Capa do livro: Linguagem de Bebês - Manual de Estimulação, Lígia Ebner Melchiori e Julio Pérez-López

Linguagem de Bebês - Manual de Estimulação

Lígia Ebner Melchiori e Julio Pérez-López

    Preço

    por R$ 39,90

    Ficha técnica

    Autor/Autores: Lígia Ebner Melchiori e Julio Pérez-López

    ISBN: 978853623970-5

    Acabamento: Brochura

    Formato: 15,0x21,0 cm

    Peso: 110grs.

    Número de páginas: 64

    Publicado em: 07/05/2013

    Área(s): Psicologia - Desenvolvimento

    Sinopse

    Esse é um manual simples e de fácil compreensão a ser utilizado por educadores de berçários e pais, e explica a importância do estímulo da linguagem dos bebês já por ocasião do seu nascimento. O conteúdo apresentado é fruto de estudos e discussões com várias gerações de estudiosos de psicologia baseados em pesquisas realizadas em berçários, e traduzem a importância da linguagem no desenvolvimento infantil.

    Autor(es)

    LÍGIA EBNER MELCHIORI
    Psicóloga. Doutorado em Psicologia. Pós-doutorado em Desenvolvimento humano e familiar. Docente junto ao Departamento de Psicologia e a Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem - Faculdade de Ciências - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"/UNESP, Bauru, SP. Livro publicado em coautoria: A produção do apego no contexto da produção científica contemporânea, 2011.

    JULIO PÉREZ-LÓPEZ
    Psicólogo. Professor Titular de Psicologia Evolutiva e da Educação na Universidade de Murcia, Espanha. Coordenador do Grupo de Investigação de Atenção Temprana. Coordenador do Serviço de Prevenção, Promoção do Desenvolvimento Infantil e Atenção Temprana (SEPRODIAT) da Universidade de Murcia. Co-diretor do Master de Atenção Temprana. Livro publicado em coautoria: Manual de Atención Temprana. Madrid: Editora Pirámide, 2010.

    Sumário

    A IMPORTÂNCIA DA LINGUAGEM NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL

    OS PRIMEIROS PASSOS

    MANTER O CONTATO VISUAL É O PASSO INICIAL E INDISPENSÁVEL PARA QUALQUER DIÁLOGO

    CHAME-O SEMPRE, ARTICULANDO SEU NOME DE FORMA CLARA E ISOLADA

    ESCUTE E REPITA O QUE O BEBÊ FALA

    ASSOCIE UMA PALAVRA OU FRASE CURTA ÀS AÇÕES COTIDIANAS

    NOMEIE UMA PESSOA ATÉ QUE O BEBÊ ASSOCIE A PALAVRA COM ELA

    CONTINUANDO

    EVITE FALAR AS PALAVRAS NO DIMINUTIVO PORQUE É MUITO MAIS FÁCIL PARA A CRIANÇA FALAR "PÉ" DO QUE "PEZINHO", "MÃO", DO QUE "MÃOZINHA"

    MOSTRE OBJETOS OU ANIMAIS E FAÇA O SOM CORRESPONDENTE

    INCENTIVE O BEBÊ A EXPRESSAR SEUS DESEJOS COM GESTOS

    NOMEIE OBJETOS E AÇÕES. AMPLIE O VOCABULÁRIO DO BEBÊ

    APROVEITE A HORA DE TROCAR OU DAR BANHO NO BEBÊ E NOMEIE AS PARTES DO CORPO

    MOSTRE DOIS OBJETOS FAMILIARES AO BEBÊ E PEÇA UM DELES

    ANTECIPE AS AÇÕES

    MOSTRE DESENHOS E FOTOS DE OBJETOS E PESSOAS

    A TERCEIRA ETAPA DA ESTIMULAÇÃO

    CANTE PARA O BEBÊ, SE POSSÍVEL, TENHA CANÇÕES QUE REPRESENTEM A ATIVIDADE A SER DESEMPENHADA

    MOSTRE ALGUNS OBJETOS FAMILIARES AO BEBÊ E PEÇA UM DELES. ASSOCIE SUA FUNÇÃO

    PROCURE EXPLORAR OS CINCO SENTIDOS DO BEBÊ: AUDIÇÃO, VISÃO, TATO, OLFATO E PALADAR

    AO RESPONDER À CRIANÇA, NÃO FALE FRASE MUITO EXTENSA, NO MÁXIMO DUAS VEZES MAIOR DO QUE A QUE ELA FALOU

    INCENTIVE O BEBÊ A EXPRESSAR SEUS DESEJOS COM PALAVRAS

    AOS POUCOS, DA LINGUAGEM INFANTILIZADA À FALA ADULTA

    FALE COM A CRIANÇA CORRETA MENTE, NÃO IMITE SUA FALA INFANTILIZADA

    NA HORA DE TROCAR OU DAR BANHO: PEÇA QUE ELE APONTE PARTES DO CORPO E AS NOMEIE

    UTILIZE A LINGUAGEM ESCRITA DESDE CEDO. PRIMEIRO LIVROS DE IMAGENS SEM TEXTO, MAIS TARDE COM TEXTOS CURTOS