Capa do livro: Filosofia e Educação - Temas de Investigação Filosófica - Biblioteca de Filosofia e Educação Filosófica, Coordenador: Geraldo Balduíno Horn

Filosofia e Educação - Temas de Investigação Filosófica - Biblioteca de Filosofia e Educação Filosófica

Coordenador: Geraldo Balduíno Horn

    Preço

    por R$ 99,90

    Ficha técnica

    Autor/Autores: Coordenador: Geraldo Balduíno Horn

    ISBN v. impressa: 978853623886-9

    ISBN v. digital: 978853626417-2

    Acabamento: Brochura

    Formato: 15,0x21,0 cm

    Peso: 260grs.

    Número de páginas: 204

    Publicado em: 14/08/2012

    Área(s): Filosofia

    Versão Digital (eBook)

    Para leitura em aplicativo exclusivo da Juruá Editora - Juruá eBooks - para Smartphones e Tablets rodando iOS e Android. Não compatível KINDLE, LEV, KOBO e outros e-Readers.

    Disponível para as plataformas:

    • Android Android 5 ou posterior
    • iOSiOS 8 ou posterior

    Em computadores a leitura é apenas online e sem recursos de favoritos e anotações;
    Não permite download do livro em formato PDF;
    Não permite a impressão e cópia do conteúdo.

    Compra apenas via site da Juruá Editora.

    Sinopse

    O presente livro, segundo da coleção Biblioteca de Filosofia e Educação Filosófica, apresenta mais do que um conjunto de artigos justapostos, traz reflexões e discussões sobre temas e autores clássicos da Filosofia e da Educação. Trata-se da seleção de textos apresentados e discutidos nos encontros do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Filosófica (NESEF-UFPR).

    Os autores são professores de Filosofia que pesquisam e aprofundam temáticas que inter-relacionam Filosofia e Educação sob diferentes abordagens e perspectivas. Entre outros pensadores os escritos destacam ideias, argumentos e reflexões de Walter Benjamin, Manuel Patrício, Lévinas, Habermas, Rawls, Freire, Lukács e Dario Vellozo. Temas polêmicos e de grande relevância para campo educacional como ética, política, estética, conhecimento e ensino de Filosofia são analisados à luz de teorias clássicas do pensamento filosófico contemporâneo.

    Biblioteca de Filosofia e Educação Filosófica

    Com mais de 2.600 anos de existência, a Filosofia é compreendida como um saber considerado rigoroso, profundo, criativo e crítico que se realiza por meio de reflexões e argumentações sistemáticas. Seu ponto de partida são os grandes problemas existenciais, sociais e políticos enfrentados pela humanidade em todos os tempos e lugares. Busca, a partir de diferentes olhares e perspectivas epistemológicas, entender o modo como os homens enfrentaram e enfrentam a produção de sua existência ao longo da história.

    Nesse sentido, a coleção Biblioteca de Filosofia e Educação Filosófica atende tanto estudantes como professores e os leitores que procuram na filosofia respostas de certas indagações que ainda não conseguiram responder.

    Nessa busca por respostas, logo será possível perceber que indagar é mais importante que responder de maneira taxativa, mas cada um perceberá também que é preciso ficar atento, pois não basta só perguntar, problematizar, é necessário encontrar respostas consistentes em relação aos problemas levantados. É isso que os filósofos normalmente fazem em suas reflexões e sistematizações conceituais e é isso que você encontrará ao ler e estudar os temas apresentados nessa Coleção.

    O principal objetivo da Coleção é apresentar e divulgar obras de natureza filosófica, bem como obras que estabelecem interface entre a Filosofia e a Educação.

    Cada obra é selecionada considerando sempre sua importância do ponto de vista da contribuição à formação de sujeitos criativos, autônomos e éticos; sujeitos que se dedicam ao pensamento sistemático e cuidadoso como forma de resistir às práticas sociais determinadas pelo modus vivendi hegemônico da sociedade contemporânea, compreendidas, na maioria das vezes, como únicas e verdadeiras.

    Autor(es)

    Coordenador:

    Geraldo Balduíno Horn é Doutor em Filosofia da Educação pela FEUSP; Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR); Especialista em Filosofia Antropológica e Graduado em Filosofia (UFPR); Coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre o Ensino de Filosofia - (NESEF/UFPR). É professor de Metodologia e Prática de Ensino de Filosofia da UFPR e do curso de Mestrado e Doutorado em Educação. Linha de pesquisa: Cultura, Escola e Ensino. Entre outros trabalhos é autor das obras: Ensino de Filosofia: fundamentos teóricos e metodológicos (Unijuí); O Ensino de História e seu currículo (Vozes - 4ª Ed.) e Orientações para elaboração de projetos e monografias (Vozes - 3ª Ed.). Organizador das obras: Discutindo Textos Filosóficos (Chain); Textos Clássicos de Filosofia (Chain) e Textos Filosóficos em Discussão (Chain - 2ª Ed.).



     

    Sumário

    Capítulo 1 A FILOSOFIA NA FORMAÇÃO DO ADOLESCENTE NO ENSINO MÉDIO - Antônio Joaquim Severino

    Capítulo 2 A EDUCAÇÃO E O MUNDO INFANTIL EM WALTER BENJAMIN - Anita Helena Schlesener

    Capítulo 3 LÉVINAS: ALTERIDADE E ROSTO EM EDUCAÇÃO - Neusa Vendramin Volpe

    Capítulo 4 ÉTICA DO DISCURSO E A EDUCAÇÃO EMANCIPADORA EM HABERMAS - Gelson João Tesser

    Capítulo 5 RAWLS: EDUCAÇÃO E RAZOABILIDADE - Sidney Reinaldo Silva

    Capítulo 6 EDUCAÇÃO, FILOSOFIA E ESCOLA - Giselle Moura Schnorr

    Capítulo 7 AS TRAVES-MESTRAS DO PENSAMENTO FILOSÓFICO DE MANUEL PATRÍCIO - José Manuel de Barros Dias

    Capítulo 8 NOTAS SOBRE AS POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS DO TEXTO LITERÁRIO NO ENSINO DE FILOSOFIA - Valéria Arias

    Capítulo 9 O ENSINO DE FILOSOFIA E A SELEÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO MÉDIO DAS ESCOLAS PÚBLICAS PARANAENSES - Ademir Aparecido Pinhelli Mendes Geraldo Balduíno Horn

    Capítulo 10 CATÓLICOS E LIVRES-PENSADORES: A DISPUTA PELA FORMAÇÃO DAS NOVAS GERAÇÕES - Maria Lúcia de Andrade

    Índice alfabético

    A

    • A educação e o mundo infantil em Walter Benjamin. Anita Helena Schlesener
    • A filosofia na formação do adolescente no ensino médio. Antônio Joaquim Severino
    • Ademir Aparecido Pinhelli Mendes e Geraldo Balduíno Horn. O ensino de filosofia e a seleção de professores para o ensino médio das escolas públicas paranaenses
    • Adolescente. A filosofia na formação do adolescente no ensino médio. Antônio Joaquim Severino
    • Alteridade. Lévinas: alteridade e rosto em educação. Neusa Vendramin Volpe
    • Anita Helena Schlesener. A educação e o mundo infantil em Walter Benjamin
    • Antônio Joaquim Severino. A filosofia na formação do adolescente no ensino médio
    • As traves-mestras do pensamento filosófico de Manuel Patrício. José Manuel de Barros Dias

    C

    • Católicos e livres-pensadores: a disputa pela formação das novas gerações. Maria Lúcia de Andrade

    D

    • Discurso. Ética do discurso e a educação emancipadora em Habermas. Gelson João Tesser

    E

    • Educação e o mundo infantil em Walter Benjamin. Anita Helena Schlesener
    • Educação, filosofia e escola. Giselle Moura Schnorr
    • Educação. Ética do discurso e a educação emancipadora em Habermas. Gelson João Tesser
    • Educação. Lévinas: alteridade erosto em educação. Neusa Vendramin Volpe
    • Educação. Rawls: educação e razoabilidade. Sidney Reinaldo Silva
    • Emancipação. Ética do discurso e a educação emancipadora em Habermas. Gelson João Tesser
    • Ensino de filosofia e a seleção de professores para o ensino médio das escolas públicas paranaenses. Ademir Aparecido Pinhelli Mendes e Geraldo Balduíno Horn
    • Ensino médio. O ensino de filosofia e a seleção de professores para o ensino médio das escolas públicas paranaenses. Ademir Aparecido Pinhelli Mendes e Geraldo Balduíno Horn
    • Ensino. A filosofia na formação do adolescente no ensino médio. Antônio Joaquim Severino
    • Ensino. Notas sobre as possibilidades pedagógicas do texto literário no ensino de filosofia. Valéria Arias
    • Escola pública. O ensino de filosofia e a seleção de professores para o ensino médio das escolas públicas paranaenses. Ademir Aparecido Pinhelli Mendes e Geraldo Balduíno Horn
    • Escola. Educação, filosofia e escola. Giselle Moura Schnorr
    • Ética do discurso e a educação emancipadora em Habermas. Gelson João Tesser

    F

    • Filosofia. A filosofia na formação do adolescente no ensino médio. Antônio Joaquim Severino
    • Filosofia. Educação, filosofia eescola. Giselle Moura Schnorr
    • Filosofia. Notas sobre as possibilidades pedagógicas do texto literário no ensino de filosofia. Valéria Arias
    • Filosofia. O ensino de filosofia e a seleção de professores para o ensino médio das escolas públicas paranaenses. Ademir Aparecido Pinhelli Mendes e Geraldo Balduíno Horn
    • Formação. Católicos e livres-pensadores: a disputa pela formação das novas gerações. Maria Lúcia de Andrade

    G

    • Gelson João Tesser. Ética do discurso e a educação emancipadora em Habermas
    • Geraldo Balduíno Horn e Ademir Aparecido Pinhelli Mendes. O ensino de filosofia e a seleção de professores para o ensino médio das escolas públicas paranaenses
    • Giselle Moura Schnorr. Educação, filosofia e escola

    H

    • Habermas. Ética do discurso e a educação emancipadora em Habermas. Gelson João Tesser

    I

    • Infância. A educação e o mundo infantil em Walter Benjamin. Anita Helena Schlesener

    J

    • José Manuel de Barros Dias. As traves-mestras do pensamento filosófico de Manuel Patrício

    L

    • Lévinas: alteridade e rosto em educação. Neusa Vendramin Volpe
    • Literatura. Notas sobre as possibilidades pedagógicas do texto literário no ensino de filosofia. Valéria Arias

    M

    • Manuel Patrício. As traves-mestras do pensamento filosófico de Manuel Patrício. José Manuel de Barros Dias
    • Maria Lúcia de Andrade. Católicos e livres-pensadores: a disputa pela formação das novas gerações

    N

    • Neusa Vendramin Volpe. Lévinas: alteridade e rosto em educação
    • Notas sobre as possibilidades pedagógicas do texto literário no ensino de filosofia. Valéria Arias

    O

    • O ensino de filosofia e a seleção de professores para o ensino médio das escolas públicas paranaenses. Ademir Aparecido Pinhelli Mendes e Geraldo Balduíno Horn

    P

    • Pedagogia. Notas sobre as possibilidades pedagógicas do texto literário no ensino de filosofia. Valéria Arias
    • Pensador. Católicos e livres-pensadores: a disputa pela formação das novas gerações. Maria Lúcia de Andrade
    • Pensamento filosófico. As traves-mestras do pensamento filosófico de Manuel Patrício. José Manuel de Barros Dias
    • Professor. O ensino de filosofia e a seleção de professores para o ensino médio das escolas públicas paranaenses. Ademir Aparecido Pinhelli Mendes e Geraldo Balduíno Horn

    R

    • Rawls: educação e razoabilidade. Sidney Reinaldo Silva
    • Razozabilidade. Rawls: educação e razoabilidade. Sidney Reinaldo Silva

    S

    • Sidney Reinaldo Silva. Rawls: educação e razoabilidad

    T

    • Texto literário. Notas sobre as possibilidades pedagógicas do texto literário no ensino de filosofia. Valéria Arias
    • Traves-mestras do pensamento filosófico de Manuel Patrício. José Manuel de Barros Dias

    V

    • Valéria Arias. Notas sobre as possibilidades pedagógicas do texto literário no ensino de filosofia

    W

    • Walter Benjamin. A educação e omundo infantil em Walter Benjamin. Anita Helena Schlesener