Capa do livro: Lean Company - A Organização Baseada em Processos, Jorge Macazaga

Lean Company - A Organização Baseada em Processos

Jorge Macazaga

    Preço

    por R$ 109,90

    Ficha técnica

    Autor/Autores: Jorge Macazaga

    ISBN: 978853623370-3

    Acabamento: Brochura

    Formato: 15,0x21,0 cm

    Peso: 289grs.

    Número de páginas: 252

    Publicado em: 06/06/2011

    Área(s): Administração

    Sinopse

    “(Lean Company)2 é um livro único que relata de um modo compreensível para qualquer pessoa que se desempenhe em uma empresa, as consequências técnicas e humanas da transformação de uma empresa tradicional em uma empresa Lean, em todos os setores da mesma. Lê-lo é um dos primeiros passos para iniciar uma das mudanças mais desafiantes que possa ocorrer em uma Organização”.
    Juan Lorenzo, Gerente de Manufatura do FATE ARGENTINA, e director do projeto industrial de FATE PNEUS DO BRASIL (Empresa binacional de VIPAL e FATE).

    “Este livro reflete os pormenores de uma mudança profunda, com os detalhes de quem os vivenciou passo a passo com todas as dificuldades e problemas que implica. Não é um livro teórico, é um livro vivencial que ensina coisas que não se mostram em outros livros que falam de Lean Production ou Lean Administration. E estende os conceitos a empresas não só industriais, mas também de serviços como Bancos ou Telecomunicações ou a setores do Governo”.

    Alejandro Berardi, Vice Presidente South America AIR LIQUIDE.

    “Esta obra serve para que pessoas de qualquer nível dentro da Empresa entendam a mudança, desde os diretores até os operários”.

    Apresentação de Daniel Korioth, Presidente Regional Diesel Systems Latino America, ROBERT BOSCH.

    Autor(es)

    Jorge Macazaga é Engenheiro industrial (ITBA), foi sócio de Ernst and Young Consulting. Neste livro reflete sua experiência de mais de 20 anos como diretor atual da consultora de estratégia: Clever Output. Dirigiu a implementação de “Lean Companies” em mais de quarenta empresas, entre as quais figuram: Siemens, Impsat, Robert Bosch, Allied Domecq, Air Liquide, Emerson, Coca-Cola – Femsa, Magneti Marelli, Glaxo Smith Kline.
     

    Sumário

    I - A ORGANIZAÇÃO TRADICIONAL

    1 Uma Palavra Confusa: Reengenharia

    2 Uma Célula não é uma ´Unidade de Negócio´

    3 O Mundo das Possibilidades da Organização Baseada em Processos

    4 Os Primeiros Passos

    5 Na Faixa de Largada

    6 A Fábrica Perante os Clientes

    7 As Finanças Perante os Clientes

    8 A Administração e os Clientes

    9 Recursos Humanos Perante os Clientes

    II - PREPARANDO O CAMINHO

    1 Definindo a Estratégia

    2 Tática e Estratégia

    3 Restrições da Qualidade Total

    4 Definindo a Diferença

    5 Eficiência de Série Curta

    6 Uma Visão Simples e Profunda

    7 Iniciando a Comunicação

    8 Agora, Tudo é Questionável

    9 Rapidez e Eficiência: Dois Irmãos

    10 Tempo: Driver da Melhoria Contínua

    11 Organização Baseada em Processos e Empresas de Serviço

    12 Organização Baseada em Processos e Governo

    III - REDESENHANDO A FÁBRICA

    1 World-Class Manufacturing

    2 A Tecnologia Celular

    3 Sistemas de Incentivos Celulares

    4 A Flexibilidade e a Troca de Máquina (Set-up)

    5 Como Diminuir os Estoques de Produto Acabado

    6 Empurrar ou Puxar

    7 Uma Nova Sincronia de Produção

    8 Critérios de Incorporação de Tecnologia na Célula

    9 Células Virtuais

    10 Kanban e MRP

    11 O Kanban = um Supermercado

    12 Kanban e Set-up, uma Relação Íntima

    13 Kanban e Teoria das Restrições

    14 Teoria das Restrições = uma Aspirina para o Doente

    15 ´Manufatura Sincrônica´®: O Sistema de Planejamento da Pós-Reengenharia

    16 Programação Finita (Finite Scheduling)

    17 Kanban Eletrônico

    18 Kanban de Matéria-Prima e Produto Acabado

    19 A Fábrica Descentralizada

    20 Depósitos Focados

    21 Partnership com Fornecedores: Onde Começar

    22 TPM - Manutenção Preventiva Total

    23 A Automatização da Fábrica

    24 Tecnologia de Fabricação

    25 Automatizar a Célula: Uma Equação Tecnológica para o Momento Presente

    26 Tecnologia de Sistemas de Informação

    IV - REDESENHANDO O SETOR ADMINISTRATIVO E COMERCIAL

    1 Comunicações Iniciais

    2 A Organização Baseada nos Processos

    3 De que Modo a Organização Baseada em Processos Potencia os Sistemas ERP

    4 Como se Cria um Sentido Empresário na Organização

    5 Desintermediação

    6 Business to Consumer (B to C): Primeiro a Rapidez

    7 CRM, Call Centers: Como Aproveitá-los

    8 A Organização Baseada nos Processos: Empresas de Serviços

    9 A Medição dos Business Manager

    10 ABC (Activity-Based Costing) e Organização Baseada em Processos

    11 Sincronização entre as Células

    12 Crescimento Pessoal na Organização Baseada nos Processos

    13 A Função do Executivo Máximo em um Esquema Celular

    14 Expansão na Organização Celular: mais Ordem

    15 Trabalho em Casa e Células de Trabalho

    V - DESENHANDO O SETOR LOGÍSTICO

    1 World-Class Logistics

    2 Eliminação dos ´Centros de Distribuição´

    3 A Organização a Serviço do Cliente

    4 Kanban na Cadeia de Distribuição

    5 A Célula nos Armazéns

    6 Business to Business: não Pôr o Carro na Frente dos Bois

    7 Internet + Rapidez: a Combinação para a Desintermediação

    VI - IMPLEMENTANDO A MUDANÇA NA FÁBRICA

    1 Implementando na Fábrica

    2 Pequenos Passos

    3 Os Primeiros Benefícios

    4 Da Fábrica de Setores à Fábrica de Processos

    5 Melhoria Contínua na Célula

    6 A Parte Humana da Mudança

    7 Em Direção a uma Organização ´Inteligente´

    8 A Primeira Célula na Fábrica

    9 A Nova Função do Setor de Qualidade e Manutenção

    10 Assegurar o Sucesso no Início

    11 A Reformulação dos Sistemas Informáticos

    VII - COMEÇANDO A MUDANÇA NOS SETORES DE ESCRITÓRIO

    1 Um Enfoque Diferente

    2 Organização Celular e Sistemas de Informação

    3 Um Exemplo de Funções Dentro da Célula

    4 Activity-Based Costing e Organização Celular: uma Simplificação

    5 Compartilhando a Mudança com a Organização

    6 Uma Verdadeira Organização em Equipes

    7 O Tabuleiro de Xadrez da Nova Organização: a Eleição dos Diretores da Célula

    8 Uma Empresa de Mini empresas: os Benefícios Tangíveis

    9 Uma Logística com Sinais Kanban

    10 ´Manufatura Sincrônica´®: um Passo Além do MRP e a Teoria das Restrições

    11 Uma Nova Visão do Investimento

    12 ´Process-Driven´ Information Systems

    VIII - O FATOR HUMANO

    1 Bloqueios Mentais das Pessoas

    2 Comunicação: uma Peça Vital

    3 A Perda do Poder Tradicional

    4 A Capacitação das Pessoas

    5 Miopia Motivacional

    6 Uma Direção com Liderança

    7 Os Erros que Não se Pode Cometer

    8 A Organização ´Auto evolutiva´

    9 Um Sistema Sociotécnico Avançado

    10 Células ´Virtuais´

    11 A Capacitação na Organização ´Auto evolutiva´

    IX - O FUTURO

    1 ´O mais Valioso do Homem, e o mais Difícil de Compreender, é seu Coração´

    2 A Célula em todo Tipo de Empresas (Bancos, Companhias de Seguros, Organismos do Governo, Supermercados)

    3 Relações Futuras entre a Tecnologia Celular e a Tecnologia Informática

    4 A Educação para o Mundo de ´Processos´

    5 Um Futuro com Células

    Índice alfabético

    A

    • ABC (Activity-Based Costing) e organização baseada em processos
    • Activity-Based Costing e organização celular: uma simplificação
    • Administração. Redesenhando o setor administrativo e comercial
    • Administração e os clientes
    • Agora, tudo é questionável
    • Assegurar o sucesso no início
    • Autoevolução. Organização "autoevolutiva"
    • Automatização da fábrica
    • Automatizar a célula: uma equação tecnológica para o momento presente

    B

    • Bloqueios mentaisdas pessoas
    • Business manager. Medição
    • Business to business: não pôr o carro na frente dos bois
    • Business to consumer (B to C): primeiro a rapidez

    C

    • Call center. CRM, Call centers: como aproveitá-los
    • Capacitação daspessoas
    • Capacitação na organização "autoevolutiva"
    • Célula em todo tipo de empresas (bancos, companhias de seguros, organismos do governo, supermercados)
    • Célula nos armazéns
    • Célula. Melhoria contínua na célula
    • Célula. Primeira célula na fábrica
    • Células de trabalho. Trabalho em casa e células de trabalho
    • Células virtuais
    • Células "virtuais"
    • Células. Sincronizaçãoentre as células
    • Células. Um futuro com células
    • Centro de distribuição. Eliminaçãodos "centros de distribuição"
    • Cliente. Administração e os clientes
    • Cliente. Fábrica perante os clientes
    • Cliente. Finanças perante os clientes
    • Cliente. Organização a serviço do cliente
    • Cliente. Recursos humanos perante os clientes
    • Começando a mudança nos setores de escritório
    • Comércio. Redesenhando o setoradministrativo e comercial
    • Como diminuir os estoques de produto acabado
    • Compartilhando a mudança com a organização
    • Comunicação. Iniciando a comunicação
    • Comunicação: uma peça vital
    • CRM,Call centers: como aproveitá-los
    • Crescimento pessoal na organização baseada nos processos
    • Critérios de incorporação de tecnologia na célula

    D

    • Definindo aestratégia
    • Depósitos focados
    • Desenhando o setor logístico
    • Desintermediação
    • Desintermediação. Internet + rapidez:a combinação para a desintermediação
    • Diferença. Definindo a diferença
    • Diretores de célula. Tabuleiro de xadrez da nova organização: a eleição dos diretores da célula
    • Distribuição. Kanban na cadeia de distribuição

    E

    • Educação para o mundode "processos"
    • Eficiência desérie curta
    • Eficiência. Rapidez e eficiência: dois irmãos
    • Eliminação dos "centrosde distribuição"
    • Em direção a uma organização "inteligente"
    • Empresa de serviço. Organização baseadaem processos e empresas de serviço
    • Empresa de serviço. Organização baseada nos processos: empresas de serviços
    • Empresa. Célula em todo tipo de empresas (bancos, companhias de seguros, organismos do governo, supermercados)
    • Empresa. Uma empresa de miniempresas: os benefícios tangíveis
    • Empurrar ou puxar
    • Equação tecnológica. Automatizar a célula: uma equação tecnológica para o momento presente
    • Equipe. Uma verdadeira organização em equipes
    • ERP. Organização baseada em processos potencia os sistemas ERP
    • Erros que não sepode cometer
    • Escritório. Começando a mudançanos setores de escritório
    • Escritório. Um enfoque diferente
    • Esquema celular. Função do executivo máximo em um esquema celular
    • Estoque. Como diminuir os estoques de produto acabado
    • Estratégiae tática
    • Estratégia. Definindo a estratégia
    • Expansão na organização celular: mais ordem

    F

    • Fábrica de setores à fábrica de processos
    • Fábrica descentralizada
    • Fábrica peranteos clientes
    • Fábrica. Automatização da fábrica
    • Fábrica. Implementando a mudança na fábrica
    • Fábrica. Implementando na fábrica
    • Fábrica. Primeira célula na fábrica
    • Fábrica. Redesenhando a fábrica
    • Fabricação. Tecnologiade fabricação
    • Faixa delargada
    • Fator humano
    • Finanças peranteos clientes
    • Finite scheduling. Programação finita (Finite scheduling)
    • Flexibilidade e a troca de máquina (set-up)
    • Função do executivo máximoem um esquema celular
    • Funções dentro da célula. Um exemplo
    • Futuro

    G

    • Governo. Organização baseadaem processos e governo

    I

    • Implementando a mudança na fábrica
    • Implementando na fábrica
    • Incentivo celular. Sistemasde incentivos celulares
    • Informação. Tecnologia desistemas de informação
    • Informática. Reformulação dossistemas informáticos
    • Informática. Relações futuras entre a tecnologia celular e a tecnologia informática
    • Iniciando acomunicação
    • Internet + rapidez: a combinação para a desintermediação
    • Investimento. Uma nova visão do investimento

    K

    • Kanban = um supermercado
    • Kanban de matéria-prima e produto acabado
    • Kanban e MRP
    • Kanban eset-up, uma relação íntima
    • Kanban e teoriadas restrições
    • Kanban eletrônico
    • Kanban na cadeia de distribuição
    • Kanban. Uma logísticacom sinais kanban

    L

    • Liderança. Uma direção com liderança
    • Logística. Desenhandoo setor logístico
    • Logística. Uma logísticacom sinais kanban

    M

    • "Manufatura sincrônica"®: o sistema de planejamento da pós-reengenharia
    • "Manufatura sincrônica"®: um passo além do MRP e a teoria das restrições
    • Manutenção. Nova função do setor de qualidade e manutenção
    • Medição dosbusiness manager
    • Melhoria contínua na célula
    • Melhoria contínua. Tempo:driver da melhoria contínua
    • Miniempresa. Uma empresa de miniempresas: os benefícios tangíveis
    • Miopia motivacional
    • Motivação. Miopiamotivacional
    • MRP. Kanban e MRP
    • MRP. "Manufatura sincrônica"®: um passo além do MRP e a teoria das restrições
    • Mudança. Compartilhando a mudança com a organização
    • Mundo das possibilidades da organização baseada em processos

    N

    • Nova função do setor dequalidade e manutenção

    O

    • "O mais valioso do homem, e o mais difícil de compreender, é seu coração"
    • Organização a serviço do cliente
    • Organização baseada em processos e empresas de serviço
    • Organização baseada emprocessos e governo
    • Organização baseada em processospotencia os sistemas ERP
    • Organização baseadanos processos
    • Organização baseada nos processos: empresas de serviços
    • Organização celular e sistemas de informação
    • Organização celular.Activity-Based Costing e organização celular: uma simplificação
    • Organização celular. Expansão na organização celular: mais ordem
    • Organização "autoevolutiva"
    • Organização "autoevolutiva". Capacitação
    • Organização "inteligente". Em direção a uma organização "inteligente".
    • Organização tradicional
    • Organização. ABC (Activity-Based Costing) e organização baseada em processos
    • Organização. Como se cria um sentido empresário na organização
    • Organização. Compartilhando a mudança com a organização
    • Organização. Crescimento pessoal na organização baseada nos processos
    • Organização. Mundo das possibilidades da organização baseada em processos
    • Organização. Tabuleiro de xadrez da nova organização: a eleição dos diretores da célula

    P

    • Parte humana da mudança
    • Partnership com fornecedores: onde começar
    • Pequenos passos
    • Perda do podertradicional
    • Pessoas. Bloqueios mentais das pessoas
    • Pessoas. Capacitação das pessoas
    • Planejamento. "Manufatura sincrônica"®: o sistema de planejamento da pós-reengenharia
    • Poder tradicional. Perdado poder tradicional
    • Pós-reengenharia. "Manufatura sincrônica"®: o sistema de planejamento da pós-reengenharia
    • Preparando o caminho
    • Prevenção. TPM - Manutenção Preventiva Total
    • Primeira célula na fábrica
    • Primeiros benefícios
    • Primeiros passos
    • "Process-Driven" Information Systems
    • Processo. Organização baseada nos processos
    • Processos. Crescimento pessoal na organização baseada nos processos
    • Processos. Educação para omundo de "processos"
    • Processos. Fábrica de setoresà fábrica de processos
    • Processos. Mundo das possibilidades da organização baseada em processos
    • Processos. Organização baseadaem processos e governo
    • Produção. Uma nova sincronia de produção
    • Produto acabado. Kanban de matéria-prima e produto acabado
    • Programação finita (Finite scheduling)

    Q

    • Qualidade. Nova função do setor de qualidade e manutenção
    • Qualidade. Restriçõesda qualidade total
    • Questionamento. Agora,tudo é questionável

    R

    • Rapidez e eficiência: dois irmãos
    • Rapidez. Internet + rapidez: a combinação para a desintermediação
    • Recursos humanos perante os clientes
    • Redesenhando a fábrica
    • Redesenhando o setor administrativo e comercial
    • Redesenhando o setor administrativo ecomercial. Comunicações iniciais
    • Reengenharia. Uma palavraconfusa: reengenharia
    • Reformulação dos sistemas informáticos
    • Relações futuras entre a tecnologia celular e a tecnologia informática
    • Restrições da qualidade total

    S

    • Série curta. Eficiência de série curta
    • Set-up. Flexibilidade e a troca de máquina (set-up)
    • Set-up. Kanban e set-up, uma relação íntima
    • Sincronização entre as células
    • Sistema sociotécnico avançado
    • Sistemas de incentivos celulares
    • Sistemas de informaçãoe organização celular
    • Sucesso. Assegurar osucesso no início

    T

    • Tabuleiro de xadrez da nova organização:a eleição dos diretores da célula
    • Tática e estratégia
    • Tecnologiacelular
    • Tecnologia celular. Relações futuras entre a tecnologia celular e a tecnologia informática
    • Tecnologia de fabricação
    • Tecnologia de sistemas de informação
    • Tecnologia na célula. Critérios de incorporação de tecnologia na célula
    • Tempo:driver da melhoria contínua
    • Teoria das restrições. "Manufatura sincrônica"®: um passo além do MRP e a teoria das restrições
    • Teoria das restrições = umaaspirina para o doente
    • Teoria das restrições. Kanban e teoria das restrições
    • TPM - ManutençãoPreventiva Total
    • Trabalho em casa e células de trabalho
    • Troca de máquina. Flexibilidade e a troca de máquina (set-up)

    U

    • Um exemplo de funçõesdentro da célula
    • Um futuro com células
    • Uma célula não é uma "unidade de negócio"
    • Uma empresa de miniempresas:os benefícios tangíveis
    • Uma logística comsinais kanban
    • Uma palavra confusa: reengenharia
    • Uma visão simples e profunda
    • Unidade de negócio. Uma célula não é uma "unidade de negócio"

    W

    • World-class logistics
    • World-class manufacturing