Capa do livro: Mediação Penal & Justiça - Da Ética da Alteridade como Fundamento Filosófico para a adoção das Práticas Restaurativas, Cristina Rego de Oliveira

Mediação Penal & Justiça - Da Ética da Alteridade como Fundamento Filosófico para a adoção das Práticas Restaurativas

Cristina Rego de Oliveira

    Preço

    por R$ 79,90

    Ficha técnica

    Autor/Autores: Cristina Rego de Oliveira

    ISBN v. impressa: 978853624453-2

    ISBN v. digital: 978655605251-9

    Acabamento: Brochura

    Formato: 15,0x21,0 cm

    Peso: 212grs.

    Número de páginas: 170

    Publicado em: 31/10/2013

    Área(s): Direito - Penal

    Versão Digital (eBook)

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    Sinopse

    Mediação Penal & Justiça - Da Ética da Alteridade como Fundamento Filosófico para a adoção de Práticas Restaurativas se propõe a analisar uma das deficiências do sistema jurídico penal da atualidade, decorrente da apropriação do conflito pelo Estado: o distanciamento do autor dos fatos e da vítima na solução do litígio. Neste cenário, aponta como alternativa à crise do pensamento tradicional o recente paradigma de Justiça Restaurativa, que surge como movimento favorável à retomada da participação dos sujeitos no litígio, tornando-os seus personagens centrais. Nesse sentido, aborda suas principais características, enfatizando algumas das críticas que lhe são pertinentes.

    A realização prática deste movimento, porém, só é possível através da Mediação Penal, tido como mecanismo que instrumentaliza o encontro (direto e dialogado) entre os participantes, coordenado por um terceiro alheio ao conflito. A fundamentação filosófica adotada é a teoria desenvolvida por Emmanuel Levinas para a reflexão acerca da possibilidade de sua inserção no ordenamento jurídico. Sob a perspectiva da "ética da alteridade", pretende-se resgatar a importância do sujeito no contexto jurídico-criminal - enquanto pessoa que coexiste, em dignidade, com o próximo -, destacando como o pensamento do autor viabiliza a emergência de uma perspectiva humanitária à problemática penal.

    Autor(es)

    Cristina Rego de Oliveira

    Mestre em Ciências Jurídico-Criminais pela Universidade de Coimbra - Portugal. Especialista em Direito Econômico Europeu pelo Instituto de Direito Penal Económico e Europeu (IDPEE - Universidade de Coimbra). Especialista em Sociologia Política pela UFPR. Especialista em Direito Constitucional pela Academia Brasileira de Direito Constitucional (ABDConst). Especialista em Direito Penal e Criminologia pelo Instituto de Criminologia e Política Criminal (ICPC - UFPR). Graduada pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Assessora Jurídica na Procuradoria de Justiça Criminal - Ministério Público do Paraná.

    Sumário

    INTRODUÇÃO

    1 SOBRE A CRISE DO PARADIGMA PENAL CLÁSSICO (OU DO RESULTADO DA ESTATIZAÇÃO DO CONFLITO): FUNDAMENTOS PARA A CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO RESTAURATIVO

    1.1 Introdução

    1.2 Notas Sobre o Sistema Jurisdicional da Atualidade

    1.3 Contribuições da Criminologia Para a Crítica do Sistema Jurídico-Penal: da Proposta Abolicionista

    1.4 Perspectiva Vitimológica: Da Necessidade de Repensa r o Papel da Vítima no Sistema Jurídico-Penal

    2 RESTAURAR O QUÊ , E ENTRE QUEM? PROPOSTA AO MODELO TRADICIONAL DE JUSTIÇA PENAL

    2.1 Justiça Restaurativa: Notas Conceituais

    2.2 Características da Justiça Restaurativa

    2.2.1 Do crime como ofensa à relação intersubjetiva

    2.2.2 Do papel da comunidade no paradigma restaurativo

    2.2.3 Da reparação dos danos

    2.2.3.1 Da abrangência da reparação: dos danos materiais aos psicológicos

    2.2.3.2 Natureza jurídica da reparação

    3 MEDIAÇÃO PENAL: INSTRUMENTO RESTAURATIVO QUE POSSIBILITA O ENCONTRO ENTRE O AUTOR E A VÍTIMA

    3.1 Conceito

    3.2 Princípios da Mediação

    3.3 Do Mediador Como Personagem Facilitador do Diálogo

    3.4 Da Importância da Mediação Para o Autor e Para a Vítima

    3.5 Experiências Práticas

    3.5.1 Mediação Penal em Portugal

    3.5.2 Projetos de Mediação Penal no Brasil

    3.6 Críticas à Mediação Penal (Ou, de Forma Genérica, a o Paradigma Restaurativo)

    4 DA ÉTICA DA ALTERIDADE DESENVOLVIDA POR EMMANUEL LEVINAS: PROPOSTA DE FUNDAMENTAÇÃO FILOSÓFICA PARA A JUSTIÇA RESTAURATIVA

    4.1 Notas Introdutórias

    4.2 Apresentação de Emmanuel Levinas

    4.3 Conceitos Fundamentais Para a Compreensão do Pensam ento Filosófico de Levinas

    4.3.1 Da concepção de "sujeito" na teorização de Levinas

    4.3.2 Do desenvolvimento da alteridade (afinal, quem é o Outro?)

    4.3.3 Do "Rosto" como categoria filosófica

    4.4 Da Ética da Alteridade Como Responsabilidade Pelo Outro

    5 DA ÉTICA DA ALTERIDADE PRATICADA NA MEDIAÇÃO (OU DE COMO A JUSTIÇA RESTAURATIVA FAVORECE O ENCONTRO DA DIFERENÇA EM ÂMBITO PENAL)

    5.1 Do Diálogo Como Instrumento Para o Encontro das Partes (e do Resgate do Outro Enquanto "Rosto")

    5.2 Da Desconstrução dos Estereótipos Para o Reconhecim ento do Sujeito: De que "Outro" se Fala na Justiça Restaurativa?

    5.3 Da Assunção de Responsabilidades Através das Práticas Restaurativas

    CONSIDERAÇÕES FINAIS

    REFERÊNCIAS

    Índice alfabético

    A

    • Abrangência da reparação: dos danos materiais aos psicológicos
    • Alteridade. Desenvolvimento da alteridade (afinal , quem é o Outro?)
    • Alteridade. Ética da alteridade como responsabili dade pelo Outro
    • Alteridade. Ética da alteridade desenvolvida por Emmanuel Levinas: proposta de fundamentação filosófica para a justiça re staurativa
    • Alteridade. Ética da alteridade praticada na medi ação (ou de como a justiça restaurativa favorece o encontro da diferença em âmbito penal)
    • Apresentação de Emmanuel Levinas .
    • Assunção de responsabilidades através das práticas restaurativas
    • Autor. Importância da mediação para o autor e par a a vítima
    • Autor. Mediação penal: instrumento restaurativo q ue possibilita o encontro entre o autor e a vítima

    B

    • Brasil. Projetos de mediação penal no Brasil .

    C

    • Características da justiça restaurativa .
    • Categoria filosófica. "Rosto" como categoria filo sófica
    • Comunidade. Papel da comunidade no paradigma rest aurativo
    • Conceito. Justiça restaurativa: notas conceituais
    • Conceitos fundamentais para a compreensão do pens amento filosófico de Levinas
    • Concepção de "sujeito" na teorização de Levinas .
    • Considerações finais .
    • Contribuições da criminologia para a crítica do s istema jurídico-penal: da proposta abolicionista
    • Crime como ofensa à relação intersubjetiva .
    • Criminologia. Contribuições da criminologia para a crítica do sistema jurídico-penal: da proposta abolicionista
    • Críticas à mediação penal (ou, de forma genérica, ao paradigma restaurativo)

    D

    • Danos materiais. Abrangência da reparação: dos danos materiais aos psicológicos .
    • Danos psicológicos. Abrangência da reparação: dos danos materiais aos psicológicos .
    • Danos. Reparação dos danos .
    • Desconstrução dos estereótipos para o reconhecime nto do sujeito: de que "outro" se fala na justiça restaurativa? .
    • Desenvolvimento da alteridade (afinal, quem é o Outro?)
    • Diálogo como instrumento para o encontro das partes (e do resgate do outro enquanto "rosto") .
    • Diálogo. Mediador como personagem facilitador dodiálogo

    E

    • Emmanuel Levinas. Apresentação .
    • Emmanuel Levinas. Conceitos fundamentais para a c ompreensão do pensamento filosófico de Levinas .
    • Emmanuel Levinas. Concepção de "sujeito" na teori zação de Levinas
    • Emmanuel Levinas. Ética da alteridade desenvolvid a por Emmanuel Levinas: proposta de fundamentação filosófica para a ju stiça restaurativa
    • Encontro das partes. Diálogo como instrumento para o encontro das partes (e do resgate do outro enquanto "rosto") .
    • Estatização do conflito. Sobre a crise do paradig ma penal clássico (ou do resultado da estatização do conflito): fundamentos para a construção do pensamento restaurativo
    • Estereótipo. Desconstrução dos estereótipos para o reconhecimento do sujeito: de que "outro" se fala na justiça restaurati va?
    • Ética da alteridade como responsabilidade pelo Ou tro
    • Ética da alteridade desenvolvida por Emmanuel Lev inas: proposta de fundamentação filosófica para a justiça restaurativ a
    • Ética da alteridade desenvolvida por Emmanuel Lev inas: proposta de fundamentação filosófica para a justiça restaurativa. Notas introdutórias
    • Ética da alteridade praticada na mediação (ou de como a justiça restaurativa favorece o encontro da diferença em âmbito penal )

    I

    • Importância da mediação para o autor e para a vít ima
    • Instrumento restaurativo. Mediação penal: instrum ento restaurativo que possibilita o encontro entre o autor e a vítima
    • Introdução .

    J

    • Justiça penal. Restaurar o quê, e entre quem? Proposta ao modelo tradicional de justiça penal .
    • Justiça restaurativa. Assunção de responsabilidad es através das práticas restaurativas
    • Justiça restaurativa. Características.
    • Justiça restaurativa. Desconstrução dos estereóti pos para o reconhecimento do sujeito: de que "outro" se fala na justiça re staurativa?
    • Justiça restaurativa. Ética da alteridade desenvo lvida por Emmanuel Levinas: proposta de fundamentação filosófica para a ju stiça restaurativa
    • Justiça restaurativa. Ética da alteridade pratica da na mediação (ou de como a justiça restaurativa favorece o encontro da di ferença em âmbito penal)
    • Justiça restaurativa: notas conceituais .

    M

    • Mediação penal em Portugal .
    • Mediação penal. Críticas à mediação penal (ou, de forma genérica, ao paradigma restaurativo)
    • Mediação penal. Ética da alteridade praticada na mediação (ou de como a justiça restaurativa favorece o encontro da diferen ça em âmbito penal)
    • Mediação penal: instrumento restaurativo que poss ibilita o encontro entre o autor e a vítima
    • Mediação penal: instrumento restaurativo que poss ibilita o encontro entre o autor e a vítima. Conceito
    • Mediação. Experiências práticas
    • Mediação. Importância da mediação para o autor e para a vítima
    • Mediação. Princípios da mediação .
    • Mediador como personagem facilitador do diálogo

    N

    • Natureza jurídica da reparação .
    • Notas sobre o sistema jurisdicional da atualidade

    O

    • Outro. Desenvolvimento da alteridade (afinal, que m é o Outro?)
    • Outro. Diálogo como instrumento para o encontro das partes (e do resgate do outro enquanto "rosto") .
    • Outro. Ética da alteridade como responsabilidade pelo Outro

    P

    • Papel da comunidade no paradigma restaurativo .
    • Paradigma penal. Sobre a crise do paradigma penal clássico (ou do resultado da estatização do conflito): fundamentos para a construção do pensamento restaurativo
    • Paradigma restaurativo. Críticas à mediação penal (ou, de forma genérica, ao paradigma restaurativo)
    • Paradigma restaurativo. Papel da comunidade no pa radigma restaurativo
    • Pensamento restaurativo. Sobre a crise do paradigma penal clássico (ou do resultado da estatização do conflito): fundamentos para a construção do pensamento restaurativo
    • Perspectiva vitimológica: da necessidade de repen sar o papel da vítima no sistema jurídico-penal
    • Portugal. Mediação penal em Portugal .
    • Princípios da mediação .
    • Projetos de mediação penal no Brasil .
    • Proposta abolicionista. Contribuições da criminol ogia para a crítica do sistema jurídico-penal: da proposta abolicionista

    R

    • Referências
    • Relação intersubjetiva. Crime como ofensa à relaç ão intersubjetiva
    • Reparação dos danos .
    • Reparação. Abrangência da reparação: dos danos ma teriais aos psicológicos
    • Reparação. Natureza jurídica .
    • Responsabilidade. Assunção de responsabilidades a través das práticas restaurativas
    • Restaurar o quê, e entre quem? Proposta ao modelo tradicional de justiça penal
    • "Rosto" como categoria filosófica .
    • "Rosto". Diálogo como instrumento para o encontro das partes (e do resgate do outro enquanto "rosto").

    S

    • Sistema jurídico-penal. Contribuições da criminol ogia para a crítica do sistema jurídico-penal: da proposta abolicionista
    • Sistema jurídico-penal. Perspectiva vitimológica: da necessidade de repensar o papel da vítima no sistema jurídico-penal
    • Sistema jurisdicional da atualidade. Notas .
    • Sobre a crise do paradigma penal clássico (ou doresultado da estatização do conflito): fundamentos para a construção do pens amento restaurativo
    • Sobre a crise do paradigma penal clássico (ou doresultado da estatização do conflito): fundamentos para a construção do pens amento restaurativo. Introdução .
    • Sujeito. Concepção de "sujeito" na teorização de Levinas
    • Sujeito. Desconstrução dos estereótipos para o re conhecimento do sujeito: de que "outro" se fala na justiça restaurativa? .

    V

    • Vítima. Importância da mediação para o autor e pa ra a vítima
    • Vítima. Mediação penal: instrumento restaurativo que possibilita o encontro entre o autor e a vítima
    • Vítima. Perspectiva vitimológica: da necessidade de repensar o papel da vítima no sistema jurídico-penal
    • Vitimologia. Perspectiva vitimológica: da necessi dade de repensar o papel da vítima no sistema jurídico-penal