Capa do livro: Responsabilidade Civil por Atos do Estado Legislador Espanhol, Hilário de Castro Melo Júnior

Responsabilidade Civil por Atos do Estado Legislador Espanhol

Hilário de Castro Melo Júnior

    Preço

    por R$ 199,90

    Ficha técnica

    Autor/Autores: Hilário de Castro Melo Júnior

    ISBN: 978853623880-7

    Acabamento: Brochura

    Formato: 15,0x21,0 cm

    Peso: 620grs.

    Número de páginas: 508

    Publicado em: 07/08/2012

    Área(s): Direito - Constitucional; Direito - Internacional

    Sinopse

    A presente obra analisa de forma crítica o fenômeno jurídico da responsabilidade civil gerada pela edição de atos legislativos emanados pelo Estado espanhol, sejam estes tratados de forma efetiva, sejam considerados como conduta omissiva estatal.

    O marco legal está centrado, primordialmente, na constituição do ordenamento jurídico espanhol, com especial atenção às proposições e aos mandamentos contidos na vigente Constituição de 1978, em eventuais legislações limitadoras do exercício do direito de propriedade, e ainda, no microssistema jurídico aplicável às expropriações.
    Neste contexto são abordados aspectos inerentes à Lei de Expropriação Forçosa (LEF) de 1954; à Lei de Regime Jurídico das Administrações Públicas e Procedimento Administrativo Comum (LRJAP y PAC) de 1992, além de legislação acessória.

    O tema escolhido é tratado aqui sob uma nova ótica, o que referencia esta obra como indispensável instrumento de pesquisa aos estudiosos e profissionais interessados em melhor compreender a efetividade e reflexos da responsabilidade estatal, seja no âmbito legislativo interno, seja no campo do direito comparado.

    Autor(es)

    Hilário de Castro Melo Júnior é Graduado em Direito pelo Centro Universitário Eurípides de Marília - UNIVEM; Doutor em Direito pela Universidade de Salamanca/Espanha; Advogado e Consultor Jurídico com atuação nas áreas de Direito Empresarial, Administrativo, Civil, Tributário, Agrário e Ambiental; Docente; Membro da Comissão de Relações Internacionais da OAB/AC; Assessor Jurídico do Tribunal de Contas do Estado do Acre - TCE/AC; Conferencista; Articulista de Jornal.

    Sumário

    ABREVIATURAS, SIGLAS E SÍMBOLOS UTILIZADOS

    INTRODUÇÃO

    1 - A RESPONSABILIDADE DO ESTADO POR ATO LÍCITO

    1.1 Excurso histórico

    1.2 Fundamentos legitimadores

    1.2.1 O princípio da igualdade na repartição dos ônus e encargos públicos como parâmetro caracterizador da responsabilidade estatal. O contributo francês

    1.2.2 O sacrifício especial como pressuposto caracterizador do ato lícito danoso indenizável.O contributo alemão

    1.3 Ressarcimentos, compensações e indenizações: premissas de um câmbio conceitual

    1.4 Os limites do dano ressarcível e as propostas da doutrina e jurisprudência clássicas para a composição dos danosoriundos de atos estatais lícitos

    1.4.1 A indenizabilidade como "compensação do dano motivado e consciente do legislador" - (concepção alemã)

    1.4.2 A indenizabilidade como "conversão pecuniária do bem ou direito sacrificado/expropriado" - (concepção italiana)

    2 - A RESPONSABILIDADE DO ESTADO LEGISLADOR

    2.1 Concepções teóricas iniciais

    2.1.a) O presságio de Duguit

    2.1.b) Os contrapontos doutrinais e a irradiação de teses sobre a teoria do Estado legislador

    2.2 O labor teórico-construtivo do Conseil d’État francês: a responsabilidade pelo fato das leis como fruto do pragmatismo

    2.2.1 O arrêt La Fleurette como quebra de um paradigma. Consolidação prática de uma nova tendência jurisprudencial?

    3 - A RESPONSABILIDADE PATRIMONIAL DO ESTADO ESPANHOL

    3.1 Síntese evolutiva

    3.1.1 A fase pré LEF/1954

    3.1.2 A fase pós LEF/1954

    3.2 Marco jurídico atual: a responsabilidade administrativa à luz da Lei 30/92, de 26 de novembro, do Regime Jurídico das Administrações Públicas e do Procedimento Administrativo Comum (LRJAP y PAC/92)

    3.2.1. A responsabilidade patrimonial do Estado pelo funcionamento normal dos serviços públicos

    3.2.2 A responsabilidade do Estado legislador como uma "anomalia"

    4 - A ATIVIDADE LEGISLATIVA SEGUNDO A CONSTITUIÇÃO ESPANHOLA DE 1978

    4.1 A força normativa da Constituição

    4.2 O papel da lei no vigente sistema constitucional normativo: a lei como ato normativo coadjuvante

    4.3 A lei e sua diversidade tipológica

    4.3.1 A depreciação da concepção clássica de norma jurídica: a lei em forma e conteúdo

    4.3.2 A simbiose legislativa: da generalidade ao particularismo: do racionalismo ao decisionismo

    4.4 A lei e o seu biotipo contemporâneo

    4.5 O pluralismo legislativo no contexto da CE/78

    4.6 Existe um conceito unitário de lei na Constituição?

    4.7 O sistema legislativo de elaboração das leis

    4.7.1 Processo legislativo: especial referência às leis orgânicas e ordinárias

    4.7.2 A lei como ato normativo do tipo complexo

    4.8 A capacidade interventiva do legislador

    4.8.1 A lei como instrumento de concretização do Estado social

    4.9 A intervenção legislativa na CE/78

    4.9.1 Atos de conformação

    4.9.2 Atos de intervenção

    5 - LIMITES CONSTITUCIONAIS AO PODER DE LEGISLAR

    5.1 Retrato de uma atividade extremadamente modulada

    5.2 Limitações constitucionais verticais

    5.3 "Condicionamentos" constitucionais horizontais

    6 - A LEI COMO ATO IMPOSITOR DE DANOS E IRRESPONSABILIDADES

    6.1 A imperatividade da lei como mecanismo impositor de danos

    6.2 Lesão ressarcível: uma atrofia conceitual a serviço da implementação da (falsa) legalidade. A imperatividade como instrumento de imposição de irresponsabilidades

    7 - A RESPONSABILIDADE PATRIMONIAL DO ESTADO LEGISLADOR NO DIREITO ESPANHOL

    7.1 Admissibilidade e desdobramentos

    7.1.1 A responsabilidade de todos os poderes públicos na Constituição Espanhola de 1978: a tese do Estado legislador responsável

    7.1.2 Retrato de uma jurisprudência cambiante

    8 - A RESPONSABILIDADE DO ESTADO LEGISLADOR NA LRJAP Y PAC/92

    8.1 A falibilidade técnica do art. 139

    8.2 Críticas à hipótese indenizatória dos danos não expropriatórios prevista no art. 139.3

    8.3 Os danos indenizáveis à luz do art. 141: parâmetros conceituais

    8.4 A tendência jurisprudencial pós 92

    9 - A RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO POR LEIS INCONSTITUCIONAIS

    9.1 A declaração de inconstitucionalidade como prius e condição de procedibilidade ao dever estatal de indenizar

    9.1.1 Balanço crítico

    9.1.2 A doutrina dos efeitos prospectivos (TC) versus a doutrina da actio nata (TS): o conflito interjurisdicional como entrave ao reconhecimento da responsabilidade civil do Estado por atos legislativos inconstitucionais

    9.1.3 A culpa na e da ilicitude

    9.2 Supostos indenizáveis

    9.2.1 Atos legislativos de natureza expropriatória (expropriações ope legis)

    9.2.2 Atos legislativos de conteúdo não expropriatório

    10 - A RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO POR LEIS CONSTITUCIONAIS

    10.1 A imposição de sacrifício como expressão do dano legislativo

    10.2 O sacrifício especial como um conceito híbrido e excludente?

    10.3 A concentração tricotômica da doutrina. Incurso sobre as possíveis hipóteses indenizáveis

    10.3.1 Correntes doutrinais: formação e deslinde

    10.4 "Reações" jurídicas do ordenamento

    10.4.1 A benevolência do legislador

    10.4.2 O beneplácito do juízo ou tribunal judicante

    10.4.3 Um caminho admissível

    10.5 Reflexões apriorísticas sobre um Estado legislador (ir)responsável

    11 - A RESPONSABILIDADE CIVIL POR ATOS LEGISLATIVOS OMISSIVOS

    11.1 Breves considerandos

    11.2 O influxo interpretativo do Tribunal de Justiça das Comunidades Europeias sobre o tema da inconstitucionalidade por omissão no contexto espanhol

    CONCLUSÕES

    REFERÊNCIAS

    ANEXO DE JURISPRUDÊNCIAS CITADAS

    Índice alfabético

    A

    • Abreviaturas, siglase símbolos utilizados
    • Actio nata. Doutrina dos efeitos prospectivos (TC) versus a doutrina da actio nata (TS): o conflito interjurisdicional como entrave ao reconhecimento da responsabilidade civil do Estado por atos legislativos inconstitucionais
    • Anexo de jurisprudências citadas
    • Arrêt La Fleurette como quebra de um paradigma. Consolidação prática de uma nova tendência jurisprudencial?
    • Atividade legislativa segundo a Constituição espanhola de 1978
    • Ato estatal ilícito. Limites do dano ressarcível e as propostas da doutrina e jurisprudência clássicas para a composição dos danos oriundos de atos estatais lícitos
    • Ato ilícito danoso. Sacrifício especial como pressuposto caracterizador do ato lícito danoso indenizável.O contributo alemão
    • Ato ilícito. Responsabilidadedo Estado por ato lícito
    • Ato impositor. Lei como ato impositor de danos e irresponsabilidades
    • Ato legislativo omisso. Responsabilidade civil por atos legislativos omissivos
    • Ato normativo coadjuvante. Papel da lei no vigente sistema constitucional normativo: a lei como ato normativo coadjuvante
    • Ato normativo. Lei como atonormativo do tipo complexo
    • Atos de conformação
    • Atos de intervenção
    • Atos legislativos de conteúdo não expropriatório
    • Atos legislativos de natureza expropriatória (expropriaçõesope legis)

    B

    • Beneplácito do juízo ou tribunal judicante
    • Biotipo contemporâneo. Lei e oseu biotipo contemporâneo

    C

    • Capacidade interventiva do legislador
    • Compensação do dano. Indenizabilidade como "compensação do dano motivado e consciente do legislador" - (concepção alemã)
    • Compensação. Ressarcimentos, compensações e indenizações: premissas de um câmbio conceitual
    • Conceito. Ressarcimentos, compensações e indenizações: premissas de um câmbio conceitual
    • Conceito. Sacrifício especial como um conceito híbrido e excludente?
    • Concentração tricotômica da doutrina. Incurso sobre as possíveis hipóteses indenizáveis
    • Concentração tricotômica da doutrina. Incurso sobre as possíveis hipóteses indenizáveis. Correntes doutrinais: formação e deslinde
    • Concepção alemã. Indenizabilidade como "compensação do dano motivado e consciente do legislador" - (concepção alemã)
    • Conclusões
    • "Condicionamentos" constitu cionais horizontais
    • Conflito interjurisdicional. Doutrina dos efeitos prospectivos (TC) versus a doutrina da actio nata (TS): o conflito interjurisdicional como entrave ao reconhecimento da responsabilidade civil do Estado por atos legislativos inconstitucionais
    • Conformação. Atos de conformação
    • Conseil d’État francês. Labor teórico-construtivo do Conseil d’État francês: a responsabilidade pelo fato das leis como fruto do pragmatismo
    • Constitucional. "Condicionamentos" constitucionais horizontais
    • Constitucional. Limitações constitucionais verticais
    • Constitucional. Limites constitucionais ao poder de legislar
    • Constituição espanhola de 1978. Atividade legislativa
    • Constituição espanhola. Intervenção legislativa na CE/78
    • Constituição espanhola. Pluralismo legislativo no contexto da CE/78
    • Constituição espanhola. Responsabilidade de todos os poderes públicos na Constituição Espanhola de 1978: a tese do Estado legislador responsável
    • Constituição. Força normativa da Constituição
    • Contrapontos doutrinais e a irradiação de teses sobre a teoria do Estado legislador
    • Contributo alemão. Sacrifício especial como pressuposto caracterizador do ato lícito danoso indenizável.O contributo alemão
    • Contributo francês. Princípio da igualdade na repartição dos ônus e encargos públicos como parâmetro caracterizador da responsabilidade estatal. O contributo francês
    • Culpa na e da ilicitude

    D

    • Dano legislativo. Imposição de sacrifício como expressão do dano legislativo
    • Dano ressarcível. Limites do dano ressarcível e as propostas da doutrina e jurisprudência clássicas para a composição dos danos oriundos de atos estatais lícitos
    • Dano. Lei como ato impositor dedanos e irresponsabilidades
    • Danos indenizáveis à luz do art. 141: parâmetros conceituais
    • Danos. Imperatividade da lei como mecanismo impositor de danos
    • Decisionismo. Simbiose legislativa: da generalidade ao particularismo: do racionalismo ao decisionismo
    • Declaração de inconstitucionalidade comoprius e condição de procedibilidade ao dever estatal de indenizar
    • Declaração de inconstitucionalidade comoprius e condição de procedibilidade ao dever estatal de indenizar. Balanço crítico
    • Depreciação da concepção clássica de norma jurídica: a lei em forma e conteúdo
    • Direito Espanhol. Responsabilidade patrimonial do Estado legislador no Direito Espanhol
    • Diversidade tipológica. Lei esua diversidade tipológica
    • Doutrina dos efeitos prospectivos (TC) versus a doutrina da actio nata (TS): o conflito interjurisdicional como entrave ao reconhecimento da responsabilidade civil do Estado por atos legislativos inconstitucionais
    • Duguit. Presságio de Duguit

    E

    • Encargo público. Princípio da igualdade na repartição dos ônus e encargos públicos como parâmetro caracterizador da responsabilidade estatal. O contributo francês
    • Estado espanhol. Responsabilidadepatrimonial do Estado espanhol
    • Estado legislador. Contrapontos doutrinais e a irradiação de teses sobre a teoria do Estado legislador
    • Estado legislador. Reflexões apriorísticas sobre um Estado legislador (ir)responsável
    • Estado legislador. Responsabilidade de todos os poderes públicos na Constituição Espanhola de 1978: a tese do Estado legislador responsável
    • Estado legislador. Responsabilidade do Estado legislador como uma "anomalia"
    • Estado legislador. Responsabilidade do Estado legislador na LRJAP Y PAC/92
    • Estado legislador. Responsabilidade patrimonial do Estado legislador no Direito Espanhol
    • Estado social. Lei como instrumento de concretização do Estado social
    • Estado. Responsabilidade civil do Estado por leis constitucionais
    • Estado. Responsabilidadedo Estado legislador
    • Estado. Responsabilidade do Estado por ato lícito
    • Estado. Responsabilidade patrimonial do Estado pelo funcionamento normal dos serviços públicos
    • Expropriaçõesope legis. Atos legislativos de natureza expropriatória (expropriações ope legis)
    • Expropriação. Atos legislativos de conteúdo não expropriatório
    • Expropriação. Atos legislativos de natureza expropriatória (expropriações ope legis)

    F

    • Força normativa da Constituição

    I

    • Ilicitude. Culpa nae da ilicitude
    • Imperatividade da lei como mecanismo impositor de danos
    • Imperatividade. Lesão ressarcível: umaatrofia conceitual a serviço da implementação da (falsa) legalidade. A imperatividade como instrumento de imposição de irresponsabilidades
    • Imposição de sacrifício como expressão do dano legislativo
    • Inconstitucionalidade. Declaração de inconstitucionalidade comoprius e condição de procedibilidade ao dever estatal de indenizar
    • Inconstitucionalidade. Doutrina dos efeitos prospectivos (TC) versus a doutrina da actio nata (TS): o conflito interjurisdicional como entrave ao reconhecimento da responsabilidade civil do Estado por atos legislativos inconstitucionais
    • Inconstitucionalidade. Responsabilidade civil do Estado por leis constitucionais
    • Inconstitucionalidade. Responsabilidade civil do Estado por leis inconstitucionais
    • Indenizabilidade como "compensação do dano motivado e consciente do legislador" - (concepção alemã)
    • Indenização. Concentração tricotômica da doutrina. Incurso sobre as possíveis hipóteses indenizáveis
    • Indenização. Declaração deinconstitucionalidade como prius e condição de procedibilidade ao dever estatal de indenizar
    • Indenização. Ressarcimentos, compensações e indenizações: premissas de um câmbio conceitual
    • Indenização. Supostos indenizáveis
    • Influxo interpretativo do Tribunal de Justiça das Comunidades Europeias sobre o tema da inconstitucionalidade por omissão no contexto espanhol
    • Intervenção legislativa na CE/78
    • Intervenção. Atosde intervenção
    • Introdução
    • Irresponsabilidade. Lei como ato impositor de danos e irresponsabilidades

    J

    • Juízo. Beneplácito do juízo ou tribunal judicante
    • Jurisprudência. Retrato de uma jurisprudência cambiante

    L

    • Labor teórico-construtivo do Conseil d’État francês: a responsabilidade pelo fato das leis como fruto do pragmatismo
    • Legalidade. Lesão ressarcível: uma atrofia conceitual a serviço da implementação da (falsa) legalidade. A imperatividade como instrumento de imposição de irresponsabilidades
    • Legislador. Benevolência do legislador
    • Legislador. Capacidade interventiva do legislador
    • Lei como ato impositor de danos e irresponsabilidades
    • Lei como ato normativo do tipo complexo
    • Lei como instrumento de concretização do Estado social
    • Lei e o seu biotipo contemporâneo
    • Lei e sua diversidade tipológica
    • Lei. Existe um conceito unitário de lei na Constituição?
    • Lei. Imperatividade da lei como mecanismo impositor de danos
    • Lei. Sistema legislativo de elaboração das leis
    • Leis orgânica e ordinária. Processo legislativo: especial referência às leis orgânicas e ordinárias
    • Lesão ressarcível: uma atrofia conceitual a serviço da implementação da (falsa) legalidade. A imperatividade como instrumento de imposição de irresponsabilidades
    • Limitações constitucionais verticais
    • Limites constitucionais aopoder de legislar
    • Limites do dano ressarcível e as propostas da doutrina e jurisprudência clássicas para a composição dos danos oriundos de atos estatais lícitos
    • LRJAP Y PAC/92. Críticas à hipótese indenizatória dos danos não expropriatórios prevista no art. 139.3
    • LRJAP Y PAC/92. Falibilidade técnica do art. 139
    • LRJAP Y PAC/92. Tendênciajurisprudencial pós 92

    M

    • Marco jurídico atual: a responsabilidade administrativa à luz da Lei 30/92, do Regime Jurídico das Administrações Públicas e do Procedimento Administrativo Comum (LRJAP y PAC/92)

    N

    • Norma jurídica. Depreciação da concepção clássica de norma jurídica: a lei em forma e conteúdo

    O

    • Omissão. Influxo interpretativo do Tribunal de Justiça das Comunidades Europeias sobre o tema da inconstitucionalidade por omissão no contexto espanhol
    • Omissão. Responsabilidade civil poratos legislativos omissivos
    • Ordenamento jurídico. "Reações"jurídicas do ordenamento

    P

    • Papel da lei no vigente sistema constitucional normativo: a lei como ato normativo coadjuvante
    • Paradigma. Arrêt La Fleurette como quebra de um paradigma. Consolidação prática de uma nova tendência jurisprudencial?
    • Particularismo. Simbiose legislativa: da generalidade ao particularismo: do racionalismo ao decisionismo
    • Pluralismo legislativo nocontexto da CE/78
    • Poder de legislar. Limites constitucionais ao poder de legislar
    • Pragmatismo. Labor teórico-construtivo do Conseil d’État francês: a responsabilidade pelo fato das leis como fruto do pragmatismo
    • Presságio de Duguit
    • Princípio da igualdade na repartição dos ônus e encargos públicos como parâmetro caracterizador da responsabilidade estatal. O contributo francês
    • Processo legislativo: especial referência às leis orgânicas e ordinárias

    R

    • Racionalismo. Simbiose legislativa: da generalidade ao particularismo: do racionalismo ao decisionismo
    • "Reações" jurídicas do ordenamento
    • "Reações" jurídicas do ordenamento. Benevolência do legislador
    • "Reações" jurídicas do ordenamento. Um caminho admissível
    • Referências
    • Reflexões apriorísticas sobre um Estado legislador (ir)responsável
    • Regime Jurídico das Administrações Públicas: a responsabilidade administrativa à luz da Lei 30/92, do Regime Jurídico das Administrações Públicas e do Procedimento Administrativo Comum (LRJAP y PAC/92)
    • Responsabilidade administrativa à luz da Lei 30/92, do Regime Jurídico das Administrações Públicas e do Procedimento Administrativo Comum (LRJAP y PAC/92)
    • Responsabilidade civil do Estado por leis constitucionais
    • Responsabilidade civil do Estado por leis inconstitucionais
    • Responsabilidade civil por atos legislativos omissivos
    • Responsabilidade civil por atos legislativos omissivos. Breves considerandos
    • Responsabilidade de todos os poderes públicos na Constituição Espanhola de 1978: a tese do Estado legislador responsável
    • Responsabilidade do Estado legislador como uma "anomalia"
    • Responsabilidade do Estado legislador na LRJAP Y PAC/92
    • Responsabilidade do Estado legislador
    • Responsabilidade do Estado legislador. Concepções teóricas iniciais
    • Responsabilidade do Estado por ato lícito
    • Responsabilidade do Estado por ato lícito. Excurso histórico
    • Responsabilidade do Estado por ato lícito. Fundamentos legitimadores
    • Responsabilidade estatal. Declaração de inconstitucionalidade como prius e condição de procedibilidade ao dever estatal de indenizar
    • Responsabilidade estatal. Princípio da igualdade na repartição dos ônus e encargos públicos como parâmetro caracterizador da responsabilidade estatal. O contributo francês
    • Responsabilidade patrimonial do Estado espanhol
    • Responsabilidade patrimonial do Estado espanhol. Fase pós LEF/1954
    • Responsabilidade patrimonial do Estado espanhol. Fase pré LEF/1954
    • Responsabilidade patrimonial do Estado espanhol. Síntese evolutiva
    • Responsabilidade patrimonial do Estadolegislador no Direito Espanhol
    • Responsabilidade patrimonial do Estado legislador no Direito Espanhol. Admissibilidade e desdobramentos
    • Responsabilidade patrimonial do Estado pelo funcionamento normal dos serviços públicos
    • Responsabilidade pelo fato das leis. Labor teórico-construtivo do Conseil d’État francês: a responsabilidade pelo fato das leis como fruto do pragmatismo
    • Ressarcimentos, compensações e indenizações: premissas de um câmbio conceitual
    • Retrato de uma atividade extremadamente modulada
    • Retrato de uma jurisprudência cambiante

    S

    • Sacrifício especial comopressuposto caracterizador do ato lícito danoso indenizável. O contributo alemão
    • Sacrifício especial como um onceito híbrido e excludente?
    • Serviço público. Responsabilidade patrimonial do Estado pelo funcionamento normal dos serviços públicos
    • Sigla. Abreviaturas, siglas e símbolosutilizados
    • Simbiose legislativa: da generalidade ao particularismo: do racionalismo ao decisionismo
    • Símbolo. Abreviaturas, siglas e símbolos utilizados
    • Sistema constitucional. Papel da lei no vigente sistema constitucional normativo: a lei como ato normativo coadjuvante
    • Sistema legislativo deelaboração das leis
    • Supostos indenizáveis

    T

    • Tendência jurisprudencial.Arrêt La Fleurette como quebra de um paradigma. Consolidação prática de uma nova tendência jurisprudencial?
    • Tipo complexo. Lei como atonormativo do tipo complexo
    • Tribunal de Justiça das Comunidades Europeias. Influxo interpretativo do Tribunal de Justiça das Comunidades Europeias sobre o tema da inconstitucionalidade por omissão no contexto espanhol
    • Tribunal judicante. Beneplácito dojuízo ou tribunal judicante