sobrecapa

    Formato: 16,5x21,5 cm

    Peso: 426grs.

    Número de páginas: 384

    Publicado em: 29/10/2010

    Área(s): Filosofia

    Versão Digital (eBook)

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    Sinopse

    Trata-se de uma obra oportuna para ser consultada neste início do século XXI – sobretudo neste período –, na medida em que aponta um reclamo para um existencialismo ético, e ao mesmo tempo retrata como o pensamento filosófico enxerga a condição humana – em todas as dimensões possíveis como ela é – e também a atual forma de atuação do homem – com ênfase não só no quê e como ele se conduz, mas principalmente no quê e como ele pode e deve conduzir as suas realizações.

    Nunca o homem experimentou uma explosão tão intensa no campo da Tecnologia e da ciência, conforme se verifica nos tempos hodiernos. Em contrapartida também este mesmo homem nunca tornou-se tão deficitário no campo da Humanística e da Ética. É neste contexto em que o Autor de Sobre a Hipérbole Humana procura refletir sobre as raízes desta problemática e que envolve a natureza humana em geral, focalizando-a em três dimensões fenomênicas básicas: o homem como fenômeno natural, com destaque a sua imprevisibilidade cromossômica, sobretudo no campo da predisposição (moral, intelectual e física), com sua plurivalência; o homem como fenômeno volitivo, com destaque a sua estrutura dualística e a sua faculdade de querer; e finalmente, como consectário disto, necessariamente o homem como fenômeno ético, com destaque o processo da sua construção na parte essencial (natureza alta).

    Autor(es)

    Rogério Moreira Orrutea - O Autor é Professor de Filosofia do Direito no curso de Direito da Universidade Estadual de Londrina – UEL e é Pós-graduado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUCSP. É Procurador de Justiça no Estado do Paraná.

    Sumário

    INTRODUÇÃO

    PARTE 1 DA COMBINATÓRIA CROMOSSÔMICA

    1 Sobre o Problema do Enigma Humano

    1.1 Enigma Humano e Ideologia

    1.1.1 Ideologia e Sistema

    1.1.2 A Ideologia e os Condicionantes da Lógica do Paradoxo e da Teoria da Interação

    2 As Consequências do Enigma Humano e o Papel da Linguagem

    2.1 Linguagem Humana e Cultura

    2.1.1 O Conceito de Cultura do Sentido Subjetivo e no Sentido Objetivo

    3 Da Combinatória Cromossômica

    3.1 A Combinatória Cromossômica e o Enigma da Imprevisibilidade

    4 Síntese Conclusiva

    PARTE 2 O HOMEM E A SUA ESTRUTURA DUALÍSTICA

    1 Pressupostos Iniciais da Compreensão Filosófica

    2 O Homem na sua Estrutura Dual (Dualismo)

    2.1 A Vida e a Morte na Visão da Ciência

    2.2 A Vida e a Morte na Visão da Filosofia (Sob uma Visão Filosófica)

    2.2.1 A Intuição como Método da Estrutura Dualística

    3 Síntese Conclusiva

    PARTE 3 DA RENÚNCIA AO CORPO

    Capítulo 1 - À Guisa de Fundamentação e Advertência Inicial

    1.1 Uma Questão de Teleologia Humanista

    1.2 Da Proposição Filosófica na Investigação

    Capítulo 2 - Das Faculdades Superiores no Homem e as Predisposições Moral, Intelectual e Física

    2.1 As Predisposições como Faculdades Naturais do Homem

    2.2 O Homem e a sua Estrutura Dialética Funcionalista

    Capítulo 3 - O Homem e a sua Transcendentalidade

    3.1 A Questão da Transcendentalidade

    3.2 A Transcendentalidade do Homem pela sua Disposição Moral

    3.3 A Transcendentalidade do Homem pela sua Disposição Intelectual

    3.3.1 A Transcendentalidade pela Disposição Intelectual e o Papel da Inteligência

    3.4 A Transcendentalidade na Disposição Intelectual e a Dialética pela Interação

    3.5 A Transcendentalidade do Homem e o Caráter-função da Sublimação

    3.6 A Transcendentalidade do Homem e o Processo da Superação

    3.6.1 A Questão da Superação e da Liberdade Humana

    3.6.2 A Questão da Liberdade e a Mnemônica da Humanidade (Coletiva)

    3.7 A Implicação Funcional Recíproca da Sublimação e da Superação

    Capítulo 4 - O Homem e a sua Degenerescência Progressiva

    4.1 A Questão da Degenerescência Progressiva

    4.2 A Degenerescência Progressiva pela Ótica da sua Estrutura Dialética

    4.3 Juízo de Valor, Juízo de Realidade e Degenerescência Progressiva

    4.3.1 Juízo de Valor, Juízo de Realidade, Degenerescência Progressiva e a Relação com a Mente Consciente e a Mente Inconsciente

    Capítulo 5 - Da Renúncia ao Corpo

    5.1 A Ideia de Renúncia ao Corpo como Fenômeno Dialético

    5.2 A Noção de Vida como Entidade Paralela ao Corpo

    5.3 Formas Lógicas Condicionantes do Prestígio à Vida

    5.4 A Existência do Homem e a Ideia do Paralelismo Essência-Circunstância

    5.4.1 O Homem e os Seus Princípios. Os Chamados Valores Permanentes

    5.4.2 A Lógica da Interação Essência-Circunstância

    5.5 Homem e a sua Individualidade

    5.5.1 A Individualidade do Homem e a Dialética da Diversidade ao Lado da Dialética da Adversidade

    5.5.2 A Individualidade do Homem, a Vida em Sociedade e a Vida Comunal

    5.5.2.1 O Homem e a sua Cidadania

    5.5.2.2 O Homem e a sua Solidão

    5.5.3 A Individualidade do Homem e as Formas Avaliativas pela Própria Consciência

    5.5.4 Individualidade e Inteligência

    5.5.5 Individualidade e Essência

    5.5.6 Individualidade e Liberdade

    Capítulo 6 - O Homem, a sua Essência e a sua Natureza: Um Mundo de Conflito e de Contrariedade

    6.1 O Plano da Essência Humana (Função Superior) e o Plano da Natureza Humana (Função Inferior)

    6.2 O Homem, o seu Desejo e o seu Crescimento

    6.3 O Desejo do Homem nas Formas Matrizes e nas Formas Desdobradas

    6.4 O Desejo Matriz na Espécie Humana e os Consectários Poligamia e Monogamia

    6.5 O Homem e os Sistemas Matriarcal e Patriarcal

    6.6 Sobre a Natureza Humana e a Desigualdade entre os Homens

    6.6.1 A Hipocrisia Humana como Sintoma da Desigualdade

    6.6.2 A Desigualdade Humana e o Binômio Homem-Poder

    6.6.3 Desigualdade e Interdisciplinaridade Entre os Homens

    6.7 O Homem como um Ser Ético

    6.7.1 O Conceito de Ética pelas suas Condições Objetivas

    6.7.2 Normas e Valores

    6.7.3 O Fenômeno Jurídico

    6.7.4 Sobre a Ética na Política

    6.7.5 Ética na Vida Profissional

    6.7.5.1 Sobre a Ética do Trabalho

    6.7.6 Ética no Convívio e nas Relações Sociais

    6.7.7 Ética na Educação

    6.7.8 Ética na Economia

    6.7.8.1 Economia e Cultura

    6.7.8.2 A Propriedade Privada e a Natureza Humana

    6.7.9 Natureza Humana e Racionalidade Ética

    6.8 Razão e Plenitude

    Capítulo 7 - Homem e os seus Universos Básicos: O Universo da Sensibilidade, o Universo da Racionalidade e o Universo da Intuição

    7.1 O Homem como um Ser Gnosiológico

    7.2 O Homem e o seu Universo da Sensibilidade ou Universo de Primeiro Grau

    7.3 O Homem e o seu Universo da Racionalidade ou Universo de Segundo Grau

    7.4 O Homem e o seu Universo da Intuição ou Universo de Terceiro Grau

    7.5 O Homem no Mundo e o Mundo no Homem (Sobre as Significações, os Conceitos e as Definições)

    7.6 O Homem e os seus Talentos

    7.7 O Homem e a sua Religiosidade

    7.7.1 A Religiosidade na Forma Politeísta

    7.7.2 A Religiosidade na Forma Monoteísta

    7.7.3 O Homem de Religião, o Homem de Ciência e o Homem de Filosofia

    7.8 O Homem e as suas Dimensões e Renúncias

    7.9 Sobre o Construtivismo e o Desconstrutivismo Humano

    7.9.1 A Crítica Construtivista e a Crítica Desconstrutivista

    7.9.2 Construtivismo e Desconstrutivismo: Civilização e Barbárie

    7.9.3 Construtivismo e Desconstrutivismo: Estereótipo Sociológico

    7.9.4 Construtivismo e Desconstrutivismo na Arte

    7.9.5 O Papel das Escolas Oficiais

    CONCLUSÕES

    Índice alfabético

    A

    • Adversidade. Individualidade do homem e a dialética da diversidade ao lado da dialética da adversidade.
    • Arte. Construtivismo e desconstrutivismo na arte.

    B

    • Barbárie. Construtivismo e desconstrutivismo: civilização e barbárie.
    • Binômio homem-poder. Desigualdade humana e o binômio homem-poder.

    C

    • Caráter-função da sublimação. Transcendentalidade do homem e o caráter-função da sublimação.
    • Cidadania. Homem e a sua cidadania.
    • Ciência. Homem de religião, o homem de ciência e o homem de filosofia
    • Ciência. Vida e a mortena visão da ciência.
    • Civilização. Construtivismo e desconstrutivismo: civilização e barbárie
    • Coletividade. Questão da liberdade e a mnemônica da humanidade (coletiva)
    • Combinatória cromossômica.
    • Combinatória cromossômica. Considerações.
    • Combinatória cromossômica. Síntese conclusiva
    • Combinatória cromossômica e o enigma da imprevisibilidade
    • Compreensão filosófica. Pressupostos iniciais
    • Conceito. Homem no mundo e o mundo no homem (sobre as significações, os conceitos e as definições).
    • Conceito de cultura do sentidosubjetivo e no sentido objetivo
    • Conceito de ética pelas suas condições objetivas
    • Conclusões
    • Condicionante da lógica. Ideologia e os condicionantes da lógica do paradoxo e da teoria da interação
    • Conflito. Homem, a sua essência e a sua natureza: um mundo de conflito e de contrariedade
    • Consciência. Individualidade do homem e as formas avaliativas pela própria consciência
    • Consciência. Juízo de valor, juízo de realidade, degenerescência progressiva e a relação com a mente consciente e a mente inconsciente
    • Consectários. Desejo matriz na espécie humana e os consectários poligamia e monogamia
    • Consequências do enigma humano e o papel da linguagem.
    • Construtivismo. Crítica construtivista e a crítica desconstrutivista
    • Construtivismo. Sobre o construtivismo e o desconstrutivismo humano
    • Construtivismo e desconstrutivismo: civilização e barbárie.
    • Construtivismo e desconstrutivismo: estereótipo sociológico.
    • Construtivismo e desconstrutivismo na arte
    • Contrariedade. Homem, a sua essência e a sua natureza: um mundo de conflito e de contrariedade
    • Convívio. Ética no convívio e nas relações sociais
    • Corpo. Noção de vida como entidade paralela ao corpo
    • Corpo. Renúncia ao corpo
    • Corpo. Renúncia ao corpo
    • Corpo. Renúncia ao corpo. À guisa de fundamentação e advertência inicial
    • Corpo e alma. Vida e morte.
    • Crescimento. Homem, o seu desejo e o seu crescimento
    • Crítica construtivista e a crítica desconstrutivista.
    • Cultura. Economia e cultura
    • Cultura. Linguagem humana e cultura
    • Cultura objetiva. Conceito de cultura do sentido subjetivo e no sentido objetivo.
    • Cultura subjetiva. Conceito de cultura do sentido subjetivo e no sentido objetivo.

    D

    • Definição. Homem no mundo e o mundo no homem (sobre as significações, os conceitos e as definições)
    • Degenerescência progressiva. Dialética sobre a degenerescência progressiva e a transcendentalidade
    • Degenerescência progressiva. Homem.
    • Degenerescência progressiva. Juízo de valor, juízo de realidade, degenerescência progressiva e a relação com a mente consciente e a mente inconsciente.
    • Degenerescência progressiva. Juízo de valor, juízo de realidade e degenerescência progressiva.
    • Degenerescência progressiva. Questão
    • Degenerescência progressiva pela ótica da sua estrutura dialética.
    • Desconstrutivismo e construtivismo: estereótipo sociológico.
    • Desejo. Homem, o seu desejo e o seu crescimento
    • Desejo do homem nas formas matrizes e nas formas desdobradas
    • Desejo matriz na espécie humana e os consectários poligamia e monogamia.
    • Desigualdade. Hipocrisia humana como sintoma da desigualdade
    • Desigualdade e interdisciplinaridade entre os homens.
    • Desigualdade entre os homens. Sobre a natureza humana e a desigualdade entre os homens.
    • Desigualdade humana e o binômio homem-poder
    • Destrutivismo. Crítica construtivista e a crítica desconstrutivista.
    • Destrutivismo. Sobre o construtivismo e o desconstrutivismo humano.
    • Destrutivismo e construtivismo na arte
    • Dialética. Degenerescência progressiva pela ótica da sua estrutura dialética
    • Dialética. Ideia de renúncia aocorpo como fenômeno dialético
    • Dialética. Transcendentalidade na disposição intelectual e a dialética pela interação
    • Dialética da diversidade. Individualidade do homem e a dialética da diversidade ao lado da dialética da adversidade
    • Dialética dos genes. Ensaio sobre a dialética dos genes.
    • Dialética funcionalista. Homem e a suaestrutura dialética funcionalista.
    • Dialética sobre a degenerescência progressiva e a transcendentalidade.
    • Dimensões. Homem e as suasdimensões e renúncias.
    • Disposição intelectual. Transcendentalidade do homem pela sua disposição intelectual.
    • Disposição intelectual. Transcendentalidade na disposição intelectual e a dialética pela interação
    • Disposição intelectual. Transcendentalidade pela disposição intelectual e o papel da inteligência.
    • Disposição moral. Transcendentalidade do homem pela sua disposição moral.
    • Diversidade. Individualidade do homem e a dialética da diversidade ao lado da dialética da adversidade
    • Dualismo. Homem e a sua estrutura dualística.
    • Dualismo. Homem e a sua estrutura dualística. Síntese conclusiva
    • Dualismo. Homem na sua estrutura dual (dualismo).
    • Dualismo. Intuição como método da estrutura dualística.

    E

    • Economia. Ética na economia
    • Economia e cultura.
    • Educação. Ética na educação.
    • Enigma da imprevisibilidade. Combinatória cromossômica e o enigma da imprevisibilidade
    • Enigma humano. Consequências do enigma humano e o papel da linguagem.
    • Enigma humano. Sobre o problema
    • Enigma humano e ideologia
    • Ensaio sobre a dialética dos genes.
    • Ensaio sobre a existência humana
    • Entidade paralela ao corpo. Noção de vida como entidade paralela ao corpo.
    • Escola. Papel das escolas oficiais.
    • Essência. Homem, a sua essência e a sua natureza: um mundo de conflito e de contrariedade.
    • Essência e individualidade
    • Essência-circunstância. Existência do homem e a ideia do paralelismo essência-circunstância
    • Essência-circunstância. Lógica da interação essência-circunstância.
    • Estereótipo sociológico. Construtivismo e desconstrutivismo: estereótipo sociológico
    • Estrutura dialética. Degenerescênciaprogressiva pela ótica da sua estrutura dialética
    • Ética. Conceito de ética pelas suas condições objetivas.
    • Ética. Homem como um ser ético.
    • Ética. Natureza humana e racionalidade ética
    • Ética do trabalho.
    • Ética na economia
    • Ética na educação
    • Ética na política.
    • Ética na vida profissional
    • Ética no convívio e nasrelações sociais.
    • Existência do homem e a ideia do paralelismo essência-circunstância
    • Existência humana. Combinatória cromossômica.
    • Existência humana.Ensaio sobre

    F

    • Faculdades superiores no homem e as predisposições moral, intelectual e física
    • Fenômeno dialético. Ideia de renúncia ao corpo como fenômeno dialético.
    • Fenômeno jurídico.
    • Filosofia. Compreensão filosófica. Pressupostos iniciais.
    • Filosofia. Homem de religião, o homem de ciência e o homem de filosofia
    • Filosofia. Proposição filosófica na investigação
    • Filosofia. Vida e a morte na visão dafilosofia (sob uma visão filosófica).
    • Forma desdobrada. Desejo do homem nas formas matrizes e nas formas desdobradas
    • Forma matriz. Desejo do homem nas formas matrizes e nas formas desdobradas
    • Formas lógicas condicionantes do prestígio à vida
    • Funcionalidade. Implicação funcional recíproca da sublimação e da superação
    • Fundamentação. Renúncia ao corpo.À guisa de fundamentação e advertência inicial

    G

    • Gnosiologia. Homem como um ser gnosiológico.

    H

    • Hipocrisia humana como sintoma da desigualdade.
    • Homem. Combinatória cromossômica
    • Homem. Desejo matriz na espécie humana e os consectários poligamia e monogamia
    • Homem. Desigualdade e interdisciplinaridade entre os homens
    • Homem. Existência do homem e a ideia do paralelismo essência-circunstância
    • Homem. Faculdades superiores no homem e as predisposições moral, intelectual e física
    • Homem. Individualidade do homem, a vida em sociedade e a vida comunal
    • Homem. Individualidade do homem e as formas avaliativas pela própria consciência
    • Homem. Transcendentalidade do homem e o caráter-função da sublimação
    • Homem. Transcendentalidade do homem e o processo da superação.
    • Homem. Transcendentalidade do homem pela sua disposição intelectual
    • Homem. Transcendentalidade do homem pela sua disposição moral
    • Homem, a sua essência e a sua natureza: um mundo de conflito e de contrariedade.
    • Homem como um ser ético.
    • Homem como um sergnosiológico.
    • Homem de religião, o homem de ciência e o homem de filosofia.
    • Homem e a sua cidadania.
    • Homem e a sua estrutura dialética funcionalista
    • Homem e a sua estrutura dualística
    • Homem e a sua estrutura dualística. Síntese conclusiva.
    • Homem e a sua individualidade
    • Homem e a sua religiosidade.
    • Homem e a sua solidão.
    • Homem e as suas dimensões e renúncias
    • Homem e o seu universo da intuição ou universo de terceiro grau
    • Homem e o seu universo da racionalidade ou universo de segundo grau
    • Homem e o seu universo da sensibilidade ou universo de primeiro grau.
    • Homem e os seus princípios. Oschamados valores permanentes
    • Homem e os seus talentos
    • Homem e os seus universos básicos: o universo da sensibilidade, o universo da racionalidade e o universo da intuição
    • Homem e os sistemas matriarcal e patriarcal
    • Homem e sua degenerescência progressiva.
    • Homem e sua transcendentalidade
    • Homem na sua estrutura dual (dualismo).
    • Homem no mundo e o mundo no homem (sobre as significações, os conceitos e as definições).
    • Homem, o seu desejo e o seu crescimento
    • Homem-poder. Desigualdade humana e o binômio homem-poder
    • Humanidade. Questão da liberdade e a mnemônica da humanidade (coletiva)
    • Humanidade. Sobre o construtivismo e o desconstrutivismo humano
    • Humanidade. Sobre o problema do enigma humano.

    I

    • Ideia de renúncia ao corpocomo fenômeno dialético
    • Ideologia e enigma humano.
    • Ideologia e os condicionantes da lógica do paradoxo e da teoria da interação
    • Ideologia e sistema
    • Implicação funcional recíproca dasublimação e da superação
    • Imprevisibilidade. Combinatória cromossômica e o enigma da imprevisibilidade.
    • Inconsciência. Juízo de valor, juízo de realidade, degenerescência progressiva e a relação com a mente consciente e a mente inconsciente
    • Individualidade. Homem e a sua individualidade.
    • Individualidade do homem, a vida em sociedade e a vida comunal.
    • Individualidade do homem e a dialética da diversidade ao lado da dialética da adversidade
    • Individualidade do homem e as formas avaliativas pela própria consciência.
    • Individualidade e essência.
    • Individualidade e inteligência.
    • Individualidade e liberdade
    • Inteligência. Transcendentalidade pela disposição intelectual e o papel da inteligência
    • Inteligência e individualidade.
    • Interação essência-circunstância. Lógica.
    • Interação. Transcendentalidade na disposição intelectual e a dialética pela interação
    • Interdisciplinaridade. Desigualdade e interdisciplinaridade entre os homens
    • Introdução
    • Intuição. Homem e o seu universo da intuição ou universo de terceiro grau.
    • Intuição como método da estrutura dualística
    • Intuição. Homem e os seus universos básicos: o universo da sensibilidade, o universo da racionalidade e o universo da intuição.
    • Investigação. Proposição ilosófica na investigação

    J

    • Juízo de valor, juízo de realidade, degenerescência progressiva e a relação com a mente consciente e a mente inconsciente.
    • Juízo de valor, juízo de realidade e degenerescência progressiva

    L

    • Liberdade. Questão da liberdade e a mnemônica da humanidade (coletiva).
    • Liberdade e individualidade
    • Liberdade humana. Questão da superação e da liberdade humana.
    • Linguagem. Consequências do enigma humano e o papel da linguagem.
    • Linguagem humana e cultura
    • Lógica da interação essência-circunstância.
    • Lógica do paradoxo. Ideologia e os condicionantes da lógica do paradoxo e da teoria da interação.

    M

    • Mente. Juízo de valor, juízo de realidade, degenerescência progressiva e a relação com a mente consciente e a mente inconsciente
    • Método. Intuição como método da estrutura dualística.
    • Mnemônica da humanidade. Questão da liberdade e a mnemônica da humanidade (coletiva)
    • Monogamia. Desejo matriz na espécie humana e os consectários poligamia e monogamia
    • Monoteísmo. Religiosidadena forma monoteísta
    • Moralidade. Transcendentalidade do homem pela sua disposição moral.
    • Morte. Vida e a morte na visão da ciência.
    • Morte. Vida e a morte na visão da ilosofia (sob uma visão filosófica)
    • Mundo. Homem no mundo e o mundo no homem (sobre as significações, os conceitos e as definições).

    N

    • Natureza. Homem, a sua essência e a sua natureza: um mundo de conflito e de contrariedade.
    • Natureza humana. Propriedade privada e a natureza humana
    • Natureza humana e a desigualdade entre os homens.
    • Natureza humana e racionalidade ética
    • Noção de vida como entidade paralela ao corpo
    • Normas e valores

    P

    • Papel das escolas oficiais.
    • Paradoxo. Ideologia e os condicionantes da lógica do paradoxo e da teoria da interação
    • Paralelismo essência-circunstância. Existência do homem e a ideia do paralelismo essência-circunstância.
    • Plano da essência humana (função superior) e o plano da natureza humana (função inferior)
    • Plenitude e razão
    • Poligamia. Desejo matriz na espécie humana e os consectários poligamia e monogamia
    • Politeísmo. Religiosidadena forma politeísta
    • Política. Sobre a ética na política
    • Predisposição física. Faculdades superiores no homem e as predisposições moral, intelectual e física.
    • Predisposição intelectual. Faculdades superiores no homem e as predisposições moral, intelectual e física.
    • Predisposição moral. Faculdades superiores no homem e as predisposições moral, intelectual e física.
    • Predisposições como faculdades naturais do homem.
    • Pressupostos iniciais da compreensão filosófica
    • Princípios. Homem e os seus princípios . Os chamados valores permanentes.
    • Profissão. Ética na vida profissional
    • Proposição filosóficana investigação
    • Propriedade privada e a natureza humana

    Q

    • Questão da degenerescência progressiva.
    • Questão da liberdade e a mnemônicada humanidade (coletiva).
    • Questão da superação e da liberdade humana
    • Questão da transcendentalidade

    R

    • Racionalidade. Homem e o seu universo da racionalidade ou universo de segundo grau
    • Racionalidade. Homem e os seus universos básicos: o universo da sensibilidade, o universo da racionalidade e o universo da intuição
    • Racionalidade ética. Natureza humana e racionalidade ética
    • Razão e plenitude
    • Realidade. Juízo de valor, juízo de realidade, degenerescência progressiva e a relação com a mente consciente e a mente inconsciente.
    • Realidade. Juízo de valor, juízo de realidade e degenerescência progressiva.
    • Relação social. Ética no convívio e nas relações sociais.
    • Religião. Homem de religião, o homem de ciência e o homem de filosofia.
    • Religiosidade. Homem e a sua religiosidade.
    • Religiosidade na forma monoteísta
    • Religiosidade na forma politeísta
    • Renúncia ao corpo
    • Renúncia ao corpo
    • Renúncia ao corpo. Ideia de renúnciaao corpo como fenômeno dialético.
    • Renúncia ao corpo. À guisa de fundamentação e advertência inicial.
    • Renúncias. Homem e as suasdimensões e renúncias.

    S

    • Sensibilidade. Homem e o seu universo da sensibilidade ou universo de primeiro grau
    • Sensibilidade. Homem e os seus universos básicos: o universo da sensibilidade, o universo da racionalidade e o universo da intuição
    • Ser ético. Homem como um ser ético.
    • Ser gnosiológico. Homem como um ser gnosiológico
    • Significação. Homem no mundo e o mundo no homem (sobre as significações, os conceitos e as definições).
    • Sistema e ideologia.
    • Sistema matriarcal. Homem e os sistemas matriarcal e patriarcal.
    • Sistema patriarcal. Homem e os sistemas matriarcal e patriarcal.
    • Sobre a ética do trabalho
    • Sobre a éticana política.
    • Sobre a natureza humana e a desigualdade entre os homens.
    • Sobre o construtivismo e o desconstrutivismo humano.
    • Sobre o problema do enigma humano
    • Solidão. Homem e asua solidão.
    • Sublimação. Implicação funcional recíproca da sublimação e da superação.
    • Superação. Implicação funcional recíproca da sublimação e da superação.
    • Superação. Questão da superação e da liberdade humana.
    • Superação. Transcendentalidade do homem e o processo da superação

    T

    • Talento. Homem e os seus talentos
    • Teleologia humanista. Uma questão de teleologia humanista.
    • Teoria da interação. Ideologia e os condicionantes da lógica do paradoxo e da teoria da interação.
    • Trabalho. Sobre a ética do trabalho.
    • Transcendentalidade. Dialética sobre a degenerescência progressiva e a transcendentalidade
    • Transcendentalidade. Homem e sua transcendentalidade
    • Transcendentalidade do homem e ocaráter-função da sublimação.
    • Transcendentalidade do homem e o processo da superação.
    • Transcendentalidade do homem pelasua disposição intelectual.
    • Transcendentalidade do homem pela sua disposição moral
    • Transcendentalidade na disposição intelectual e a dialética pela interação.
    • Transcendentalidade pela disposição intelectual e o papel da inteligência

    U

    • Uma questão de teleologia humanista
    • Universo da intuição. Homem e o seu universo da intuição ou universo de terceiro grau
    • Universo da racionalidade. Homem e o seu universo da racionalidade ou universo de segundo grau.
    • Universo da sensibilidade. Homem e o seu universo da sensibilidade ou universo de primeiro grau.
    • Universo de primeiro grau. Homem e o seu universo da sensibilidade ou universo de primeiro grau.
    • Universo de segundo grau. Homem e o seu universo da racionalidade ou universo de segundo grau.
    • Universo de terceiro grau. Homem e o seu universo da intuição ou universo de terceiro grau
    • Universos básicos. Homem e os seus universos básicos: o universo da sensibilidade, o universo da racionalidade e o universo da intuição.

    V

    • Valor. Juízo de valor, juízo de realidade, degenerescência progressiva e a relação com a mente consciente e a mente inconsciente
    • Valor. Juízo de valor, juízo de realidade e degenerescência progressiva
    • Valor. Normas e valores.
    • Valores permanentes. Homem e os seus princípios. Os chamados valores permanentes.
    • Vida. Formas lógicas condicionantes do prestígio à vida.
    • Vida. Noção de vida como entidade paralela ao corpo.
    • Vida comunal. Individualidade do homem, a vida em sociedade e a vida comunal
    • Vida e a morte na visão da ciência
    • Vida e a morte na visão da filosofia (sob uma visão filosófica).
    • Vida em sociedade. Individualidade do homem, a vida em sociedade e a vida comunal
    • Vida profissional. Ética na vida profissional.
    • Visão filosófica. Vida e a morte na visão da filosofia (sob uma visão filosófica).