Capa do livro: Júri da Corte, O - 1866 - O Crime do Doutor José Mariano da Silva - Semeando Livros - 3ª Edição, Organizador: Eulálio de Oliveira Leandro

Júri da Corte, O - 1866 - O Crime do Doutor José Mariano da Silva - Semeando Livros

3ª Edição Organizador: Eulálio de Oliveira Leandro

    Preço

    por R$ 49,90

    Ficha técnica

    Autor/Autores: Organizador: Eulálio de Oliveira Leandro

    ISBN v. impressa: 978853623413-7

    ISBN v. digital: 978853627168-2

    Edição/Tiragem: 3ª Edição

    Acabamento: Brochura

    Formato: 15,0x21,0 cm

    Peso: 138grs.

    Número de páginas: 82

    Publicado em: 11/11/2011

    Área(s): Direito - Diversos; Literatura e Cultura - Diversos

    Versão Digital (eBook)

    Para leitura em aplicativo exclusivo da Juruá Editora - Juruá eBooks - para Smartphones e Tablets rodando iOS e Android. Não compatível KINDLE, LEV, KOBO e outros e-Readers.

    Disponível para as plataformas:

    • Android Android 5 ou posterior
    • iOSiOS 8 ou posterior

    Em computadores a leitura é apenas online e sem recursos de favoritos e anotações;
    Não permite download do livro em formato PDF;
    Não permite a impressão e cópia do conteúdo.

    Compra apenas via site da Juruá Editora.

    Sinopse

    “O bisturi corta furiosamente o ar e penetra o pescoço de Helena Augusta da Silva. A mulher cai ao chão e sangra aos borbotões. Numa fração de minuto, seu corpo é envolto numa densa camada vermelha de líquido quente e viscoso. O mar de sangue se espalha pelo quarto do casal. O marido e assassino, então, tranquilamente, vai ao Corpo de Polícia da Corte e se entrega. O ano era 1866, terça-feira do dia 6 de novembro.
    Passado à história como ‘O crime do Dr. José Mariano da Silva’, o episódio causa polêmica até hoje no meio forense. Para a conservadora e escravista sociedade da época, a violenta e covarde morte de Helena serviu para restaurar a dignidade da honra do criminoso, que alegou estar fora da razão por ter sabido que sua esposa o traía com o vizinho. Os 12 jurados que encarnavam o domínio patriarcal no século XIX acataram integralmente a defesa do réu, cujo julgamento inaugura a chamada criminologia positivista... Uma obra instigante.”

    Jotônio Vianna
    Jornalista/Coluna Caxias em Off/Jornal Pequeno

    Autor(es)

    Organizador:

    Eulálio de Oliveira Leandro - Historiador e professor, nasceu no final dos anos 50, em Brejo (MA). Foi aluno da Escola de Aprendizes de Marinheiro do Ceará e teve sua formação militar concluída a bordo dos navios de guerra da Marinha do Brasil. Possui algumas obras publicadas: “Coelho Neto e a Ecologia”, “A Cidadania na Visão Humanística de Coelho Neto”, “Educação Ambiental no Pensamento de Coelho Neto”, “O Negro na Obra de Coelho Neto”, “As Mulheres na Visão Humanística de Coelho Neto”, “A Marinha na Eloquência de Coelho Neto”; “A Marinha e as Camadas Populares do Maranhão”, “Por Trás da Toga”. Tem sua formação humanística embasada no “Canto do Protesto”, onde nasceu seu interesse de conhecer a obra de Coelho Neto e se aprofundar no resgate histórico dos grandes julgamentos no Brasil Império.

    Sumário

    Dístico

    Júri da Corte

    ANEXOS

    Anexo 1 - Célebre Processo Criminal

    Anexo 2 - O processo de Madame Reymond

    Posfácio

    Resenha

    Sobre o organizador