Capa do livro: Altas Habilidades/Superdotação, Talento, Dotação e Educação, Coordenadoras: Laura Ceretta Moreira e Tania Stoltz

Altas Habilidades/Superdotação, Talento, Dotação e Educação

Coordenadoras: Laura Ceretta Moreira e Tania Stoltz

    Preço

    por R$ 119,90

    Ficha técnica

    Autor/Autores: Coordenadoras: Laura Ceretta Moreira e Tania Stoltz

    ISBN v. impressa: 978853623826-5

    ISBN v. digital: 978853627301-3

    Acabamento: Brochura

    Formato: 15,0x21,0 cm

    Peso: 387grs.

    Número de páginas: 274

    Publicado em: 06/06/2012

    Área(s): Literatura e Cultura - Educação; Psicologia - Escolar e Educação

    Versão Digital (eBook)

    Para leitura em aplicativo exclusivo da Juruá Editora - Juruá eBooks - para Smartphones e Tablets rodando iOS e Android. Não compatível KINDLE, LEV, KOBO e outros e-Readers.

    Disponível para as plataformas:

    • Android Android 5 ou posterior
    • iOSiOS 8 ou posterior

    Em computadores a leitura é apenas online e sem recursos de favoritos e anotações;
    Não permite download do livro em formato PDF;
    Não permite a impressão e cópia do conteúdo.

    Compra apenas via site da Juruá Editora.

    Sinopse

    O presente livro apresenta uma visão atualizada sobre a educação inclusiva de qualidade, abrangendo modernos estudos sobre terminologias, conceitos, estratégias e práticas educacionais inclusivas. Os artigos aqui reunidos articulam-se e complementam-se demonstrando riqueza de conteúdo agregada à excelência de autores com vasta experiência e seriedade acadêmica, reconhecidos em âmbito nacional e internacional.

    A literatura educacional brasileira carece enormemente de publicações e estudos que contemplem as te-máticas aqui abordadas. Neste sentido, o presente livro, ao reunir quinze artigos assinados por pesquisadores renomados, pretende colaborar para que essa lacuna seja minimizada, e também despertar o interesse da sociedade, dos gestores e do poder público sobre a necessidade de ampliar e consolidar no Brasil a educação dos alunos, sejam eles crianças, jovens ou adultos, que apresentam altas habilidades/superdotação, dotação e talento.

    Trata-se de uma obra de excepcional importância para um vasto público: desde estudantes universitários até professores, pedagogos, psicólogos, pesquisadores e educadores que atuam em diversos campos educacionais e que acreditam na possibilidade de uma educação inclusiva, que respeite as diferenças que compõem a pluralidade do contexto escolar.

    Autor(es)

    Coordenadoras:

    Laura Ceretta Moreira é Doutora em Educação pela USP/SP. Professora adjunta da Universidade Federal do Paraná. Atua no Programa em Pós-graduação em Educação. Coordena a Cepigrad - Coordena-ção de Estudos e Políticas Inova-doras na graduação e o Napne - Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais, da UFPR. Membro do Conselho Brasileiro para Superdotação - ConBraSD.

    Tania Stoltz é Pós-Doutora pelo Archives Jean Piaget na Universidade de Genebra/Suíça; Pós-Doutora pela Alanus University of Arts and Social Sciences, na Alemanha, com bolsa CAPES, proc. BEX 1056/11-5 (2011-2012); Douto-ra em Educação pela PUC/SP; Professora associada da Univer-sidade Federal do Paraná, atua no Programa de Pós-graduação em Educação da UFPR.

    Colaboradores:

    Ângela Virgolim
    Bartira Santos Trancoso
    Caroline Leonhardt Romanowski
    Cristina Maria Carvalho Delou
    Denise de Souza Fleith
    Denise Maria de Matos Pereira Lima
    Eunice M. L. Soriano de Alencar
    Fernanda Hellen Ribeiro Piske
    Fernando Becker
    Françoys Gagné
    Helga Loos-Sant'ana
    Laura Ceretta Moreira
    Leandra Costa da Costa
    Maria Augusta Bolsanello
    Maria Lúcia Prado Sabatella
    Paula Mitsuyo Yamasaki Sakaguti
    Paulo Vinícius Carvalho Silva
    René Simonato Sant'Ana-Loos
    Silvia Parrat-Dayan
    Soraia Napoleão Freitas
    Susana Graciela Pérez Barrera Pérez
    Tania Beatriz Iwaszko Marques
    Tania Stoltz
    Zenita C. Guenther

    Sumário

    DESENVOLVENDO TALENTOS: MODELO DIFERENCIADO DE DOTAÇÃO E TALENTO - DMGT 2.0 - Françoys Gagné / Zenita C. Guenther

    E QUE NOME DAREMOS À CRIANÇA? - Susana Graciela Pérez Barrera Pérez

    QUEM SÃO OS ALUNOS DOTADOS? RECONHECER DOTAÇÃO E TALENTO NA ESCOLA - Zenita C. Guenther

    O ALUNO COM ALTAS HABILIDADES NA ESCOLA INCLUSIVA - Eunice M. L. Soriano de Alencar

    A EDUCAÇÃO DE ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO EM UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA - Ângela Virgolim

    EXPANDIR HORIZONTES PARA COMPREENDER ALUNOS SUPERDOTADOS - Maria Lúcia Prado Sabatella

    O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO PARA ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR: POSSIBILIDADES E DESAFIOS - Cristina Maria Carvalho Delou

    INTERFACE ENTRE OS NAAH/S E UNIVERSIDADE: UM CAMINHO PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO - Laura Ceretta Moreira / Denise Maria de Matos Pereira Lima

    EPISTEMOLOGIA GENÉTICA E CRIANÇA SUPERDOTADA - Fernando Becker / Tania Beatriz Iwaszko Marques

    IMAGINÁRIO CRIATIVO E RACIONALIDADE: INCOMPATIBILIDADE OU COMPATIBILIDADE? - Tania Stoltz / Silvia Parrat-Dayan

    O DESEJO DA SUPERDOTAÇÃO E O DESEJO DO SUPERDOTADO: MITOS, CRENÇAS E PARADOXOS NA EDUCAÇÃO E AS CONSEQUENTES TENSÕES NA CONS TRUÇÃO DA IDENTIDADE - Helga Loos-Sant’Ana / René Simonato Sant’Ana-Loos / Bartira Santos Trancoso

    DESENVOLVIMENTO DO TALENTO NO ESPORTE - Paulo Vinícius Carvalho Silva / Denise de Souza Fleith

    A FAMÍLIA E O ALUNO COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO - Paula Mitsuyo Yamasaki Sakaguti / Maria Augusta Bolsanello

    ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL - Soraia Napoleão Freitas / Caroline Leonhardt Romanowski / Leandra Costa da Costa

    VYGOTSKY E A QUESTÃO DO TALENTO E DA GENIALIDADE - Tania Stoltz / Fernanda Hellen Ribeiro Piske

    SOBRE OS AUTORES

    Índice alfabético

    A

    • A educação de alunos com altas habilidades/superdotação em uma perspectiva inclusiva. Ânge la Virgolim
    • Altas habilidades. A educação de alunos com altas habilidades/superdotação em uma perspectiva inclusiva. Ângela Virgolim
    • Altas habilidades. A família e o aluno com altas habilidades/superdotação. Paula Mitsuyo Yamasaki Sakaguti / Maria Augusta Bolsanello
    • Altas habilidades. Alunos com altas habilidades/superdotação no contexto da educação especial. Soraia Napoleão Freitas / Caroline Leonhardt Romanowski / Leandra Costa da Costa
    • Altas habilidades. E que nome daremos à criança? Susana Graciela Pérez Barrera Pérez
    • Altas habilidades. Interface entre os NAAH/S e universidade: um caminho para a inclusão de alunos com altas habilidades/superdotação. Laura Ceretta Moreira / Denise Maria de Matos Pereira Lima
    • Altas habilidades. O aluno com altas habilidades na escola inclusiva. Eunice M. L. Soriano de Alencar
    • Altas habilidades. O atendimento educacional especializado para alunos com altas habilidades/superdotação no ensino superior: possibilidades e desafios. Cristina Maria Carvalho
    • Aluno com altas habilidades na escola inclusiva. Eunice M. L. Soriano de Alencar
    • Aluno. A família e o aluno com altas habilidades/superdotação. Paula Mitsuyo Yamasaki Sakaguti / Maria Augusta Bolsanello
    • Alunos com altas habilidades/superdotação no contexto da educação especial. Soraia Napoleão Freitas / Caroline Leonhardt Romanowski / Leandra Costa da Costa
    • Alunos. O atendimento educacional especializado para alunos com altas habilidades/superdotação no ensino superior: possibilidades e desafios. Cristina Maria Carvalho
    • Ângela Virgolim. A educação de alunos com altas habilidades/superdotação em uma perspectiva inclusiva
    • Atendimento educacional especializado para alunos com altas habilidades/superdotação no ensino superior: possibilidades e desafios. Cristina Maria Carvalho
    • Autores. Sobre os autores

    B

    • Bartira Santos Trancoso / Helga Loos-Sant’Ana / René Simonato Sant’Ana-Loos. O desejo da superdotação e o desejo do superdotado: mitos, crenças e paradoxos na educação e as consequentes tensões na construção da identidade

    C

    • Caroline Leonhardt Romanowski / Leandra Costa da Costa / Soraia Napoleão Freitas. Alunos com altas habilidades/superdotação no contexto da educação especial
    • Compatibilidade. Imaginário criativo e racionalidade: incompatibilidade ou compatibilidade? Tania Stoltz / Silvia Parrat-Dayan
    • Criança. E que nome daremos à criança? Susana Graciela Pérez Barrera Pérez
    • Criatividade. Imaginário criativo e racionalidade: incompatibilidade ou compatibilidade? Tania Stoltz / Silvia Parrat-Dayan
    • Cristina Maria Carvalho. O atendimento educacional especializado para alunos com altas habilidades/superdotação no ensino superior: possibilidades e desafios

    D

    • Denise de Souza Fleith / Paulo Vinícius Carvalho Silva. Desenvolvimento do talento no esporte
    • Denise Maria de Matos Pereira Lima / Laura Ceretta Moreira. Interface entre os NAAH/S e universidade: um caminho para a inclusão de alunos com altas habilidades/superdotação
    • Desejo da superdotação e o desejo dosuperdotado: mitos, crenças e paradoxos na educação e as consequentes tensões na construção da identidade. Helga Loos-Sant’Ana / René Simonato Sant’Ana-Loos / Bartira Santos Trancoso
    • Desenvolvendo talentos: modelo diferenciado de dotação e talento - DMGT 2.0. Françoys Gagné / Zenita C. Guenther
    • Desenvolvimento do talento no esporte. Paulo Vinícius Carvalho Silva / Denise de Souza Fleith
    • DMGT 2.0. Desenvolvendo talentos: modelo diferenciado de dotação e talento - DMGT 2.0. Françoys Gagné / Zenita C. Guenther
    • Dotação. Desenvolvendo talentos: modelo diferenciado de dotação e talento - DMGT 2.0. Françoys Gagné / Zenita C. Guenther

    E

    • E que nome daremos à criança? Susana Graciela Pérez Barrera Pérez
    • Educação de alunos com altas habilidades/superdotação em uma perspectiva inclusiva. Ânge la Virgolim
    • Educação especial. Alunos com altas habilidades/superdotação no contexto da educação especial. Soraia Napoleão Freitas / Caroline Leonhardt Romanowski / Leandra Costa da Costa
    • Educação. O atendimento educacional especializado para alunos com altas habilidades/superdotação no ensino superior: possibilidades e desafios. Cristina Maria Carvalho
    • Educação. O desejo da superdotação e o desejo do superdotado: mitos, crenças e paradoxos na educação e as consequentes tensões na construção da identidade. Helga Loos-Sant’Ana / René Simonato Sant’Ana-Loos / Bartira Santos Trancoso
    • Ensino. Quem são os alunos dotados? Reconhecer dotação e talento na escola. Zenita C. Guenther
    • Epistemologia genética e criança superdotada. Fernando Becker / Tania Beatriz Iwaszko Marques
    • Escola inclusiva. O aluno com altas habilidades na escola inclusiva. Eunice M. L. Soriano de Alencar
    • Esporte. Desenvolvimento do talento no esporte. Paulo Vinícius Carvalho Silva / Denise de Souza Fleith
    • Eunice M. L. Soriano de Alencar. O aluno com altas habilidades na escola inclusiva
    • Expandir horizontes para compreender alunos super dotados. Maria Lúcia Prado Sabatella

    F

    • Família e o aluno com altas habilidades/superdotação. Paula Mitsuyo Yamasaki Sakaguti / Maria Augusta Bolsanello
    • Fernanda Hellen Ribeiro Piske / Tania Stoltz. Vygotsky e a questão do talento e da genialidade
    • Fernando Becker / Tania Beatriz Iwaszko Marques. Epistemologia genética e criança superdotada
    • Françoys Gagné / Zenita C. Guenther. Desenvolvendo talentos: modelo diferenciado de dotação e talento - DMGT 2.0

    G

    • Genética. Epistemologia genética e criança superdotada. Fernando Becker / Tania Beatriz Iwaszko Marques
    • Genialidade. Vygotsky e a questão do talento e da genialidade. Tania Stoltz / Fernanda Hellen Ribeiro Piske

    H

    • Helga Loos-Sant’Ana / René Simonato Sant’Ana-Loos / Bartira Santos Trancoso. O desejo da superdotação e o desejo do superdotado: mitos, crenças e paradoxos na educação e as consequentes tensões na construção da identidade

    I

    • Identidade. O desejo da superdotação e o desejo do superdotado: mitos, crenças e paradoxos na educação e as consequentes tensões na construção da identidade. Helga Loos-Sant’Ana / René Simonato Sant’Ana-Loos / Bartira Santos Trancoso
    • Imaginário criativo e racionalidade: incompatibilidade ou compatibilidade? Tania Stoltz / Silvia Parrat-Dayan
    • Inclusão escolar. O aluno com altas habilidades na escola inclusiva. Eunice M. L. Soriano de Alencar
    • Inclusão. A educação de alunos com altas habilidades/superdotação em uma perspectiva inclusiva. Ângela Virgolim
    • Interface entre os NAAH/S e universidade: um caminho para a inclusão de alunos com altas habilidades/superdotação. Laura Ceretta Moreira / Denise Maria de Matos Pereira Lima

    L

    • Laura Ceretta Moreira / Denise Maria de Matos Pereira Lima. Interface entre os NAAH/S e universidade: um caminho para a inclusão de alunos com altas habilidades/superdotação
    • Leandra Costa da Costa / Caroline Leonhardt Romanowski / Soraia Napoleão Freitas. Alunos com altas habilidades/superdotação no contexto da educação especial

    M

    • Maria Augusta Bolsanello / Paula Mitsuyo Yamasaki Sakaguti. A família e o aluno com altas habilidades/superdotação
    • Maria Lúcia Prado Sabatella. Expandir horizontes para compreender alunos super dotados

    N

    • NAAH/S. Interface entre os NAAH/S e universidade: um caminho para a inclusão de alunos com altas habilidades/superdotação. Laura Ceretta Moreira / Denise Maria de Matos Pereira Lima

    O

    • O aluno com altas habilidades na escola inclusiva. Eunice M. L. Soriano de Alencar
    • O atendimento educacional especializado para alunos com altas habilidades/superdotação no ensino superior: possibilidades e desafios. Cristina Maria Carvalho
    • O desejo da superdotação e o desejo do superdotado: mitos, crenças e paradoxos na educação e as consequentes tensões na construção da identidade. Helga Loos-Sant’Ana / René Simonato Sant’Ana-Loos / Bartira Santos Trancoso

    P

    • Paula Mitsuyo Yamasaki Sakaguti / Maria Augusta Bolsanello. A família e o aluno com altas habilidades/superdotação
    • Paulo Vinícius Carvalho Silva / Denise de Souza Fleith. Desenvolvimento do talento no esporte

    Q

    • Quem são os alunos dotados? Reconhecer dotação e talento na escola. Zenita C. Guenther

    R

    • Racionalidade. Imaginário criativo e racionalidade: incompatibilidade ou compatibilidade? Tania Stoltz / Silvia Parrat-Dayan
    • René Simonato Sant’Ana-Loos / Bartira Santos Trancoso / Helga Loos-Sant’Ana. O desejo da superdotação e o desejo do superdotado: mitos, crenças e paradoxos na educação e as consequentes tensões na construção da identidade

    S

    • Sobre os autores
    • Soraia Napoleão Freitas / Caroline Leonhardt Romanowski / Leandra Costa da Costa. Alunos com altas habilidades/superdotação no contexto da educação especial
    • Superdotação. A educação de alunoscom altas habilidades/superdotação em uma perspectiva inclusiva. Ângela Virgolim
    • Superdotação. Alunos com altas habilidades/superdotação no contexto da educação especial. Soraia Napoleão Freitas / Caroline Leonhardt Romanowski / Leandra Costa da Costa
    • Superdotação. E que nome daremos à criança? Susana Graciela Pérez Barrera Pérez
    • Superdotação. Epistemologia genética ecriança superdotada. Fernando Becker / Tania Beatriz Iwaszko Marques
    • Superdotação. Expandir horizontes para compreender alunos super dotados. Maria Lúcia Prado Sabatella
    • Superdotação. Interface entre os NAAH/S e universidade: um caminho para a inclusão de alunos com altas habilidades/superdotação. Laura Ceretta Moreira / Denise Maria de Matos Pereira Lima
    • Superdotação. O atendimento educacional especializado para alunos com altas habilidades/superdotação no ensino superior: possibilidades e desafios. Cristina Maria Carvalho
    • Superdotação. O desejo da superdotação e o desejo do superdotado: mitos, crenças e paradoxos na educação e as consequentes tensões na construção da identidade. Helga Loos-Sant’Ana / René Simonato Sant’Ana-Loos / Bartira Santos Trancoso
    • Superdotação. Quem são os alunos dotados? Reconhecer dotação e talento na escola. Zenita C. Guenther
    • Susana Graciela Pérez Barrera Pérez. E que nome daremos à criança?

    T

    • Talento. Desenvolvendo talentos: modelo diferenciado de dotação e talento - DMGT 2.0. Françoys Gagné / Zenita C. Guenther
    • Talento. Desenvolvimento do talento no esporte. Paulo Vinícius Carvalho Silva / Denise de Souza Fleith
    • Talento. Quem são os alunos dotados? Reconhecer dotação e talento na escola. Zenita C. Guenther
    • Talento. Vygotsky e a questão do talento e da genialidade. Tania Stoltz / Fernanda Hellen Ribeiro Piske
    • Talentos. Desenvolvendo talentos: modelo diferenciado de dotação e talento - DMGT 2.0. Françoys Gagné / Zenita C. Guenther
    • Tania Beatriz Iwaszko Marques / Fernando Becker. Epistemologia genética e criança superdotada
    • Tania Stoltz / Fernanda Hellen Ribeiro Piske. Vygotsky e a questão do talento e da genialidade
    • Tania Stoltz / Silvia Parrat-Dayan. Imaginário criativo e racionalidade: incompatibilidade ou compatibilidade?

    U

    • Universidade. Interface entre os NAAH/S e universidade: um caminho para a inclusão de alunos com altas habilidades/superdotação. Laura Ceretta Moreira / Denise Maria de Matos Pereira Lima

    V

    • Vulnerabilidade. Expandir horizontes para compreender alunos super dotados. Maria Lúcia Prado Sabatella
    • Vygotsky e a questão do talento e da genialidade. Tania Stoltz / Fernanda Hellen Ribeiro Piske

    Z

    • Zenita C. Guenther. Quem são os alunos dotados? Reconhecer dotação e talento na escola
    • Zenita C. Guenther / Françoys Gagné. Desenvolvendo talentos: modelo diferenciado de dotação e talento - DMGT 2.0