Autor/Autores: Coordenadora: Celma Borges Gomes
ISBN v. impressa: 978853624474-7
ISBN v. digital: 978853627299-3
Acabamento: Brochura
Formato: 15,0x21,0 cm
Peso: 294grs.
Número de páginas: 236
Publicado em: 14/11/2013
Área(s): Literatura e Cultura - Educação; Psicologia - Escolar e Educação
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A violência se apresenta como expressão de poderes nas relações sociais estabelecidas no contexto escolar, através de atos de incivilidade, desrespeito e tensões cada vez mais banalizados na sociedade contemporânea.
Nesse contexto, o presente livro busca contribuir com a (re)construção de uma cultura que transforme as cenas do cotidiano, repensando conceitos e práticas.
Os autores estiveram e estão envolvidos nesse processo e trazem suas percepções com base nos diferentes lugares que ocupam, na acumulação dos conhecimentos e preocupações ao longo de anos de estudos e investigações. Aqui dialogam considerações teóricas, reflexões, relatos de experiências e ações para a construção de uma cultura da não violência.
COORDENADORA:
CELMA BORGES GOMES
Doutora em Sociologia - Université de La Sorbonne- Nouvelle, Paris III, França. Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Graduação e Bacharelado em Psicologia, pelo Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora universitária e parecerista Tem experiência e atua, principalmente, nas áreas de psicologia, educação e sociedade, movimentos sociais, políticas públicas, gestão escolar, educação e trabalho, educação no campo, direitos humanos, cidadania, relações de poder, violência na escola e formação de professores.
COLABORADORES
Celma Borges Gomes
Cristiane Brito Machado
Domingos Barreto de Araújo
Eudes Oliveira Cunha
Isadora Browne P. de Moraes Ribeiro
Katia Siqueira de Freitas
Leila Tibiriçá
Márcia Esteves de Calazans
Marcos César Guimarães dos Santos
Maria das Graças Galvão de Souza
Maria de Fátima Pessôa Lepikson
Nadja da Cruz Silva
Paulo Felipe Henríquez Arancibia
Rogéria Martins
Silvana Sarno
INTRODUÇÃO
Parte 1 REFLEXÕES SOBRE VIOLÊNCIA, PODER, DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA NAS ESCOLAS
VIOLÊNCIA, PODER E DIREITOS HUMANOS NA ESCOLA Celma Borges Gomes
VIOLÊNCIA NA ESCOLA E A GESTÃO EDUCACIONAL Katia Siqueira de Freitas; Maria das Graças Galvão de Souza; Márcia Esteves de Calazans
O ECA: UM INSTRUMENTO EFICAZ CONTRA A VIOLÊNCIA ESCOLAR Isadora Browne Porciuncula de Moraes Ribeiro
CONSELHOS MUNICIPAIS DE DIREITOS DA CRIANÇA E DO AD OLESCENTE: ENTRE A DINÂMICA COTIDIANA E O CARÁTER DELIBERATIVO E CONTROLADOR DE POLÍTICAS "PÚBLICAS" Maria de Fátima Pessôa Lepikson
MEDIDAS PREVENTIVAS À VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES: A ESCUTA EM DISCUSSÃO Leila Tibiriçá
Parte 2 VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS: CONSTATAÇÕES E AÇÕES PREVENTIVAS
A MÍDIA ESCRITA E OS ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI Domingos Barreto de Araújo
A VIOLÊNCIA DO DESENCANTAMENTO Silvana Sarno
ABUSO SEXUAL E A EDUCAÇÃO: UMA REFLEXÃO TEÓRICA SOBRE SUAS IMPLICAÇÕES NO CAMPO ESCOLAR Rogéria Martins
MÚSICA E VIOLÊNCIA: O QUE PENSAM OS JOVENS DE ESCOLAS PÚBLICAS? Cristiane Brito Machado e Eudes Oliveira Cunha
PARTICIPAÇÃO, AUTONOMIA E AÇÃO COMUNITÁRIA: CIDADANIA, JUVENTUDE E VIOLÊNCIA Marcos César Guimarães dos Santos e Nadja da Cruz Silva
AS INICIATIVAS DE ENFRENTAMENTO ÀS VIOLÊNCIAS NAS ESCOLAS NO BRASIL E NO MUNDO Paulo Felipe Henríquez Arancibia