Capa do livro: Família e Parentalidade - Olhares da Psicologia e da História, Organizadoras: Lúcia Vaz de Campos Moreira e Elaine Pedreira Rabinovich

Família e Parentalidade - Olhares da Psicologia e da História

Organizadoras: Lúcia Vaz de Campos Moreira e Elaine Pedreira Rabinovich

    Preço

    por R$ 97,90

    Ficha técnica

    Autor/Autores: Organizadoras: Lúcia Vaz de Campos Moreira e Elaine Pedreira Rabinovich

    ISBN v. impressa: 978853623533-2

    ISBN v. digital: 978853627339-6

    Acabamento: Brochura

    Formato: 15,0x21,0 cm

    Peso: 325grs.

    Número de páginas: 238

    Publicado em: 28/10/2011

    Área(s): Psicologia - Família e Adoção

    Versão Digital (eBook)

    Para leitura em aplicativo exclusivo da Juruá Editora - Juruá eBooks - para Smartphones e Tablets rodando iOS e Android. Não compatível KINDLE, LEV, KOBO e outros e-Readers.

    Disponível para as plataformas:

    • Android Android 5 ou posterior
    • iOSiOS 8 ou posterior

    Em computadores a leitura é apenas online e sem recursos de favoritos e anotações;
    Não permite download do livro em formato PDF;
    Não permite a impressão e cópia do conteúdo.

    Compra apenas via site da Juruá Editora.

    Sinopse

    As organizadoras da presente coletânea convidaram pesquisadores nacionais e internacionais para apresentarem seus olhares sobre família e parentalidade. Tem sido repetido que quanto mais a família muda, mais ela continua a mesma. Esta afirmação abre, contudo, para várias indagações, sendo que duas delas se sobrepujam às demais: Haverá um meta-conceito “família”? Por outro lado: como caracterizar a existência de mudanças? Na leitura dessa obra pode-se refletir sobre tais questões.

     

    Autor(es)

    ORGANIZADORAS:

    Lúcia Vaz de Campos Moreira - Doutora em  Psicologia (USP); Mestre em Educação (UFBa); graduada em Psicologia (USP). Professora do Programa de Pós-graduação em Família na Sociedade Contemporânea (Universidade Católica do Salvador). É vice-líder dos grupos de pesquisa Família em Mudança e Família e Desenvolvimento Humano. Campo de interesse: família, educação de crianças no contexto familiar e institucional.

    Elaine Pedreira Rabinovich - Pós-doutora em psicologia socioambiental (IPUSP) e na Ecole des Hautes Études em Sciences Sociales - Paris VI, onde esteve como professora convidada; Doutora em Psicologia Social e Mestre em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo. Psicóloga clínica. Professora do Programa de Pós-graduação em Família na Sociedade Contemporânea da Universidade Católica do Salvador. Líder do Grupo de Pesquisa Família, (auto) biografia e poética-UCSAL. Membro do IBECC/UNESCO. Fundadora do LAPSI-USP. Campo de interesse: modos de vida e diversidade cultural brasileira; modos de nomear; modos de morar; contexto familiar e de desenvolvimento infantil.

    COLABORADORES:

    Andrea Seixas Magalhães
    Antoinette Fauve-Chamoux
    Antonio Marcos Chaves
    Cléa Natalina Pereira Rocha
    Daniela Teperman
    Eugenia Scabini
    José Euclimar Xavier de Menezes
    Maria Isabel Pedrosa
    Mauro Luis Vieira
    Melina de Carvalho Pereira
    Patrícia Carla Silva do Vale Zucoloto
    Pedro Paulo Bezerra de Lira
    Samira Mafioletti Macarini
    Sonia Ranieri
    Teresa Cristina Merhy Leal
    Terezinha Féres-Carneiro
    Vânia Maria Picanço de Almeida

    Sumário

    PARTE I ESTUDOS SOBRE FAMÍLIA E INFÂNCIA

    · Estudos sobre Família em Contextos Brasileiros Elaine Pedreira Rabinovich e Lúcia Vaz de Campos Moreira

    · Observando Brincadeiras e Conversando com Crianças sobre Família Melina de Carvalho Pereira, Pedro Paulo Bezerra de Lira e Maria Isabel Pedrosa

    · A Família e seu Estudo na Perspectiva de Professores e Formandos de um Curso de Licenciatura em Pedagogia Teresa Cristina Merhy Leal e Lúcia Vaz de Campos Moreira

    · Família: Marca D’água na Obra de Foucault José Euclimar Xavier de Menezes e Cléa Natalina Pereira Rocha

    · Significados de Infância na História: Contribuições da História e da Psicologia Patrícia Carla Silva do Vale Zucoloto e Antonio Marcos Chaves

    Parte II PARENTALIDADE E COLABORADORES DAS FAMÍLIAS

    · A Parentalidade nas Múltiplas Configurações Familiares Contemporâneas Terezinha Féres-Carneiro e Andrea Seixas Magalhães

    · Crenças e Práticas Parentais: uma Análise Transcultural Integrando Biologia e Cultura Samira Mafioletti Macarini e Mauro Luis Vieira

    · Família, Parentalidade e Época: Articulações Possíveis Daniela Teperman

    · Família com Filhos Adolescentes: a Perspectiva Relacional Eugenia Scabini e Sonia Ranieri

    · Colaboradores das Famílias na Educação dos Filhos: Vantagens e Desvantagens Vânia Maria Picanço de Almeida eLúcia Vaz de Campos Moreira

    · Família Europeia e Serviço Doméstico: do Escravo ao Serviçal Atual Antoinette Fauve-Chamoux

    Índice alfabético

    A

    • A família e seu estudo na perspectiva de professores e formandos de um curso de licenciatura em pedagogia. Teresa Cristina Merhy Leal e Lúcia Vaz de Campos Moreira
    • Acadêmico. A família e seu estudo na perspectiva de professores e formandos de um curso de licenciatura em pedagogia. Teresa Cristina Merhy Leal e Lúcia Vaz de Campos Moreira
    • Adolescência. Família com filhos adolescentes: a perspectiva relacional. Eugenia Scabini e Sonia Ranieri
    • Andrea Seixas Magalhães e TerezinhaFéres-Carneiro. Parentalidade nas múltiplas configurações familiares contemporâneas
    • Antoinette Fauve-Chamoux. Família europeia e serviço doméstico: do escravo ao serviçal atual
    • Antonio Marcos Chaves e Patrícia Carla Silva do Vale Zucoloto. Significados de infância na história: contribuições da história e da psicologia

    B

    • Biologia. Crenças e práticas parentais: uma análise transcultural integrando biologia e cultura. Samira Mafioletti Macarini e Mauro Luis Vieira
    • Brincadeira. Observando brincadeirase conversando com crianças sobre família. Melina de Carvalho Pereira, Pedro Paulo Bezerra de Lira e Maria Isabel Pedrosa

    C

    • Cléa Natalina Pereira Rocha e José Euclimar Xavier de Menezes. Família: Marca D’água na Obra de Foucault
    • Colaboradores das famílias na educaçãodos filhos: vantagens e desvantagens. Vânia Maria Picanço de Almeida e Lúcia Vaz de Campos Moreira
    • Contemporaneidade. Parentalidade nas múltiplas configurações familiares contemporâneas. Terezinha Féres-Carneiro e Andrea Seixas Magalhães
    • Crenças e práticas parentais: uma análise transcultural integrando biologia e cultura. Samira Mafioletti Macarini e Mauro Luis Vieira
    • Crianças. Observando brincadeiras econversando com crianças sobre família. Melina de Carvalho Pereira, Pedro Paulo Bezerra de Lira e Maria Isabel Pedrosa
    • Cultura. Crenças e práticas parentais: uma análise transcultural integrando biologia e cultura. Samira Mafioletti Macarini e Mauro Luis Vieira

    D

    • Daniela Teperman. Família, parentalidade e época: articulações possíveis

    E

    • Educação. Colaboradores das famíliasna educação dos filhos: vantagens e desvantagens. Vânia Maria Picançode Almeida e Lúcia Vaz de Campos Moreira
    • Educação. Família: Marca D’água na Obra de Foucault. José Euclimar Xavier de Menezes e Cléa Natalina Pereira Rocha
    • Elaine Pedreira Rabinovich e Lúcia Vaz de Campos Moreira. Estudos sobre família em contextos brasileiros
    • Ensino. A família e seu estudo na perspectiva de professores e formandos de um curso de licenciatura em pedagogia. Teresa Cristina Merhy Leal e Lúcia Vaz de Campos Moreira
    • Época. Família, parentalidade e época: articulações possíveis. Daniela Teperman
    • Escravidão. Família europeia e serviço doméstico: do escravo ao serviçal atual. Antoinette Fauve-Chamoux
    • Estudos sobre família e infância
    • Estudos sobre família em contextos brasileiros. Elaine Pedreira Rabinovich e Lúcia Vaz de Campos Moreira
    • Eugenia Scabini e Sonia Ranieri. Família com filhos adolescentes: a perspectiva relacional
    • Europa. Família europeia e serviço doméstico: do escravo ao serviçal atual. Antoinette Fauve-Chamoux

    F

    • Família com filhos adolescentes: a perspectiva relacional. Eugenia Scabini e Sonia Ranieri
    • Família e seu estudo na perspectiva de professores e formandos de um curso de licenciatura em pedagogia. Teresa Cristina Merhy Leal e Lúcia Vaz de Campos Moreira
    • Família europeia e serviço doméstico: do escravo ao serviçal atual. Antoinette Fauve-Chamoux
    • Família, parentalidade e época: articulações possíveis. Daniela Teperman
    • Família. Colaboradores das famílias naeducação dos filhos: vantagens e desvantagens. Vânia Maria Picanço de Almeida e Lúcia Vaz de Campos Moreira
    • Família. Estudos sobrefamília e infância
    • Família. Estudos sobre família em contextos brasileiros. Elaine Pedreira Rabinovich e Lúcia Vaz de Campos Moreira
    • Família. Observando brincadeiras e conversando com crianças sobre família. Melina de Carvalho Pereira, Pedro Paulo Bezerra de Lira e Maria Isabel Pedrosa
    • Família. Parentalidade e colaboradores das famílias
    • Família. Parentalidade nas múltiplas configurações familiares contemporâneas. Terezinha Féres-Carneiroe Andrea Seixas Magalhães
    • Família: Marca D’água na Obra de Foucault. José Euclimar Xavier de Menezes e Cléa Natalina Pereira Rocha
    • Filhos. Colaboradores das famílias na educação dos filhos: vantagens e desvantagens. Vânia Maria Picanço de Almeida e Lúcia Vaz de Campos Moreira
    • Foucault. Família: Marca D’água na Obra de Foucault. José Euclimar Xavier de Menezes e Cléa Natalina Pereira Rocha

    H

    • História. Significados de infância na história: contribuições da história e da psicologia. Patrícia Carla Silva do Vale Zucoloto e Antonio Marcos Chaves

    I

    • Infância. Significados de infância na história: contribuições da história e da psicologia. Patrícia Carla Silva do Vale Zucoloto e Antonio Marcos Chaves
    • Infância. Estudos sobre família einfância

    J

    • José Euclimar Xavier de Menezes e Cléa Natalina Pereira Rocha. Família: Marca D’água na Obra de Foucault

    L

    • Lúcia Vaz de Campos Moreira e Elaine Pedreira Rabinovich. Estudos sobre família em contextos brasileiros
    • Lúcia Vaz de Campos Moreira e Teresa Cristina Merhy Leal. A família e seu estudo na perspectiva de professores e formandos de um curso de licenciatura em pedagogia
    • Lúcia Vaz de Campos Moreira e Vânia Maria Picanço de Almeida. Colaboradores das famílias na educação dos f ilhos: vantagens e desvantagens

    M

    • Maria Isabel Pedrosa, Melina de Carvalho Pereira e Pedro Paulo Bezerra de Lira. Observando brincadeiras e conversando com crianças sobre família
    • Mauro Luis Vieira e Samira MafiolettiMacarini. Crenças e práticas parentais: uma análise transcultural integrando biologia e cultura
    • Melina de Carvalho Pereira, PedroPaulo Bezerra de Lira e Maria Isabel Pedrosa. Observando brincadeiras e conversando com crianças sobre família

    O

    • Observando brincadeiras e conversando com crianças sobre família. Melina de Carvalho Pereira, Pedro Paulo Bezerra de Lira e Maria Isabel Pedrosa

    P

    • Parentalidade e colaboradores das famílias
    • Parentalidade nas múltiplas configurações familiares contemporâneas. Terezinha Féres-Carneiro e AndreaSeixas Magalhães
    • Parentalidade. Crenças e práticas parentais: uma análise transcultural integrando biologia e cultura. Samira Mafioletti Macarini e Mauro Luis Vieira
    • Parentalidade. Família, parentalidade e época: articulações possíveis. Daniela Teperman
    • Patrícia Carla Silva do Vale Zucoloto e Antonio Marcos Chaves. Significados de infância na história: contribuições da história e da psicologia
    • Pedagogia. A família e seu estudo na perspectiva de professores e formandos de um curso de licenciatura em pedagogia. Teresa Cristina Merhy Leal e Lúcia Vaz de Campos Moreira
    • Pedro Paulo Bezerra de Lira, Melina de Carvalho Pereira e Maria Isabel Pedrosa. Observando brincadeiras e conversando com crianças sobre família
    • Professor. A família e seu estudo na perspectiva de professores e formandos de um curso de licenciatura em pedagogia. Teresa Cristina Merhy Leal e Lúcia Vaz de Campos Moreira
    • Psicologia. Significados de infância na história: contribuições da história e da psicologia. Patrícia Carla Silva do Vale Zucoloto e Antonio Marcos Chaves

    R

    • Relação de trabalho. Família europeia e serviço doméstico: do escravo ao serviçal atual. Antoinette Fauve-Chamoux
    • Relacionamento. Família com filhos adolescentes: a perspectiva relacional. Eugenia Scabini e Sonia Ranieri

    S

    • Samira Mafioletti Macarini e Mauro LuisVieira. Crenças e práticas parentais: uma análise transcultural integrando biologia e cultura
    • Serviçal atual. Família europeia e serviço doméstico: do escravo ao serviçal atual. Antoinette Fauve-Chamoux
    • Serviço escravo. Família europeia e se rviço doméstico: do escravo ao serviçal atual. Antoinette Fauve-Chamoux
    • Significados de infância na história: contribuições da história e da psicologia. Patrícia Carla Silva do Vale Zucoloto e Antonio Marcos Chaves
    • Sonia Ranieri e Eugenia Scabini. Família com filhos adolescentes: a perspectiva relacional

    T

    • Teresa Cristina Merhy Leal e Lúcia Vaz de Campos Moreira. A família e seu estudo na perspectiva de professores e formandos de um curso de licenciatura em pedagogia
    • Terezinha Féres-Carneiro e Andrea Seixas Magalhães. Parentalidade nas múltiplas configurações familiares contemporâneas
    • Transculturalidade. Crenças e práticas parentais: uma análise transcultural integrando biologia e cultura. Samira Mafioletti Macarini e Mauro Luis Vieira

    V

    • Vânia Maria Picanço de Almeida e Lúcia Vaz de Campos Moreira. Colaboradores das famílias na educação dos filhos: vantagens e desvantagens