Autor/Autores: João da Cruz Gonçalves Neto
ISBN: 978853624274-3
Acabamento: Brochura
Formato: 15,0x21,0 cm
Peso: 205grs.
Número de páginas: 146
Publicado em: 19/06/2013
Área(s): Direito - Diversos
Este livro constitui-se da soma de vários textos desenvolvidos no interior de um projeto pedagógico e de uma pesquisa que buscou usar a arte - em especial o cinema - para pensar a cultura e o direito no âmbito dos debates acadêmicos e fora dele. Por toda a obra partiu-se do pressuposto de que: se o cinema pode contribuir de alguma maneira com o processo educacional, será menos pelo seu conteúdo crítico do que pelo oferecimento de possibilidades dramáticas às experiências reflexivas. Alguns temas e problemas são recorrentes às abordagens do primeiro ao último texto presentes neste volume.
O superdimensionamento do direito, aos olhos de seus operadores, que lhe atribuem funções e papéis maiores do que sua estrutura institucional pode admitir, é um desses temas constantes e comuns. Outro tema recorrente é o custo da normalização da vida e as imensas instâncias humanas que ficam de fora de uma dimensionalidade única e estreita de nossa vida social, que se desenvolve em consonância com uma moral e um direito muitas vezes cegos para a complexidade. Dentre outros, ainda, que o leitor deverá verificar para além dessa pequena referência, está também o tema difuso da crítica cultural como o primeiro dos estímulos pedagógicos, por neste âmbito residir o primeiro dos mais importantes requisitos para o nascimento intelectual do indivíduo - a sua localização cultural.
João da Cruz Gonçalves Neto é Professor de Ética, Filosofia e Teoria do Direito na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goiás, onde também integra a equipe de pesquisadores dos programas de Mestrado em Direito Agrário e em Direitos Humanos. Coordena o Núcleo de Pesquisa e Ação em Direito e Arte, o Kenosis, cujo principal propósito é produzir crítica jurídica e cultural a partir da arte e da educação. Sítio do professor: http://dellacroce.pro.br.
O PREÇO DA NORMALIDADE
EM NOME DO PAI
ENTRE O AMOR E A MERCADORIA
DIREITO E VIDA TRÁGICA
A VIDA COMO COMÉRCIO MORAL
AS IMPESSOAS
A SEGURANÇA COMO IMOBILIDADE
O DIREITO E O POLITICAMENTE CORRETO
A FÁBULA DA MODERNIDADE POLÍTICA
DIREITO E COMPLEXIDADE
A METÁFORA ÍNTIMA
O JOGO DA INDETERMINAÇÃO
O LUGAR DO MEDO
O BURRO DE NIETZSCHE
A AUTOMATIZAÇÃO DAS RELAÇÕES SOCIAIS PELO DIREITO
O SENTIDO DA VIDA